SóProvas


ID
2994565
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Comandante, querem me fazer rainha da Inglaterra?” Essas teriam sido as primeiras palavras pronunciadas por João Goulart em telefonema a Amaral Peixoto, presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), durante o auge da crise política que se seguiu à renúncia de Jânio Quadros. Jango havia acabado de ingressar em território brasileiro, após um longo trajeto de retorno da China.

(Felipe Pereira Loureiro. Empresários, trabalhadores e grupos de interesse: a política econômica dos governos Jânio Quadros e João Goulart, 1961-1964. São Paulo: editora UNESP, 2017. p. 245)

Essa crise política conjugava

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a excelentíssima professora Eulália Ferreira:

     

    GAB C - A rainha da Inglaterra reina, mas não governa (possui poder limitado) isso que João Goulart quis dizer, pois quando retornou da china o Brasil já era uma república parlamentar (não mais presidencialista) tanto que isso foi o que antecedeu o golpe militar de 1964 e posteriormente promulgada nossa CF em 88.

     

    • ·        Em meu entendimento:

    No parlamentarismo o poder de João Goulart fica reduzido a funções administrativas e representações diplomáticas como chefe de estado.

    E o chefe de governo fica restrito ao primeiro ministro que é escolhido pelo parlamento.

    A Respeito do Gabarito e a suposta a guerra fria podemos depreender desse contexto que o exército e a UDN não queriam GOULART na presidência, alegavam que ele instauraria o comunismo no país.

  • Uma bela questão .