SóProvas


ID
2997613
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Brasil tem mistura de tradições e culturas em sua culinária

            O Brasil tem uma grande mistura de tradições e culturas em suas diferentes regiões e isso se reflete na culinária de cada região. Cada região tem seus sabores típicos e os pratos são preparados a partir de ingredientes regionais. Os sabores do Brasil foram desenvolvidos a partir de nossa tradição indígena e por todas as correntes de imigração que influenciaram nossa cultura. Veja abaixo:

Região Norte: forte presença indígena mesclada com a imigração europeia. Com o ciclo da borracha, libaneses, japoneses, italianos e até nordestinos migraram para a região. Todos deixaram seus traços. Ingredientes: mandioca, cupuaçu, açaí, pirarucu, urucum, jambu, tucunaré, guaraná, castanha-dopará. Pratos típicos: pato no Tucupi, caruru, tacacá, maniçoba.

Região Nordeste: A presença africana é forte devido à escravidão no ciclo da cana. Ingredientes: dendê, mandioca, leite de coco, gengibre, milho, graviola, camarão, caranguejo, temperos picantes, carne de sol e pratos feitos com raízes. Pratos típicos: acarajé, vatapá, caranguejada, buchada, paçoca, tapioca, sarapatel, cuscuz, cocada.

Região Centro-Oeste: influenciada pela pecuária. A população prefere carnes bovina, caprina e suína. Os ciclos de imigração trouxeram culinária africana, portuguesa, italiana e síria. E a forte presença indígena liderou a preferência regional por raízes. Ingredientes: pequi, mandioca, carne-seca, ervamate, milho. Pratos típicos: arroz com pequi, picadinho com quiabo, sopa paraguaia, empadão goiano, caldo de piranha, vaca atolada.

Região Sudeste: influenciada pelas origens portuguesas, indígenas e africanas. Após a chegada de imigrantes japoneses, libaneses, sírios, italianos e espanhóis, a diversidade gastronômica, sobretudo em São Paulo, aumentou. No estado, a culinária internacional mais integrada com a culinária típica paulista é a italiana. Ingredientes: arroz, feijão, ovo, carnes, massas, palmito, mandioca, banana, batatas, polvilho. Pratos típicos: tutu de feijão, virado à paulista, moqueca capixaba, feijoada, picadinho paulista, pão de queijo. E toda a culinária italiana.

Região Sul: A mistura étnica ocorrida resultou em uma culinária com a presença da cozinha italiana, alemã, portuguesa e espanhola. O churrasco, principal prato do Rio Grande do Sul, resultou de um fato histórico. Ingredientes: carne bovina e ovina, farinha de milho, erva-mate. Pratos típicos: barreado, churrasco, galeto, sopa de capeletti, arroz de carreteiro, sopa catarinense.

Disponível em: <https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/descubra-o-brasil/noticia/bra-sil-tem-mistura-de-tradicoes-e-culturas-em-sua-culinaria.ghtml>. Acesso em: 10 nov. 2018. (Adaptado). 

Ao tratar da tradição culinária brasileira por regiões, o texto utiliza-se predominantemente de estruturas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Narrativo -------> presente no primeiro parágrafo, em que faz uma narração, contando a história de como a cultura brasileira foi influenciada, desde os primórdios.

    Enumerativo ------> enumera região por região, descrevendo-as.

    Força, guerreiros(as)!!

  • DISCORDO DO GABARITO

    Vamos aos comentários:

    Ao tratar da tradição culinária brasileira por regiões, o texto utiliza-se PREDOMINANTEMENTE de estruturas. Ou seja, ele quer o tipo textual que predomina no texto, não em um trecho específico. 

    a) narrativa e enumerativa – Gabarito dado pela banca.

    A meu ver está errado. Impossível falar em narrativa, uma vez que não há elementos característicos desse tipo textual (tempo verbal com predominância no passado, personagem, tempo e lugar, sequência de acontecimentos...) 

    c) enumerativa e dissertativa. Gabarito - A MEU VER

    Notem, o texto tem predominância na enumeração, uma vez que separa o país por região e expõe suas características de forma individual. Além disso, é claro que se trata de um texto dissertativo expositivo cujo objetivo não é persuadir, mas informar.

     

    Se eu tivesse feito a prova, provavelmente entraria com recurso.

     

  • Concordo com o comentário do Dimas Pereira

    A principal finalidade de um texto narrativo é contar uma história através de uma sequência de ações reais ou imaginárias. A narração da história é construída à volta de elementos narrativos, como o espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.

    A principal finalidade de um texto dissertativo é informar e esclarecer o leitor através da exposição rigorosa e clara de um determinado assunto ou tema.

