SóProvas



Questões de Sistema Imunológico


ID
595828
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os hábitos de higiene corporal como escovar os dentes depois das refeições, lavar as mãos depois de irmos ao banheiro e antes das refeições colaboram com a primeira barreira de defesa do organismo humano. Conhecemos como primeira barreira de defesa do organismo:

Alternativas
Comentários
  • A higiene corporal é fundamental na prevenção de várias infecções. O simples ato de escovar os dentes ou lavar as mãos, por exemplo consiste em processos mecânicos de retirada de sujeiras, assim evitando a contaminação por bactérias, fungos ou vírus presentes no ambiente. Isso porque, antes mesmo de microrganismos invadirem o organismo, já existe uma barreira física natural que se considera como a primeira defesa do corpo: a pele e as mucosas. Letra B correta.


  •  b)a pele e as mucosas.


ID
678991
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

É CORRETO afirmar que as doenças infecciosas diferem das doenças genéticas porque podem

Alternativas
Comentários
  • As doenças infecciosas são aquelas causadas por um agente biológico (vírus, bactérias e protozoários) e que podem ser transmitidas de um indivíduo a outro. Já as doenças genéticas são aquelas determinadas pelos genes e podem ser transmitidas pelo mecanismo de hereditariedade. As doenças genéticas e infecciosas podem atingir mais de um indivíduo de uma mesma família. Ambas também podem manifestar-se após o nascimento. Porém, as doenças infecciosas geralmente são diagnosticadas quando os sinais clínicos aparecem e não antes. Além disso, podem ter maior incidência em determinadas estações do ano, como exemplo, gripes e resfriados. 

    Letra D correta.

ID
714046
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As alergias são respostas do sistema imunológico a substâncias estranhas ao nosso organismo e os sintomas mais comuns das alergias são causados pela ação do exército de defesa do nosso corpo. Em casos mais graves pode ocorrer um processo denominado choque anafilático, que é uma reação alérgica intensa. Dentre os tipos celulares principalmente relacionados a esse tipo de reação estão

Alternativas
Comentários
  • Leucócitos - Glóbulos brancos. Tipos de Leucócitos:

    Macrófago - primeira linha de defesa (derivam dos monócitos)

    Basófilos - liberam heparina(anticoagulante) e histamina(subst. vasodilatadora liberada em processos alérgicos)

    Neutrófilo - fagocita elementos estranhos ao organismo

    Linfócito - Produção de anticorpos.

    Eosinófilo - fagocitar apenas determinados elementos. Em doenças alergicas, ou provocadas por parasitas intestinais, há aumento no número dessas células.

    Fonte: Bio - Sonia Lopes




  • é que o carlos estava desconfiado!kkkk
  • Mastócitos - É a principal célula responsável pelo famoso choque anafilático local (no tecido conjuntivo).

    Os basófilos possuem em sua estrutura inúmeros grânulos, que, em situações de inflamação ou alergia, por exemplo, liberam heparina e histamina para combater o problema.


ID
714061
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo pesquisas, o número de portadores de doenças auto-imunes tem aumentado nos últimos 40 anos, e isso talvez seja um reflexo do aprimoramento das técnicas de diagnóstico laboratoriais. Dentre essas doenças existem pouco mais do que 30 tipos, cada um deles com sintomas específicos e consequências distintas. As pessoas desenvolvem doenças auto- imunes, porque

Alternativas
Comentários
  • gabarito C.

     transtornos auto-imunes é onde o sistema imunitário não consegue distinguir as células externas das suas próprias células e ataca partes do seu próprio corpo. Em circunstâncias normais, muitos dos linfócitos T e anticorpos reagem com peptídeos próprios. Existem células especializadas, localizadas no timo e na medula óssea, cuja função é apresentar aos novos linfócitos produzidos os antigénios produzidos pelo corpo e eliminar as células que são capazes de reconhecer os antígenos próprios, prevenindo assim a autoimunidade.

  • que combinação ruim de cores, me deu dor de cabeça


ID
714085
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Destruir hemácias envelhecidas é uma prerrogativa do

Alternativas
Comentários
  • Na Medicina Legal, encontramos o sinal de Etienne Martin, na qual acontece a diminuição do baço nos casos de asfixia (estrangulamento, enforcamento, esganadura, soterramento, intoxicação por CO) onde não há a destruição das hemácias envelhecidas para maior capitação de oxigênio - resposta fisiológica do organismo.

    Apenas por curiosidade. 


ID
714832
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os linfócitos B quando passam a se multiplicar e a produzir anticorpos que atacam o invasor são chamados de

Alternativas

ID
790807
Banca
ACAPLAM
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

É um tipo de leucócito, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Ali todos são leucócitos CIRCULANTES, menos os mastócitos que são uma diferenciação dos monocitos e que são teciduais! FAltou a palavra circulantes.

  • Travei o nintendo agora. Considerando que todos são leucócitos, poderia ser anulado essa questão.


ID
875170
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Desde o ano 2010, milhões de brasileiros estão sendo vacinados contra a gripe, dando um grande exemplo de cidadania e de compromisso com a saúde do país. Devemos nos lembrar, no entanto, que o vírus da gripe pode estar em muitos lugares e é preciso continuar prevenindo-se: lavando as mãos e cobrindo o nariz e a boca com um lenço descartável ao tossir e espirrar, por exemplo. Quanto mais prevenção, mais proteção. Dadas as assertivas,

I. A vacina polivalente, recentemente incluída pelo Ministério da Saúde no calendário nacional de vacinação, é um único preparado que defende o organismo do contágio de cinco doenças: coqueluche, difiteria, tétano, Haemophilus influenza Tipo B e hepatite C.

II. No caso da gripe, por exemplo, os vírus Influenza sofrem mutações muito rapidamente; por isso, os anticorpos desenvolvidos pelo organismo num ano não previnem, necessariamente, contra o vírus do ano seguinte.

III. Nos vertebrados, a defesa contra os antígenos é feita basicamente por dois tipos de células do sistema imunológico que circulam no sangue conhecidas como glóbulos brancos ou leucócitos: os eosinófilos e os linfócitos.

IV. Os anticorpos são proteínas de defesa do organismo que entram em ação quando o antígeno ataca.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Item numero Um. o erro esta em dizer ''unico preparado''.

    item II..No caso da gripe, por exemplo, os vírus Influenza sofrem mutações muito rapidamente; por isso, os anticorpos desenvolvidos pelo organismo num ano não previnem, necessariamente, contra o vírus do ano seguinte. A questão esta certa pois os virus sofrem mutações devida a grande variações de replicações, pois são parasitas hospedeiros.

    Item III - 
    Nos vertebrados, a defesa contra os antígenos é feita basicamente por dois tipos de células do sistema imunológico que circulam no sangue conhecidas como glóbulos brancos ou leucócitos: os eosinófilos e os linfócitos, existem outras celulas como as NK ( serial killer) que fazem um importante papel de ''matar'' as celulas doentes (infectadas). item errado

    Item IV - esta correto - 
    Os anticorpos são proteínas de defesa do organismo que entram em ação quando o antígeno ataca. (agentes infecciosos)
  • As vacinas polivalente ou tetravalente previnem doenças como a coqueluche, difteria, tétano e Haemophilus influenza Tipo B, mas a hepatite C é uma doença ainda sem vacinação, item I falso. Os vírus da gripe apresentam taxa de mutações altíssimas e por isso, os anticorpos produzidos pelo corpo para um tipo de vírus, não necessariamente irão prevenir contra um novo tipo resultado de diversas mutações, item II correto. A defesa contra antígenos do organismo é realizada pelos glóbulos brancos, ou leucócitos. São eles os neutrófilos (fagocitam elementos estranhos), os eosinófilos (produzem histamina, fagocitam determinados elementos estranhos), os basófilos (produção de anticoagulante e histamina) e os linfócitos B e T que atuam na produção e anticorpos, item III falso. Os anticorpos são proteínas que interagem com antígenos específicos, atuando na defesa do organismo, item IV correto.


    Letra D correta.


  • Apesar de ter acertado, achei o item IV incompleto. 

    Antígenos e anticorpos são específicos. Isto quer dizer que cada antígeno estimula a produção de anticorpos direcionáveis apenas à sua própria molécula. Assim, cada anticorpo pode inibir ou neutralizar apenas o antígeno contra o qual ele foi criado.


ID
899737
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os sintomas mais sérios da Gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes. O motivo aparente é a menor imunidade desses grupos contra o vírus. Para aumentar a imunidade populacional relativa ao vírus da gripe A, o governo brasileiro distribuiu vacinas para os grupos mais suscetíveis.

A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infecto- contagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque

Alternativas
Comentários
  • Questão de nível fácil, sendo exigido conhecimento sobre a função e composição das vacinas. As vacinas são compostas de agentes atenuados, proteínas, ou parte desses agentes que, uma vez introduzidos no organismo serão reconhecidos como “estranhos” e irão estimular a produção de anticorpos pelo sistema imunológico. Dessa forma, caso a pessoa entre em contato com o agente potencialmente ativo ela já terá uma carga grande de anticorpos contra o mesmo, sendo a reação imunológica muito mais eficaz. Por isso, marcamos a letra E. As vacinas não contem anticorpos prontos, nem proteínas que eliminem o agente causador da doença ou linfócitos B e T, eliminamos as letras A, B e D. Além disso, também não estimula a produção de glóbulos vermelhos, letra C incorreta.
  • As vacinas são responsáveis pela geração de células de memórias, pois possuem antígenos ou até mesmo organismos amenizados, com isso, contatos futuros contra esses organismos são rapidamente contidos. As vacinas tem caráter preventivo.

  • Letra E

    As vacinas ao criarem células de memoria, automaticamente estimulam a produção de anticorpos para uma determinada doença.

  • As vacinas garantem uma imunização ativa que, por meio da inserção de antígenos, isto é, organismo estranho, como um vírus, tem o objetivo de produzir anticorpos, consequentemente garantindo uma imunidade duradoura. Lembrando que esse processo ocorre pelo reconhecimento da presença de moléculas estranhas,no qual os Linfócitos T liberam substancias(interleucinas) para informar os linfócitos B. Esse último sofre diferenciação após a mensagem recebida dos Linfócitos T e se transforma em plasmócitos, que desencadeia e secreta imunoglobulinas ou anticorpos, que tem a função de neutralizar antígenos. Posteriormente, o organismo cria células de memória após esse processo

  • Letra E

    Vacinas são métodos de imunização ativa, isto é, estimulam que o próprio corpo produza anticorpos contra determinado antígeno.

  • A vacinação é um método de imunização adaptativa ativa artificial em que o organismo entra em contanto com parte do material genético de micro-organismos e, assim, é estimulado a produzir anticorpos específicos para aquele antígeno. Dessa forma, ao ser contaminado por esse agente infeccioso, o indivíduo apresentará um número considerável de anticorpos para combatê-lo.

    resposta correta:E


ID
949534
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações.

Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda três processos biológicos diferentes: o da vacina, o do soro e o uso de antibióticos. A febre amarela é causada por um vírus e existe vacina disponível. É recomendável o reforço da vacina a cada dez anos ou em caso de viagem para áreas de risco. Já em caso de picada de cobra usa-se o soro antiofídico, que já contêm anticorpos prontos anti toxinas do veneno desse animal. A leptospirose é uma doença causada por uma bactéria, e dessa forma é tratada com antibióticos, por isso, a opção correta é a letra B.
  • Antibióticos ou antimicrobianos são substâncias naturais, sintéticas ou semi-sintéticas que possuem capacidade de inibir o crescimento ou causar a morte de micro-organismos como os fungos e bactérias.

     

    As vacinas são usadas como uma forma de proteção que estimula nosso organismo a produzir anticorpos contra determinada doença. Em razão dessa característica, dizemos que a vacina é uma forma de imunização ativa.

     

    Os soros, por sua vez, não promovem uma imunização ativa, uma vez que, nesses casos, são inoculados anticorpos previamente produzidos em outro organismo. No caso dos soros, dizemos que ocorre uma imunização passiva.

  • Letra B

    Febre Amarela é uma doença viral, cuja prevenção se da através da aplicação de vacinas,

    Picadas de cobra sao tratadas com soro antibiótico, uma medida curativa.

    Leptospirose é causada por uma bactéria do gênero Leptospira, encontrada principalmente na urina de roedores, e emprega-se antibióticos na cura dessa doença.

  • Antibióticos são para bactérias, não virus.

  • O enem já ta quase me formando médico.

    A questão aborda três processos biológicos diferentes: o da vacina, o do soro e o uso de antibióticos. A febre amarela é causada por um vírus e existe vacina disponível. É recomendável o reforço da vacina a cada dez anos ou em caso de viagem para áreas de risco. Já em caso de picada de cobra usa-se o soro antiofídico, que já contêm anticorpos prontos anti toxinas do veneno desse animal. A leptospirose é uma doença causada por uma bactéria, e dessa forma é tratada com antibióticos, por isso, a opção correta é a letra B.

  • Letra B

    A febre amarela é provocada por um vírus e a prevenção dessa doença é através de vacina, inclusive as pessoas que viajam para locais onde existe risco de febre amarela são obrigadas a tomar a vacina, com caráter preventivo. Picadas de cobra são tratadas com soro antibiótico (caráter curativo). A Leptospirose é causada por uma bactéria do gênero Leptospira encontrada principalmente em urinas de roedores, e no tratamento dessa doença empregam-se antibióticos, também em caráter curativo.

  • Vacina -> Prevenção Antibióticos -> Utilizado como tratamento para doenças causadas por bactérias. Questão mamatinha, se errar o TRI não perdoa.

ID
961693
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante a gravidez, a mãe passa anticorpos para o feto através da placenta. Essas proteínas circulam no sangue do bebê neutralizando a ação de microorganismos Ao nascerem, os bebês ganham proteção extra de anticorpos, outras proteínas e células imunológicas através da amamentação pelo leite materno. Assinale a alternativa que apresenta a imunoglobulina mais abundante encontrada no leite.

Alternativas
Comentários
  • AS OUTRAS IMUNOGLOBULINAS SÃO ENCONTRADAS NO COLOSTRO E NO LEITE HUMANO EM CONCENTRAÇÕES BEM MAIS BAIXAS QUE A IgA. DENTRE ELAS DESTACA-SE A IgM COMO A SEGUNDA MAIS ABUNDANTE. QUANDO NÃO HÁ IgA SUFICIENTE NO LEITE MATERNO A IgM ATUA COMO MECANISMO COMPENSATÓRIO.

    GABARITO:B

  • Há diversos isotipos de anticorpos, os quais variam segundo a função e o tipo de cadeia que apresentam:

    IgG (Imunoglobulina G): muito importante nos processo inflamatórios pois neutraliza as toxinas lançadas pelos agentes externos. O IgG está presente na linfa e no sangue e dividi-se em subclasses: IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4. Note que a Imunoglobulina G é a única que atravessa a placenta.

    IgE (Imunoglobulina E): importante isotipo de anticorpo que atua nos processos alérgicos, nas verminoses e protozooses. Presente no soro sanguíneo, o IgE é encontrado na superfície dos basófilos e mastócitos.

    IgD (Imunoglobulina D): tem como função a ativação de células que protegem o organismo. O IgD é encontrado no sangue e ainda suas funções estão sendo definidas e estudadas por diversos pesquisadores.

    IgM (Imunoglobulina M): encontrada no meio intravascular, esse tipo de anticorpo funciona como receptor dos antígenos. Assim, quando o corpo apresenta níveis altos de IgM, isso indica uma infecção recente. Por ser grande, esse tipo não atravessa a placenta.

    IgA (Imunoglobulina A): presente nas secreções do corpo (saliva, suor, lágrimas, leite materno, suco gástrico, etc.), a IgA tem como função proteger o corpo através das mucosas. Ou seja, ela evita que o agente invasor penetre no epitélio. Esse tipo está subdivido em duas classes: IgA1 e IgA2.

  • Gabarito: B!

    A imunoglobulina A pode ser encontrada em lágrimas, saliva e leite materno, além de também estar presente no sistema geniturinário, digestivo e respiratório, protegendo esses sistemas contra infecções.


ID
1025365
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2005
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma mulher com idade entre 25 e 35 anos foi contaminada pelo vírus HIV depois de receber transfusão de sangue (...). A contaminação da mulher pode ter ocorrido em razão da chamada “janela imunológica”.

( Folha de S.Paulo, 06.08.2005.)

