SóProvas


ID
2994208
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Teoria formulada pelo professor William Ouchi, no início da década de 80:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A Teoria Z enfatiza que o sucesso das administrações está ligada à motivação humana e não simplesmente na tecnologia dos processos produtivos. As máquinas são ferramentas sofisticadas a serviço a serviço do homem precisando sempre de aperfeiçoamentos do próprio homem.

    A Teoria Z coloca o homem frente a frente à porta que ele sempre quis abrir e passar.

    FONTE: WWW.RHPORTAL.COM.BR

  • Teoria X e Y - Douglas Mcgregor

    Teoria dos Sistemas -   Ludwig von Bertalanffy

  • Que questão de 5º ano, falta de criatividade total.

  • GABARITO: LETRA A

    William George Ouchi é um acadêmico e consultor americano, mais conhecido por identificar um estilo de gestão que ele denominou " Teoria Z ". Ele descreveu esses conceitos em um livro best-seller publicado em 1981. Ultimamente Ouchi voltou sua atenção para melhorar a administração do governo local e das escolas.

  • A questão em exame exige que tenhamos conhecimento de algumas teorias administrativas e seus autores. Vejamos cada uma delas e qual delas apresenta o resultado dos estudos realizados por William Ouchi, no início da década de 80. Vamos lá.

    A - correta. A Teoria Z, desenvolvida por William Ouchi, sugere que os trabalhadores envolvidos são a chave para a alta produtividade. O interessante é que ela não é uma teoria motivacional, mas apenas uma variante da teoria Y de Mcgregor, visto que ela apresenta a ideia de que os trabalhadores possuem um grau de desenvolvimento similar ao dos gestores quando existem sistemas de recompensas e incentivos eficazes.

    B e C - incorretas. A teoria X e Y tem Douglas McGregor como autor e traz à tona dois estilos dicotômicos que buscam explicar como as organizações encaram seus funcionários. Para a Teoria X, o funcionário só trabalha por dinheiro, não está comprometido com os objetivos organizacionais, é preguiçoso, não faz questão de progredir na carreia. Já a Teoria Y encara o funcionário de forma positiva, como alguém engajado com a missão da instituição, alguém que sente prazer em trabalhar, busca sempre formas de se desenvolver no organização etc.

    D - incorreta. A Teoria da Contingência é resultado dos estudos de várias teóricos, como:

    • Alfred Chandler com o estudo da estratégia e da estruturação da organização;
    • Burns e Stalker com os modelos mecanicista e orgânico para as organizações;
    • Lawrence e Lorsch que, juntos, introduziram o conceito de diferenciação e integralização dentro das empresas
    • Joan Woodward que elaborou uma divisão da produção, consistindo na produção unitária, mecanizada e automatizada

    Cada um deles contribuiu de alguma forma para a formulação dessa teoria.

    E - incorreta. A Teoria dos Sistemas tem Ludwing Bertalanffy como autor. Essa teoria apresenta a organização como inserida em um sistema mais amplo, não podendo ser aceita a ideia de um sistema fechado. A organização, segundo a Teoria Geral dos Sistemas, só pode ser compreendida e atingir o seu máximo potencial se for considerada na sua totalidade, com todas as suas partes operando juntas, como um só organismo.

    Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a letra "A" é a correta.

    GABARITO: A