SóProvas


ID
2998105
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde, identifique a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • C . São condições para a transferência de recursos do SUS aos municípios, aos estados e ao Distrito Federal: a existência de fundo de saúde; conselho de saúde, plano de saúde, relatórios de gestão, contrapartida de recursos para a saúde, além de comissão de elaboração do plano de carreira, cargos e salários.

  • § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

  • LEI 8142

    ART 3°

    PARÁGRAFO 2 - OS RECURSOS REFERIDOS NESSE ARTIGO SERÃO DESTINADOS, PELO MENOS 70%, AOS MUNICÍPIOS, AFETANDO-SE O RESTANTE AOS ESTADOS.

  • A.     Conselho de Saúde e Conferência Nacional de Saúde.

    B.     Em caráter permanente e deliberativo.

    C.     Gabarito

    D.     70%

    E.      “diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes

  • Gabarito: Letra C.

     

     

    De acordo com a LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.

    Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.

     

    a) Errada.

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

     

    b) Errada.

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

     

    c) Correta.

    Art. 4° Para receberem os recursos, de que trata o art. 3° desta lei, os Municípios, os Estados e o Distrito Federal deverão contar com:

    I - Fundo de Saúde;

    II - Conselho de Saúde, com composição paritária de acordo com o Decreto n° 99.438, de 7 de agosto de 1990;

    III - plano de saúde;

    IV - relatórios de gestão que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990;

    V - contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento;

    VI - Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.

     

    d) Errada.

    Art. 3° Os recursos referidos no inciso IV do art. 2° desta lei serão repassados de forma regular e automática para os Municípios, Estados e Distrito Federal, de acordo com os critérios previstos no art. 35 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990.

    § 2° Os recursos referidos neste artigo serão destinados, pelo menos 70% (setenta por cento) , aos Municípios, afetando-se o restante aos Estados.

     

    e) Errada.

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada 4 (quatro) anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

  • 1a PARTE

    Em relação à Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre :

    Participação da comunidade na GESTÃO do Sistema Único de Saúde (SUS) e TRANSFERÊNCIAS INTERGOVERNAMENTAIS de

    RECURSOS FINANCEIROS na área da saúde, identifique a correta :

    GABARITO C )

    São condições para a TRANSFERÊNCIAS de RECURSOS do SUS ( GESTÃO/ ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ) aos municípios, aos estados e ao Distrito Federal a existência de :

    Fundo de saúde ;

    Conselho de saúde ;

    Plano de saúde ;

    Relatórios de gestão ;

    Contrapartida de recursos para a saúde ;

    Comissão de elaboração do plano de carreira, cargos e salários .

    COMENTÁRIOS DAS OUTRAS ALTERNATIVAS :

    A ) O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes INSTÂNCIAS COLEGIADAS ( LOCAIS COLIGADOS COM O SUS PARA DISCUTIR E DECIDIR SOBRE AÇÕES DE SAÚDE) :

    1 Conselho : CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE : Participação popular ou da sociedade: controle social : Atua para formular/ propôr e controlar estratégias Políticas econômicas e financeiras .

    COLEGIADO ;

    ANUAL ( DISCUTIR / PLANEJAR / DECIDIR / DELIBERAR AÇÕES) ;

    PERMANENTE ( cada Estado tem seu Conselho) ;

    DELIBERATIVO ;

    COMPOSIÇÃO PARITÁRIA ( IGUAL ) :

    Números de representantes do segmento usuário é igual à soma dos demais representantes dos outros segmentos : profissionais e trabalhadores de saúde , gestores e prestadores de serviços de saúde o que garante o efetivo controle social sobre a execução da política e dos planos de saúde. A composição PARITÁRIA deve ser distribuída de forma a assegurar :

    Metade dos usuários :

    50 % ( representantes dos usuários ) ;

    Metade dos demais segmentos :

    25 % ( profissionais e trab.de saúde) + 25 % ( gestores e prestadores de serviços) :

    Perfazendo os 100 % dos integrantes do Conselho .

    Órgão COLEGIADO, DELIBERATIVO e PERMANENTE do Sistema Único de Saúde - SUS em cada esfera de Governo ( integra a estrutura básica do Ministério da Saúde , da Secretaria de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios ) com COMPOSIÇÃO PARITÁRIA

    2 Conferência Nacional de Saúde : CONFERE DE 4/ 4ANOS AS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE DE SAÚDE ( CONSULTIVO ) ;

    PLURIANUAL : 4 / 4 anos .

    Avaliar a situação de saúde do Estado, fixar diretrizes da política de saúde, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde do Estado, proporcionando à população melhor qualidade de serviços .

    Continua 2a parte :

  • 2a PARTE :

    Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde CONASEMS faz parte da Comissão TRIPARTITE .

    Há Inter/gestores :

    1 ) Comissão bipartite e

    2 ) Comissão tripartite :

    1 ) INTERGESTORES BIPARTITE :

    COSEMS : SECRETARIA :

    ESTADO e MUNICÍPIO :

    REPRESENTANTES :

    SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE ( SES ) ;

    SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ( SMS ) .

    2 ) INTERGESTORES TRIPARTITE : CONASEMS : NACIONAL :

    FEDERAL , ESTADUAL e MUNICIPAL;

    REPRESENTANTES :

    FEDERAL : MINISTÉRIO DA SAÚDE ;

    CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DA SAÚDE ( CONASS );

    CONSELHO NACIONAL DE SECRETARIAS ESTADUAIS DE SAÚDE ( CONASES )

    CONSELHO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE ( CONASEMS ) .

    B ) O Conselho de Saúde em caráter transitório e consultivo é um órgão colegiado composto por ...

    ARGUMENTAÇÃO :CONSELHO DE SAÚDE :

    COLEGIADO;

    ANUAL ( TODO ANO OS GESTORES / ADMINISTRAFORES SE REÚNEM) ;

    Caráter PERMANENTEMENTE em cada Estado ;

    COMPOSIÇÃO PARITÁRIA ( IGUAL) :

    Representantes do governo, Prestadores de serviço,

    Profissionais de saúde e

    Usuários .

    Atuam na formulação de estratégias e controle da execução da política de saúde na instância correspondente.

    CONFERÊNCIA DE SAÚDE : CONFERE : PLURIANUAL/ 4/4ANOS :

    CONSULTIVA ( consulta ) E DELIBERATIVA ( delibera ) .

    D ) 85% dos recursos do Fundo Nacional são destinados para cobertura das ações e dos serviços de saúde e devem ser destinados aos municípios, sendo o restante destinado ao Estado.

    ARGUMENTAÇÃO :

    70 % dos recursos do Fundo Nacional são destinados para cobertura das ações e dos serviços de saúde e devem ser destinados aos municípios, sendo o restante destinado ao Estado.

    E ) A CONFERÊNCIA de SAÚDE reunir-se-á a cada 4 anos com a representação de vários segmentos sociais para avaliar a situação da saúde e propor diretrizes orçamentárias a serem utilizadas em cada nível de atenção à saúde :

    Alternativa correta porém não é o que a questão quer .Essa alternativa fala sobre uma das instâncias colegiadas do SUS :

    Conselho de Saúde ;

    CONFERÊNCIA DE SAÚDE .

    VEJAMOS :

    § 1° A CONFERÊNCIA de SAÚDE reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde .

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

     

    Continua 3a PARTE

  • 3a PARTE

    § 3° O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde.

     

    § 4° A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.

     

    § 5° As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho.

     

  • Alguém que vai fazer o concurso da prefeitura de Sítio Novo MA?