Janela imunológica é o nome dado ao período compreendido entre a infecção do organismo e o início da formação de anticorpos contra o agente infeccioso. Considerando tais informações e o que se conhece sobre a infecção por HIV, podemos afirmar corretamente que

Alternativas

ID
1065271
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      Milhares de pessoas estavam morrendo de varíola humana no final do século XVIII. Em 1796, o médico Edward Jenner (1749-1823) inoculou em um menino de 8 anos o pus extraído de feridas de vacas contaminadas com o vírus da varíola bovina, que causa uma doença branda em humanos. O garoto contraiu uma infecção benigna e, dez dias depois, estava recuperado. Meses depois, Jenner inoculou, no mesmo menino, o pus varioloso humano, que causava muitas mortes. O menino não adoeceu.

Disponível em: www.bbc.oo.uk. Acesso em: 5 dez. 2012 (adaptado).

Considerando o resultado do experimento, qual a contribuição desse médico para a saúde humana?

Alternativas
Comentários
  • O experimento de Jenner estabeleceu os princípios do método de vacinação, possibilitando a prevenção de 

    diversas doenças infectocontagiosas.

    Resposta: A


  • boa explicaçao


  • Será que o menino era filho dele?


  • Mano, sacanagem, se ele estivesse errado, só lembrança do menino... (Risos)

    Ainda bem que ele acertou e hoje podemos previnir diversas doenças infectocontagiosas !

  • Lembrem-se: VACINA É SEMPRE PREVENÇÃO, SORO É TRATAMENTO.

  • Letra A

    Esse medico fez sem saber, o processo de vacinação, possibilitando a prevenção de diversas doenças infectocontagiosas.

  • o menino foi James Phipps, filho de um pobre trabalhador sem terra que trabalhava como jardineiro de Jenner(médico exposto). O garoto obviamente foi obrigado a fazer isso.

  • Parabéns e muito obrigadoooo!

  • jenner, pai da vacinacao


ID
1103977
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Ministério da Saúde, através da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI), lançou no primeiro semestre de 2012 a 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Essa campanha teve por objetivo vacinar 80% das pessoas que compõem o grupo alvo, composto por crianças de 6 meses até 2 anos de idade, gestantes, trabalhadores da área de saúde, indígenas e idosos a partir de 60 anos de idade. A vacina contra gripe é produzida em ovos embrionados de galinha, portanto não é recomendada para pessoas com histórico de alergia a ovo e seus derivados.

A partir do tema abordado, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1119793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às infecções parasitárias, julgue o item seguinte.

As infecções parasitárias são caracterizadas por eosinofilia e liberação de citocinas com perfil do tipo Th2.

Alternativas
Comentários
  • Os linfócitos tcd4+ ativados secretam citocinas que promovem o crescimento e funçoes de linfócitos B, macrófagos e outras células. Dois subgrupos desses linfócitos podem ser definidos pelo tipo de citocina que secretam: th1 e th2.

    Th2 produz IL-4, IL-5, IL-10,IL-13, relacionados com a produção de anticorpos IgE e reações imunes mediados por eosinófilos e mastócitos contra alergenos e helmintos.


ID
1174090
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os receptores são macromoléculas proteicas que atuam como sítios de reconhecimento para ligantes endógenos como neurotransmissores, hormônios e mediadores inflamatórios/imunológicos. Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1192723
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Desde que o inglês Edward Jenner descobriu a primeira vacina em 1796, injetando soro de varíola bovina em um menino de oito anos, teve início uma nova era na Medicina, visto que esse pesquisador conseguiu reunir evidências para as suas experiências com vacinação antes que os organismos causadores das doenças e o mecanismo de infecção fossem conhecidos pela Ciência.

Com base na leitura do trecho citado, pode-se inferir que

Alternativas
Comentários
  • Para evitar algumas doenças provocadas por vírus e também por bactérias, existem as vacinas.

    As vacinas induzem o nosso sistema imunitário a produzir anticorpos específicos contra um determinado microorganismo. Assim, no caso de um microorganismo invadir o corpo de uma pessoa previamente vacinada, os anticorpos já existentes em seu organismo impedem que a doença nele se instale. Por isso se diz que as vacinas são usadas para a prevenção de certas doenças.


    As vacinas são introduzidas como microorganismos mortos ou atenuados, ou toxinas inativadas que eles produzem. Uma vez aplicados num indivíduo, esses agentes não tem condições de provocar a doença, mas são capazes de estimular o sistema imunitário a produzir anticorpos; o indivíduo então fica imunizado contra as doenças.


    Já os antibióticos combatem infecções bacterianas, mas não tem efeito sobre os vírus. Em alguns casos, certos medicamentos retardam o desenvolvimento da doença, mas não levam a cura. No caso da gripe e da dengue, por exemplo, os medicamentos aplicados aliviam os desconfortáveis sintomas que elas provocam, como dor de cabeça e febre, mas não combatem os vírus.


    Por isso, o melhor a fazer contra as viroses é evitar o contagio dessas doenças; prevenir-se tomando vacinas, quando existentes para a doença que se quer prevenir e sempre com a devida orientação médica; e manter fortalecido o sistema imunitário, levando uma vida saudável. Isso inclui evitar certos hábitos (como o uso de fumo e bebidas alcoólicas, por exemplo), dormir e alimentar-se bem, além de adotar medidas higiênicas diversas como lavar as mãos principalmente antes das refeições, lavar frutas e verduras e beber apenas água tratada.


ID
1204885
Banca
FDRH
Órgão
IGP-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale N para necrose ou A para apoptose considerando as afirmativas abaixo acerca das características típicas desses dois processos de morte celular.

( ) Ocorre sem a requisição de ATP.
( ) Há condensação da cromatina.
( ) Há inflamação como reação do tecido.
( ) Há programação genética dos sinais fisiológicos.

A seqüência correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • apoptose é a morte celular geneticamente programada, não seguida de autólise (destruição das células pelas enzimas do próprio indivíduo). A apoptose é um tipo de autodestruição celular ordenada com uma finalidade biológica definida e que demanda certo gasto de energia para a sua execução, ao contrário da necrose, que é uma simples degeneração. A apoptose pode também ser causada por um estímulo patológico não fisiológico, como a lesão ao DNA celular, por exemplo. A apoptose envolve uma série de alterações morfológicas da célula que leva à inativação e fragmentação dela, ao final de seu ciclo, sem extravasar conteúdo tóxico para o meio extracelular, portanto, sem causar dano tecidual. Os restos celulares são fagocitados (englobados e digeridos) por macrófagos teciduais, sem danos para as demais células do tecido.

    Necrose é o estado de morte de um grupo de células, tecido ou órgão, geralmente devido à ausência de suprimento sanguíneo. A necrose pode ocorrer também por outros fatores que levam à lesão celular irreversível, como a ação causada por agentes químicos tóxicos ou resposta imunológica danosa. Fala-se de morte celular quando as suas funções orgânicas e processos do metabolismo cessam. A necrosedeve ser diferenciada da apoptose que é a morte celular natural e programada pela natureza, não seguida de autólise (destruição das células por reabsorção), que serve ao equilíbrio do organismo.


ID
1205434
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 18, analise as informações sobre o baço humano.

I. Ele controla, armazena e destrói células sanguíneas.

II. Sua posição anatômica é à esquerda e atrás do estômago.

III. Este órgão é responsável pela síntese do colesterol.

IV. Neste órgão ocorre a conversão de amônia em ureia.

Estão corretas apenas as informações contidas em

Alternativas
Comentários
  • A transformação de amônia em ureia ocorre no fígado assim como a síntese de colesterol.
     


  •  

    BAÇO: é um órgão do tipo glandular localizado na região superior esquerda da cavidade abdominal. Este órgão tem CONTATO com o pâncreas, o diafragma e o rim esquerdo.

     

    FUNÇÕES:  não é considerado uma glândula endócrina, pois NÃO PRODUZ SECREÇÕES, entretanto, no caso de certas doenças, este órgão libera um hormônio que afeta a produção dos glóbulos vermelhos (hemácias) do sangue na medula óssea.  No feto, a função principal deste órgão é a fabricação de hemácias e leucócitos (glóbulos brancos). Após o nascimento esta função é interrompida. Porém, esta função pode ser reiniciada posteriormente caso apareça alguma doença que debilite esta função na medula óssea. 

     

    É parte integrante do sistema linfático e vascular, ocupando uma posição única que lhe permite eliminar microorganismos patogênicos e destruir hemácias anômalas, alteradas ou envelhecidas. Ele também retira o ferro a partir da hemoglobina dos glóbulos vermelhos para seu posterior uso pelo organismo, assim como substâncias residuais como os pigmentos biliares para sua excreção, na forma de bílis, através do fígado. O baço fabrica anticorpos contra diversos tipos de células do sangue e microorganismos infecciosos. Em alguns animais mamíferos (com exceção dos seres humanos), ele armazena as hemácias e nos casos de hemorragia os libera no sistema circulatório. Nos seres humanos, atua como reservatório de sangue e de outras células sanguíneas.

     

    DOENÇAS: Várias doenças podem causar aumento do baço e, assim, interromper as suas funções. Aumento do baço ou esplenomegalia é o principal problema de saúde associado ao órgão. Condições como a infecção, a malária, anemia, lúpus sistemático, como câncer de linfoma, leucemia e doenças hepáticas como a cirrose pode causar um alargamento do órgão, que resulta do aprisionamento excesso de glóbulos e plaquetas. Este, por sua vez, pode aumentar o risco de outras doenças e infecções.

     

    Às vezes, um aumento significativo no tamanho do baço pode resultar em RUPTURA, o que exige atenção médica imediata. Tal condição pode exigir cirurgia para remover uma parte ou o baço inteiro. UM FATO IMPORTANTE SOBRE O BAÇO É QUE, EMBORA ELE EXECUTA VÁRIAS FUNÇÕES IMPORTANTES, NÃO É UM ÓRGÃO VITAL, OU SEJA, HUMANOS PODE SOBREVIVER SEM O BAÇO.

     


ID
1317631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere ao sistema imunológico e à imunidade, julgue os itens que se seguem.

Um dos mecanismos utilizados pelo sistema imunológico para eliminar agentes infecciosos é a apresentação de antígenos aos linfócitos citotóxicos naturais.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    Os linfócitos citotóxicos (T-CD8+) são importantes para a destruição de agentes infecciosos.

  • Gabarito: CERTO

     

    Linfócito T citotóxico (LTC) ou Linfócito T Killer

     

    É um linfócito estimulado pela timosina (por isso chamado de timo-dependente) para desenvolver a capacidade de matar células que exibem antígenos específicos identificados como ameaças ao corpo por outras células do sistema imune.

     

    Antígenos são exibidos por células tumorais, por células infectadas por vírus e por algumas bactérias ou por células danificadas de outra maneira. No caso de doenças auto-imunes o LTC pode acabar destruindo células saudáveis. As próprias células infectadas utilizam parte do patógeno para "avisar que precisam ser destruídas". Elas apresentam os antígenos em sua superfície externa usando uma estrutura chamada MHC tipo I.

     

    Quando são expostos a células infectadas ou disfuncionais, os LTC libertam citotoxinas como perforina, granzima e granulisina. Através da ação da perforina, as granzimas e granulisinas entram no citoplasma da célula-alvo e desencadeiam uma cascata de eventos que eventualmente causamapoptose (morte celular programada). A afinidade dos receptores CD8+ com o MHC tipo I mantem as células ligadas durante a ativação dos antígenos.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Linfócito_T_citotóxico


ID
1317634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere ao sistema imunológico e à imunidade, julgue os itens que se seguem.

A imunidade adquirida é mediada por linfócitos que se distinguem pela expressão de diferentes moléculas de membrana bem como pelos seus produtos.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    A imunidade adquirida é diferente da imunidade inata, por causa da diferença nos linfócitos pela expressão de moléculas de membrana e seus produtos.

  • CORRETO

    As moléculas de membrana mencionadas são as imunoglobulinas receptoras de antígenos.

  • CERTO


    Na imunidade adquirida, os linfócitos são as principais células envolvidas no processo e dependendo do antígeno invasor podem produzir diferentes moléculas que funcionam como receptores de membrana como os diferentes isotipos de imunoglobulinas, moléculas do MHC ou correceptores CD4 ou CD8, todas relacionadas a ativação da resposta imune.


ID
1317637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à tolerância imunológica, julgue os itens a seguir.

A tolerância imunológica é induzida pela presença de grande quantidade de antígenos proteicos no organismo e pela intensa atividade de células efetoras que participam da resposta imunológica adquirida.

Alternativas
Comentários
  • Na tolerancia imunológica existe uma redução ou ausencia da resposta de celular efetoras e não uma intensa atividade.

  • tolerância imunológica refere-se a um estado de não-reatividade. O organismo "tolera" ou permite a permanência do antígeno no corpo, sem atacá-lo.

    GABARITO ERRADO


ID
1317640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à tolerância imunológica, julgue os itens a seguir.

Falhas no reconhecimento de antígenos próprios podem desencadear o surgimento de doenças autoimunes.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Na verdade, as doenças autoimunes surgem por falhas que justamente reconhecem as próprias células do corpo como antígenos.

  • Certo. como exemplo de doenças autoimunes temos o Lupos.

  • GABRIEL CAROCCIA: Nós temos antígenos próprios (autógenos) , que diferem dos antígenos não-próprios (heterógino). Quando há "falhas no reconhecimento de antígenos próprios, podem desencadear doenças autoimunes", como afirma a questão. 

    Não há erro. 

    Gabarito correto.

  • Certo

     

     

    Uma das características primordiais do sistema imune é a sua capacidade de discriminar os antígenos próprios dos não-próprios. Essa característica única é realizada por linfócitos, previamente educados, capazes de reconhecer e responder contra os antígenos estranhos e não responder contra autoantígenos. A não-responsividade das células do sistema imune contra os antígenos próprios tem sido designada como tolerância imunológica e a perda do controle dos mecanismos que mantêm a tolerância tem sido referida como auto imunidade. As doenças auto-imunes (DAI) são causadas por uma perda persistente dos mecanismos de controle responsáveis pela manutenção da tolerância aos antígenos próprios.

     

     

    Fonte: https://docplayer.com.br/32809947-Capitulo-3-patogenia-das-doencas-auto-imunes.html


ID
1317745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às viroses emergentes e reemergentes, julgue o próximo item.

As infecções emergentes são decorrentes de uma sequência de eventos que incluem a introdução de um agente potencialmente patogênico em uma nova área geográfica, a sua adaptação ao novo ecossistema e a presença de um hospedeiro susceptível e de um vetor competente.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    Um vetor competente pode ser um mosquito, um animal, uma pessoa contaminada que viaja pra outros lugares.  

ID
1354330
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A fim de prevenir doenças infecciosas ao lidar com evidências biológicas, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • o perito deve ser informado sobre os riscos aos quais estará exposto e sobre as vacinas disponíveis.


ID
1397338
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ferimentos na pele permitem a entrada de invasores que devem ser rapidamente neutralizados pela ação dos leucócitos. Para facilitar essa ação

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    "Os mastócitos são células do tecido conjuntivo, originadas a partir de células mesenquimatosas (células de grande potência de diferenciação que dão origem às células do tecido conjuntivo).  Possuem citoplasma rico em grânulos basófilos (coram-se por corantes básicos).  Sua principal função é armazenar potentes mediadores químicos da inflamação, como a histamina, heparina, ECF-A (fator quimiotáxico – de atração- dos eosinófilos) e fatores quimiotáxicos (de atração) dos neutrófilos. Elas participam de reações alérgicas (de hipersensibilidade), atraindo os leucócitos até o local e proporcionando uma vasodilatação."


ID
1397365
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito de soros e vacinas, analise as afirmativas a seguir.

I. Os soros são obtidos a partir da inoculação de antígenos em animais.

II. As vacinas estimulam a produção de antígenos.

III. Os anticorpos são os principais constituintes de vacinas.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • As vacinas estimulam a produção de anticorpos.
    Os antígenos são os principais constituintes de vacinas.

    Portanto, a resposta correta é alternativa A

  • I. Os soros são obtidos a partir da inoculação de antígenos em animais. CORRETO

    II. As vacinas estimulam a produção de antígenos. ERRADO  As vacinas estimulam a produção de IMUNOGLOBINAS.

    III. Os anticorpos são os principais constituintes de vacinas. ERRADO Os ANTÍGENOS  são os principais constituintes de vacinas

     


ID
1406701
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A resposta imune tem papel fundamental na defesa contra agentes infecciosos e se constitui no principal impedimento para a ocorrência de infecções disseminadas, habitualmente associadas com alto índice de mortalidade (…). A imunidade pode ser compreendida como inata ou adaptativa, de acordo com os mecanismos, células e tecidos envolvidos.

(Adaptado de: Machado, Araújo, Carvalho & Carvalho. Mecanismos de resposta imune às infecções. An Bras Dermatol, Rio de Janeiro, 79(6):647-664, nov/dez. 2004.)

