A alternativa A está correta e é o gabarito da questão. Ótima definição de bens patrimoniais. Utilizados no dia-a-dia da organização, adquiridos de forma esporádica e, entre outras classificações possíveis, podem ser divididos em móveis e imóveis.
A alternativa B está incorreta. Bens de capital e bens patrimoniais não são a mesma coisa. Os bens de capital são os bens utilizados na geração de novos produtos e serviços (máquinas, equipamentos, instalações, matérias primas). Dividem-se em matérias prima e componentes (geralmente é o que a organização chama de material), equipamentos e instalações (base para o processamento de matérias primas e componentes, geralmente constituem o patrimônio da organização) e insumos administrativos (não se incorporam ao produto final, são consumidos e contribuem indiretamente ao processo produtivo: papel, caneta, etc.).
Note que entre os bens de capital temos bens patrimoniais e materiais.
Além disso os bens imóveis, não podem ser deslocados sem alteração de sua forma física enquanto, os móveis, podem ser deslocados sem alteração de sua forma física, ao contrário do que diz a alternativa.
A alternativa C está incorreta. Bens patrimoniais não são os bens tecnológicos da instituição. Estamos falando de naturezas de recursos diferentes. As fontes de recursos de uma organização são Recursos Humanos, Recursos Financeiros, Recursos Tecnológicos, Recursos Materiais e Recursos Patrimoniais. Note que Patrimônio e Tecnologia estão em ramos diferentes.
A alternativa D está incorreta. Bens patrimoniais e de consumo são absolutamente diferentes, a começar pela diferenciação entre material de consumo e permanente. Veja a seguir:
• Material de Consumo: utilização geralmente limitada a 2 anos. Após isso perde
sua identidade física ou tem a utilização limitada.
• Material Permanente: durabilidade maior que 2 anos e/ou não perde sua identidade
física quando incorporado a outro bem.
Em relação as divisões dos bens de consumo, a alternativa está correta. Veja abaixo:
- Bens de Consumo duráveis - geralmente duram mais de um exercício fiscal ou um ano
(geladeiras, televisores, automóveis, etc.).
- Bens de consumo não duráveis - são usualmente consumidos em prazo inferior a um
período fiscal.
A alternativa E está incorreta. Novamente a alternativa está correta em relação à divisão dos bens (agora os patrimoniais) em disponíveis e indisponíveis porém, erra novamente ao equiparar bens patrimoniais aos bens de consumo.
Fonte: Estratégia Concursos