A avaliação refere-se ao conjunto de procedimentos técnicos para produzir informação e conhecimento, em perspectiva interdisciplinar, para desenho ex-ante (prévio), implementação e validação ex-post (posterior) de programas e projetos sociais, por meio das diferentes abordagens metodológicas da pesquisa social, com a finalidade de garantir o cumprimento dos objetivos de programas e projetos (eficácia), seus impactos mais abrangentes em outras dimensões sociais, ou seja, para além dos públicos-alvo atendidos (efetividade) e a custos condizentes com a escala e complexidade da intervenção (eficiência) (JANNUZZI, 2014).
A
Avaliação refere-se ao conjunto de procedimentos técnicos para produzir informação e conhecimento para desenho ex-ante, implementação e validação ex-post de programas e projetos sociais, visando garantir o cumprimento dos objetivos e seus impactos. (A Avaliação ocorre em todos os momentos, sejam antes, durante e depois).
B
Avaliações que têm uso efetivo na intervenção são elaboradas conforme as demandas de informação na primeira etapa do ciclo de maturidade do programa social, bem como apoiam-se em dados existentes nos registros públicos a fim de permitir a conclusão das metas estabelecidas.
C
Avaliações de programas sociais são julgamentos de cunho exclusivo político, de modo que a realização dessas não depende apenas do técnico responsável pela execução do programa.
D
Avaliações produzem conhecimento que não estruturados , podem ser usados para interferir cotidianamente na ação do gestor estratégico e do técnico na ponta, cujo registro formal é fácil de realizar.
E
A avaliação de programas sociais demanda a necessidade exclusiva de uma análise pautada em uma área do conhecimento para definir as diversas dimensões sociais, econômicas e culturais presentes no contexto a ser apreciado.