São característicos da resposta inata e da resposta adquirida, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Letra B. células fagocitárias como neutrófilos e macrófagos; ativação de linfócitos B.

  • A imunidade inata é a primeira linha de defesa do organismo, com a qual ele já nasce. É uma resposta rápida, não específica e limitada aos estímulos estranhos ao corpo. É representada por barreiras físicas, químicas e biológicas, células e moléculas, presentes em todos os indivíduos.

    A imunidade adquirida ou adaptativa é ativada pelo contato com agentes infecciosos e sua resposta à infecção aumenta em magnitude a cada exposição sucessiva ao mesmo invasor.

    https://www.infoescola.com/biologia/sistema-imunologico/

     

     


ID
1407703
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na Austrália, umadolescente de 17 anos foi vítima de uma picada da cobra Inland Taipan, considerada a mais venenosa do mundo, e consegue sobreviver. Essa informação foi disponibilizada no endereço eletrônico.
< http://f5.folha.uol.com.br/humanos/1160423- adolescente-sobrevive-apos-ser-picado-por-cobra-mais- venenosa-do-mundo.shtml>.

No caso de acidentes envolvendo cobras peçonhentas, a vítima deve receber:

Alternativas
Comentários
  • · Soros: o soro é um tipo de gamaglobulina com elevada concentração de um determinado tipo de anticorpos. Pode ser homólogo, quando obtido de sangue humano, ou heterólogo, se for produzido por outras espécies.

    Um exemplo é o do soro antiofídico. Uma certa quantidade de veneno de serpente é inoculada em cavalo, repetidas vezes. Depois de o cavalo estar suficientemente imunizado, é feita coleta de seu sangue, o plasma é separado, e, dele, purificada a fração contendo os anticorpos específicos para o veneno da serpente.

    Cada soro só é eficaz contra um determinado tipo de veneno: soro antibotrópico (contra veneno de cobras do gênero Botrophs, como a jararaca e a urutu), soro anticrotálico (contra veneno de cascavel), soro antielapídico (contra o veneno da cobra coral-verdadeira). O conhecido soro antiofídico polivalente é uma mistura dos dois primeiros tipos, e é bastante empregado, principalmente quando não se tem idéia sobre a espécie de cobra que provocou a picada.

    C - Imunização Ativa Natural

    Como uma pessoa pode ser naturalmente estimulada a produzir anticorpos contra um determinado antígeno? Entrando em contato com ele naturalmente, ao longo de sua vida. Isso acontece, por exemplo, quando uma criança "pega" caxumba, catapora ou sarampo.

    D - Imunização Ativa Artificial

    A forma artificial de estimular a produção de anticorpos e a aquisição de células de memória é o emprego das vacinas, antígenos capazes de desencadear uma resposta imune sem causar a doença.

  • B) soro terapêutico, que é responsável por uma imunização passiva artificial.

  • "variância V > 0"

  • C

    soro terapêutico, que é responsável por uma imunização ativa natural.


ID
1408891
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na Austrália, uma dolescente de 17 anos foi vítima de uma picada da cobra Inland Taipan, considerada a mais venenosa do mundo, e consegue sobreviver. Essa informação foi disponibilizada no endereço eletrônico < http://f5.folha.uol.com.br/humanos/1160423- adolescente-sobrevive-apos-ser-picado-por-cobra-mais- venenosa-do-mundo.shtml>.

No caso de acidentes envolvendo cobras peçonhentas, a vítima deve receber:

Alternativas
Comentários
  • Imunidade Passiva: obtida pela transferência de anticorpos produzidos por um animal ou outro homem. Proteção rápida e eficiente. Duração temporária.

     - Passiva Natural é o tipo mais comum de imunidade passiva, sendo caracterizada pela passagem de anticorpos da mãe para o feto através da placenta, nos últimos 2 meses de gestação, de modo a conferir uma boa imunidade à criança durante seu primeiro ano de vida.

     -Passiva Artificial pode ser adquirida sob três formas principais: a HUimunoglobulina humana combinadaUH, a HUimunoglobulina humana hiperimuneUH e o HUsoro heterólogoUH. A transfusão de sangue é uma outra forma de se adquirir imunidade passiva, já que, virtualmente, todos os tipos de produtos sanguíneos (i.e. sangue total, plasma, concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, etc) contêm anticorpos.  

    http://www.trt7.jus.br/das/htm/docs/imunizacoes.pdf

  •  A vacina é considerada uma forma de imunização ativa. Isso se dá pelo fato de ela estimular nosso organismo a produzir anticorpos. Já o soro é intitulado como imunização passiva, pois os anticorpos são inoculados em outro organismo antes de serem aplicados em humanos.

ID
1423663
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca da resposta imunológica mediada por anticorpos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • IMUNIDADE HUMORAL é uma subdivisão da imunidade adquirida onde a resposta imunológica é realizada por moléculas existentes no sangue, denominadas de anticorpos, produzidos pelos linfócitos B, diferente da imunidade mediada por células, que são realizadas pelos linfócitos T. É importante no combate a organismos extracelulares e pode ainda haver participação de mastócitos/basófilos, com eliminação de grânulos contendo substâncias com atividade microbicida.

    Tipos:

    * Ativa natural: adquirida através de doença clínica ou sub-clínica

    * Ativa artificial: adquirida por meio de vacinas

    * Passiva natural: passagem de IgG por meio da placenta (congenita)

    * Passiva artificial: passagem de anticorpos prontos (Ex. soro antitetanico)


    A imunidade humoral possui 5 classes.

    * A IgM que tem a resposta imune primária, alto peso molecular, restrita ao espaço intra-vascular e faz a defesa no sangue.

    * A IgD que é o BCR no Linfócito B.

    * A IgG que possui 4 subclasses, IgG1, IgG2, IgG3, IgG4. estão presentes no sangue, linfa, líquido periotonial, LCR. A IgG é a única IgG que atravessa a placenta, opsonização, ativa sistema do complemento, neutraliza toxinas e vírus.

    * A IgA que é encontrada nas secreções externas - muco, suor, lágrima, saliva, líquido gástrico, colostro. Tem como função impedir a patógenos de penetrar nas superficies espiteliais, defesa TGI e trato respiratorio.

    * A IgE tem alto atopicos e infecções parasitarias, baixo nível no soro, alta afinidade para receptoras de mastócitos e basófilos, estes liberam a heparina, leucotrienos e histamina, que tem alto fluxo e permeabilidade capilar.

  • IgG (Imunoglobulina G): muito importante nos processo inflamatórios pois neutraliza as toxinas lançadas pelos agentes externos. O IgG está presente na linfa e no sangue e dividi-se em subclasses: IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4. Note que a Imunoglobulina G é a única que atravessa a placenta.

    IgE (Imunoglobulina E): importante isotipo de anticorpo que atua nos processos alérgicos, nas verminoses e protozooses. Presente no soro sanguíneo, o IgE é encontrado na superfície dos basófilos e mastócitos.

    IgD (Imunoglobulina D): tem como função a ativação de células que protegem o organismo. O IgD é encontrado no sangue e ainda suas funções estão sendo definidas e estudadas por diversos pesquisadores.

    IgM (Imunoglobulina M): encontrada no meio intravascular, esse tipo de anticorpo funciona como receptor dos antígenos. Assim, quando o corpo apresenta níveis altos de IgM, isso indica uma infecção recente. Por ser grande, esse tipo não atravessa a placenta.

    IgA (Imunoglobulina A): presente nas secreções do corpo (saliva, suor, lágrimas, suco gástrico, etc.), a IgA tem como função proteger o corpo através das mucosas. Ou seja, ela evita que o agente invasor penetre no epitélio. Esse tipo está subdivido em duas classes: IgA1 e IgA2.


ID
1438852
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em um exame de necrópsia, foi detectada a ausência de um órgão, o baço, na cavidade abdominal de um corpo humano. Considerando a função do baço, a consequência da remoção desse órgão no organismo humano é um quadro de

Alternativas
Comentários
  • (D)

    O baço funciona como dois órgãos: a polpa branca faz parte do sistema de defesa (sistema imune) e a polpa vermelha remove os materiais inúteis do sangue (p.ex., hemácias defeituosas). Quando é realizada uma esplenectomia (remoção cirúrgica do baço), o corpo perde parte da sua capacidade de produzir anticorpos protetores e de remover bactérias indesejáveis do sangue. Consequentemente, a capacidade do corpo de combater as infecções é reduzida. Após um breve período, outros órgãos (principalmente o fígado) aumentam sua capacidade de combate às infecções para compensar essa perda.


ID
1440850
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São exemplos de doenças passíveis de vacinação:

Alternativas
Comentários
  • e)

    febre amarela e gripe.

  • POR MAIS QUESTÕES COMO ESSA HAHA


ID
1497526
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A resposta imunológica pode ser definida como um conjunto de eventos desencadeados pelo contato do organismo com substâncias estranhas, e pode ser dividida em respostas inata e adquirida. A resposta imunológica inata a um determinado patógeno depende:

Alternativas

ID
1569289
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As respostas que se desenvolvem contra infecções por patógenos potenciais são conhecidas como respostas imunes. Com relação às respostas imunes, julgue o item seguinte.

Os linfócitos B — responsáveis pela secreção de imunoglobulinas IgA, IgG, IgM, IgD e IgE — são células produzidas na medula óssea que se maturam no timo.


Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Os linfócitos T que se maturam no timo. Os linfócitos B se maturam na Bursa de Fabricius.

    T - timo

    B - bursa

  • Os leucócitos granulosos - Neutrófilo , eusinófilo e basófilo - e os agranulosos - monócitos são produzidos na medula somente os linfócitos são produzidos nos linfonódos . 

     

    Os linfócitos T que se maturam no timo. Os linfócitos B se maturam na Bursa de Fabricius.

  • O nome dos linfócitos é um indicativo do local de maturação. B de Bursa. T de Timo.

     

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/linfocitos-b/11406

     

    GABARITO ERRADO

  • Nos mamíferos os linfócitos B se desenvolvem na medula óssea

  • Gente, a maturação dos linfócitos T ocorre no timo, mas a dos linfócitos B ocorre na própria medula óssea (em humanos)! Apenas nas aves (únicas que possuem a bursa de fabricius) que a maturação dos linfócitos B ocorre na Bursa, e daí que vem o nome... mas no homem é na própria medula, cuidado! HUMANOS NÃO TEM BURSA DE FABRICIUS PELO AMOR DE DEUS

  • Os linfócitos T quanto os B são produzidos na medula óssea. Os linfócitos T amadurecem no timo já os B amadurecem na própria medula. 

     

    Medula óssea e o timo são denominados órgãos imunitários primários.


ID
1569292
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As respostas que se desenvolvem contra infecções por patógenos potenciais são conhecidas como respostas imunes. Com relação às respostas imunes, julgue o item seguinte.

A resposta imune celular adaptativa é caracterizada pela ativação de linfócitos TCD8+ (com atividade efetora mais citotóxica) e TCD4+ (com atividade efetora mais humoral), os quais reconhecem antígenos peptídicos apresentados por moléculas de MHC das classes I e II, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Os linfócitos T ou células T são um grupo de glóbulos brancos(leucócitos) responsáveis pela defesa do organismo contra agentes desconhecidos (antígenos). Seu papel principal é como imunidade específica (adaptativa) , induzindo a apoptose (autodestruição) de células invadidas por vírus, bactérias intracelulares, danificadas ou cancerígenas. Se diferenciam de acordo com sua função em: citotóxicas (CD8), auxiliares (CD4), natural killer (NKT), memória(CD45), reguladoras (FOXP3) ou gama-delta (γδ). Amadurecem no timo, por isso se chamam linfócitos T.


ID
1611127
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Muito desenvolvido nos recém-nascidos, este órgão cujas células são, principalmente, os linfócitos-T começa a atrofiar gradualmente após a puberdade. Qual é este órgão?

Alternativas
Comentários
  • timo  é uma glândula que participa da regulação da defesa imunológica do organismo. É considerado um órgão linfoide primário.

    Fonte: Toda Materia


ID
1640815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As respostas que se desenvolvem contra infecções por patógenos potenciais são conhecidas como respostas imunes. Com relação às respostas imunes, julgue o item seguinte.


Os linfócitos B — responsáveis pela secreção de imunoglobulinas IgA, IgG, IgM, IgD e IgE — são células produzidas na medula óssea que se maturam no timo.

Alternativas
Comentários
  • Linfócitos B se maturam na medula óssea enquanto os Linfócitos T migram para o timo para a maturação.

  • Os linfócitos B são produzidas na medula óssea e migram para o baço referencia http://www.infoescola.com/biologia/sistema-imunologico/ e https://pt.wikipedia.org/wiki/Linf%C3%B3cito_B

  • Os linfócitos B são maturados na medula óssea. Levam esse nome pois eles foram descobertos num orgão chamado Bursa de Fabricius, nas aves.

  • Os linfócitos T quanto os B são produzidos na medula óssea. Os linfócitos T amadurecem no timo já os B amadurecem na própria medula. 

     

    Medula óssea e o timo são denominados órgãos imunitários primários.


ID
1640818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As respostas que se desenvolvem contra infecções por patógenos potenciais são conhecidas como respostas imunes. Com relação às respostas imunes, julgue o item seguinte.


A resposta imune celular adaptativa é caracterizada pela ativação de linfócitos TCD8+ (com atividade efetora mais citotóxica) e TCD4+ (com atividade efetora mais humoral), os quais reconhecem antígenos peptídicos apresentados por moléculas de MHC das classes I e II, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Os Linfócitos 'B' e 'T' fazem parte da imunidade adaptativa. As células 'T' são classificadas de acordo com determinadas glicoproteínas localizadas em sua superfíciem chamadas de grupo de diferenciação (CD), os de maior interesse são o CD4 e o CD8.

    Os CD4 se ligam às moléculas de MHC de classe II dos linfócitos B e e das células apresentdoras de antígenos (APCs), enquanto os CD8 se ligam as moléculas de MHC da classe I. 

  • Os linfócitos T citotóxicos (TCD8) são um subgrupo de linfócitos T que induzem a morte de células infectadas por vírus (e outros patógenos), células danificadas ou disfuncionais. Assim como nos linfócitos B, cada tipo de linfócito T reconhece um antígeno diferente. Os linfócitosT citotóxicos são ativados quando seu receptor de células T (TCR - do inglês T-cell receptor) se liga a esse antígeno específico em um complexo com o receptor MHC de classe I de outra célula. O reconhecimento desse complexo MHC-antígeno é auxiliado por um co-receptor no linfócito T, chamado CD8.

    Os linfócitos T auxiliares (TCD4) regulam as respostas imunes inatas e adaptativas e ajudam a determinar quais respostas imunes o corpo produz para um determinado patógeno. Essas células não possuem atividade citotóxica e não matam células infectadas ou eliminam patógenos diretamente. Em vez disso, elas controlam a resposta imune direcionando outras células para realizar essas tarefas. Os linfócitos T auxiliares expressam receptores de células T (TCRs) que reconhecem o antígeno ligado às moléculas de MHC de Classe II. O complexo MHC-antígeno também é reconhecido pelo coreceptor CD4 do linfócito auxiliar, que recruta moléculas dentro do linfócito T que são responsáveis pela sua ativação.


ID
1703290
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Diagnóstico é processo de decisão clínica que se baseia conscientemente ou não em probabilidade. Os testes diagnósticos são utilizados para identificar e confirmar a presença de doença ou situação relacionada à saúde, para avaliar a gravidade do quadro clínico e para monitorar a resposta a uma intervenção. Considere, no teste diagnóstico que a sensibilidade é a probabilidade de o teste dar positivo na presença da doença, isto é, avalia-se a capacidade de o teste detectar a doença quando ela está presente; e que a especificidade é a probabilidade de um teste dar negativo na ausência da doença, isto é, avalia a capacidade de o teste afastar a doença quando ela está ausente.

Fonte: http://www.iesc.ufrj.br/cursos/fono/i)%20AT9%20Teste%20Diagn%F 3sticos.pdf. Acesso em 18/06/12. (Adaptado).

Observe abaixo um exemplo hipotético de aplicação de teste diagnóstico. 

         Resultado do teste          Infectado       Não infectado        Total

                  Positivo                       225                       30                105

                 Negativo                        75                      670                895

                   Total                          300                      700              1000

A interpretação do quadro permite inferir que:


Alternativas

ID
1721698
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre vacinas, analise as afirmativas a seguir.

