SóProvas



Questões de Sinalização de trânsito


ID
89008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Assinale a opção correta relativa à sinalização de trânsito.

Alternativas
Comentários
  • Sinalização Vertical São elementos colocados na posição vertical, fixados ao lado direito do sentido do tráfego que se deve orientar ou suspensos sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis, mediante símbolo ou legenda pré-reconhecidas e legalmente instituídas como sinais de trânsito. É recomendável que as placas de sinalização sejam montadas individualmente, utilizando-se postes distintos.A sinalização vertical é feita com materiais refletivos, para garantir visibilidade noturna aos usuários das vias.Para sustentação de sinais, com painéis refletivos ou eletrônicos sobre a pista de rolamento, são empregados dois tipos de estruturas metálicas: os pórticos (com duas bases de sustentação) e as bandeiras (com uma base de sustentação).O que diz a lei:Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:I - verticais;II - horizontais;III - dispositivos de sinalização auxiliar;IV - luminosos;V - sonoros;VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.Art. 88. Nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção, ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou de manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação.
  • Sinalização Vertical: é um subsistema da sinalização viária, que se utiliza de sinais apostos sobre placas fixadas na posição vertical, ao lado ou suspensas sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente ou, eventualmente, variável, mediante símbolos e ou legendas preestabelecidas e legalmente instituídas.
    A sinaliza Vertical tem a finalidade de fornecer informações que permitam aos usuários das vias adotar comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança, ordenar os fluxos de tráfego e orientar os usuários da via.
    A sinalização Vertical é classificada segundo sua função, que pode ser de:
     
    §  Regulamentação: regulamentar as obrigações, limitações, proibições ou restrições que governam o uso da via.
     
    §  Advertência: advertir os condutores sobre condições com potencial de risco existentes na via ou nas suas proximidades, tais como escolas e passagens de pedestres.
     
    §  Indicação: indicar direções, localizações, pontos de interesse turístico ou de serviços e transmitir mensagens educativas, dentre outras, de maneira a ajudar o condutor em seu deslocamento.
  • Sinalização Horizontal:É um subsistema da sinalização viária composta de marcas, símbolos e legendas, apostos sobre o pavimento da pista de rolamento. A sinalização horizontal tem a finalidade de transmitir e orientar os usuários sobre as condições de utilização adequada da via, compreendendo as proibições, restrições e informações que lhes permitam adotar comportamento adequado, de forma a aumentar a segurança e ordenar os fluxos de tráfego. Em várias situações seu desrespeito implicará em cometimento de infração de trânsito.
     
    A Sinalização Horizontal tem a finalidade de fornecer informações que permitam aos usuários das vias adotarem comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança e fluidez do transito, ordenar o fluxo de trafego, canalizar e orientar os usuários da via.
     
    A sinalização horizontal tem a propriedade de transmitir mensagens aos condutores e pedestres, possibilitando sua percepção e entendimento, sem desviar a atenção do leito da via.
     
    A Sinalização Horizontal é Classificada em:
     
    1.      Marcas Longitudinais
    2.      Marcas Transversais
    3.      Marcas de Canalização
    4.      Marcas de Delimitação e Controle de Parada e/ou Estacionamento
    5.      Inscrição no Pavimento
  • Pessoal, vamos alternanativa por alternativa:
    a) A sinalização vertical, quando classificada de acordo com sua função, compreende a sinalização de regulamentação, a sinalização de perigo e a sinalização de indicação. ERRADA Segundo o item 1. do anexo II do CTB, a sinalização vertical é classificada em três tipos, de acordo com a sua função: REGULAMENTAÇÃO, ADVERTÊNCIA E INDICAÇÃO. b) A sinalização vertical é um subsistema da sinalização viária cujo meio de comunicação está na posição vertical, normalmente em placa, fixado ao lado ou suspenso sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis, por meio de legendas e(ou) símbolos pré-reconhecidos e legalmente instituídos. CERTA  Texto de lei, item 1 do anexo II do CTB. Não tem o que questionar.  c) A forma padrão do sinal de regulamentação é a circular, e as cores são amarela e preta. ERRADA Item 1.1.1 do anexo II do CTB: "A forma padrão do sinal de REGULAMENTAÇÃO é a CIRCULAR, e as cores são VERMELHA, PRETA E BRANCA. d) A forma padrão dos sinais de perigo é a quadrada, em que nenhuma das bordas fica na posição paralela ao solo. ERRADA Essa foi a alternativa absurda da questão, pois misturou vários conceitos e ficou complicado até de explicá-la. e) A sinalização horizontal é um subsistema da sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias, e que não possuem qualquer poder de regulamentação. ERRADA Essa alternativa está QUASE certa. O erro está na última frase "e que não possuem qualquer poder de regulamentação", pois ela tem sim, em casos específicos, poder de regulamentação, embora não seja a regra. Feitooooooooo!!!
  • M   A   C   E   T   E

