SóProvas


ID
3000610
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Apodi - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A organização da Rede de Atenção às Urgências (Portaria n. 1600/2011) tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde, objetivando ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna. Entre os componentes que constituem a Rede de Atenção às Urgências está

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    Art. 6º O Componente Atenção Básica em Saúde tem por objetivo a ampliação do acesso, fortalecimento do vínculo e responsabilização e o primeiro cuidado às urgências e emergências, em ambiente adequado, até a transferência/encaminhamento a outros pontos de atenção, quando necessário, com a implantação de acolhimento com avaliação de riscos e vulnerabilidades.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt1600_07_07_2011.html

  • pra mim está aprarecendo certa D... que está errada demais

  • Não entendi o erro na letra B

  • Vamos analisar as alternativas:


    O Componente Atenção Básica em Saúde tem por objetivo a ampliação do acesso, fortalecimento do vínculo e responsabilização e o primeiro cuidado às urgências e emergências, em ambiente adequado, até a transferência/encaminhamento a outros pontos de atenção, quando necessário, com a implantação de acolhimento com avaliação de riscos e vulnerabilidades. A alternativa A está correta.


    O Componente Sala de Estabilização deverá ser ambiente para estabilização de pacientes críticos e/ou graves, com condições de garantir a assistência 24 horas, vinculado a um equipamento de saúde, articulado e conectado aos outros níveis de atenção, para posterior encaminhamento à rede de atenção a saúde pela central de regulação das urgências. A descrição dada pela banca a essa alternativa (B) se refere ao Componente Força Nacional de Saúde do SUS.


    O Componente Atenção Domiciliar é compreendido como o conjunto de ações integradas e articuladas de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, que ocorrem no domicílio, constituindo-se nova modalidade de atenção à saúde que acontece no território e reorganiza o processo de trabalho das equipes, que realizam o cuidado domiciliar na atenção primária, ambulatorial e hospitalar. A descrição dada pela banca a essa alternativa (C) se refere ao Componente Sala de Estabilização.


    O Componente Força Nacional de Saúde do SUS objetiva aglutinar esforços para garantir a integralidade na assistência em situações de risco ou emergenciais para populações com vulnerabilidades específicas e/ou em regiões de difícil acesso, pautando-se pela equidade na atenção, considerando-se seus riscos. A descrição dada pela banca a essa alternativa (D) se refere ao Componente Atenção Domiciliar.


    Gabarito do professor: Letra A.

    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/p...
  • Art. 2º A Sala de Estabilização (SE) é a estrutura que funciona como local de assistência temporária e qualificada para estabilização de pacientes críticos/graves, para posterior  encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde, observadas as seguintes diretrizes:

    § 1º Paciente crítico/grave é aquele que se encontra em risco iminente de perder a vida ou função de órgão/sistema do corpo humano, bem como aquele em frágil condição clínica decorrente de trauma ou outras condições relacionadas a processos que requeiram cuidado imediato clínico, cirúrgico, gineco-obstétrico ou em saúde mental.

    Isso significa que não é apenas um paciente que tenha riscos, e sim um paciente que se encontra em uma emergência, com risco iminente. 

  • A) o Componente Atenção Básica em Saúde, que tem por objetivo a ampliação do acesso, o fortalecimento do vínculo e a responsabilização, desde o primeiro cuidado às urgências e emergências, em ambiente adequado, até a transferência/encaminhamento a outros pontos de atenção. (CORRETO)

    B) o Componente Sala de Estabilização, que objetiva aglutinar esforços para garantir a integralidade na assistência, em situações de risco ou emergenciais, para populações com vulnerabilidades específicas e/ou em regiões de difícil acesso. (COMPONENTE FORÇA NACIONAL DE SAÚDE DO SUS)

    C) o Componente Atenção Domiciliar, que deverá ser ambiente para estabilização de pacientes críticos e/ou graves, com condições de garantir a assistência 24 horas. (COMPONENTE SALA DE ESTABILIZAÇÃO)

    D) Componente Força Nacional de Saúde do SUS, que é compreendido como o conjunto de ações integradas e articuladas de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, que ocorrem no domicílio. (COMPONENTE ATENÇÃO DOMICILIAR)

  • Art. 6º O Componente Atenção Básica em Saúde tem por objetivo a ampliação do acesso, fortalecimento do vínculo e responsabilização e o primeiro cuidado às urgências e emergências, em ambiente adequado, até a transferência/encaminhamento a outros pontos de atenção, quando necessário, com a implantação de acolhimento com avaliação de riscos e vulnerabilidades.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt1600_07_07_2011.html