I. As vacinas são preparações que, ao serem introduzidas no organismo, desencadeiam uma reação do sistema imunológico, estimulando a formação de anticorpos e tornando este organismo imune ao agente e às doenças por ele provocadas.
II. Vacinas atenuadas são constituídas de microrganismos obtidos pela seleção de cepas naturais e atenuadas por meio de passagens em meios de cultura especiais, em diversos hospedeiros ou por manipulação genética.
III. As vacinas podem ser produzidas a partir de microorganismos vivos atenuados ou mortos, toxinas neutralizadas, ou simplesmente utilizando componentes de cápsula, membrana ou parede do microorganismo.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Vacinas com vírus atenuado são formuladas a partir de vírus naturalmente pouco patogênicos ou de cepas virais originalmente patogênicas, mas cuja atenuação foi obtida por indução artificial. A maioria das vacinas replicativas com vírus atenuado que estão licenciadas foi obtida pela atenuação proposital da cepa viral por diferentes métodos.

    Os tipos de vacinas replicativas com vírus atenuado são os seguintes: vírus naturalmente atenuado, vírus atenuado por passagens em cultivo celular, vírus atenuado por passagens em ovos embrionados, vírus atenuado por passagens em espécie heteróloga, vírus atenuado por indução de sensibilidade à temperatura, vírus atenuado por deleção de genes e vírus atenuado com marcadores antigênicos.


ID
1729972
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre vacinas, considere as alternativas a seguir e assinale a incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A vacina da hepatite não é inativa?

     

  • GABARITO LETRA A

    Ao defender-se da primeira agressão de um agente infeccioso, o organismo elabora uma carga de anticorpos muitas vezes suficiente para vencer a doença e conferir imunidade permanente contra o microrganismo agressor. Esse mecanismo de defesa constituiu a base teórica para a criação da imunização ativa, mediante a administração de vacinas.

    A imunidade conferida é permanente e não temporária.


ID
1729984
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As duas contribuições mais importantes para a saúde pública nos últimos 100 anos foram o saneamento básico e a vacinação, os quais, em conjunto, reduziram as mortes por doenças infecciosas. A imunologia moderna originou-se do sucesso das vacinas de Jenner e de Pasteur contra a varíola e a cólera, respectivamente, e seu maior triunfo foi a erradicação global da varíola, anunciada pela Organização Mundial da Saúde em 1980. Trazendo o tema “vacinas” à reflexão, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Os polissacarídeos capsulares podem ser coletados no meio de crescimento bacteriano e, por serem antígenos dependentes das células T, podem ser usados diretamente como vacinas. Por isso, as crianças menores de dois anos podem produzir boas respostas dependentes de células T e serem vacinadas efetivamente com as vacinas polissacarídicas.

  • GABARITO D

    Os polissacarídeos capsulares podem ser coletados no meio de crescimento bacteriano e, por serem antígenos dependentes das células T, podem ser usados diretamente como vacinas. Por isso, as crianças menores de dois anos podem produzir boas respostas dependentes de células T e serem vacinadas efetivamente com as vacinas polissacarídicas.

    São antígenos independentes das células T (Fonte: Imunobiologia de Janeway). A questão foi retirada desse livro, página 705,8ª Edição.


ID
1747849
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 1796, o médico inglês Edward Jenner coletou pus da ferida de uma pessoa que trabalhava na ordenha de vacas e que apresentava varíola bovina. Com o mesmo estilete contaminado, gerou arranhões no braço de um menino de oito anos, chamado James Phipps. Alguns meses depois, feriu novamente o braço deste menino, mas, dessa vez, com varíola humana. Jenner observou então que James não contraiu a varíola humana, permanecendo saudável. A partir dessas observações, o processo de imunização tornou-se difundido, passando a ser denominado vacinação (do latim: vaccina = vaca).

James não contraiu a varíola humana, pois a primeira inoculação com o material contaminado

Alternativas
Comentários
  • D. sensibilizou-o a produzir anticorpos.

  • Imunização na forma ATIVA: o próprio organismo produz os anticorpos.

    Imunização na forma PASSIVA: o organismo recebe anticorpos já prontos (geralmente produzidos em outros animais).

    A - ERRADA, pois James Phipps recebeu antígenos com os primeiros arranhões e assim seu corpo produziu os ANTICORPOS. Imunização ATIVA.

    B – ERRADA, pois na primeira inoculação o garoto recebeu ANTÍGENOS da varíola.

    C – ERRADA, pois com a inoculação de antígenos o organismo passou a produzir anticorpos contra a varíola. Essa primeira produção ocorre de forma lenta, gerando uma “memória imunizante” para que no segundo ataque a resposta do organismo ocorra de forma mais ágil.

    D – CORRETA. A primeira inoculação (o primeiro arranhão) inoculou antígenos que estimularam a produção de anticorpos.

    Bons estudos a todos!

  • O sistema imunológico realiza as defesas do organismo quando expostos a moléculas estranhas (antígenos) gerando anticorpos capazes de inativar esses antígenos. Alguns linfócitos (células de defesa) ativados pelo antígeno se transformam em células de memória e o organismo fica imune a certas doenças. A vacinação é uma medida importante para prevenção e consiste em injetar no organismo bactérias mortas ou desativadas, vírus atenuados ou partes deles, para que o corpo reconheça os antígenos e produza anticorpos específicos sem ficar doente. A vacina é uma forma de imunização ativa, pois o corpo fabrica os anticorpos contra o agente infeccioso. Na imunização passiva, injeta-se no organismo um soro imune, com certa quantidade de anticorpos que começam a neutralizar de imediato os antígenos. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991) 
    Na questão, James entrou em contato com o vírus da varíola bovina e produziu anticorpos para combater o antígeno, não contraindo a doença posteriormente por apresentar células de memória dos anticorpos desenvolvidos anteriormente. 

    A primeira inoculação com o material contaminado:
    a) não realizou sua imunização de forma passiva, e sim imunização ativa. Incorreta.
    b) não transmitiu para ele anticorpos contra varíola, fez o organismo desenvolver esses anticorpos específicos. Incorreta.
    c) não protegeu seu organismo contra varíola, pois não há proteção imediata. Incorreta.
    d) sensibilizou-o a produzir anticorpos. Correta.

    Gabarito do professor: Letra D.

ID
1873882
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o seguinte texto para responder a questão.

“O registro da primeira vacina contra a dengue no Brasil – a Dengvaxia, foi aprovado nesta segunda-feira. Embora liberada para comercialização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ainda falta a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cemed) definir o valor de cada dose, processo que dura em média três meses, mas não tem prazo máximo.”


Disponível em:<http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2015/12/anvisa-autoriza-uso-de-primeira-vacina-contra-dengue-no-pais-4939686.html> . Acesso em: 29 dez. 2015 (Adaptação).


A eficácia do princípio da vacinação empregado no combate à referida enfermidade certamente é baseada no uso de antígenos.


Sobre o antígeno utilizado para provocar a resposta imune desejada, é CORRETO supor que:

Alternativas
Comentários
  • Não sei se ta certo...

    Dados:

    D: 1,8g/mL
    V: 20 mil
    M: ?

    d=m/v

    1,8=x/20.000

    x=36000

    Como eles querem o valor para neutralizar totalemente o ácido, o valor seria 60.000.

    (tem a parte que ele fala que 100% ta para 98%, mas como é muito baixo esse valor eu ignorei)

  • Não entendi pois tmb fiz dessa forna e deu 36.000, se fosse o valor mais aproximado teria que ser no minimo 40.000 

    Entao multipliquei 36.000 por 1.8 g = 64.800

  • Na reação de ácido sulfúrico com bicarbonato de sódio teremos a neutralização, pela seguinte equação:

    H2SO4 + 2 NaHCO3 -> 2 NaSO4 + H2O + CO2.

    Considerando que para 36000 gramas de ácido sulfúrico vou precisar de muito mais de bicarbonato de sódio, a dúvida ficaria entre a alternativa c ou d. Calculando encontrei que para cada 98g de ácido (2xH+S+4xO) irei precisar de 168g de bicarbonato (2xNa + 2xH + 2xC + 6xO), logo irei precisar de 61714 gramas de bicarbonato. Aproximadamente: 60000 gramas.

     

     

  • No meu entendimento há erro na formulação da questão, pois a banca pede o valor de Bicarbonato em GRAMAS, ou seja, entre os itens dados, o maior valor seria 90kg. Porém, na verdade, para neutralizar 35.528kg de H2SO4, seriam necessários 60.480kg, passando para GRAMAS, como a banca pediu, teriamos 60.480.000g. o item deveria ser anulado.

  • Entendi essa ñ. comentarios de outra questao? tem nada aver com a questao

  • A) "fragmentos do DNA do Aedes aegypty certamente provocam resposta secundária requerida".

    ERRADA >>> Na vacina, o material de imunização, qualquer que esse seja (se fragmentos de DNA, se vírus vivos ou, ainda, se vírus mortos; dentre outras formas) é usado para obter a resposta primária no paciente vacinado.


    B) "a parede celular desse agente causador é um bom antígeno indutor de produção de anticorpos".

    ERRADA >>> Não. A parede celular do vírus da dengue não contém o material genético necessário para fins de imunização por vacina, isto é, para a criação de anticorpos.


    C) "a utilização de vírus vivos é um indutor importante na produção de anticorpos para resposta primária".

    CORRETO >>> Isso mesmo. Dentre outros materiais que podem ser utilizados para a produção de anticorpos, numa resposta primária, os vírus vivos guardam importância singular na imunização contra a doença.


    D) "o uso de mosquitos transgênicos como ativadores de anticorpos é ponto crucial no processo imune".

    ERRADA >>> Negativo. O agente causador da doença da dengue não é o mosquito mas os vírus de sorotipos DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, que usam esse mosquito como vetor. Assim, o mosquito Aedes aegypti, ainda que transgênico, nada poderia oferecer em termos de ativação de anticorpos no indivíduo vacinado.


    PARA ESCLARECER...

    A resposta primária é aquela obtida pelo paciente quando vacinado (quando ele recebe a vacina contendo antígenos do vírus). O sistema de defesa do corpo humano tem uma resposta mais lenta nesse primeiro momento. Porém, essa etapa de imunização é fundamental para uma possível real infecção, quando o sistema imunológico do indivíduo, outrora vacinado, utilizará as células de mémória (anticorpos criados na resposta primária) no combate à possível infecção viral. Essa resposta secundária, por sua vez, será mais rápida e imediata.

  • comentarios sobre outras questoes p aqui eh bizarro d+


ID
1895566
Banca
FUNIVERSA
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca da resposta imunológica mediada por anticorpos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

  • a) Os primeiros anticorpos, de baixa afinidade, a serem produzidos em uma resposta imune humoral são sempre os da classe IgG. 

     Errado. Ao entrar em contato com um antígeno, os primeiros anticorpos produzidos pelo corpo são IgM (característico da fase aguda - resposta primária) e IgG (resposta secundária, de alta afinidade antígeno-específico).

    b)IgA é a principal molécula de anticorpo presente no sangue e em demais fluidos extracelulares. Errado. IgA:  principal imunoglobulina das secreções exócrinas como saliva, lágrima e muco (trato respiratório, genitourinário e digestivo). Confere imunidade passiva da mãe para o filho, através do leite.

    e) Errada. A IgE é uma imunoglobulina de resposta imune secundária normalmente relacionada à defesa contra verminoses e protozooses, e também, fenômenos alérgicos e reações anafiláticas. 

     

     

  • A Imunoglobulina G (IgG) é o único anticorpo que atravessa a placenta para o feto durante a gravidez correspondendo à 75-80% de todos os anticorpos no organismo do recém-nascido.


ID
1926856
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a imunoglobulina capaz de atravessar a placenta.

Alternativas
Comentários
  • IgG: principal imune. Atravessa a placenta: transmitida da mãe para o feto.

  • GABARITO B


    Pelo baixo peso molecular, podem atravessar a placenta,diferentes de outras imunoglobulinas

  • G de gestação!
  • IgG: classe mais diversa e abundante. São os principais da resposta imune. Podem atravessar a barreira placentária.


ID
1997284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a sequência correta de eventos que ocorrem na interação entre microrganismos patogênicos e hospedeiros.

Alternativas
Comentários
  • 1o. Exposição - Aparece no meio ambiente

    2o. Invasão na pele ou mucosa - contato com o vetor

    3o. Penetração no epitélio - chegada nas células - a maioria dos invasores se fodem aqui em função do sistema imunologico celular

    4o. Colonização - Reprodução e replicação

    5o. Dispersão Sistêmica -vai invandindo outras celulas

    6o. Doença ou dano instalada - se o sistema imuno não combater na mesma velocidade de proliferação do virus


ID
2001838
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sistema imune é formado por células e moléculas responsáveis pela resposta imunológica à introdução de substâncias estranhas. Quanto às respostas imunológicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab D

     

    a) A imunidade nativa ( Adquirida) é a defesa que se desenvolve em resposta a infecções.

     

    b)  Uma pessoa que se curar após adquirir sarampo possuirá maior quantidade de linfócitos em razão da imunidade adquirida, porém as respectivas células ainda não possuirão ( Sim. Possuirão) anticorpos específicos.

     

    c) Na imunidade humoral, os linfócitos T ( B ) reagem à presença de micro-organismos, bloqueando infecções.

     

    d) As respostas imunológicas adquiridas possuem diversas características, sendo duas delas a especificidade e a diversidade, segundo as quais há uma resposta específica para cada antígeno, inclusive para diferentes porções de uma proteína complexa, um polissacarídeo ou outra macromolécula.

     

    e) A vacinação, espécie de imunidade passiva, causa ao organismo exposição a infecções ( antígenos) , gerando especificidade e memória.

  • Complementando:

     

    Letra E: A vacinação, espécie de imunidade ATIVA.

     

    Gabarito: Alternativa Delta

  • Gabarito D.

    .

    Quanto ao questito E:

     

    as vacinas sao usadas para induzir a imunidade ativa e esta dura muitos anos. Já a imunidade do tipo passiva é induzida pela administração de anticorpos contra uma infeccao. A imunidade passiva dura algumas semanas.

     

    A imunização ativa ocorre quando o próprio sistema imune do indivíduo, ao entrar em contato com uma substância estranha ao organismo, responde produzindo anticorpos e células imunes (linfócitos T). Esse tipo de imunidade geralmente dura por vários anos, às vezes, por toda uma vida. Os dois meios de se adquirir imunidade ativa são contraindo uma doença infecciosa e a vacinação.

    A imunização passiva é obtida pela transferência ao indivíduo de anticorpos produzidos por um animal ou outro ser humano. Esse tipo de imunidade produz uma rápida e eficiente proteção, que, contudo, é temporária, durando em média poucas semanas ou meses. A imunidade passiva natural é o tipo mais comum de imunidade passiva, sendo caracterizada pela passagem de anticorpos da mãe para o feto através da placenta e também pelo leite.


ID
2103208
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No processo de controle de patógenos intracelulares, o sistema imune celular conta com a célula TH para ativar o sistema imune humoral. As células TH transformam as células B em plasmócitos produtores de anticorpos por meio da comunicação mediada por importantes mensageiros químicos das células imunológicas.
(TORTORA; FUNKE & CASE, 2012. Adaptado).
Assinale a alternativa que apresenta exemplos dos referidos mensageiros.

Alternativas
Comentários
  • IL 4: diferenciação em célula Th-2  - diferenciação em célula B

    IL 12: diferenciação em célula Th-1 - ativação de macrofagos

     

  • a) célula citotóxica ou célula TcD8+ responsáveis por matar células infectadas.

    b) responsáveis pela captura e apresentação de antígenos.

    C) correto

    d) grupo de citocinas


ID
2235169
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os anticorpos são moléculas glicoproteicas que se ligam a antígenos e tem a capacidade de neutralizá-los. No organismo humano, a célula responsável pela produção de anticorpos é

Alternativas
Comentários
  • Linfócito B

  • Os plasmócitos, são linfócitos B já expostas ao antígeno que produzem e secretam muito anticorpo).

  • d) o linfócito B.

     

     

    Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B maduros (também chamados de plasmócitos), que são um tipo de glóbulo branco presente no nosso sangue. Cada antígeno desencadeia a produção de um determinado anticorpo, sendo que cada anticorpo só atua em um determinado antígeno.


ID
2350903
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A inflamação tem um papel fundamental no desenvolvimento de várias doenças como obesidade, aterosclerose, psoríase, dentre outras. Pode ser classificada em aguda e crônica. Sobre as características das inflamações agudas e crônicas, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Questao b esta incorreta


ID
2366743
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A imunização ativa é um mecanismo em que

Alternativas
Comentários
  • IMUNIDADE PASSIVA

    Imunidade pode ser adquirida sem que o sistema imune seja estimulado por um antígeno. Isso é feito pela transferência de soro ou gamaglobulinas de um doador imune para um indivíduo não imune. Alternativamente, células imunes de um indivíduo imunizado podem ser usadas para transferir imunidade. Imunidade passiva pode ser adquirida naturalmente ou artificialmente.