    Segundo o artigo 87 do CTB, os sinais de trânsito classificam-se em:

    "SOM E LUZ VERDI HOGE"
    SONOROS
    LUMINOSOS
    VERTICAIS
    DISPOSITIVOS
    HORIZONTAIS
    GESTOS

    Porém, segundo o anexo II do próprio CTB, existe mais uma classificação:
    SINALIZAÇÃO DE OBRAS: é a utilização de elementos verticais, horizontais, semafóricos e de dispositivos, para alertar sobre a existência de movimentações obreiras na via ou ao seu entorno. Uma característica marcante dessa classificação é a cor LARANJA, presente na sinalização vertical de advertência e nas placas de orientação de destino.

    Vamos para a próxima!
  • Falou, camarada! Certamente você tem um cartão de memória na cabeça pra carregar toda essa informação sem decorar. Macetes ajudam e muito na hora de escolher uma resposta. Dever ser um recruta nesse mundo, só pode.
  • O anexo II do CTB cairá nesse concurso da PRF de 2013? Se alguém souber da o bizu ai porque ainda da tempo de estudá-lo. Eu estou estudando apenas o CTB e o anexo I, tendo em vista o edital mencionar apenas o CTB e atualizações, mas se eu estiver errado por favor me digam!
  • SAULO, AMIGÃO!!

    VC ESTÁ ERRADO. TEM QUE ESTUDAR SIM, O ANEXO II.

    VAI COM FÉ.
  •  
    -        Alternativa A:errada, pois de acordo com o item 1 do Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro – CTB – a sinalização vertical classifica-se quanto à função, como sendo de regulamentação, advertência, ou indicação, não havendo menção a “perigo”, como na assertiva.
    -        Alternativa B:correta, pois reproduz com exatidão o que está inscrito no item 1 do CTB como definição para a sinalização vertical.
    -        Alternativa C:errada, porque segundo o item 1.1.1 as cores nesse tipo de sinalização são vermelha, preta e branca.
    -        Alternativa D: errada, pois esta é a forma prevista para a sinalização de advertência, conforme o item 1.2.1 do Anexo II do CTB.
    -        Alternativa E:errada, pois em casos específicos a sinalização horizontal pode ter poder de regulamentação. Vale à pena conferir o que diz o item 2 do CTB a respeito: “É um subsistema da sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias. Têm como função organizar o fluxo de veículos e pedestres; controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos; complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação. Em casos específicos, tem poder de regulamentação.”
  • GABARITO: B

    Quanto à alternativa D:

    Imagéns da forma padrão dos sinais de perigo:


  • a) ERRADA. A sinalização vertical é classificada de acordo com sua função, compreendendo os seguintes tipos de sinalização:
    > REGULAMENTAÇÃO;
    > ADVERTÊNCIA;
    > INDICAÇÃO.

     

    b) CERTA.

     

    c) ERRADA. As placas de sinalização vertical de regulamentação são em sua maioria de formato redondo, com orla de borda vermelha, fundo branco e caracteres pretos. Levam uma faixa vermelha em diagonal quando indicam proibição.

     

    d) ERRADA. As formas dos sinais de advertência é quadrada, devendo uma das diagonais ficar na posição vertical. Têm em sua maioria bordas pretas, cor de fundo amarela e caracteres pretos. 

     

    e) ERRADA. Em casos específicos, a sinalização horizontal tem poder de regulamentação.

