LETRA C
Classificação dos requisitos quanto à Evolução e Manutenção
Requisitos Permanentes: também chamados de Requisitos Estáveis, estão diretamente ligados a atividade principal da organização. São concebidos com a essência de um sistema e seu domínio da aplicação, e mudam mais lentamente que requisitos voláteis. Em geral, eles são derivados do Modelo de Domínio.
Requisitos Voláteis: também chamados de Requisitos Instáveis, são específicos para a instanciação de um sistema em um ambiente ou um cliente particular e são mais propensos a mudança. Se modificam quando o sistema está em desenvolvimento ou em uso. Podem ser:
Mutáveis: são os requisitos que se modificam em função de mudanças no ambiente no qual o sistema opera. Por exemplo, os requisitos para um sistema que calcula taxas de dedução que evolui conforme as leis fiscais são atualizadas (muito comum no Brasil).
Emergentes: são os requisitos que não podem ser completamente definidos quando o sistema é especificado e emergem (olha a dica!) à medida que a compreensão do cliente sobre o sistema se desenvolve. Em geral, eles só aparecerão durante o desenvolvimento.
Consequentes: são os requisitos baseados em suposições de como o sistema será utilizado, isto é, são resultado da introdução do sistema no ambiente do usuário. O usuário percebe as necessidades enquanto utiliza o sistema e esses requisitos são uma consequência (olha a dica!) do uso.
De Compatibilidade: são os requisitos que dependem de outro equipamento, processo, componente ou elemento. Conforme outros elementos mudam, esses requisitos também mudam. Esses são requisitos menos comuns, mas que também ocorrem.