    IMUNIDADE PASSIVA NATURALMENTE ADQUIRIDA 

    Imunidade é transferida da mãe para o feto através da transferência placentária de IgG ou transferência pelo colostro de IgA.

     IMUNIDADE PASSIVA ARTIFICIALMENTE ADQUIRIDA

    Imunidade é frequentemente transferida artificialmente pela injeção com gamaglobulinas de outros indivíduos ou gamaglobulinas de um animal imunizado. A transferência passiva de imunidade com globulinas imunes ou gamaglobulinas é praticada em numerosas situações agudas ou infecções (difteria, tétano, sarampo, phtheria, tetanus, measles, hidrofobia, etc.), envenenamento (insetos, répteis, botulismo), e como uma medida profilática (hipogamaglobulinemia). Nessas situações, gamaglobulinas de origem humana são preferíveis embora anticorpos específicos desenvolvidos em outras espécies são eficientes e são usados em alguns casos (envenenamento, difteria, tétano, gangrena gasosa, botulismo). Enquanto esta forma de imunização tem a vantagem de prover proteção imediata, gamaglobulina heterólogas são eficientes durante apenas por uma curta duração e frequentemente resulta em complicações patológicas (doença do soro) e anafilaxia. Imunoglobulinas homólogas têm o risco de transmitir hepatites e HIV. Transferência passiva de imunidade mediada por célula pode também ser conseguida em certas doenças (cancer, imunodeficiência). Entretanto, é difícil encontrar doador com histocompatibilidade adequada e há risco severo de doença do tipo rejeição enxêrto x hospedeiro.

    IMUNIDADE ATIVA

    Esta se refere à imunidade produzida pelo corpo após exposição de antígenos.

     IMUNIDADE ATIVA NATURALMENTE ADQUIRIDA

    Exposição a diferentes patógenos leva a infecções sub-clínicas ou clínicas que resultam em uma resposta imune protetiva contra esses patógenos.

     IMUNIDADE ATIVA ARTIFICIALMENTE ADQUIRIDA

    Imunização pode ser conseguida ao administrar patógenos vivos ou mortos ou seus componentes. Vacinas usadas para imunização ativa consistem em organismos vivos (atenuados), organismos completos mortos, componentes microbianos ou toxinas secretadas (que tenham sido detoxificadas).

    Ref. Biblipgráfica: http://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/patologia/HELIOJOSEMONTASSIER/ed-12-vacinas-e-imunoterapia.pdf

  • Tanto em pequena ou grande quantidade haverá produção de anticorpos

    Questão mal elaborada

  • Tanto faz uma grande ou pequena quantidade. Muito relativo esta alternativo, o que é grande quantidade para um, não é para o outro.


ID
2366764
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação ao Sistema Imunológico, lembramos apenas da defesa por meio dos anticorpos. Mas algumas células, como os macrófagos, são capazes de englobar e digerir invasores em um processo denominado

Alternativas
Comentários
  • Com relação ao Sistema Imunológico, lembramos apenas da defesa por meio dos anticorpos. Mas algumas células, como os macrófagos, são capazes de englobar e digerir invasores em um processo denominado

    D- o próprio nome das Células macrofagos faz referência ao processo de Fagocitose.


ID
2372047
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca do sistema imunológico humano, julgue o próximo item.

Entre os exames que auxiliam no diagnóstico de leucemia, estão o esfregaço de sangue periférico e a citometria de fluxo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    A citometria de fluxo é uma poderosa ferramenta que possibilita realizar a separação, a contagem individual de células e detecção de biomarcadores proteicos. A partir de um feixe de laser incidente, é feita a medição da dispersão e da fluorescência do feixe de laser refletido pela da amostra celular


ID
2372050
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca do sistema imunológico humano, julgue o próximo item.

Ao receber sinais de várias partes do corpo e enviar moléculas sinalizadoras capazes de alterar a atividade fisiológica de outros órgãos, o sistema imunológico atua como uma espécie de “órgão sensorial”.

Alternativas
Comentários
  • A histamina tem função vasodilatadora e é um dos principais envolvidos na resposta inflamatória anafilática e na resposta alérgica, sendo diretamente responsável está intimamente envolvida em processos como o aparecimento de edemas, vermelhidão e coceira. Ela é armazenada nos mastócitos(sistema imunológico) e sua liberação ocorre diente de estimulação, como no caso da hipersensibilidade imediata e nas reações alérgicas pela interação do antígeno anticorpo na superfície dos mastócitos.

    Abraham L. Kierszenbaum. Histologia e Biologia celular, Uma introdução à patologia. 3ª edição. Elsevier, 2012


ID
2384434
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As imunoglobulinas podem ser classificadas em isótipos, alótipos e idiótipos. A respeito desse assunto, analise as afirmativas.
I. Os isótipos referem-se à existência das mesmas classes de imunoglobulinas em indivíduos da mesma espécie.
II. Os alótipos indicam que há múltiplos alelos gênicos em uma população que determinam pequenas diferenças na sequência dos aminoácidos das imunoglobulinas.
III. Os idiótipos são as imunoglobulinas individuais, próprias de cada indivíduo.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ISOTIPOS

    Definição
    Isotipos são determinantes antigênicos que caracterizam classes e subclasses de cadeias pesadas e tipos e subtipos de cadeias leves.

    Isotipos são encontrados em todos os indivíduos NORMAIS na espécie. O prefixo  Iso quer dizer o mesmo em todos os membros da espécie.

    ALOTIPOS

    Definição
    Alotipos são determinantes antigênicos especificados por formas alélicas dos gene de Ig.

    Alotipos representam poucas diferenças nas sequências de aminoácidos de cadeias pesadas e leves de diferentes indivíduos. Mesmo a diferença de um único aminoácido pode levar a um determinante alotípico, embora em muitos casos o que tem ocorrido é a substituição de vários aminoácidos.

    IDIOTIPOS (Id)

    Definição
    Determinantes antigênicos únicos presentes em moléculas de anticorpo individuais ou em moléculas de idêntica especificidade.

    27/11/2017


ID
2384437
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A IgA (imunoglobulina A) é sintetizada por plasmócitos frente a um estímulo específico. Analise os itens abaixo.
I. Neutralização de toxinas.
II. Efetiva principalmente contra bactérias gram-negativas.
III. Responsável pela defesa das mucosas.
IV. Responsável pela principal defesa no colostro.
Assinale a alternativa incorreta sobre a função e ação da IgA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    .

    A Imunoglobulina A (IgA) é um anticorpo que participa da imunidade das mucosas que recobrem órgãos como intestino, estômago e boca. Sua função é proteger a superfície das mucosas contra vírus, bactérias (não necessariamente as Gram-negativas) e outros micro-organismos invasores, impedindo a fixação e proliferação dos mesmos.

    A IgA está presente no sangue e líquidos orgânicos como saliva, leite materno, colostro, lágrima e liquor (líquido que protege o cérebro e a medula espinhal), bem como em secreções respiratórias, intestinais, genitais e urinárias.


ID
2384446
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Antígenos são substâncias capazes de provocar uma resposta imunológica. A respeito desse assunto, analise as afirmativas.
I. Os antígenos com maior peso molecular, em geral, têm alta capacidade antigênica devido a sua complexidade estrutural e os sítios de ligação.
II. Determinante antigênico é a parte ativa da molécula, a porção que determina a resposta imunológica. Favorecem o reconhecimento às regiões específicas do TCR’s e anticorpo.
III. Os epítopos, quando localizados nas porções internas, não têm contato com o sistema imunológico, só provocam uma resposta quando exteriorizados.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

    Sobre a III:

    Alguns sítios de ligação de anticorpos encontram -se na superfície do antígeno, enquanto outros são internos. Os epítopos internos são expostos apenas quando o antígeno foi parcialmente degradado in vivo por macrófagos de processamento de antígenos.

     

  • Gabarito A.

    .

    Alguns esclarecimentos:

     

    Epitopo = Determinante antigênico

    TCR = células T


ID
2389702
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o sistema imunitário, considere as afirmações a seguir:

I. O sistema imunitário é fundamental para a luta do corpo contra doenças, está centralizado nas células de defesa principais, os linfócitos.
II. Os linfócitos são encontrados nos órgãos linfáticos, que incluem a medula óssea, os linfonodos, o baço, as tonsilas e os nódulos linfáticos agregados no intestino delgado.
III. As duas classes principais de linfócitos, as células T e as células B, atacam antígenos de maneiras diferentes.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I, II e III

  • O tópico II faltou incluir que os linfócitos estão presentes na circulação sanguínea, o que compreendo como afirmação incompleta.

  • "[...] centralizado nas células de defesa principais, os linfócitos" E os outros leucócitos? Achei ruim afirmar que é centralizado... sendo que é super difuso, vários mecanismos...


ID
2436346
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As reações de reconhecimento entre antígeno e anticorpo são a base dos imunoensaios. Com relação aos imunoensaios, avalie se é correto afirmar que:

I. Nos ensaios de imunodifusão, o antígeno ou o anticorpo se difunde em um meio gelificado e, quando se encontram, formam precipitados com cristais.

II. Os imunoensaios utilizam marcadores específicos para a emissão do sinal que será detectado pelos equipamentos de leitura. Nos ensaios fluorimétricos e quimioluminescentes, a detecção do sinal é realizada pela contagem de fótons de luz.

III. No ensaio de nefelometria, as reações de precipitação entre antígeno e anticorpo produzem um aumento da absorção da luz incidente, enquanto que na turbidimetria produzem um aumento da intensidade de luz dispersa. Ambas as técnicas podem ser aplicadas nas determinações de proteínas de significado clínico em qualquer fluido corporal, desde que essas proteínas apresentem tamanho molecular suficientemente grande para a formação dos imunocomplexos de precipitação.

IV. A técnica de imunofluorescência indireta é caracterizada pela detecção de um antígeno em células ou tecidos que foram preparados em blocos de parafina e reagido com anticorpo específico marcado com fluorocromo.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Imunologia é sempre complicado.

  • A alternativa IV está incorreta pois a técnica descrita trata-se da Imuno-histoquímica.
  • Não entendi, porque a afirmativa I está errada. O princípio da imunodifusão é na difusão de substâncias solúveis por movimentos moleculares ao acaso em meio gelificado como o ágar ou gel de agarose. Enquanto, as moléculas estão livres continua ocorrendo difusão, até que se formam imunocomplexos de elevado peso molecular e que, devido ao tamanho, ficam imobilizados no gel, permitindo a visualização do imunocomplexo como a turvação nítida, que é o imunoprecipitado.

    Alguém sabe o errado? Seria os cristais?


ID
2444734
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Texto 1: A candidata a uma vacina que poderá proteger os seres humanos da esquistossomose passou na fase inicial dos testes clínicos. Totalmente desenvolvida no Brasil, ela tem como alvo o verme Schistosoma mansoni, que provoca a doença. O imunizante usa uma proteína chamada de Sm14 para que o ataque do parasita no corpo humano seja neutralizado.
(Fonte.: http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/05/19/vacina-contra-esquistossomose/> Acessado em 08/08/2016.)

Texto 2: Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu conseguiram autorização do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar testes em humanos do soro antiapílico (antiveneno de abelhas). O soro, composto por uma imunoglobulina heteróloga, será o primeiro do mundo.
(Fonte: <http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/soro-antiveneno-de-abelha-comeca-ser-testado-em-humanos-este-mes-19046264> . Acesso: 24/04/16.)

A proteína Sm14 e a imunoglobulina heteróloga atuam no organismo, respectivamente, como: 

Alternativas
Comentários
  • D. antígeno e anticorpo.



  • Observem.

    O texto 1 trata de uma VACINA, que funciona como IMUNIZANTE utilizando a proteína Sm14. Imunizantes são substâncias aplicadas no organismo da pessoa que recebe a vacina, funcionando como ANTÍGENOS que vão estimular a produção de anticorpos contra o ataque de bactérias ou vírus.

    O texto 2 fala da produção de SORO para ser utilizado após o ataque de abelhas. O soro, em geral, é geralmente produzido num organismo de um animal, que produz ANTICORPOS e estes são selecionados, coletados e acondicionados no SORO. Esse soro contendo ANTICORPOS é aplicado na pessoa que recebe o ataque de um outro animal (no caso, abelhas) para que o organismo tenha uma resposta rápida ao agente estranho.

    Resposta, letra D.


ID
2481313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

       Sobreviventes da gripe H1N1 têm a chave para nova vacina

      Conforme relatos de cientistas, as pessoas que se recuperaram da gripe H1N1, a qual se tornou pandemia em 2009 e ficou conhecida como gripe suína, desenvolveram anticorpos incomuns que as protegem de diferentes cepas de gripe.

      Os especialistas surpreenderam-se ao descobrir que a imunidade dos pacientes a novas gripes poderia impulsionar as pesquisas para a produção de uma vacina universal contra uma série de cepas que existiram por décadas, destacou o estudo publicado no Journal of Experimental Medicine.

      Cientistas dos Estados Unidos examinaram nove pacientes que haviam adoecido no ano anterior e descobriram neles anticorpos que, testados em ratos, os protegeram de uma dose letal de, pelo menos, outras três cepas de gripe, inclusive da aviária.

               Internet:<www.correiobraziliense.com.br>(com adaptações).


Com base nas informações acima e nos conhecimentos a elas correlatos, julgue o item seguinte.

Os anticorpos reconhecem os vírus pelas proteínas presentes na membrana plasmática desses organismos celulares.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Os anticorpos são proteínas que atuam defendendo nosso corpo contra micro-organismos e substâncias estranhas, que são chamadas de antígenos. Essas proteínas ligam-se a um determinado antígeno e causam a sua destruição ou, então, fazem com que ele pare sua atividade. 

  • Os vírus não são considerados organismos celulares, nem têm membrana plasmática

  • o virus quando penetra na corrente sanguinea ele recebe o nome de ANTIGENO, logo ele é detectado pelos fagocitos ( imagine que eles são monstros que comem sujeira) que "comem" um pedaço de virus, passa as "informações" para os LINFACITOS T que passa para os LINFOCITOS B que vai até o glanguio produtor anticorpos para isolar TODO o virus para o o MACROFAGOTICO "come" todo o virus. Lembrando que se ele estiver numa celular ela é detectada e destruida, não precisa colar amostra da membrana.

  • Falso, pois os anticorpos reconhecem os vírus pelos ANTÍGENOS presentes na membrana plasmática dos vírus, bactérias ou fungos. 
     

    ANTÍGENO é toda substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos. Geralmente, é uma proteína ou um polissacarídeo. Podem ser encontrados nos envoltórios de vírus, bactérias, fungos, protozoários e vermes parasitas.

     

    A questão está errada, pois nem sempre é uma proteína que stá no envoltório de um corpo estranho.

  • A afirmativa feita no enunciado da questão deve ser analisado por dois pontos: primeiro a forma de reconhecimento dos anticorpos com os vírus e segundo, o fato de apresentar o vírus com membrana plasmática, tecido esse que não é existente nos vírus. Os vírus são constituídos por uma capsula proteica que envolve o material genético. 

    Alternativa correta: ERRADO


  • O MAIOR ERRO DA QUESTÃO É DIZER QUE É UM ORGANISMO CELULAR!!!! VIRUS É ACELULAR


ID
2481316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

       Sobreviventes da gripe H1N1 têm a chave para nova vacina

      Conforme relatos de cientistas, as pessoas que se recuperaram da gripe H1N1, a qual se tornou pandemia em 2009 e ficou conhecida como gripe suína, desenvolveram anticorpos incomuns que as protegem de diferentes cepas de gripe.

      Os especialistas surpreenderam-se ao descobrir que a imunidade dos pacientes a novas gripes poderia impulsionar as pesquisas para a produção de uma vacina universal contra uma série de cepas que existiram por décadas, destacou o estudo publicado no Journal of Experimental Medicine.

      Cientistas dos Estados Unidos examinaram nove pacientes que haviam adoecido no ano anterior e descobriram neles anticorpos que, testados em ratos, os protegeram de uma dose letal de, pelo menos, outras três cepas de gripe, inclusive da aviária.

               Internet:<www.correiobraziliense.com.br>(com adaptações).


Com base nas informações acima e nos conhecimentos a elas correlatos, julgue o item seguinte.

Caso se conseguisse isolar os anticorpos contra a gripe presentes no organismo dos pacientes que participaram do referido estudo, uma vacina muito eficiente contra essa doença poderia ser fabricada.

