SóProvas


ID
2994553
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

D. Pedro I criou mais um poder, o quarto: o Poder Moderador, que era “delegado privativamente ao Imperador como chefe supremo da nação”. E mais: o artigo 99 determinava que “a pessoa do Imperador é inviolável e sagrada: ele não está sujeito a responsabilidade alguma”. Além disso, “o Imperador é o chefe do Poder Executivo”.

(Marco Antonio Villa. A história das Constituições brasileiras. São Paulo: Leya, 2011. p. 19)

O texto refere-se à primeira Constituição brasileira, na qual se destacava a

Alternativas
Comentários
  • A primeira Carta Magna brasileira garantia a unidade territorial, instituía a divisão do governo em quatro poderes e estabelecia o voto censitário (voto ligado à renda do cidadão).

    Segue algumas caractéristicas:

    O regime de governo estabelecido foi a monarquia hereditária.

    Existência de Quatro poderes: Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário e o Poder Moderador.

    O , exercido pelo imperador, lhe dava o direito de intervir nos demais poderes, dissolver a assembleia legislativa, nomear senadores, sancionava e vetava leis, nomeava ministros e magistrados, e os depunha.

    Poder Executivo: exercido pelo Imperador que, por sua vez, nomeava os presidentes de províncias.

    Poder Legislativo: era composta pela Câmera dos Deputados e pelo Senado. Os deputados eram eleitos por voto censitário e os senadores eram nomeados pelo Imperador.

    Poder Judiciário: os juízes eram nomeados pelo Imperador. O cargo era vitalício e só podiam ser suspensos por sentença ou pelo próprio Imperador.

    Direito ao voto: para homens livres, maiores de 25 anos, e renda anual de mais de 100 mil réis era permitido votar nas eleições primárias onde eram escolhidos aqueles que votariam nos deputados e senadores.

    Por sua parte, para ser candidato nas eleições primárias, a renda subia a 200 mil reis e excluía os libertos.Por fim, os candidatos a deputados e senadores deviam ter uma renda superior a 400 mil réis, serem brasileiros e católicos.

    Estabeleceu o catolicismo como religião oficial do Brasil. No entanto, a Igreja ficou subordinada ao Estado através do Padroado.

    Criação do Conselho de Estado, composto por conselheiros escolhidos pelo imperador.

    A capital do Brasil independente era o Rio de Janeiro que não estava submetida à Província do Rio de Janeiro. Esta tinha sua capital na cidade de Niterói.

    Durou 65 anos, e foi a que por mais tempo vigorou no Brasil.

    Foco na aprovação!

  • 1ª - Constituição de 1824 (Brasil Império)

    Fortalecimento do poder pessoal do imperador, com a criação do Poder Moderador, que estava acima dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. As províncias passam a ser governadas por presidentes nomeados pelo imperador e as eleições são indiretas e censitárias.

    O direito ao voto era concedido somente aos homens livres e proprietários, de acordo com seu nível de renda. Essa foi a Constituição com duração mais longa na história do país, num total de 65 anos. 

  • B

  • 1ª - Constituição de 1824 (Brasil Império)

    ➡ Fortalecimento do poder pessoal do imperador, com a criação do *Poder Moderador*, que estava acima dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. As províncias passam a ser governadas por presidentes nomeados pelo imperador e as eleições são *indiretas* e *censitárias* (de acordo com a renda).

    ➡ O direito ao voto era concedido somente aos homens livres e proprietários, de acordo com seu nível de renda. Essa foi a Constituição com duração mais longa na história do país, num total de 65 anos.

    A primeira Carta Magna brasileira garantia a unidade territorial, instituía a divisão do governo em quatro poderes e estabelecia o voto censitário (voto ligado à renda do cidadão).

    ➡ O regime de governo estabelecido foi a monarquia hereditária.

    ➡ O , exercido pelo imperador *(Moderador)*, lhe dava o direito de intervir nos demais poderes, dissolver a assembleia legislativa, nomear senadores, sancionava e vetava leis, nomeava ministros e magistrados, e os depunha.

    ➡ *Poder Executivo*: exercido pelo Imperador que, por sua vez, nomeava os presidentes de províncias.

    ➡ *Poder Legislativo*: era composta pela Câmera dos Deputados e pelo Senado. Os deputados eram eleitos por voto censitário e os senadores eram nomeados pelo Imperador.

    ➡ *Poder Judiciário*: os juízes eram nomeados pelo Imperador. O cargo era *vitalício* e só podiam ser suspensos por sentença ou pelo próprio Imperador.

    ➡ *Estabeleceu o Catolicismo como religião oficial do Brasil.* No entanto, *a Igreja ficou subordinada ao Estado através do Padroado.*

    ➡ Direito ao voto: para homens livres, maiores de 25 anos, e renda anual de mais de 100 mil réis era permitido votar nas eleições primárias onde eram escolhidos aqueles que votariam nos deputados e senadores.

    Por sua parte, para ser candidato nas eleições primárias, a renda subia a 200 mil reis e excluía os libertos. Por fim, os candidatos a deputados e senadores deviam ter uma renda superior a 400 mil réis, serem brasileiros e católicos.

    ➡ Criação do Conselho de Estado, composto por conselheiros escolhidos pelo imperado.

    ➡ A capital do Brasil independente era o *Rio de Janeiro* que não estava submetida à Província do Rio de Janeiro. Esta tinha sua capital na cidade de Niterói.

    ➡ Durou 65 anos, e foi a que por mais tempo vigorou no Brasil.

    ➡ Foi Outorgada (imposta pelo imperador).

  • CONSTITUIÇÃO DE 1824

    Principais características

    ▪ Criação de 4 Poderes – Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador;

    ▪ Poder Moderador de competência exclusiva do Imperador e capaz de interferir nos demais poderes;

    ▪ Eram considerados cidadãos homens livres e maiores de 25 anos que tivessem renda anual mínima de 100 mil reis. Analfabetos podem votar;

    ▪ Monarquia Constitucional como forma de governo;

    ▪ Regime de Padroado, que regula as relações entre Igreja e Estado;

  • Dom Pedro definiu, de maneira outorgada, as suas prerrogativas, que, diferentes de outras constituições dos Estados Nacionais da época; estavam acima de qualquer poder, com o seu poder MODERADOR

    LETRA

    APMBB

  • Poder Moderador!