-
GABARITO: ERRADO
O enfoque na direção começa a aparecer com o advento de teorias das relações humanas, notadamente,com os conceitos de motivação, liderança e comunicação.
-
Nessa fase de evolução da administração, não existia a divisão das atividades administrativas. Com isso o foco na direção só começa a ser percebido com o advento das Relações Humanas. Com clara divisão entre Planejamento, direção, organização e controle
-
Gabarito: Errado
-
A abordagem clássica da administração concentrou‐se nos níveis de direção das organizações, tendo em vista a dificuldade de levantamento de dados sobre os níveis operacionais. Resposta: Errado.
Desenvolvida por Henry Fayol, a organização tem como foco a estrutura organizacional, processos administrativos e princípios gerais: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, na busca da máxima eficiência também por meio da racionalização do trabalho.
-
Gabarito: Errado...
"...a Abordagem Clássica da Administração é desdobrada em duas orientações diferentes e, até certo ponto, opostas entre si, mas que se complementam com relativa coerência.
1. De um lado, a Escola da Administração Científica, desenvolvida nos Estados Unidos, a partir dos trabalhos de Taylor. (...) A preocupação básica era aumentar a produtividade no nível operacional, isto é, no nível dos operários.
(...)
2. De outro lado, a corrente dos Anatomistas e Fisiologistas da organização, desenvolvida na França, com os trabalhos pioneiros de Fayol. (...) A essa corrente chamaremos Teoria Clássica. A preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos competentes da organização (departamentos) e de suas inter-relações estruturais. Daí a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização. Nesse sentido, a abordagem da Corrente Anatômica e Fisiologista é uma abordagem inversa à da Administração Científica: de cima para baixo (da direção para a execução) e de todo (organização) para as suas partes componentes (departamentos)." - CHIAVENATO, Idalberto - "Administração Geral e Pública - provas e concursos". 3ª Ed - Ano 2012.
Sendo assim, a questão encontra-se errada, pois a abordagem clássica abarca não só a ênfase na direção, pelos trabalhos de Fayol, como também, no nível operacional pelos trabalhos de Taylor.
-
A explicação do Leonardo Argon é a melhor desse grupo de comentários.
Fayol - abordagem na estrutura da organização, dividiu as áreas da empresa em 5, sendo que a função administrativa é responsável pelo planejamento global da organização.
Taylor - abordagem operacional da empresa, com o estudo dos tempos e movimentos, motivação por meio de salários, pessoas são máquinas, entre outros.
-
Fayol - abordagem na estrutura da organização, dividiu as áreas da empresa em 5, sendo que a função administrativa é responsável pelo planejamento global da organização.
Taylor - abordagem operacional da empresa, com o estudo dos tempos e movimentos, motivação por meio de salários, pessoas são máquinas, entre outros.
-
ERRADA
O enunciado apresenta uma questão relacionada ao tema "teorias da administração", mais especificamente "abordagem clássica".
Cumpre salientar, que é importante não confundir Teoria Clássica da Administração com Abordagem Clássica da Administração. A Abordagem Clássica de Administração é um “gênero”, que engloba as seguintes “espécies”: Administração Científica e Teoria Clássica.
Diante disso, sabe-se que essas teorias enfatizam coisas distintas, sendo estas:
O criador da administração científica foi TAYLOR. Quanto à teoria clássica, foi criada por FAYOL.
Por tudo isso, nota-se que dentro da abordagem clássica apenas a "Teoria Clássica" enfatizava a estrutura organizacional. No entanto, não é correto afirmar que ela concentrava-se apenas nos níveis direção.
Referência:
Administração Geral e Gestão p/ ALCE (Analista - Administração). Prof. Stefan Fantini. Estratégia Concursos, 2020.
-
A abordagem clássica é composta por duas teorias: a) Administração Científica; b) Teoria clássica.
A Administração Científica adota uma abordagem de baixo para cima, ou seja, busca aumentar a eficiência das organizações partindo da tarefa (nível mais baixo) até a estrutura organizacional (nível mais alto).
A Teoria Clássica, por outro lado, adota uma abordagem de cima para baixo, ou seja, busca aumentar a eficiência das organizações partindo da estrutura organizacional (nível mais alto) para a tarefa (nível mais baixo).
Disso, é errado dizer que a abordagem clássica concentrou-se nos níveis de direção, pois, embora a teoria clássica tenha enfatizado o nível de estrutura, a Administração Científica, teoria que também integra a abordagem clássica, enfatizou o nível de tarefa, bem como realizou levantamentos pormenorizados dos níveis operacionais.
Gabarito: Errado
-
A Abordagem Clássica de Administração teve
origem nos estudos dos tempos e movimentos de Frederick Winslow Taylor (1856 –
1915) – Administração Científica. Para Taylor, esse estudo permitiria à racionalização
do método de trabalho e a fixação do tempo - padrão para sua execução. Porém,
essa padronização nas ações e racionalização dos movimentos, pressupôs que os empregados (nível operacional) instrumentos
passivos capazes de executar o trabalho e receber ordens, mas sem poder de
iniciativa e sem exercerem influência provida de qualquer significado.
Essa abordagem fez com que as organizações
fossem um arranjo rígido e estático de peças, ou seja, uma máquina dotada de
peças e especificações. Daí a denominação de Teoria da Máquina ou abordagem
mecanicista dada à Administração Científica.
Com isso, podemos afirmar que essa
abordagem não se centrou nos níveis de direção das organizações, mas nos níveis
operacionais. Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está
errada.
GABARITO
DO PROFESSOR: “ERRADO".
-
Um negócio para ser bem sucedido precisa ter as funções administrativas bem resolvidas. Os gestores precisam saber como se posicionar no aspecto empresarial, quanto no pessoal que refletirá no negócio.