SóProvas


ID
2995846
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Sobre administração de recursos patrimoniais é correto afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • ....imóveis, quando não podem ser deslocados sem alteração de sua forma física

    Desloca um imóvel IF-TO?

  • [...] imóveis, quando não podem ser deslocados sem alteração de sua forma física

    Correto. Pode ser deslocado mas perderia sua função útil (escombros).

  • GABARITO: LETRA A

    Quanto a sua mobilidade, os bens são geralmente divididos em móveis, quando podem ser deslocados sem alteração em sua forma física (por exemplo, móveis e utensílios, máquinas, veículos); e imóveis, quando não podem ser deslocados sem perder sua forma física original (como prédios e pontes), ou simplesmente não podem ser locomovidos (como terrenos e jazidas).

  • Errei por que vi instalacoes e confundi.Segundo o material da ENAP, instalacoes sao materiais ou equipamentos que se agregam ao bem imovel,isoladamente ou em conjunto, passando a integra-lo funcionalmente.Nao considerei veiculos como instalacoes kkkkkkkkkk bizarro

  • Ano: 2014 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Resolvi errado!

    Julgue o próximo item, acerca da gestão patrimonial.

    Os bens de uma empresa são considerados recursos patrimoniais e são classificados, quanto à sua mobilidade, como móveis, imóveis, corpóreos e incorpóreos.

  • Pq está errada : C) Bens patrimoniais são os bens tecnológicos da instituição. Eles sofrem o processo de depreciação, que é a perda de seu valor, decorrente do uso ou obsolescência da tecnologia.

    Seria pelo tempo e não pelo uso ? Para a alternativa está correta?

    Quem puder tirar minha dúvida eu agradeço!

  • A alternativa A está correta e é o gabarito da questão. Ótima definição de bens patrimoniais. Utilizados no dia-a-dia da organização, adquiridos de forma esporádica e, entre outras classificações possíveis, podem ser divididos em móveis e imóveis.

    A alternativa B está incorreta. Bens de capital e bens patrimoniais não são a mesma coisa. Os bens de capital são os bens utilizados na geração de novos produtos e serviços (máquinas, equipamentos, instalações, matérias primas). Dividem-se em matérias prima e componentes (geralmente é o que a organização chama de material), equipamentos e instalações (base para o processamento de matérias primas e componentes, geralmente constituem o patrimônio da organização) e insumos administrativos (não se incorporam ao produto final, são consumidos e contribuem indiretamente ao processo produtivo: papel, caneta, etc.).

    Note que entre os bens de capital temos bens patrimoniais e materiais.

    Além disso os bens imóveis, não podem ser deslocados sem alteração de sua forma física enquanto, os móveis, podem ser deslocados sem alteração de sua forma física, ao contrário do que diz a alternativa.

    A alternativa C está incorreta. Bens patrimoniais não são os bens tecnológicos da instituição. Estamos falando de naturezas de recursos diferentes. As fontes de recursos de uma organização são Recursos Humanos, Recursos Financeiros, Recursos Tecnológicos, Recursos Materiais e Recursos Patrimoniais. Note que Patrimônio e Tecnologia estão em ramos diferentes.

    A alternativa D está incorreta. Bens patrimoniais e de consumo são absolutamente diferentes, a começar pela diferenciação entre material de consumo e permanente. Veja a seguir:

    • Material de Consumo: utilização geralmente limitada a 2 anos. Após isso perde

    sua identidade física ou tem a utilização limitada.

    • Material Permanente: durabilidade maior que 2 anos e/ou não perde sua identidade

    física quando incorporado a outro bem.

    Em relação as divisões dos bens de consumo, a alternativa está correta. Veja abaixo:

    • Bens de Consumo duráveis - geralmente duram mais de um exercício fiscal ou um ano

    (geladeiras, televisores, automóveis, etc.).

    • Bens de consumo não duráveis - são usualmente consumidos em prazo inferior a um

    período fiscal.

    A alternativa E está incorreta. Novamente a alternativa está correta em relação à divisão dos bens (agora os patrimoniais) em disponíveis e indisponíveis porém, erra novamente ao equiparar bens patrimoniais aos bens de consumo.

    Fonte: Estratégia Concursos