a) De acordo com Yazigi (2009), na execução de alvenaria com juntas a prumo, é obrigatória a utilização de armaduras longitudinais, situadas na argamassa de assentamento, distanciadas de cerca de 60 cm na altura.
b) Para a perfeita aderência das alvenarias de tijolos às superfícies de concreto, será aplicado chapisco de argamassa de cimento e areia, no traço volumétrico de 1:3, com adição de adesivo, quando especificado pelo projeto ou Fiscalização. Deverá ser prevista ferragem de amarração da alvenaria nos pilares, de conformidade com as especificações de projeto.
c) As alvenarias de tijolos de barro serão executadas em obediência às dimensões e alinhamentos indicados no projeto. Serão aprumadas e niveladas, com juntas uniformes, cuja espessura não deverá ultrapassar 10 mm.
FONTE: Estrategia
d) O desvio de planeza não deve ultrapassar os 3 mm em uma régua de 2 m de comprimento;
Fonte:
e)A norma NBR 8545/84 – Execução de Alvenaria sem Função Estrutural de Tijolos e Blocos Cerâmicos prevê para obras com estrutura de concreto armado a alvenaria deve ser interrompida abaixo das vigas ou lajes. Esse espaço deve ser preenchido após 7 dias, de modo a garantir o perfeito travamento entre a alvenaria e a estrutura,