Alternativas
Comentários
  • Não se faz vacina isolando anticorpos, e sim isolando o agente causador de doença em pequena quantidade, para o organismo receptor da vacina criar por si só seus anticorpos.

  • Os anticorpos ISOLAM o invazor, logo o invasor fica ISOLADO , a questão trabalhou com a INVERSIDADE do fato, pois para se criar uma vacina você tem que isolar os invazores ( com uma barreira de anticorpos que fazem uma especie de campo de força ao redor do invasor) para que somente assim você consiga colher uma amostra do invasor.

  • Quando há a produção de anticorpos no organismos de pacientes que adquiriram a gripe, esses anticorpos são eficazes, na maioria das vezes apenas para aquele tipo de vírus, ou seja, com o passar do tempo, os vírus se mutam, modificam e ficam mais resistentes aos anticorpos e outros medicamentos quaisquer.

    Alternativa correta: ERRADO


  • a utilização de anticorpos criaria o soro, n a vacina


ID
2580268
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O timo é um órgão linfoide primário situado no mediastino próximo dos vasos da base do coração. Em relação às suas características histológicas e função, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O timo cresce até a puberdade, quando começa sua involução que começa pela zona cortical, os corpúsculos de Hassal e as células reticulares epiteliais são mais resistentes a involução do que os timócitos/linfócitos. É composto por uma zona cortical (mais corada à hematoxilina devido a quantidade de linfócitos T) e uma medular (onde encontram-se os corpúsculos de Hassal. A duas polpas são formadas pelos mesmos tipos celulares, mas em concentrações diferentes. As células mais abundantes são os linfócitos T e as células reticulares epiteliais No final da vida ele é composto em grande quantidade por tecido conjuntivo e adiposo.Os linfócitos multiplicam-se na zona cortical, os sobrevivente migam para a zona medular e entram na corrente sanguínea.O timo não pussui vasos linfáticos aferentes (como há nos linfonodos).


ID
2580322
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quanto aos tipos de leucócitos presentes no sangue, considere as seguintes afirmativas:


1. De 55 a 65%, aproximadamente, são neutrófilos e 2 a 3% são eosinófilos.

2. Cerca de 0,5% são basófilos.

3. De 25 a 35% aproximadamente são linfócitos.

4. De 3 a 10% aproximadamente são monócitos.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.


ID
2585713
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Todos os anos é realizada no Brasil, durante os meses mais frios, a campanha de vacinação contra a gripe, que visa imunizar os grupos mais vulneráveis (idosos e crianças) contra esta doença. Assinale a alternativa correta sobre a vacinação contra a gripe.

Alternativas
Comentários
  • Quero saber quem teve a coragem de marcar a letra C.

     

  • Todo ano ocorre a vacinação contra a gripe, que se apresenta muito eficaz, porem essa doença, por se tratar de uma doença viral, ela não é sempre efetiva, pois existem diversas cepas de virus causador da doença e a vacina abrange somente os grupos mais comuns.

    Alternativa correta: Letra B

      
  • CAIO DAMASCENO: Muito pior é optar pela letra A, que afirma que gripe é bacteriana, quando é exclusivamente viral.

  • NÃO, PAULA VICENTE: Optar pela letra A não influencia na saúde pública. Pela letra C sim, o que é muito pior pois causa riscos reais à população. O que o Caio quis dizer é que tem diversas correntes atualmente defendendo a NÃO vacinação com o argumento de que não tem comprovação científica. Nessa brincadeira diversos pais deixam de vacinar seus filhos diminuindo a porcentagem de cobertura da vacina a aumentando o risco de uma epidemia.


ID
2630116
Banca
CONSULTEC
Órgão
SEC-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Doenças, como malária, dengue e leishmaniose, ainda representam enormes problemas de saúde pública no Brasil. A malária no Brasil encontra-se praticamente restrita à Amazônia, que registrou quase todos os 240 mil casos do último ano. Uma das metas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a malária é que até 2025 seja produzida uma vacina com alto grau de imunização contra a doença. Testes clínicos iniciais mostraram bons resultados de um imunizante baseado na forma infectante do plasmódio atenuada.
Por ser o responsável pelas manifestações mais graves da doença e também o mais estudado dos protozoários causadores da malária, o Plasmodium falciparum serviu como base para a vacina, que foi testada em 40 indivíduos. A técnica utilizada na vacina, a irradiação do organismo transmissor, produz alterações no DNA do plasmódio, que continua capaz de infectar o organismo, mas não de completar seu
desenvolvimento.
Diferente da malária, a dengue não tem preferência: ocorre em todo o país e o mosquito transmissor, em muitas regiões, já é resistente a todos os tipos de inseticidas.
O calazar — a velha leishmaniose que mata em 10% dos casos — atinge, no Brasil, basicamente crianças e pessoas que vivem com o HIV, situação epidemiológica preocupante.
(DOENÇAS como a malária....GARCIA, 2013.).

A produção de vacinas representa um avanço na prevenção de doenças, o que tem promovido melhoria significativa da qualidade de vida das populações humanas.

As vacinas são processos de imunização ativa que envolvem a

Alternativas
Comentários
  • produção de anticorpos específicos pelo sistema imune.

  • por que a letra B está errada?

  • A b tá errada porquê a ação vacinal com esses antígenos não é rápida e imediata, a princípio ela gera uma resposta primária que é lenta (5 a 10 dias para estar pronta) e formar memória imunológica e resposta humoral.

    Ai depois da formação de células de memória, elas sim que vão reconhecer o antígeno bem mais rapidamente numa segunda exposição e gerar uma resposta bem veloz.


ID
2632507
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nem sempre é seguro colocar vírus inteiros numa vacina. Alguns são tão perigosos que os cientistas preferem usar só um de seus genes - aquele que fabrica o antígeno, proteína que é reconhecida pelas células de defesa. Uma dessas vacinas de alta tecnologia é a anti-hepatite B. Um gene do vírus é emendado ao DNA de um fungo inofensivo, que passa, então, a produzir uma substância que é injetada no corpo humano.

Vírus: guerra silenciosa. Superinteressante, n. 143, ago. 1999 (adaptado).


A função dessa substância, produzida pelo fungo, no organismo humano é

Alternativas
Comentários
  • O Fungo é apenas um hospedeiro para o vírus de interesse. Ele irá multiplicar o vírus (o antígeno dele) dentro do corpo humano que irá reconhecer mais antígenos para a produção de anticorpos e a memória imunológica. Letra E)

  • A função geral da vacina é proteger o organismo que a toma. Isso se dá quando é injetado o virus, ou parte dele, como apresentado no enunciado para que o organismo humano se encarregue da produção de anticorpos.

    Alternativa correta: Letra E

     
  • imunização primária e secundária

  • Basta ter bastante cuidado quando lê o texto. Ele cita o processo, mas você deve se atentar que o que o fungo está produzindo é a vacina, que tem como função estimular a produção de anticorpos no nosso organismo.

    Letra E


ID
2666431
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Do ponto de vista fisiológico, anticorpos são moléculas proteicas produzidas e secretadas por células do sistema imune de mamíferos, conhecidas como linfócitos B. Reconhecem e atacam alvos moleculares específicos, os antígenos, presentes em agentes invasores, como, por exemplo, vírus, bactérias, fungos e células tumorais. Atualmente, algumas empresas brasileiras de biotecnologia vêm desenvolvendo anticorpos em laboratório. Um dos primeiros produtos é utilizado para detecção precoce da ferrugem asiática da soja, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, capaz de dizimar plantações. Há ainda a produção de kits para fins de pesquisa e diagnóstico de antígenos específicos de interesse para a saúde pública, como hepatite A, B e C, leptospirose e febre amarela.

VASCONCELOS,Y In: Anticorpos de valor. Pesquisa FAPESP. N° 170, abr. 2010 (adaptado).


O desenvolvimento de anticorpos específicos por empresas de biotecnologia será benéfico para a saúde pública, porque proporcionará

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá seus ciscadores de questões... 
    Prontos para entender essa questão cabulosa? Então booooora lá!!! 
    Olhou a questão e bateu o desespero? 
    É... o ENEM tá ficando cada vez mais difícil, mas dá nada não... 
    A gente mata no peito e chuta pro gol...

     

    Os anticorpos específicos agem mais rapidamente e com maior intensidade. A saúde pública se beneficiará pois, com o tratamento específico e em estágios iniciais, a probabilidade do resultado ser eficaz é muito maior.

     

    Logo, portanto, enfim,,, o gabarito éééé: 

     

    O tratamento de doenças nos estágios iniciais de seu desenvolvimento.

     

    Errou? Acertou? 
    Tem algum macete para resolver mais rápido?
    Curti aqui e me fala... 

     

    E lembre-se sempre: ''Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistencia é a amiga da conquista. Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz."  - Bill Gates.
     

     

  • @Elielson voce é o melhor cara lkkkkkkkkkkkkkkkkk, espero que voce seja professor pq sinceramente kkkkkkkk nao ha outra profissao em que voce possa ser melhor do que ensinar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

  • "Um dos primeiros produtos é utilizado para detecção precoce". Quando ele cita no texto detecção precoce significa que esses anticorpos vão reconhecer, ainda que inicialmente, as células invasores e consequentemente a resposta do seu organismo vai ser muito mais rápida.

    Letra D

  • A questão pode ser resolvida com a interpretação de texto, apenas.

    No último período do texto motivador temos: “Há ainda a produção de kits para fins de pesquisa e diagnóstico de antígenos específicos de interesse para a saúde pública, como hepatite A, B e C, leptospirose e febre amarela.” Ou seja, a partir do momento que os antígenos, na saúde pública, serão utilizados para pesquisa e diagnóstico, tem-se que essa técnica auxiliará no tratamento de doenças em seu estágio inicial de desenvolvimento.

  • O corpo humano tem uma defesa contra antígenos basicamente realizada por dois tipos de leucócitos, células do sistema imunológico: os macrófagos, que são células fagocitárias responsáveis por digerir elementos estranhos no corpo, e os linfócitos, responsáveis por criar proteínas (anticorpos) que atacam os micro-organismos invasores. A biotecnologia desenvolve anticorpos em laboratório para que doenças possam ser identificadas precocemente e o tratamento seja mais eficaz. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Analisando as alternativas sobre o benefício desse desenvolvimento de anticorpos:
    a) quando ocorrem campanhas de vacinação, o que é aplicado são antígenos inativados para que o organismo possa desenvolver os anticorpos específicos. A biotecnologia está desenvolvendo os anticorpos em laboratório. Incorreta.
    b) a terapia gênica consiste em modificar geneticamente alguma célula, e não curar doenças, ou seja, não é o que a biotecnologia desenvolve a respeito dos anticorpos. Incorreta.
    c) esse desenvolvimento de anticorpos não afeta moléculas de DNA, então não ocorrem mutações em vírus. Incorreta.
    d) com a identificação precoce das doenças pelo desenvolvimento dos anticorpos em laboratório, o tratamento tem maior eficácia. Correta.
    e) o combate aos parasitas não faz parte do trabalho do desenvolvimento de anticorpos. Incorreta.

    Gabarito do professor: D
  • Se a produção é de anticorpos, a aplicação será de forma passiva, ou seja, a pessoa irá receber os anticorpos prontos. Anticorpos prontos possuem uma resposta rápida, mas o efeito é passageiro, logo, ele serve para tratamento. Ex: soro

  • Vacina: ESTIMULA a produção de anticorpos. Se eles já estão prontos/fabricados, é tratamento.

  • O corpo humano tem uma defesa contra antígenos basicamente realizada por dois tipos de leucócitos, células do sistema imunológico: os macrófagos, que são células fagocitárias responsáveis por digerir elementos estranhos no corpo, e os linfócitos, responsáveis por criar proteínas (anticorpos) que atacam os micro-organismos invasores. A biotecnologia desenvolve anticorpos em laboratório para que doenças possam ser identificadas precocemente e o tratamento seja mais eficaz. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Analisando as alternativas sobre o benefício desse desenvolvimento de anticorpos:

    a) quando ocorrem campanhas de vacinação, o que é aplicado são antígenos inativados para que o organismo possa desenvolver os anticorpos específicos. A biotecnologia está desenvolvendo os anticorpos em laboratório. Incorreta.

    b) a terapia gênica consiste em modificar geneticamente alguma célula, e não curar doenças, ou seja, não é o que a biotecnologia desenvolve a respeito dos anticorpos. Incorreta.

    c) esse desenvolvimento de anticorpos não afeta moléculas de DNA, então não ocorrem mutações em vírus. Incorreta.

    d) com a identificação precoce das doenças pelo desenvolvimento dos anticorpos em laboratório, o tratamento tem maior eficácia. Correta.

    e) o combate aos parasitas não faz parte do trabalho do desenvolvimento de anticorpos. Incorreta.

    Gabarito do professor: D

  • Vacina → imunização ativa → induz células de memória a produzir anticorpos

    Soro → imunização passiva → te dá o anticorpo pronto

    Apesar de começar falando sobre linfócitos B, o texto basicamente está discorrendo sobre soro. Nesse sentido, a resposta é a (D). Soro se usa quando a doença já está em desenvolvimento, mas em estágios iniciais ainda, do contrário, será ineficaz. O maior exemplo é o soro para combater veneno de animal peçonhento. A vacina, por sua vez, é de caráter eminentemente preventivo. Vacina-se antes de a doença chegar ao sujeito.

  • pelo amor de Deus


ID
2735884
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Marque a opção que apresenta corretamente a definição de Vacinas-DNA?

Alternativas
Comentários
  • Gab.: A


    Comentário: As vacinas de DNA ou vacinas gênicas não são baseadas no próprio patógeno, como as vacinas atenuadas ou inativadas e sim, na informação genética do mesmo. Dessa forma, essa informação genética codifica uma ou mais proteínasdo organismo patogênico, utilizando a maquinaria do próprio hospedeiro. Essas proteínas são denominadas antígenos e irão ativar o sistema imunológico do receptor da vacina, levando à produção de anticorpos, de células citotóxicas e de células de memória. Assim, quando o indivíduo entrar em contato com esse patógeno, não desenvolverá a doença e, inclusive, poderá estar protegido por toda a sua vida. Ademais, a ativação da resposta imunológica celular faz com que as vacinas de DNA apresentem potencial aplicação na terapêutica contra o câncer.


    Fonte: http://profissaobiotec.com.br/dna-nova-era-das-vacinas/


    Bons estudos!!!!


ID
2739838
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Marque a alternativa INCORRETA sobre o sistema imunológico.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E: As principais células atacadas pelo vírus HIV são as células T CD4 auxiliares. Elas são como o general de batalha. Sem o seu comando, a batalha não ocorre.

  • seriam as OS LINFOCITOS T8 responsaveis por combater virus e cancer?

  • Entre as células de defesa estão os linfócitos T-CD4+, principais alvos do HIV, vírus causador da aids, e do HTLV, vírus causador de outro tipo de doença sexualmente transmissível. São esses glóbulos brancos que organizam e comandam a resposta diante dos agressores. Produzidos na glândula timo, eles aprendem a memorizar, reconhecer e destruir os microrganismos estranhos que entram no corpo humano.

  • TCD4 ( AUXILIAR OU HELPER ) , Principal celula atacada pelo virus ( HIV ) , sendo suprimida ou destruida , como sendo o protagonista do desencadeamento do sitema imune , o corpo fica desprovido da ativação por completo .... desta forma o corpo fica exposto a inumeros patogenos externos ( Tuberculose , h1n1 , casos de Diarreia entre outros .....


ID
2749084
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alguns patógenos, como vírus e protozoários, possuem enorme alteração na expressão dos epítopos. O tripanossomídeo Trypanosoma brucei, causador da doença do sono, por exemplo, pode apresentar, aproximadamente, 1000 mudanças aleatórias periódicas. Essa grande variação antigênica se torna uma vantagem para esses patógenos, uma vez que a alteração dessas proteínas

Alternativas
Comentários
  • Alterando suas proteínas que são reconhecidas pelas células de defesa, eles estão dificultando o reconhecimento e portanto, a resposta do hospedeiro ao parasito.


ID
2788597
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sistema imunológico contém vários tipos de células com diferentes funções na linha de defesa do organismo. As células desse sistema com a principal função de produzir anticorpos são denominadas:

Alternativas
Comentários
  • D. linfócitos.

  • O sistema imunológico é responsável pela defesa contra os antígenos que tentam invadir o corpo e é formado pelos glóbulos brancos, onde encontramos os leucócitos e linfócitos. Os leucócitos são células que fagocitam os elementos estranhos e alertam o sistema imune. São eles: neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos/macrófagos, mastócitos e células dendríticas. Os linfócitos são células que criam anticorpos específicos e atacam os microrganismos. São eles: linfócito B, plasmócito, linfócito T e célula natural killer. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    De acordo com as opções:
    a) neutrófilos. São células fagocitárias. Incorreta.
    b) monócitos. Células fagocitárias. Incorreta.
    c) macrófagos. Monócitos diferenciados. Incorreta.
    d) linfócitos. Células que criam anticorpos específicos. Correta.

