SóProvas


ID
2995177
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Senador Rui Palmeira - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O idoso não goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana.

II. A prática de ato de alienação parental fere o direito fundamental da criança de ter uma convivência familiar saudável.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

    II - Verdadeira

    I- Falsa

  • GABARITO: LETRA C

    I. O idoso não goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana. ? incorreta, visto que, de acordo com o Estatuto do Idoso: Art. 2 O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

    II. A prática de ato de alienação parental fere o direito fundamental da criança de ter uma convivência familiar saudável. ? correto, a partir da prática da alienação parental os direitos fundamentais da criança são feridos.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • Art. 2 O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

  • Alienação parental: A prática caracteriza-se como toda interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos pais, pelos avós ou por qualquer adulto que tenha a criança ou o adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância. O objetivo da conduta, na maior parte dos casos, é prejudicar o vínculo da criança ou do adolescente com o genitor.

    Dentre as práticas capazes de configurar a alienação parental, a legislação prevê as seguintes:

    -Realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade;

    -Dificultar o exercício da autoridade parental;

    -Dificultar o contato da criança ou do adolescente com o genitor;

    -Dificultar o exercício do direito regulamentado à convivência familiar;

    -Omitir deliberadamente ao genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou o adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço;

    -Apresentar falsa denúncia contra o genitor, contra familiares deste ou contra os avós, para obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou o adolescente;

    -Mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando dificultar a convivência da criança ou do adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com os avós.

  • Leia as afirmativas a seguir:

    A questão trata dos direitos do idoso.

    I. O idoso não goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana.

    Estatuto do Idoso:

       Art. 2o O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

    O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana.

    Falsa.

    II. A prática de ato de alienação parental fere o direito fundamental da criança de ter uma convivência familiar saudável.

    Lei nº 12.318/2010 (Lei de Alienação Parental):

    Art. 3o  A prática de ato de alienação parental fere direito fundamental da criança ou do adolescente de convivência familiar saudável, prejudica a realização de afeto nas relações com genitor e com o grupo familiar, constitui abuso moral contra a criança ou o adolescente e descumprimento dos deveres inerentes à autoridade parental ou decorrentes de tutela ou guarda. 

    A prática de ato de alienação parental fere o direito fundamental da criança de ter uma convivência familiar saudável.

    Verdadeira.

    Marque a alternativa CORRETA: 

    A) As duas afirmativas são verdadeiras. Incorreta letra “A”.

    B)  A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. Incorreta letra “B”.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. Correta letra “C”. Gabarito da questão.

    D) As duas afirmativas são falsas.  Incorreta letra “D”.

    Resposta: C

    Gabarito do Professor letra C.

  • DEIXANDO AQUI MINHA CONTRIBUIÇÃO!!!

    -QUESTÃO PASSÍVEL DE ANULAÇÃO, DEVIDO PEDIR ASSUNTO DO ESTATUTO DO IDOSO E COLOCAR COMO CORRETO UM ASSUNTO DE OUTRO ESTATUTO(EA)

    ESPERO TER AJUDADO.

    QUEM ACREDITA SEMPRE ALCANÇA. ##RENATO RUSSO.

  • LEI Nº 10.741/2003

    • Art. 2º - O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

    LEI Nº 12.318/2010

    • Art. 3º - A prática de ato de alienação parental fere direito fundamental da criança ou do adolescente de convivência familiar saudável, prejudica a realização de afeto nas relações com genitor e com o grupo familiar, constitui abuso moral contra a criança ou o adolescente e descumprimento dos deveres inerentes à autoridade parental ou decorrentes de tutela ou guarda.

    Gabarito: C