Terapia individual ou em grupo
Perls acreditava que ela era ineficaz quando realizada individualmente. Por isso, sugeria o trabalho em grupo como o melhor meio para o progresso dos participantes, seja por envolvimento coletivo ou pela relação de um participante com o terapeuta no grupo.
Outros públicos
A abordagem gestáltica é muito positiva em contextos de terapia familiar, de casais e individual. Grupos de desenvolvimento pessoal também aproveitam essa terapia em instituições como, escolas, hospitais psiquiátricos ou empresas.
Método
Treinar o ego, as variadas identificações e alienações, através de experimentos com awareness definida das funções pessoais até que o paciente atinja o controle de si mesmo em relação ao pensamento, ação e percepção.
Técnicas
A grande variedade de técnicas na abordagem gestáltica relaciona-se a uma postura holística que visa integrar corpo, mente, fantasia e realidade. A imaginação do terapeuta comanda o direcionamento das técnicas respeitando o encontro entre ele e o paciente. A criatividade é importante na escolha dos instrumentos a serem utilizados. Dentre as técnicas mais famosas, destacam-se:
Exercício de awareness
Consiste em responder a quatro questões chaves formuladas por Perls: O que você está fazendo agora? O que você sente neste momento? O que está evitando? O que você quer ou espera de mim?
Cadeira quente (hot seat) e cadeira vazia
O paciente se posiciona em frente a uma cadeira vazia e projeta o que deseja trabalhar: um personagem, um objeto, uma pessoa, um sentimento. O cuidado quanto à utilização das técnicas deve ser redobrado para que não ocorra reducionismo da abordagem, já que elas técnicas só fazem sentido em seu contexto global.
Dramatização
É caracterizada pela ênfase que favorece a conscientização de uma ação tangível mobilizadora do corpo e dos sentimentos. Permite a experiência de uma situação e o contato com sentimentos mal identificados, reprimidos ou desconhecidos.
Monodrama
Variante da dramatização em que o paciente representa alternadamente os dois papeis da situação que deseja trabalhar.
Amplificação
Consiste em explicitar o que está oculto. O terapeuta sugere ao paciente que experimente de maneira mais profunda determinados gestos ou ações aparentes sobre as quais ele não está consciente.
Interpelação direta
Sugere o contato com o conteúdo emocional ao dirigir a palavra diretamente a alguém e sair do mundo interno da fantasia. É o trabalho com o sonho de forma a descrever, dramatizar e sentir no próprio corpo as emoções resultante do impacto das imagens.
https://namu.com.br/saude-mental/gestalt/na-pratica