     

    Fonte: Prof. Marcos Girão - Estratégia

  • Gabarito: Letra B

    b) A sinalização vertical é um subsistema da sinalização viária cujo meio de comunicação está na posição vertical, normalmente em placa, fixado ao lado ou suspenso sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis, por meio de legendas e(ou) símbolos pré-reconhecidos e legalmente instituídos. (CORRETO)

    Comentário: Sinalização Vertical São elementos colocados na posição vertical, fixados ao lado direito do sentido do tráfego que se deve orientar ou suspensos sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis, mediante símbolo ou legenda pré-reconhecidas e legalmente instituídas como sinais de trânsito. É recomendável que as placas de sinalização sejam montadas individualmente, utilizando-se postes distintos.A sinalização vertical é feita com materiais refletivos, para garantir visibilidade noturna aos usuários das vias.Para sustentação de sinais, com painéis refletivos ou eletrônicos sobre a pista de rolamento, são empregados dois tipos de estruturas metálicas: os pórticos (com duas bases de sustentação) e as bandeiras (com uma base de sustentação).
    O que diz a lei:

    CTB
    Art. 87.
    Os sinais de trânsito classificam-se em:
    I - verticais;
    II - horizontais;
    III - dispositivos de sinalização auxiliar;
    IV - luminosos;
    V - sonoros;
    VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.

    Art. 88. Nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção, ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou de manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação.

  • Autor: Qconcursos.com , Qconcursos.com

     
    -        Alternativa A:errada, pois de acordo com o item 1 do Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro – CTB – a sinalização vertical classifica-se quanto à função, como sendo de regulamentação, advertência, ou indicação, não havendo menção a “perigo”, como na assertiva.
    -        Alternativa B:correta, pois reproduz com exatidão o que está inscrito no item 1 do CTB como definição para a sinalização vertical.
    -        Alternativa C:errada, porque segundo o item 1.1.1 as cores nesse tipo de sinalização são vermelha, preta e branca.
    -        Alternativa D: errada, pois esta é a forma prevista para a sinalização de advertência, conforme o item 1.2.1 do Anexo II do CTB.
    -        Alternativa E:errada, pois em casos específicos a sinalização horizontal pode ter poder de regulamentação. Vale à pena conferir o que diz o item 2 do CTB a respeito: “É um subsistema da sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias. Têm como função organizar o fluxo de veículos e pedestres; controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos; complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação. Em casos específicos, tem poder de regulamentação.”

     
  • E) A sinalização horizontal é um subsistema da sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias, e que não possuem qualquer poder de regulamentação.


    Pare sobre a faixa de pedestre para você ver kkk

  • Resolução 160/2004 CONTRAN


ID
121960
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A sinalização horizontal é um subsistema da sinalização viária, têm como função organizar o fluxo de veículos e pedestres; controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos; complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação. É classificada em: marca longitudinal, marca transversal, marca de delimitação e controle de estacionamento e/ou parada, inscrição no pavimento e

Alternativas
Comentários
  • Sinalização Horizontal é um sistema da sinalização viária que utiliza linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias.

    É empregada para complementar regulamentação, advertências e indicações e em alguns casos é usada independentemente. É traduzida através da pintura de faixas e marcas no pavimento, utilizando-se as cores branca e amarela.

    A sinalização horizontal é composta da marcas viárias tais como: setas, palavras, números, símbolos, tachas, catadióptricos e faixas.

    Marcas longitudinais(separam e ordenam as correntes de tráfego)

    Marcas transversais(ordenam os deslocamentos frontais dos veículos)

    Marcas de delimitação e controle de estacionamento e/ou parada(para áreas onde é proibido ou regulamentado o estacionamento e a parada de veículos)

    Linha de bordo (delimita a parte da pista destinada ao deslocamento de veículos)

    Marcas de canalização(direcionam a circulação de veículos)

    Marca delimitadora de estacionamento regulamentadoInscrições no pavimento

    Fonte:www.anfavea.com.br/documentos/capitulo7seguranca.pdf

  • Alternativa correta, letra E (marca de canalização)
  • A sinalização horizontal é classificada em:

    - marcas longitudinais;

    - marcas transversais;

    - marcas de canalização;

    - marcas de delimitação e controle de estacionamento e/ou parada;

    - inscrições no pavimento.

  • M  A  C  E  T  E

    LONTRA, CADE A INSCRIÇÃO?

