a) O PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - deverá incluir as seguintes etapas, nesta ordem: 1) estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle; 2) antecipação e definição dos riscos; 3) monitoramento da exposição aos riscos; 4) implantação de medidas de controle e contraprova dessas medidas em caso de discordância entre o laudo oficial e o contratado pela empresa; 5) avaliação dos riscos e da exposição do projeto e do empreendimento como um todo; 6) registro e divulgação dos dados, exceto os sigilosos definidos pelo Ministério do Meio Ambiente; 7) projeto de interdição e contingência, em casos de grave risco à saúde humana e ao ambiente, especialmente em se tratando de instalações nucleares.
9.3.1 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá incluir as seguintes etapas:
a) antecipação e reconhecimentos dos riscos; (2)
b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle; (1)
c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores; (5)
d) implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia; (4)
e) monitoramento da exposição aos riscos; (3)
f) registro e divulgação dos dados. (6)
Fonte: NR 09/MTE http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr9.htm
b) O próximo número da sequência lógica “0, 4, 16, 36, 64, 100” é “128”.
É 144. A lógica da sequência está na diferença entre cada intervalo de números, que cresce em oito unidades:
Entre 0 e 4 a diferença é 4 | 4 + 8 = 12
Entre 4 e 16 a diferença é 12 | 12 + 8 = 20
Entre 16 e 36 a diferença é 20 | 20 + 8 = 28
Entre 36 e 64 a diferença é 28 | 28 + 8 = 36
Entre 64 e 100 a diferença é 36 | 36 + 8 = 44
Logo, após 100 a diferença deverá ser de 44, o que resulta no próximo número da sequência = 144.
c) O euro é o símbolo mais concreto da integração europeia: cerca de 341 milhões de pessoas usam-no todos os dias, o que o torna a segunda moeda mais utilizada em todo o mundo. Bulgária, Croácia, República Checa, Hungria, Polônia, Romênia e Suécia não adotaram a moeda única, mas aderirão à zona euro assim que reunirem as condições necessárias. Dinamarca e Reino Unido, de seu lado, optaram por não adotar o euro e manter a sua moeda nacional.
GABARITO. Fonte: https://europa.eu/european-union/about-eu/euro/which-countries-use-euro_pt#:~:text=Pa%C3%ADses%20que%20usam%20o%20euro,utilizada%20em%20todo%20o%20mundo.
d) Restou definido pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação que o certificado digital deve ser tratado como um serviço (intangível, pois eletrônico), e não como um produto.
É produto. Fonte: https://www.iti.gov.br/certificado-digital
A questão proposta tem uma orientação falha pois é pedido que seja assinalada a "resposta correta" e não é enunciada uma pergunta. A temática das alternativas não é oferecida, o que faz com que o que se pede que seja um pouco "adivinhação". Isso pode ser um elemento desequilibrador.
Há, portanto, que ler atentamente cada alternativa para que seja possível assinalar a afirmativa que é correta. Não há uma temática principal. Cada afirmativa apresentada trata de um tema diferente.
Isso exige estudos específicos em várias áreas do conhecimento, de acordo com programa e bibliografia normalmente relatados quando da inscrição em algum concurso.
A) INCORRETA - As etapas estabelecidas pela Norma Regulatória No9 do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais são: a) antecipação e reconhecimentos dos riscos; b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle; c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores; d) implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia; e) monitoramento
da exposição aos riscos; f) registro e divulgação dos dados.
B) INCORRETA - A sequência apresentada é do quadrado dos números pares. (2X2, 4X4, 6X6, 8X8, 10X10.) Portanto, o número correto é 144 ( 12X12) e não 128.
C) CORRETA - Normalmente confunde-se União Europeia com zona do euro. É possível ser da EU sem participar da zona do Euro como é o caso do Reino Unido. No entanto, o euro é, sem dúvida, um símbolo importante da integração europeia.
D) INCORRETA – Ao contrário do que está dito na afirmativa, comitê Gestor da ICP-Brasil, em reunião realizada no dia 10 de fevereiro de 2009, definiu que o certificado digital é tratado como um produto, e não serviço, mesmo que intangível porque eletrônico
.
RESPOSTA : C