    Gabarito do professor: Letra D.

  • NEUTRÓFILOS - realizam fagocitose.

    MONÓCITOS - é um dos cinco tipos principais de  existentes e originam-se na . Após sua origem e , os monócitos movem-se para a corrente sanguínea e permanecem nela por algumas horas até finalmente migrar para os tecidos, onde diferenciam-se em ;

    MACRÓFAGOS - realizam a fagocitose. O macrófago fagocita células danificadas e envelhecidas, restos celulares, agentes estranhos e partículas inertes. As demais funções do macrófago variam conforme o local onde ele é encontrado e da denominação recebida.

    LINFÓCITOS - Essas células são tipos específicos de glóbulos brancos, estão diretamente ligados ao reconhecimento e destruição de vírus e bactérias, e podem ser classificadas em três tipos: linfócitos T, linfócitos B e células NK.


ID
2833531
Banca
FUNTEF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo o Ministério da Saúde (2018), no início do século XX, as doenças imunopreveníveis como poliomielite e varíola eram endêmicas no Brasil, causando elevado número de casos e mortes em todo o país. As ações de imunização e, especialmente, o Programa Nacional de Imunizações foram responsáveis por mudar o perfil epidemiológico das doenças imunopreveníveis no Brasil. Sobre o tema vacinação e doenças imunopreveníveis, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A.  O sarampo, doença causada por um vírus, é extremamente contagioso e transmitido por via respiratória. Pode tornar-se uma doença bastante grave em crianças pequenas e em idosos, podendo levar à morte. A vacinação é a principal forma de prevenção.


  • (A) - CORRETA

    (B) - ERRADA - A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, por meio de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). 

    (C) - ERRADA - Existe vacina disponível para Febre Amarela.

    (D) - ERRADA - Vacinas desencadeiam mecanismo de imunização ativa, pois induzem a produção de anticorpos.


ID
2904925
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta características das imunoglobulinas humanas.

Alternativas
Comentários
  • As cadeias polipeptídicas L e H são subdivididas em regiões variáveis e regiões constantes.

  • correção:

    a) Imunoglobulinas são glicoproteínas constituídas de cadeias polipeptídicas leve (L) e variável (V). leve e pesada

    b) correta

    c)classes de imunoglobulinas são: IgG, IgM, IgA, IgD e IgE

    d) as cadeias sao ligadas por pontes dissulfeto

    e) uma região aminoterminal: cadeias leves e pesadas compostas por regiões variáveis que participam do reconhecimento de Ag.

  • A questão fala sobre as imunoglobulinas humanas e pede qual alternativa apresenta corretamente as características dessas imunoglobulinas. As imunoglobulinas ou gamaglobulinas (anticorpos) são glicoproteínas produzidas a partir dos linfócitos B, onde são utilizadas pelo sistema imune na identificação e neutralização de antígenos. Em sua estrutura apresentam duas cadeias leves e duas cadeias pesadas, ligando-se através de pontes dissulfetos, com uma região variável e uma constante em cada cadeia.

    Cadeias leves: Kapa (κ) e Lambda (λ)
    Cadeias pesadas:  α - IgA, δ - IgD, ε - IgE, γ - IgG e μ - IgM.

    As moléculas de anticorpo são subdivididas em classes de imunoglobulinas definidas pelos domínios constantes de suas cadeias pesadas.
    IgA: imunidade de mucosas como colostro, saliva, trato respiratório, gastrointestinal, urinário e genital. Confere imunidade passiva (mãe para filho).
    IgE: reações de hipersensibilidade (alergias) e resposta antiparasitária (helmintos).
    IgG: respostas secundárias e ativação do sistema complemento, mais abundante no sangue.
    IgM: resposta primária do sistema imune atuando como receptor de ativação do sistema complemento e receptor de antígeno dos linfócitos B (adultos).
    IgD: encontrada na membrana de linfócitos imaturos. (Montassier, Helio J. Anticorpos e imunoglobulinas. Disponível em https://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/patol.... Acesso em junho de 2021)


    Fonte da imagem: site fcav.unesp.br


    São características das imunoglobulinas humanas.


    A) Imunoglobulinas são glicoproteínas constituídas de cadeias polipeptídicas leve (L) e variável (V).  Elas são constituídas por cadeias leves e pesadas e não por cadeias variáveis. O que pode ser variável é a região de uma cadeia. Incorreta.


    B) As cadeias polipeptídicas L e H são subdivididas em regiões variáveis e regiões constantes . Essas são as subdivisões de cadeias, que podem apresentam regiões variáveis e regiões constantes em cada cadeia, especificando seu anticorpo. CORRETA.
     
    C) Existem 5 classes de imunoglobulinas: IgG, IgM, IgA, IgD e IgY. As cinco classes de imunoglobulinas são IgG, IgM, IgA, IgD e IgE. A IgY não faz parte das imunoglobulinas. Incorreta.

    D) Cada molécula de IgG é formada por 4 cadeias polipeptídicas ligadas por pontes de hidrogênio. As moléculas de IgG e as demais são ligadas por pontes dissulfetos, e não por pontes de hidrogênio. Incorreta.

    E) As imunoglobulinas possuem duas porções amino-terminal, sendo uma das extremidades formada por cadeia pesada e a outra por cadeia leve.  Elas apresentam apenas uma porção amino-terminal formada por cadeias leves e pesadas. Incorreta.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
2918239
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sistema imunológico humano pode falhar em sua função de reconhecer tecidos e órgãos como elementos próprios do corpo e passar a atacá-los como se fossem estranhos. Esse erro de identificação é denominado autoimunidade agressiva e desencadeia as chamadas doenças autoimunes, as quais decorrem da ação de anticorpos que reagem contra o próprio corpo ou de linfócitos T autoagressivos.


 ALISSON, Elton. Estudo avança compreensão de como surgem as doenças autoimunes.

Disponível em: http://agencia.fapesp.br. Acesso em: 6 ago. 2018 (adaptado).


Em relação aos anticorpos e aos linfócitos T, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • B - anticorpos estão envolvidos na resposta imune humoral e linfócitos T, na resposta imune celular.


ID
2929570
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao processo inflamatório agudo, é correto afirmar que se observa a presença

Alternativas
Comentários
  • Nos primeiros 30 a 60 minutos da resposta inflamatória as células fagocíticas (leucócitos polimorfonucleares (neutrófilo, eosinófilo, basófilos e mastócito)) são fundamentais atuando na defesa da área, na tentativa de destruir o invasor. Após 56 horas macrófagos e linfócitos entram em ação suplementando a atividade fagocítica.

    Fonte: Benjamini, Coico e Sunshine, imunologia, quarta edição.


ID
2995999
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Vacina é uma preparação biológica que fornece imunidade ativa a um indivíduo contra uma ou mais doenças.


A vacina tríplice viral contém em sua composição vírus vivos “atenuados” para proteger os indivíduos contra as seguintes doenças:

Alternativas
Comentários
  • A vacina tríplice viral é preparada a partir de vírus vivos atenuados:

    Resposta: C

  • O corpo humano nasce sabendo realizar a defesa contra algumas ameaças, e outras defesas adquire no decorrer da vida. Uma das formas de adquirir defesa é a partir de vacinas que conferem imunidade ao organismo. A imunização pode ser de forma ativa, com o próprio organismo produzindo anticorpos ao ser invadido por um antígeno; de forma passiva, com anticorpos pré-formados contra determinado antígeno, mas não duradouro; ou de forma artificial, induzida por meio da vacinação inoculando micro-organismos vivos atenuados ou mortos, ou de componentes inativados. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)



    Analisando as alternativas:
    a) catapora (tetravalente viral), tuberculose (BCG) e paralisia infantil (poliomelite) possuem vírus vivo atenuado, mas não são tríplice viral. Incorreta.
    b) coqueluche (DTP), dengue (ainda em testes) e difteria (DTP), coqueluche e difteria com vírus inativados, e não fazem parte da tríplice viral. Incorreta.
    c) caxumba, rubéola e sarampo (tríplice viral) com vírus vivo atenuado. Correta.
    d) tétano (DTP), hepatite e febre amarela, tétano e hepatite com vírus inativado e febre amarela com vírus vivo atenuado. Incorreta.

    Gabarito do professor: C.

ID
2996005
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os monócitos desenvolvem-se a partir da medula óssea, depois circulam na corrente sanguínea e deslocam-se para os tecidos onde se diferenciam em

Alternativas
Comentários
  • Os macrófagos são responsáveis pela proteção dos tecidos, os mantém livres e corpos estranhos.

  • O sistema imunológico é composto por diversas células de defesa chamada de glóbulos brancos. Essas células são circulantes no corpo e atuam como protetoras de forma específica para cada tipo de invasor do organismo. Inicialmente, os fagócitos capturam as substâncias estranhas encontradas e alerta o sistema imunológico para, posteriormente, os linfócitos entrarem em ação. Os invasores são, então, englobados e destruídos pelos macrófagos. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    De acordo com as funções de cada célula de defesa:
    a) eosinófilos (produzem heparina e resposta a alergia). Incorreta.
    b) linfócitos (resposta imunológica). Incorreta.
    c) mastócitos (liberação da histamina). Incorreta.
    d) macrófagos (monócitos diferenciados). Correta.

    Gabarito do professor: D.


  • macrófago é uma importante célula do sistema imunitário, proveniente da linhagem mieloide do sistema hematopoiético, tendo como percursor o monócito. Tem capacidade fagocítica estando envolvida na eliminação de células/partículas estranhas ao organismo. A principal função dos macrófagos é realizar a fagocitose. O macrófago fagocita células danificadas e envelhecidas, restos celulares, agentes estranhos e partículas inertes. ... Dessa forma, os macrófagos alertam o sistema imunológico sobre a presença de um agente estranho no organismo.

    ALTERNATIVA: D


ID
3007324
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os mecanismos de redistribuição de células aderidas a uma superfície, a divisão celular e o espalhamento sobre uma superfície, e o recrutamento de células a partir do fluido adjacente na colonização de uma superfície atuam:

Alternativas

ID
3041878
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O número de pessoas que se recusam a vacinar seus filhos, influenciadas principalmente por informações não científicas veiculadas nas redes sociais, tem crescido significativamente.


Considere as seguintes afirmações sobre as vacinas.

I - A volta de doenças que já haviam sido controladas no país está relacionada à resistência às vacinas, desenvolvida pelos organismos patogênicos.

II - A base do funcionamento das vacinas é a produção de células de memória que facilitarão a proteção contra o patógeno, em contatos futuros.

III- As vacinas consistem em anticorpos isolados de microrganismos causadores de doenças ou mesmo de microrganismos vivos.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • vacinas são baseadas em antígenos inativados ou atenuados


ID
3044887
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sistema imune é formado por células e moléculas responsáveis pela resposta imunológica à introdução de substâncias estranhas. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Os monócitos participam da resposta imunológica inata, com atuação especial nos processos alérgicos e nas infecções parasitárias.

( ) A imunidade adquirida é mediada por linfócitos que se distinguem pela expressão de diferentes moléculas de membrana bem como pelos seus produtos.

( ) As respostas imunes fagocítica, de anticorpos e celular são meios de o organismo se defender quando invadido ou atacado por bactérias, vírus ou outros patógenos.

( ) As respostas imunológicas adquiridas possuem diversas características, sendo duas delas a especificidade e a diversidade, segundo as quais há uma resposta específica para cada antígeno, inclusive para diferentes porções de uma proteína complexa, um polissacarídeo ou outra macromolécula.

( ) A vacina causa ao organismo exposição a infecções, gerando especificidade e memória, sendo considerada um tipo de imunidade passiva.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • letra a estar errada, pois a célula associada a resposta alergica é o mastócito: O exemplo clássico de seu envolvimento em processos inflamatórios são as reações alérgicas em que os mastócitos, juntamente com seu equivalente circulante, o basófilo, em contato com o alérgeno, desencadeiam reação de hipersensibilidade do tipo I via ativação de FcεRI. E nas infecções parasitarias quem responde são os eosinofilos: Os granulócitos eosinófilos são células importantes no combate a infecções, sendo sua ação antiparasitária (helmintos) uma das mais potentes e eficazes do organismo.Fonte:

  • vacina é imunidade ativa, soro imunidade passiva: Os soros, por sua vez, não promovem uma imunização ativa, uma vez que, nesses casos, são inoculados anticorpos previamente produzidos em outro organismo. No caso dos soros, dizemos que ocorre uma imunização passiva.

    fonte:

  • eosinófilo: indica reação alergia ou infecção parasitária. (Fonte: Tortora)

  • A imunidade passiva é a resistência baseada em anticorpos pré-formados em outro hospedeiro.  

    A imunidade ativa é a resistência induzida após o contato com antígenos externos (p. ex., microrganismos). Esse contato pode ocorrer durante infecções clínicas ou subclínicas por meio da imunização por patógenos vivos, inativos ou por seus antígenos, ou pela exposição a produtos microbianos  

    A quinta alternativa é falsa, pois o certo é imunidade ativa e não passiva


ID
3044890
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A artrite reumatoide é uma doença caracterizada pelo ataque do próprio corpo às articulações, o que provoca inchaço, rigidez e dores nas juntas, capazes inclusive de limitar a movimentação no dia a dia. O distúrbio costuma atacar especialmente dedos, joelhos e tornozelos. Em razão desta característica, a artrite reumatoide é classificada como:

Alternativas
Comentários
  • Uma doença autoimune é qualquer condição que tenha origem numa reação imunitária anormal em que o corpo ataca uma parte normal do seu próprio organismo (autoimunidade). Existem pelo menos 80 tipos de doenças autoimunes. Praticamente qualquer parte do corpo pode ser afetada.


ID
3044893
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o complexo principal de histocompatibilidade (MHC), analise as quatro afirmativas abaixo.


I. A função fisiológica das moléculas do MHC é a apresentação de peptídeos às células T.

II. Esses antígenos de transplante são responsáveis pelo reconhecimento antigênico do receptor de células T.

III. As moléculas de anticorpo interagem diretamente com o anticorpo.

IV. O receptor de células T é antígeno – específico.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta os itens corretos.

Alternativas
Comentários
  • Os receptores de células T (TCR), assim como as imunoglobulinas (Ig) ou anticorpos, são receptores antígeno-específicos essenciais para a resposta imune.


ID
3044896
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A área específica da molécula antigênica responsável pela interação com anticorpo ou linfócito T denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Epitopo ou determinante antigênico é a menor porção de antígeno com potencial de gerar a resposta imune. É a área da molécula do antígeno que se liga aos receptores celulares e aos anticorpos. É o sítio de ligação específico que é reconhecido por um anticorpo ou por um receptor de superfície de um linfócito T (TCR).

  • Imunógeno é um antígeno que é capaz de ser reconhecido e estimular uma resposta imune.

    Nem todo antígeno é um imunógeno, mas todos os imunógenos são antígenos.

  • Hapteno é toda molécula que não é imunogênica ao receptor, mas que se for combinada com uma molécula que seja imunogênica, acaba desencadeando uma resposta imune específica


ID
3044899
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As vacinas estão entre as principais conquistas da humanidade. Elas são capazes de estimular a produção de anticorpos no organismo dos indivíduos, imunizando-os. Portanto, as vacinas garantem uma imunização:

Alternativas
Comentários
  • A imunização ativa ocorre quando o próprio sistema imune do indivíduo, ao entrar em contato com uma substância estranha ao organismo, responde produzindo anticorpos e células imunes (linfócitos T). Esse tipo de imunidade geralmente dura por vários anos, às vezes, por toda uma vida. Os dois meios de se adquirir imunidade ativa são contraindo uma doença infecciosa e a vacinação.

    A imunização passiva é obtida pela transferência ao indivíduo de anticorpos produzidos por um animal ou outro ser humano. Esse tipo de imunidade produz uma rápida e eficiente proteção, que, contudo, é temporária, durando em média poucas semanas ou meses. A imunidade passiva natural é o tipo mais comum de imunidade passiva, sendo caracterizada pela passagem de anticorpos da mãe para o feto por meio da placenta e também pelo leite.

