SóProvas


ID
2998159
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Na tentativa de superar as mazelas sociais e promover a inclusão e a justiça, a partir dos anos 1990 o Brasil tem sido alvo em potencial dos programas de ações afirmativas que visam reconhecer e corrigir situações de direitos negados socialmente ao longo da história, visto que nos propósitos capitalistas que vigoram no Brasil há mais de 400 anos se insere a exploração do povo afrodescendente como mera ferramenta de utilidade material, força de trabalho e bem comercializável, sem o devido reconhecimento do desmantelamento de centenas de milhares de etnias que compunham o território do continente africano e que dispersaram por todo o mundo ocidental na constituição do capitalismo em suas múltiplas contradições sociais. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.


I. As ações afirmativas vêm sofrendo críticas de uma pequena parcela da sociedade brasileira (a elite), que há muito tempo vem acumulando riquezas e oportunidades.

II. Diferenciar inclusão social de exclusividade e privilégios sociais. A exclusividade é busca da afirmação de direitos que há muito tempo vêm sendo negados, enquanto inclusão social é marca registrada de um grupo ou segmento social que tem amplo acesso aos bens, riquezas e oportunidades produzidas em termos sociais, visto que uma ou outra parcela muito grande da população tem restrições ou é barrada por completo da participação sociocultural e do exercício da dignidade e da cidadania.

III. O que o negro e os outros segmentos excluídos da participação e usufruto dos bens, riquezas e oportunidades querem é o direito à cidadania, à cultura, à educação, ao trabalho digno e à participação das políticas públicas de caráter social.

IV. Os programas de ações afirmativas são, na verdade, políticas de correção de desigualdades sociais e formas de efetivação de direitos. Portanto, defender as ações afirmativas é de fato se posicionar contra o mito da democracia racial e a exclusão social existente no Brasil.


Assinale

Alternativas
Comentários
  • Não concordo que apenas a elite é contrária as cotas. Pelo tema não ser debatido com seriedade pessoas de várias camadas sociais são contrárias. E o conceito de elite é complexo pra ser colocado dessa forma, sem contextualização. De que elite estamos tratando? Racial? Que cotas estão em discussão, apenas raciais? Essas questões me colocaram em dúvida sobre a proposição I.
  • Mal elaborada. Com base em que teoria está a alternativa 1? É uma afirmação muito subjetiva. Questão passível de recurso.

  • acredito que opção II está trocada o conceito de inclusão social e de exclusividade.