    Longitudinais
    Transversais
    Canalização
    Delimitação e controle de estacionamento ou parada
    Inscrição no pavimento


    Feito o carreto, vamos para a próxima!
  • Pessoal, a alternativa "e" está correta porque somente a "marca de canalização é um tipo de classificação. As demais são especies das que já estão listadas no enunciado.
  • Resposta "e".

    Gostei do Macete.... "LON.TRA CA.DE  A INSCRIÇÃO???

  • A) linha de bordo. --> Marcas Longitudinais

    B) marca de estímulo à redução de velocidade. --> Marcas Transversais

    Obs: no Anexo II do CTB está como "Linhas de Estímulo à Redução de Velocidade"

    C) faixa de travessia de pedestres. -->  Marcas Transversais

    D) marca de continuidade. -->  Marcas Longitudinais

    Obs: no Anexo II do CTB está como "Linha de Continuidade"

  • M A C E T E

    LONTRA, CADE A INSCRIÇÃO?

    Longitudinais

    Transversais

    Canalização

    Delimitação e controle de estacionamento ou parada

    Inscrição no pavimento

    Fonte - Andrew Roberto/ Comentário da questão


ID
121963
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Em relação às cores utilizadas na sinalização horizontal, considere as afirmativas abaixo.

I. A cor vermelha é utilizada para proporcionar contraste, quando necessário, entre a marca viária e o pavimento das ciclofaixas e/ou ciclovias e nos símbolos de hospitais e farmácias (cruz).

II. A cor preta é utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.

III. A cor amarela é utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Cores da sinalização horizontal: A sinalização horizontal se apresenta em cinco cores:-Amarela;-Vermelha;-Branca;-Azul;-Preta, vejamos a utilização de cada uma:

    -Vermelha: Utilizada na regulação de espaço destinado ao deslocamento de bicicletas leves (ciclovias); símbolos (hospitais/farmácias/cruz).

    -Preto: Utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.

    -Amarela: Utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos, na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.

    -Branca: Utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de espaços especiais, de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestres; na pintura de símbolos e legendas.

    -Azul: Utilizada nas pinturas de símbolos em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque.

    Fonte:www.atividadesrodoviarias.pro.br/sinalizacao.html

  • Alternativa correta, Letra A (I e II, apenas.)
    A alternativa III está incorreta, pois a cor amarela é utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos. Para regulação de fluxos de mesmo sentido utiliza-se a cor branca.

    Anexo II do CTB
    2.1.2 - Cores
    A sinalização horizontal se apresenta em cinco cores:
    - Amarela: utilizada na regulação de fluxos em sentidos opostos; na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.
    - Vermelha: utilizada para proporcionar contraste, quando necessário, entre a marca viária e o pavimento das ciclofaixas e/ou ciclovias, na parte interna destas, associada à linha de bordo branca ou de linha de divisão de fluxo de mesmo sentido e nos símbolos de hospitais e farmácias (cruz).
    - Branca: utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestres, símbolos e legendas.
    - Azul: utilizada nas pinturas de símbolos de pessoas portadoras de deficiência física, em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque.
    - Preta: utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.
  • Pessoal, o erro dá alternativa III é esse:
    III. A cor amarela é utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido;
    O correto seria "sentidos opostos".
  • IMAGENS DE SINALIZAÇÃO HORIZONTAL:
    I.ciclovias e símbolos de hospitais e farmácias:

    II.contraste entre o pavimento e a pintura:

    III.regulação de fluxos de SENTIDOS OPOSTOS; na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos
  • Cores da Sinalização Horizontal: Amarela, Vermelha, Branca, Azul, Preto.

    Amarela: utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos; na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.

    Vermelha: utilizada para proporcionar contraste, quando necessário, entre a marca viária e o pavimento das ciclofaixas e/ou ciclovias, na parte interna destas, associada à linha de bordo branca ou de linha de divisão de fluxo de mesmo sentido e nos símbolos de hospitais e farmácias (cruz).

    Branca: utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestres, símbolos e legendas.

    Azul: utilizada nas pinturas de símbolos de pessoas portadoras de deficiência física, em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque.

    Preta: utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.

