SóProvas


ID
3000115
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O  ministro  da  Segurança  Pública,  Raul  Jungmann, disse, no dia 19 de dezembro de  2018, estar confiante de que  a  polícia encontrará  o paradeiro do italiano Cesare Battisti,  foragido, há sete dias, quando a Justiça ordenou a sua captura  para extraditá‐lo para o seu país. 

                                                                 Internet:<https://istoe.com.br>  (com adaptações). 

A respeito do tema tratado no texto acima e de questões correlatas, julgue o item.


Cesar Battisti foi condenado, na Itália, à prisão perpétua, por homicídios cometidos naquele país nos anos 1970.

Alternativas
Comentários
  • CERTO :)

     

    Cesare Battisti é um italiano ex-membro do Proletários Armados pelo Comunismo, um grupo militante e terrorista de extrema-esquerda que cometeu atos ilegais na Itália durante o período conhecido como Anos de Chumbo. Foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro homicídios(dois policiais, um joalheiro e um açougueiro).Para sair de sua terra natal, ele fugiu para a França e depois para o México antes de se estabelecer no Brasil.

  • O texto de apoio aborda o caso do italiano Cesare Batisti, que recebeu o status de refugiado político, após chegar ao Brasil em 2007. Procurado por autoridades italianas que o condenaram à prisão perpétua, passou anos no Brasil em batalha jurídica até que fugiu do Brasil e foi capturado por policiais na Bolívia em 2019. 

    Análise da afirmativa:

    Batisti foi militante de um movimento armado, que cometeu diversos crimes durante a década de 70. Após sua prisão, já na Itália, confessou sua participação no crimes pelos quais foi acusado e condenado. Afirmativa correta.


    Gabarito do professor: Certo.