SóProvas


ID
3001609
Banca
FUNRIO
Órgão
Prefeitura de Porto de Moz - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             Apelo


      Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho. Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam e eu ficava só, sem o perdão de sua presença a todas as aflições do dia, como a última luz na varanda.

      E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada - o meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa, calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolhas? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor. (Dalton Trevisan) 

O autor do texto apresenta uma linguagem que omite termos facilmente percebidos pelo contexto ou situação. Essa figura de linguagem é denominada:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ===> Primeiros dias, para dizer a verdade, EU (SUJEITO ELÍPTICO, DESINENCIAL, OCULTO) não senti falta;

    ===> Diferença entre zeugma e elipse. ===> ZEUGMA emite um termo que já foi dito anteriormente, a ELIPSE um termo que não foi dito anteriormente.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • a)   Metáfora. É a figura de linguagem em que se encontra uma comparação implícita; “sem o perdão de sua presença a todas as aflições do dia, como a última luz na varanda”.

    b)   Anáfora. Repetição de uma palavra ou grupo de palavras no início de duas ou mais frases sucessivas; (“Se você gritasse, se você gemesse, se você tocasse a valsa vienense (...). E agora José?”).

    c)   Elipse. Gabarito – explicação do colega abaixo.

    d)   Sínquise. Hipérbato exagerado; realiza uma inversão muito marcante na ordem direta padrão da língua; "Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou".

    e)   Anacoluto. Mudança da construção sintática no meio da frase, ficando alguns termos desligados do resto do período, ainda que faça sentido na frase (frase quebrada); “E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada - o meu jeito de querer bem”; ou; “A pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada”.

  • GABARITO: "C".

    ELIPSE:

    Consiste na omissão de um ou mais termos numa oração que podem ser facilmente identificados, tanto por elementos gramaticais presentes na própria oração, quanto pelo contexto.

    Exemplos:

    1) A cada um o que é seu. (Deve se dar a cada um o que é seu.)

    2) Tenho duas filhas, um filho e amo todos da mesma maneira. (Nesse exemplo, as desinências verbais de tenho amo permitem-nos a identificação do sujeito em elipse "eu".)

    -

    Fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil8.php

  • Elipse= omissão geral sem referente.

  • Elipse

    É a omissão de um termo ou de uma expressão.

    Ex: (Nós) Saímos ontem à noite.

    gab. C

  • Elipse: omitir um termo que fica obviamente subentendido devido ao contexto da frase. Ex.: A cidade estava deserta, ninguém na rua. (havia)  

  • Consiste na omissão de um ou mais termos numa oração que podem ser facilmente identificados, tanto por elementos gramaticais presentes na própria oração, quanto pelo contexto. Exemplos:

    1) A cada um o que é seu. (Deve se dar a cada um o que é seu.)

    2) Tenho duas filhas, um filho e amo todos da mesma maneira. (Nesse exemplo, as desinências verbais de tenho amo permitem-nos a identificação do sujeito em elipse "eu".)

    3) Regina estava atrasada. Preferiu ir direto para o trabalho. (Ela, Regina, preferiu ir direto para o trabalho, pois estava atrasada.)

    4) As rosas florescem em maio, as margaridas em agosto. (As margaridas florescem em agosto.)