SóProvas


ID
2997826
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença meningocócica tem distribuição global, podendo ocorrer surtos ocasionais e epidemias em qualquer país do mundo, sendo o sorogrupo C o segundo mais frequente. Em 2010, o Ministério da Saúde (MS), através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), incorporou, no calendário básico de vacinação da criança, a vacina Meningocócica C Conjugada (MncC), utilizada para prevenir as doenças provocadas pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C. O MS indica as seguintes doses em crianças menores de 2 anos para prevenção da doença:

Alternativas
Comentários
  • Vacina meningocócica C (conjugada) - Meningo C 

    Esquema: 

    Administrar 2 (duas) doses, aos 3 (três) e 5 (cinco) meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses, mínimo de 30 dias. 

    Reforço: 

    Administrar o reforço aos 12 meses de idade. 

    Dose: 0,5 mL, via intramuscular. 

    Particularidades: 

    Crianças que iniciaram o esquema primário após 5 (cinco) meses de idade, devem completá-lo até 12 meses, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses; administrar o reforço com intervalo mínimo de 60 dias após a última dose. 

    Criança entre 12 meses e 4 (quatro) anos 11 meses e 29 dias, com esquema completo de 2 (duas) doses, mas sem a dose de reforço, administrar o reforço. O reforço deve ser administrado entre 12 meses a 4 (quatro) anos, 11 meses e 29 dias.

     

    Criança entre 12 meses e 4 (quatro) anos 11 meses e 29 dias, sem comprovação vacinal, administrar 1 (uma) única dose. 

    Criança entre 12 meses e 4 (quatro) anos 11 meses e 29 dias, com comprovação vacinal de 1 (uma) dose, administrar 1 (uma) dose de reforço. 

    Adolescentes de 11 a 14 anos, administrar 1 (um) reforço ou dose única, conforme situação vacinal encontrada. 

    A vacinação de bloqueio está indicada nas situações em que haja a caracterização de um surto de doença meningocócica, para o qual seja conhecido o sorogrupo responsável por meio de confirmação laboratorial específica (cultura e/ou PCR) e haja vacina eficaz disponível. A vacinação somente será utilizada a partir de decisão conjunta das três esferas de gestão. A estratégia de vacinação (campanha indiscriminada ou seletiva) será definida considerando a análise epidemiológica, as características da população e a área geográfica de ocorrência dos casos. 

    Na rotina dos serviços, a vacina meningocócica C (conjugada) não está indicada para gestantes e para mulheres no período de amamentação. No entanto, diante do risco de contrair a doença, a relação risco-benefício deve ser avaliada.

  • Esquema correto: 1ª dose aos 3 meses de idade, 2ª dose aos 5 meses de idade e uma dose de reforço aos 12 meses de idade. QUESTÃO ANULADA.

  • A dose de reforço desta vacina deve ser dada aos 12 meses, conforme o calendário vacinal 2020

  • O reforço da vacina meningocócica C é com 12 meses e não com 15 meses, tendo assim que anular essa questão.

  • 15 meses ?????????

  • Questão deveria ser anulada, não tem gabarito correto.

  • O reforço era com 15 meses e isso foi mudado. Questão elaborada anterior a essa mudança.