SóProvas


ID
2994790
Banca
FCC
Órgão
SEMEF Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considerando a realização de testes de caixa branca e preta de software, a equipe técnica deve considerar que o teste de caixa

Alternativas
Comentários
  • Caixa preta não visa testar a estrutura lógica interna do módulo de software sob teste e ,sim, o teste de caixa branca

     

     

  • TESTE CAIXA BRANCA

    O analista tem acesso ao código fonte, conhece a estrutura interna do produto sendo analisado e possibilita que sejam escolhidas partes específicas de um componente para serem avaliadas. Esse tipo de teste, também conhecido como teste estrutural, é projetado em função da estrutura do componente e permite uma averiguação mais precisa do comportamento dessa estrutura. Perceba que o acesso ao código facilita o isolamento de uma função ou ação, o que ajuda na análise comportamental das mesmas.

    TESTE CAIXA PRETA

    O analista não tem acesso ao código fonte e desconhece a estrutura interna do sistema. É também conhecido como teste funcional, pois é baseado nos requisitos funcionais do software. O foco, nesse caso, é nos requisitos da aplicação, ou seja, nas ações que ela deve desempenhar.

    Para mostrar quais problemas que esse tipo de teste rastreia, podemos citar alguns exemplos:

    -Data de nascimento preenchida com data futura; -Campos de preenchimento obrigatório que não são validados; -Utilizar números negativos em campos tipo valor a pagar; -Botões que não executam as ações devidas;

    Enfim, todo tipo de falha funcional, ou seja, falhas que contrariam os requisitos da aplicação.

    Há que se destacar, contudo, que existe um elemento comum aos dois tipos de teste. Tanto no teste de caixa branca quanto no teste de caixa preta, o analista não sabe qual será o comportamento da aplicação ou do alvo de teste em uma determinada situação. A imprevisibilidade de resultados é comum aos dois casos.

  • Qual erro da letra c?

  • Colega André o erro da alternativa C é afirmar que o teste de caixa preta é um teste que exclui do programa o código testado

    Na verdade, o código não excluído, apenas ele (o código) não é o foco do teste.

    Antes de mencionar a referência bibliográfica, pense comigo, o auditor chefe de TI te incumbe a tarefa de testar os valores limites - teste de caixa preta - o novo sistema de declaração do imposto de renda, e sai porta a fora.... oii?? como assim? ta vou testar os valores limites em cima do que? cadê o código? Você não precisa conhecer a estrutura interna( caixa branca), mas você precisa do código, ou parte do código para realizar um teste de caixa preta. Entendeu?

    Pressman,diz nos seu livro:

    "Um teste caixa-preta, também chamado de teste comportamental, focaliza os requisitos funcionais do software... .. Não sendo uma alternativa as técnicas de caixa-branca, ao contrário, é uma abordagem complementar, que mais provavelmente descobrirá uma classe diferente de erros do que os métodos caixa branca. Como o teste de caixa-preta despreza, de propósito, a estrutura de controle, a atenção é focalizada no domínio da informação."

    Despreza a estrutura de controle! E não o código fonte. Há uma enorme diferença entre estrutura de controle e o código em si.

  • Opa, valeu.