  • muito obrigada


ID
3044902
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O primeiro problema enfrentado por pessoas que precisam de um transplante de órgãos ou tecidos é a dificuldade para encontrar um doador compatível. Após conseguir encontrar este doador, outro problema surge: a possibilidade de rejeição, quando o sistema imunológico do receptor não reconhece o novo órgão ou tecido. Esta rejeição aguda mediada por anticorpos pode ser tratada com medicamentos imunossupressores que:

Alternativas
Comentários
  • Reduz a atividade ou eficiência do sistema imunológico


ID
3044905
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação às características das imunoglobulinas humanas, analise as afirmativas a seguir:


I. As imunoglobulinas são glicoproteínas formadas por uma cadeia polipeptídica leve e outra variável.

II. As classes de imunoglobulinas são: IgG, IgM, IgA, IgD e IgY.

III. As cadeias polipeptídicas das moléculas de IgG são ligadas por pontes de sulfeto.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s).

Alternativas
Comentários
  • As imunoglobulinas são glicoproteínas formadas por uma cadeia polipeptídica leve e outra pesada.

  • s classes de imunoglobulinas são: IgG, IgM, IgA, IgD e IgE

    GEDAM

  • Não, pois se referem a dois pensamentos que o autor teve. Grosso modo, duas coisas que ele falaria na presença das pessoas.

  • Não, pois se referem a dois pensamentos que o autor teve. Grosso modo, duas coisas que ele falaria na presença das pessoas.


ID
3044908
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Entre as células que atuam na resposta imune adquirida existem as células efetoras, que possuem a função principal de eliminar os antígenos. Os macrófagos e os monócitos são subtipos destas células e que apresentam a capacidade de englobar e digerir organismos invasores, por um processo chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Endocitose não deixa de estar certo.

  • Fiquei com essa dúvida também

  • Endocitose é um processo que ocorre nas células e tem por objetivo trazer para o interior dessa estrutura substâncias por meio da invaginação da membrana plasmática.

    Exocitose: o processo de exocitose consiste na secreção de produtos para o exterior da célula por meio da fusão das vesículas formadas no interior da célula, que contêm os produtos, com a membrana plasmática

    Apoptose: também conhecida como "morte celular programada" ou "suicídio da célula".

    Pinocitose: Literalmente é o ato de beber realizado pelas células.

    Fagocitose: É o ato de comer realizado pelas células. O termo compreende vários processos, inclusive quimiotaxia, aderência ingestão e digestão de partículas.

    ATENÇÃO: Para facilitar entendimento, devemos lembrar sempre dos prefixos e sufixos, em que na questão aparecem o ENDO e EXO, este de dentro para fora e aquele de fora para dentro.

    RUMO ao CFO


ID
3046204
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IF-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia a seguinte descrição:

“Essas células têm núcleo geralmente bilobulado, apresentam muitas granulações ovoides, nas quais encontra-se um cristaloide ou internum alongado, elétron-denso. O principal componente do internum é uma proteína básica, rica em arginina, responsável por sua acidofilia. Os grânulos específicos são lisossomos. Seu citoplasma é quase inteiramente ocupado por esses grânulos. O retículo endoplasmático, as mitocôndrias e o aparelho de Golgi são pouco desenvolvidos. O número dessas células no sangue aumenta em casos de parasitoses e alergia. Sua atividade defensiva é realizada pela liberação do conteúdo de seus grânulos e pela fagocitose de complexos antígeno-anticorpo.”


A descrição refere-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D.

    Os eosinófilos, ou também conhecidos como acidófilos, são células do sistema imunológico responsáveis pela ação contra parasitas multicelulares e certas infecções nos vertebrados. Eles constituem uma pequena porcentagem (1-3%) dos leucócitos granulócitos circulantes de indivíduos normais sendo que em um adulto são encontrados entre 0 e 400 eosinófilos por milímetro cúbico de sangue. Tanto em parasitoses e casos de alergia há um aumento no número de eosinófilos, também chamado de eosinofilia.

    Fonte: https://www.infoescola.com/citologia/eosinofilos/


ID
3047974
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir acerca do sistema imune inato.


O sistema imune inato reconhece estruturas moleculares que são características de ____________. Essas sustâncias estimuladoras da imunidade inata incluem ácidos nucleicos, proteínas, lipídeos e carboidratos conhecidas como ____________. Esses produtos reconhecidos pelo sistema imune inato são frequentemente essenciais para a sobrevida dos micro-organismos. Esse sistema também é capaz de reconhecer moléculas endógenas liberadas e/ou produzidas por células ____________, e essas substâncias são conhecidas como ____________.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Alternativas
Comentários
  • Ativadores clássicos da imunidade inata são os Padrões Moleculares Associados à Patógenos (PAMPs), ligantes de Toll-like Receptors (TLRs). Disponivel em:

    O sistema imune inato também reconhece moléculas endógenas que são produzidas ou liberadas por células danificadas ou mortas. Essas substâncias são denominadas Padrões Moleculares Associados a Danos (DAMP). Disponivel em:


ID
3047980
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir quanto ao Complexo Maior de Histocompatibilidade (MHC), cuja função é a de apresentar antígenos associados às células para que sejam reconhecidos pelas células T.


O locus do MHC contém dois tipos de genes MHC polimórficos, os genes MHC classe I e de classe II, que codificam dois grupos de proteínas com estrutura diferente, porém homólogas, além de outros genes não homólogos. As moléculas do MHC Classe ____________ são compostas por uma cadeia ____________ em um complexo não-covalente com um polipeptídeo não-polimórfico chamado de ____________, que apresentam peptídeos e são reconhecidas pelos linfócitos ____________. As moléculas MHC Classe ____________ contêm duas cadeias polimórficas, uma cadeia alfa e uma cadeia beta e apresentam peptídeos às células ____________.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Alternativas

ID
3047983
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre os anticorpos.


( ) As moléculas de anticorpos dividem-se em classes e subclasses distintas baseadas nas diferenças estruturais da cadeia leve, gerando os diferentes isotipos denominados de IgA, IgD, IgE, IgG e IgM.

( ) Nos seres humanos, os isotipos que ainda podem ser divididos em subtipos são o IgD (IgD1 e IgD2) e IgG (IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4).

( ) Existem dois isotipos de cadeias leves chamados de kappa e lambda. Uma molécula de anticorpo apresenta duas cadeias leves, sendo uma kappa e a outra lambda.

( ) Os anticorpos monoclonais são produzidos por hibridomas (fusão de um linfócito B de um animal imunizado – camundongo - com uma linhagem celular de mieloma) e cada hibridoma produz apenas uma imunoglobulina.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  •  As moléculas de anticorpos dividem-se em classes e subclasses distintas baseadas nas diferenças estruturais da cadeia leve, gerando os diferentes isotipos denominados de IgA, IgD, IgE, IgG e IgM.

    R: As moléculas de anticorpo são subdivididas em classes de imunoglobulinas definidas pelos domínios constantes de suas cadeias pesadas.

    R: IgD não tem subclasse, apenas IgG e IgA.

    Existem dois isotipos de cadeias leves chamados de kappa e lambda. Uma molécula de anticorpo apresenta duas cadeias leves, sendo uma kappa e a outra lambda.

    R: apresenta apenas uma das duas cadeias, nunca as duas juntas


ID
3049534
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As células sanguíneas vermelhas são semelhantes umas às outras, assim como as plaquetas, porém, existem muitos tipos distintos de células sanguíneas brancas. Estas são tradicionalmente agrupadas em três categorias principais chamadas granulócitos, monócitos e linfócitos, com base na sua aparência ao microscópio óptico.


Sobre estas células, é INCORRETO afirmar que os

Alternativas
Comentários
  • Durante o combate a uma infecção em nosso corpo, os basófilos liberam duas importantes substâncias. A heparina, que é um importante anticoagulante. A outra é a histamina, que atua como vasodilatadora nas alergias

    fonte:

  • O erro na letra C é reações alérgicas

  • BASÓFILOS: Estão envolvidos em reações de hipersensibilidade imediata.

    Tem como funções:

    Possuem fagocitose (englobar e digerir partículas estranhas) lenta.

  • BASÓFILOS

    O que são (significado)

    Os basófilos são células de defesa do nosso organismo, ou seja, são um dos subtipos de leucócitos (glóbulos brancos). Estas células são muito importantes no funcionamento de nosso sistema imunológico.

    Função

    Durante o combate a uma infecção em nosso corpo, os basófilos liberam duas importantes substâncias. A heparina, que é um importante anticoagulante. A outra é a histamina, que atua como vasodilatadora nas alergias.

     Principais características dos basófilos

     - Os basófilos possuem grânulos em seu citoplasma. Estes grânulos são grandes (bem maiores do que o núcleo).

     - Possuem a capacidade de liberar heparina e histamina durante o processo de combate a agentes infecciosos.

     - São formados em nossa medula óssea.

     - Apenas entre 1% e 2% dos leucócitos presentes em nosso sangue são basófilos.  

    FONTE: Por Elaine Barbosa de Souza - Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.

  • Os basófilos estão sim relacionados a respostas inflamatórias (a heparina é um mediador químico da inflamação). Acredito que o erro na alternativa está na parte que fala que são gerados nas células hematocitopoéticas-tronco. Eles são gerados na médula ossea.

  • basófilos secretam heparina para ajudar a mediar as reações inflamatórias; eles são bastante relacionados em função aos mastócitos, que ficam nos tecidos conjuntivos, mas também são gerados pelas células hematocitopoéticas-tronco.

    Apesar de terem funções parecidas, os mastócitos se originam na medula óssea por células precursoras diferentes daquelas que originam os basófilos.

  • O erro da C está no fato de que as células hematocitopoéticas-tronco são encontradas, tanto na medula óssea, quanto no cordão umbilical. Mas os basófilos só são encontrados na medula óssea, não sendo formaos no cordão umbilical.


ID
3071941
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Observe a reportagem.


Começa a campanha de vacinação contra gripe na rede pública de saúde


Previsão é vacinar mais de 54 milhões de pessoas. Vacina protege contra três vírus: H3N2, influenza B e H1N1.

A campanha de vacinação contra a gripe já está valendo em toda a rede pública de saúde no Brasil. Tem direito a tomar a vacina de graça grupos prioritários: idosos, grávidas, mulheres com recém-nascidos de até 45 dias, índios, presidiários, trabalhadores da saúde, professores e crianças de pelo menos seis meses de idade e menores de cinco anos. Além de pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, asma e bronquite.

Disponível em;<http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/04/comeca-campanha-de-vacinacao-contra-gripe-na-rede-publica-de-saude.html>


Em relação às vacinas e ao funcionamento do sistema imune, analise as afirmativas abaixo.

I- O anticorpo reage apenas com o corpo estranho contra o qual foi produzido. Os anticorpos são produzidos por um tipo de célula do sistema imune.

II- As vacinas são produzidas a partir de vírus inativados ou atenuados, que, ao serem colocados no nosso corpo, estimulam a produção de anticorpos e células de memória pelo nosso sistema imunológico.

III- A produção de vacinas é realizada no corpo de outro ser vivo, que normalmente é um mamífero de grande porte, como um cavalo.

IV- Diferente das vacinas, os soros são usados em casos em que há necessidade de tratamento rápido, ou seja, quando não é possível esperar a produção de anticorpos pelo nosso corpo.


Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • O sistema imunológico possui proteínas de defesa (anticorpos) que reconhece algum antígeno que invada o corpo e ameace sabotar o funcionamento das células. Esses anticorpos específicos são produzidos para neutralizar a ação que pode ser danosa, reagindo com a substância estranha. A reação química entre antígenos e anticorpos é específica, então o anticorpo produzido na presença de um antígeno apenas reagirá com esse antígeno. O sistema imunológico possui células de memória, que reconhecem esse agente caso ele volte a atacar. O soro imune é um preparado contendo anticorpos produzidos no organismo de um animal para uma resposta rápida. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    I- O anticorpo reage apenas com o corpo estranho contra o qual foi produzido. Os anticorpos são produzidos por um tipo de célula do sistema imune. CORRETA.
    II - As vacinas são produzidas a partir de vírus inativados ou atenuados, que, ao serem colocados no nosso corpo, estimulam a produção de anticorpos e células de memória pelo nosso sistema imunológico. CORRETA.
    III - A produção de vacinas é realizada no corpo de outro ser vivo, que normalmente é um mamífero de grande porte, como um cavalo. INCORRETA, a produção de vacinas é a partir dos próprios vírus atenuados, desativados ou mortos. 
    IV - Diferente das vacinas, os soros são usados em casos em que há necessidade de tratamento rápido, ou seja, quando não é possível esperar a produção de anticorpos pelo nosso corpo. CORRETA.
    As afirmativas corretas são:
    a) I, lI e IV. Correta.
    b) II, III e IV. Incorreta.
    c) II e III. Incorreta.
    d) I, III e IV. Incorreta.
    e) I e II. Incorreta.

    Gabarito do professor: A.
  • III - A produção do soro que é realizada desta maneira. É um caso que ocorre quando se cria o soro antiofídico.

  • Eu acho que a III tá certa

  • As vacinas são usadas como uma forma de proteção que estimula nosso organismo a produzir anticorpos contra determinada doença. Em razão dessa característica, dizemos que a vacina é uma forma de imunização ativa.

    Dessa forma, elas são produzidas a partir de antígenos inativados ou atenuados, que, ao serem colocados no nosso corpo, estimulam a produção de anticorpos e células de memória pelo nosso sistema imunológico. Assim, quando nosso corpo for invadido novamente pelo mesmo antígeno, o organismo já terá formas de eliminá-lo rapidamente, antes de surgirem os sintomas da doença. As vacinas são usadas na prevenção de viroses e doenças bacterianas.

    Os soros, por sua vez, não promovem uma imunização ativa, uma vez que, nesses casos, são inoculados anticorpos previamente produzidos em outro organismo. No caso dos soros, dizemos que ocorre uma imunização passiva.

    https://brasilescola.uol.com.br/biologia/soro-vacina.htm


ID
3163999
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os anticorpos são proteínas circulantes produzidas em resposta à exposição a estruturas não próprias, conhecidas como antígenos. Sobre os anticorpos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • a) INCORRETA, mecanismo que faz parte da imunidade adquirida (resposta secundária) GAB A

  • Alternativa A é a incorreta, pois eles fazem parte da imunidade adquirida.


ID
3233254
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Instituto Butantan está na fase final dos testes da vacina contra a dengue, a qual imunizará as pessoas, com uma só aplicação, para os quatro sorotipos virais existentes.

Com base no aspecto imunológico, é correto afirmar que a vacina produzida pelo Instituto Butantan contém

Alternativas
Comentários
  • A vacina é um método de imunização ativa em que um antígeno é inoculado e estimula a produção de anticor - pos, caracterizando uma resposta imunitária primária. De acordo com o texto, a vacina do Instituto Butantan é formada por quatro sorotipos (antígenos) virais, logo estimulará a produção de quatro anticorpos diferentes (cada qual específico para um sorotipo viral).


ID
3237856
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A administração de anticorpos a um receptor, com o objetivo de fornecer proteção imediata contra um agente microbiano, uma substância tóxica ou célula é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • A imunidade pode ser natural ou adquirida. A imunidade natural compreende mecanismos inespecíficos de defesa de pele, pH, e a imunidade conferida pela mãe através da via transplacentária e pelo leite materno ao recém nascido. A imunidade adquirida pode ser espontânea, após um processo infeccioso, ou induzida de maneira ativa ou passiva:

    passiva: administração de anticorpos previamente formados (imunoglobulinas) ou soros hiperimunes. Útil em pacientes com defeito na formação de anticorpos ou imunodeprimidos;

    ativa: uso de microorganismos vivos atenuados, mortos e componentes inativados de microorganismos;

    As demais imunizações:

    genica: vacina gênica - ou vacina de DNA -, consistem em um plasmídeo de expressão contendo genes que codificam um ou mais antígenos imunogênico de interesse.

    coletiva: A "imunidade de grupo" ou coletiva é normalmente usada por epidemiologistas para falar dos benefícios da aplicação de vacinas recebidos por pessoas que não as tomaram. Isso porque, uma vez vacinados, elas ganham imunidade contra um determinado patógeno, beneficiando indiretamente toda uma comunidade, inclusive aqueles que não tiveram acesso à vacinação.

  • Conforme o explicado no outro comentário, a resposta é imunização passiva pois já recebe o anticorpo pronto.

    Resposta Letra D.


ID
3242833
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os antígenos possuem estruturas químicas que favorecem a complementaridade com o anticorpo, através de ligações não-covalentes. Essas interações são semelhantes ao que acontece com reações envolvendo enzimas. Portanto são reversíveis e possuem afinidades diferentes com diversas substâncias. Sobre as funções dos antígenos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Corrigindo:

    Plasmócitos são células que têm a capacidade de produzir anticorpos contra substâncias e organismos estranhos que casualmente invadam o organismo.