SóProvas


ID
2999887
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para realização do exame físico ou de procedimentos, o paciente pode assumir diversas posições. Em relação às posições do paciente, analise as afirmativas abaixo.

I Na posição de decúbito ventral, o paciente é posicionado com o abdome voltado para cima, braços fletidos e mãos sob a cabeça.

II Na posição de Litotomia, o paciente fica em decúbito dorsal, com as coxas flexionadas sobre o abdome, afastadas uma da outra, com suporte para as pernas ou com as pernas suspensas sobre as perneiras.

III Na posição ortostática, o paciente fica em pé com os pés um pouco afastados um do outro e com os membros superiores estendidos naturalmente junto ao corpo.

IV Na posição de Fowler, o paciente fica em decúbito dorsal, com travesseiro sobre a cabeça e tronco elevado a 15° em relação à cama, e pernas estendidas.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • GAB:B

    I - DV, ABD voltado pra baixo

    Matando a I, a resposta já fica clara.

  • I - Na posição de decúbito ventral, o paciente é posicionado com o abdome voltado para BAIXO, braços fletidos e mãos sob a cabeça.

    IV - A posição de Fowler é uma posição semi-sentada (45º) usada para tratamento de pacientes com dispnéia após cirurgia de tireóideabdominal ou cardíaca quando espera-se que haja drenagem e em alguns casos de pneumonia.

  • Danilo Martins, na verdade a posição de Fowler confere ao paciente um ângulo de 90° em relação ao leito, e a semi-Fowler confere o ângulo de 45°.

  • POSIÇÕES

    1 -Na posição de decúbito ventral, o paciente é posicionado com o abdome voltado para BAIXO, braços fletidos e mãos sob a cabeça.

    2 - Na posição de Litotomia, o paciente fica em decúbito dorsal, com as coxas flexionadas sobre o abdome, afastadas uma da outra, com suporte para as pernas ou com as pernas suspensas sobre as perneiras

    3 - Na posição ortostática, o paciente fica em pé com os pés um pouco afastados um do outro e com os membros superiores estendidos naturalmente junto ao corpo

    4 - Na posição de Fowler, o paciente fica em decúbito dorsal, com travesseiro sobre a cabeça e tronco elevado a 30 OU 60° em relação à cama, e pernas estendidas

  • QUESTÃO :

    REALIZAR EXAME FÍSICO ou outros procedimentos :

    Paciente pode assumir diversas posições.

    Em relação às POSIÇÕES do paciente, analise as afirmativas abaixo :

    I ) DECÚBITO VENTRAL : ABDOME PARA CIMA, braços fletidos e MÃOS SOB cabeça : ERRADA .

    ARGUMENTAÇÃO :

    VENTRAL : VENTRE para BAIXO ( barriga para baixo ) .

    Colocar um ou dois travesseiros sob as pernas, um entre o peito e o abdômen, e um coxim debaixo de cada axila.

    SEM TRAVESSEIRO NA CABEÇA .

    II ) LITOTOMIA : DECÚBITO DORSAL, com as coxas flexionadas sobre o abdome, afastadas uma da outra, com suporte para as pernas ou com as pernas suspensas sobre as perneiras : CORRETA .

    OBSERVAÇÃO :

    LITO/TOMIA = CISTO/TOMIA :

    TOMIA = CORTE para retirar CISTO / CÁLCULO na bexiga :

    DORSAL ( dorso /pescoço/ coluna : apoiados na cama ) . PARA REALIZAR OS PROCEDIMENTOS NA CIRURGIA da BEXIGA O CLIENTE IRÁ PRECISAR :

    Afastar/ suspender pernas sobre as peneiras .

    III ) ORTO/STÁTICA : EM PÉ : pés um pouco afastados um do outro e com os membros superiores estendidos naturalmente junto ao corpo : CORRETA .

    IV ) FOWLER : DECÚBITO DORSAL : travesseiro sobre a cabeça e tronco elevado a 15° em relação à cama, e pernas estendidas : ERRADA .

    ARGUMENTAÇÃO :

    FOWLER : ( 60º )

    SEMI FOWLER : SEMI - SENTADA (45º) :

    POSIÇÃO : joelhos ligeiramente elevados, sem apresentar pressão que possa limitar a circulação das pernas .

    INDICAÇÕES :

    Exames de cabeça, olhos, nariz, ouvidos, garganta, pescoço e tórax; pacientes cardiopatas .

    TRATAR DISPNÉIA ( após cirurgia de tireóide, abdominal ou cardíaca ) ;

    DRENAR SECREÇÕES ( pneumonia , entubação ) .

    OBSERVAÇÃO :

    Decúbito DORSAL ( exames de tórax, abdômen e extremidades ) .

    Deita de dorso / costas : SEM TRAVESSEIRO .

    Pernas : estentidas / flexionadas ligeiramente para relaxar os músculos abdominais. Braços podem ficar cruzados sobre o peito ou estendidos ao longo do corpo .

    Estão corretas apenas as afirmativas

    II e III : GABARITO : B ) .

    Fonte : http://francisconobresobral.blogspot.com/2016/04/principais-posicoes-para-exames-e.html?m=1

  • As posições:

    Posição dorsal (ou supina): é aquela em que o paciente se encontra deitado de costas, com as pernas estendidas e os braços estendidos e apoiados em talas. O dorso do paciente e a coluna vertebral estão repousando na superfície do colchão da mesa cirúrgica. Ex: cesariana.

     

    Posição ventral (ou prona): o paciente fica deitado de abdome para baixo, com os braços estendidos para frente e apoiados em talas. O sistema respiratório fica mais vulnerável na posição de decúbito ventral. Ex: cirurgias da coluna, hérnia de disco.

     

    Posição lateral (ou de Sims): o paciente permanece em decúbito lateral, esquerdo ou direito, com a perna que está do lado de cima flexionada, afastada e apoiada na superfície de repouso. Ex: cirurgias renais, de reto, lobotomia.

     

    Posição de litotomia (ou ginecológica): o paciente permanece em decúbito dorsal, com as pernas flexionadas, afastadas e apoiadas em perneiras acolchoadas, e os braços estendidos e apoiados. Ex: histerectomia.

     

    Posição de Trendelemburg: é uma variação da posição de decúbito dorsal onde a parte superior do dorso é abaixada e os pés são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal. Ex: cirurgias de órgãos pélvicos, laparotomia de abdome inferior.

     

    Posição de Fowler (ou sentada): o paciente permanece semi-sentado na mesa de operação. Posição utilizada para conforto do paciente quando há dispneiaEx: dreno de tórax.

     

    Posição de canivete (ou de Kraske): o paciente se encontra em decúbito ventral, com as coxas e pernas para fora da mesa e o tórax sobre a mesa, a qual está levemente inclinada no sentido oposto das pernas, e os braços estendidos e apoiados em talas. Ex: hemorroidectomia.