O corpo humano nasce sabendo realizar a defesa contra algumas ameaças, e outras defesas adquire no decorrer da vida. Uma das formas de adquirir defesa é a partir de vacinas que conferem imunidade ao organismo. A imunização pode ser de forma ativa, com o próprio organismo produzindo anticorpos ao ser invadido por um antígeno; de forma passiva, com anticorpos pré-formados contra determinado antígeno, mas não duradouro; ou de forma artificial, induzida por meio da vacinação inoculando micro-organismos vivos atenuados ou mortos, ou de componentes inativados. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)
Analisando as alternativas:
a) catapora (tetravalente viral), tuberculose (BCG) e paralisia infantil (poliomelite) possuem vírus vivo atenuado, mas não são tríplice viral. Incorreta.
b) coqueluche (DTP), dengue (ainda em testes) e difteria (DTP), coqueluche e difteria com vírus inativados, e não fazem parte da tríplice viral. Incorreta.
c) caxumba, rubéola e sarampo (tríplice viral) com vírus vivo atenuado. Correta.
d) tétano (DTP), hepatite e febre amarela, tétano e hepatite com vírus inativado e febre amarela com vírus vivo atenuado. Incorreta.
Gabarito do professor: C.