    Os textos dissertativos podem ser expositivos ou argumentativos. Um texto dissertativo-expositivo visa apenas expor um ponto de vista, não havendo a necessidade de convencer o leitor. Já o texto dissertativo-argumentativo visa persuadir e convencer o leitor a concordar com a tese defendida.

    fonte: https://www.normaculta.com.br/tipos-de-texto/

  • Melhor comentário o de @Dimas Pereira.

    Também acho que se trata de um texto enumerativo e dissertativo-expositivo.

  • Estamos todos com você ,Dimas Pereira !!

  • Também marquei a alternativa C. Não consegui enxergar sequência temporal, característica de uma narrativa. E como a questão pede predominância, entraria com recurso!

  • Dimas Pereira para presidente. rs

  • Narrando e Numerando,exatamente,como de pede.

    GAB: A

  • Gabarito, Letra A

    Cheguei a conclusão assim:

    De fato, o texto tem características enumerativas (e isso já me dá uma resposta), quanto a isso, não há dúvidas. Mas onde estaria as sequências predominantemente narrativas?

    Primeiro é necessário olhar para o comando da questão quando ele diz "Ao tratar da tradição culinária brasileira por regiões...". Essa parte de tratamento só começa a partir do 2º parágrafo da questão, a partir da Região Norte; então, para chegarmos a uma conclusão, começaremos a avaliar o texto a partir deste ponto.

    Em segundo lugar precisaremos saber algumas características do texto Narrativo, como

    -Narração de um fato/acontecimento/história

    -Sequência temporal (texto dinâmico)

    -Uso predominante de verbos no Pretérito Perfeito do Indicativo (Ex:chegou, saiu, entrou,correu)

    Analisando tópico a tópico da sequência numerativa:

    Região Norte

    "Com o ciclo da borracha[...]migraram para a região → Todos deixaram seus traços."

    Região Nordeste

    *Sem traços Narrativos

    Região Centro-Oeste:

    "Os ciclos de imigração trouxeram [...] → a forte presença indígena liderou [...]"

    Região Sudeste

    " Após a chegada[...]a diversidade gastronômica,sobretudo em São Paulo, aumentou. No Estado..."

    Região Sul

    "A mistura étnica ocorrida resultou[...] O churrasco [...] resultou de um fato histórico."

  • Concordo plenamente com o Dimas. Impossível da estrutura ser narrativa.

  • Recurso interposto na prova:

     Com relação a questão 1, "Ao tratar da tradição culinária brasileira por regiões, o texto utilizase predominantemente de estruturas (...)" pode-se afirmar que o texto utiliza-se, na verdade, predominantemente de estruturas enumerativas e dissertativas. Tal fato pode ser verificado quando o autor enumera uma lista de ingredientes em cada parágrafo, a partir do segundo, bem como uma lista de pratos típicos. Ademais, sendo um texto de cunho jornalístico, extraído do G1 e acessado em 10/11/2018, predomina a estrutura dissertativa. Não há traços narrativos uma vez que não há personagens, diálogos e outros elementos característicos de uma narrativa. Portanto, tendo em vista o exposto, sugere-se alteração do gabarito para a letra C, "Enumerativa e dissertativa".

    ....

    Resposta da Banca: Ao analisar o recurso, a banca examinadora verificou que não houve erro material ou formal na elaboração da questão, do presente recurso, pois a tipologia narrativa, não sendo uma característica exclusiva de textos ficcionais em prosa, caracteriza-se antes por uma estrutura sintática em que se verifica, segundo Luiz Antonio Marcuschi (2002), a predominância de verbos de ação, de locuções adverbiais temporais, causais e locativas, além de mudanças de situações (antes e depois). Ante o exposto, a banca examinadora MANTÉM o gabarito publicado. Conclusão: NEGADO

  • Também marquei a letra C, que absurdo.

  • Eu entraria com recurso nessa questão aí...

  • Discordo do Gabarito ;)

    LETRA C sem MAIS.

  • GABARITO: LETRA A.

    O autor utilizou-se predominantemente de estruturas narrativa e enumerativa.

  • Também marquei C e até agora não achei essa narração. Tem que levar uma bola de cristal para certas provas.

  • Que absurdo esse gabarito. Como predomina estrutura narrativa ?...

  • Questões do Cs tem que adivinhar qual resposta o examinador quer . Isso é cansativo ... affffff

  • Um texto predominantemente Dissertativo/ Expositivo ou Explicativo. Discordo desse gabarito. Haja paciência com essas questões classificadas como nível difícil da UFG...a gente nunca sabe o que vem como gabarito!