- ID
- 2998078
- Banca
- IF-TO
- Órgão
- IF-TO
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Enfermagem
- Assuntos
Os transtornos emocionais geralmente surgem durante a adolescência. Além da depressão ou da ansiedade, os adolescentes com essa condição também podem sentir irritabilidade, frustração ou raiva excessivas. Os sintomas podem se sobrepor em mais de um transtorno, com mudanças rápidas e inesperadas no humor e explosões emocionais.
Neste sentido é importante conhecer os transtornos/distúrbios mais comuns que acometem os adolescentes. Deste modo, analise as afirmativas a seguir sobre os distúrbios mentais mais incidentes na atualidade.
I. O transtorno de pânico se caracteriza por ataques de pânico espontâneos, acompanhados de ansiedade antecipatória, ou seja, medo de vir a apresentar novos ataques, que leva à evitação das situações relacionadas à possível ocorrência de ataques.
II. A agorafobia teve seu conceito inicial ampliado para o medo de sair ou ficar desacompanhado, em lugares públicos diversos, abertos ou fechados, transportes coletivos, multidões, podendo chegar à impossibilidade de sair de casa. Quem sofre de agorafobia tem medo de situações que possam levá-lo a sensações de aprisionamento, desamparo ou constrangimento. Esse sentimento de ansiedade, em geral, se manifesta em ambientes desconhecidos nos quais os indivíduos têm pouco controle.
III. O transtorno de ansiedade generalizada se caracteriza por ansiedade persistente e flutuante relacionada a vários aspectos da vida do indivíduo. Apresenta sintomas variáveis: nervosismo persistente, sensação de vazio na cabeça, sensação de estar “no limite”, tremores, tensão e dores musculares, transpiração, palpitações, tonturas e desconforto epigástrico.
IV. O transtorno obsessivo-compulsivo caracteriza-se por anedonia, ideias de autodesvalorização e
culpa, ideias de morte e suicídio, fadiga, sensação
de perda de energia, diminuição da concentração,
memória e capacidade de decidir, entre outros
sinais e sintomas.