SóProvas


ID
2995909
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A curva de compactação dos Solos é formada por um ramo seco e um ramo úmido. No que diz respeito ao Ramo Seco da curva de compactação, julgue os itens abaixo.


I. A água de seus vazios está sob o efeito capilar. As tensões de capilaridade tendem a aglutinar o solo mediante a coesão aparente entre suas partículas constituintes. Isto impede a sua desintegração e o movimento relativo das partículas para um novo rearranjo.

II. No ramo seco da curva de Proctor, a saída de ar é facilitada porque o ar se encontra na forma de canalículos intercomunicados.

III. A partir de um certo teor de umidade, a compactação não consegue mais expulsar o ar dos vazios, pois o grau de saturação já é elevado e o ar está ocluso por água.


Assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • I - No ramo seco à medida que se adciona água, as particulas de solo se aproximam pelo efeito "lubrificante" da agua.

    II e III - Dependendo da quantidade de agua o ar comunica-se com a atmosfera por meio de canais, sendo expulso ou fica preso na água em forma de bolhas, passivel de compressão ou dissolução na água. Obras de Terra - Faiçal Massad.

    III - A partir de um certo teor de umidade, a compactação não consegue mais expulsar o ar dos vazios pois o grau de saturação já é elevado e o ar está ocluso (envolto por água). Mec. Solos - Souza Pinto.

    Gabarito V-V-V e a banca deu como definitivo VVF

  • Impossível a III está errada.

    Essas bancas dos IF's são estranhas

  • A curva de compactação dos Solos é formada por um ramo seco e um ramo úmido. No que diz respeito ao Ramo Seco da curva de compactação, julgue os itens abaixo.

    Creio que a III está errada por se tratar do Ramo Úmido.

    Porém a assertiva está correta. " A partir de um certo teor de umidade, a compactação não consegue mais expulsar o ar dos vazios, pois o grau de saturação já é elevado e o ar está ocluso por água."

  • Na compactação, a quantidade de partículas e a quantidade de água não sofrem alteração, e o aumento da massa específica realiza a eliminação do ar dos vazios do solo. Quando a umidade não é muito elevada, a saída do ar é facilitada devido o ar encontrar-se na forma de canalículos intercomunicados (RAMO SECO). A água diminui o atrito das partículas e os canalículos permitem um aumento da massa específica quando a umidade é maior. A partir de certo ponto, devido ao grau de saturação do solo, com alto teor de umidade, a compactação não consegue expulsar o ar dos vazios e este fica ocluso (envolto por água). (RAMO ÚMIDO)