SóProvas


ID
3000631
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Apodi - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A portaria nº 2.436/2017 aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB),estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre a PNAB, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A não seria a incorreta?

    Segundo a portaria, recomenda-se que as unidades básicas de saúde tenham seu funcionamento com carga horaria mínima de 40 horas semanais, no mínimo 5 dias da semana e nos 12 meses do ano.

  • Gabarito correto é a letra B

  • Gabarito Letra: B

    Corrigindo as demais...

    A : Recomenda-se que as Unidades Básicas de Saúde tenham seu funcionamento com carga horária mínima de 40 horas/semanais, no mínimo 5 (cinco) dias da semana e nos 12 meses do ano, possibilitando acesso facilitado à população.

    C: Em áreas de grande dispersão territorial, áreas de risco e vulnerabilidade social, recomenda-se a cobertura de 100% da população com número máximo de 750 pessoas por ACS.

    D:

    ATRIBUIÇÕES ↓

    4.2.2 - Técnico e/ou Auxiliar de Enfermagem:

    I - Participar das atividades de atenção à saúde realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na UBS e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outros);

    II - Realizar procedimentos de enfermagem, como curativos, administração de medicamentos, vacinas, coleta de material para exames, lavagem, preparação e esterilização de materiais, entre outras atividades delegadas pelo enfermeiro, de acordo com sua área de atuação e regulamentação; e

    III - Exercer outras atribuições que sejam de responsabilidade na sua área de atuação

  • Vamos analisar a questão:


    Segundo a portaria nº 2.436/2017 recomenda-se que as Unidades Básicas de Saúde tenham seu funcionamento com carga horária mínima de 40 horas/semanais, no mínimo 5 (cinco) dias da semana e nos 12 meses do ano, possibilitando acesso facilitado à população.


    Está correto quando se afirma que destacam-se como importantes ações no processo de avaliação de risco e vulnerabilidade na Atenção Básica: o Acolhimento com Classificação de Risco e a Estratificação de Risco. 


    Em áreas de grande dispersão territorial, áreas de risco e vulnerabilidade social, recomenda-se a cobertura de 100% da população com número máximo de 750 pessoas por ACS.


    Consultas clínicas e pequenos procedimentos cirúrgicos é atribuição do médico. Ao técnico e/ou auxiliar de Enfermagem cabe participar das atividades de atenção à saúde realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão; realizar procedimentos de enfermagem delegadas pelo enfermeiro, de acordo com sua área de atuação e regulamentação; e exercer outras atribuições que sejam de responsabilidade na sua área de atuação.


    Gabarito do professor: Letra B.


    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/p...
  • B.

    ->UBS não podem operar apenas 3 dias por semana. Melhor 5.

    ->A cobertura tem que ser de 100%.

    ->técnicos certamente não devem conduzir procedimentos cirúrgicos LOL

  • Patricia Peixoto não é a incorreta,mas a CORRETA amiga,e a unica correta é a B)

  • A) O funcionamento da UBS é no mínimo de 40h semanais, 5 dias por semana, 12 meses do ano.

    B) Para que seja ofertado as ações e serviços de saúde de forma equânime é necessário fazer uso do acolhimento com estratificação de risco, para que seja identificado as reais necessidades dos indivíduos e oferecer a quem mais precisa do serviço com prioridade de atendimento.

    C) s equipes de saúde da família, em áreas de grande dispersão territorial, áreas de risco e vulnerabilidade social, recomenda-se a cobertura de 100% da população com número máximo de 750 pessoas por Agente Comunitário de Saúde.

    D) O Técnico em enfermagem não devem realizar procedimento cirúrgico. Além disso, as UBS detém de tecnologia leve, logo o estabelecimento não contém densidade tecnológica para ser resolutiva em procedimento cirúrgico.