SóProvas


ID
300322
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Um dos itens que compõem a sinalização horizontal são as marcas de canalização. Estas

Alternativas
Comentários
  • a) Inscrições no pavimento.


    b) Marcas transversais.


    c) MARCAS DE CANALIZAÇÃO.


    d) Inscrições do pavimento: legendas.


    e) Marcas longitudinais.

  • Acredito que a letra D seja o conceito de dispositivos auxiliares (Resolução Contran 160): s

    ão elementos aplicados ao pavimento da via, junto a ela, ou nos obstáculos próximos, de forma a tornar mais eficiente e segura a operação da via. São constituídos de materiais, formas e cores diversos, dotados ou não de refletividade, com as funções de 

    incrementar a percepção da sinalização (...).

  • As marcas de canalização servem para orientar os fluxos de tráfego em uma via, direcionando a circulação de veículos e regulamentam as áreas de pavimento não utilizáveis.

  • Gabarito: Letra C

    As Marcas de CANALIZAÇÃO orientam os fluxos de tráfego em uma via, direcionando a circulação de veículos. Regulamentam as áreas de pavimento não utilizáveis.

    FRASE-CHAVE: "Regulamentam as áreas de pavimento não utilizáveis."

    Devem ser na COR BRANCA quando direcionam fluxos de mesmo sentido e na proteção de estacionamento e na COR AMARELA quando direcionam fluxo de sentidos opostos.


    Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • As marcas de canaliZação servem para orientar os fluxos de tráfego em uma via, direcionando a circulação de veículos e regulamentam as áreas de pavimento não utiliZáveis.

  • MARCAS DE CANALIZAÇÃO = ÁREAS DE PAVIMENTO NÃO UTILIZÁVEIS

  • Resposta: C

    A sinalização horizontal é classificada em:

    - marcas longitudinais: Separam e ordenam as correntes de tráfego, definindo a parte da pista destinada normalmente à circulação de veículos, a sua divisão em faixas, a separação de fluxos opostos, faixas de uso exclusivo de um tipo de veículo, reversíveis, além de estabelecer as regras de ultrapassagem e transposição.

    - marcas transversais: Ordenam os deslocamentos frontais dos veículos e os harmonizam com os deslocamentos de outros veículos e dos pedestres, assim como informam os condutores sobre a necessidade de reduzir a velocidade e indicam travessia de pedestres e posições de parada. Em casos específicos têm poder de regulamentação

    - marcas de canalização: Orientam os fluxos de tráfego em uma via, direcionando a circulação de veículos. Regulamentam as áreas de pavimento não utilizáveis. Devem ser na cor branca quando direcionam fluxos de mesmo sentido e na proteção de estacionamento e na cor amarela quando direcionam fluxos de sentidos opostos. 

    - marcas de delimitação e controle de estacionamento e/ou parada: Delimitam e propiciam melhor controle das áreas onde é proibido ou regulamentado o estacionamento e a parada de veículos, quando associadas à sinalização vertical de regulamentação. Em casos específicos, tem poder de regulamentação.

    - inscrições no pavimento: Melhoram a percepção do condutor quanto às condições de operação da via, permitindo-lhe tomar a decisão adequada, no tempo apropriado, para as situações que se lhe apresentarem.

    Fonte: Anexo II, CTB.