SóProvas


ID
2995570
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da psicoterapia breve, uma das modalidades mais utilizadas em um plantão psicológico, podem ser feitas as seguintes afirmativas:

I. O lugar do profissional no plantão psicológico é o de sustentar uma posição impossível e indispensável – aquela de fiador da possibilidade de pensar a prática; de saber do poder das palavras, quando estas, enfim, chegam a ser ditas.

II. O plantão psicológico não deve diferenciar atendimentos adultos e infantis, pois não se trata de um serviço de intervenção específica, mas somente a porta de entrada para acolhimento de demandas urgentes que chegam a esse local.

III. É indispensável ao psicólogo assumir a responsabilidade de atendimento à vida psíquica dos indivíduos e auxiliar na organização do funcionamento institucional, de modo a viabilizar a modificação do funcionamento interno do cliente/paciente.

IV. Praticamente, não existem diferenças entre as modalidades de psicoterapia breve praticadas nos plantões psicológicos atuais e a clínica psicológica tradicional, inspirada na psicanálise freudiana clássica.

Julgue as afirmativas anteriores e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C. Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

  • Recorte e cola de um artigo, citando um livro organizado por Sônia Altoé:

    Tais considerações permitem parafrasear Altoé (2005, p. 80), para pensarmos que o lugar do psicanalista no plantão psicológico é o de: (...) sustentar uma posição impossível e indispensável – aquela de fiador da possibilidade de pensar a prática; de saber do poder das palavras, quando estas enfim, chegam a ser ditas (...) de assumir a responsabilidade de atendimento à vida psíquica dos indivíduos (...) e de auxiliar na organização do funcionamento institucional, de modo a viabilizar a modificação do funcionamento interno do cliente.

    O artigo: PLANTÃO PSICOLÓGICO EM UMA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA: SAÚDE PÚBLICA E PSICANÁLISE Ângela Buciano do Rosário

    O livro citado: ALTOÉ, Sônia. Sobre o termo instituição e as práticas institucionais. In: ALTOÉ, Sônia; LIMA, Márcia Mello (Org.). Psicanálise, clínica e instituição. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2005. 

  • O item III ok, mas pq item I esta correto?

    "O lugar do profissional no plantão psicológico é o de sustentar uma posição impossível e indispensável – aquela de fiador da possibilidade de pensar a prática; de saber do poder das palavras, quando estas, enfim, chegam a ser ditas."

  • Essa questão só acerta quem já teve contato com o texto porque quem nunca leu acha o item absurdo.

    I. O lugar do profissional no plantão psicológico é o de sustentar uma posição impossível e indispensável – aquela de fiador da possibilidade de pensar a prática; de saber do poder das palavras, quando estas, enfim, chegam a ser ditas.