  • III. (Sentidos opostos)


ID
121966
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Dispositivos de proteção contínua são elementos colocados de forma contínua e permanente ao longo da via, confeccionados em material flexível, maleável ou rígido, que têm como objetivo

Alternativas
Comentários
  • DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTÍNUA segundo resolução 160 do CONTRANSão elementos colocados de forma contínua e permanente ao longo da via, confeccionados em material flexível, maleável ou rígido, que têm como objetivo:- evitar que veículos e/ou pedestres transponham determinado local;- evitar ou dificultar a interferência de um fluxo de veículos sobre o fluxo oposto.Tipos de dispositivos de proteção contínua:-Defensas;

     -Barreiras de concreto;

    -Gradis;

  • Alternativa correta, Letra D (evitar que veículos e/ou pedestres transponham determinado local)Dispositivos de proteção contínua são elementos colocados de forma contínua e permanente ao longo da via, confeccionados em material flexível, maleável ou rígido, que têm como objetivo:- evitar que veículos e/ou pedestres transponham determinado local;- evitar ou dificultar a interferência de um fluxo de veículos sobre o fluxo oposto.Tipos de dispositivos para fluxo de pedestres e ciclistas- Gradis de Canalização e Retenção: podem ser maleáveis ou rígidos, e devem ter altura máxima de 1,20 m e permitir intervisibilidade entre veículos e pedestres.Tipos de dispositivos para fluxo veicular- Defensas metálicas- Barras de concreto (simples ou dupla)Dispositivos anti-ofuscamento
  • http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_160.pdf

    Toda a resolução.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

    Essa resolução do CONTRAN não consta como matéria obrigatória para a prova do DETRAN - SP 2019.

  • Nandara... Vai pensando assim kkk... O anexo_II faz parte do CTB, e no edital consta TODO O CTB, ou seja, já está implícito, não havia necessidade de especificarem.
  • Nunca é demais saber...

  • Dispositivos de Proteção Contínua

    São elementos colocados de forma contínua e permanente ao longo da via, feitos de material flexível ou rígido que têm como objetivo evitar que veículos e/ou pedestres transponham determinado local.


ID
121969
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Quanto aos sinais sonoros, emitidos por apito pelo Agente de Autoridade de Trânsito, considere as afirmativas abaixo.

I. Um silvo breve é empregado para indicar parada obrigatória.

II. Dois silvos breves são empregados para liberar o trânsito em direção/sentido indicado pelo agente.

III. Os sinais sonoros somente devem ser utilizados em conjunto com os gestos dos agentes.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • SINAIS SONOROS São os apitos da autoridade de trânsito.

    Sinais de apito: Um silvo breve Significado: Siga Emprego: Liberar o trânsito em direção / sentido indicado pelo agente.

    Sinais de apito: Dois silvos breves Significado: Pare indicar parada obrigatória Emprego: Para fiscalização de documento etc.

    Sinais de apito: Um silvo longo Significado: Diminuir a marcha Emprego: Quando for necessário fazer diminuir a marcha dos veículos.

    Diante do não cumprimento da ordem do agente de trânsito, o condutor pode ser autuado pelo artigo 195 do CTB, o qual dispõe: "Desobedecer às ordens emanadas da autoridade competente de trânsito e seus agentes", sendo uma infração de natureza grave, com penalidade de multa.

    Obs: Os sinais sonoros somente devem ser utilizados em conjunto com os gestos dos agentes. Segundo Leandro Macedo:"Agente que só apta é juiz de futebol"

  • Alternativa correta, Letra D (III, apenas.) Alternativa I - Incorreta, pois um silvo breve é empregado para liberar o trânsito em direção/sentido indicado pelo agente. Alternativa II - Incorreta, pois dois silvos breves são empregados para indicar parada obrigatória. Alternativa III - Correta. Sinais de apito Significado Emprego um silvo breve siga liberar o trânsito em direção/sentido indicado pelo agente dois silvos breves pare indicar parada obrigatória um silvo longo diminuir a marcha quando for necessário fazer diminuir a marcha dos veículos Os sinais sonoros somente devem ser utilizados em conjunto com os gestos dos agentes.
  • Vi o comentário do colega e decorei:

    1 Silvo Breve - vai

    2 Silvos Breves - pa-re

    1 Silvo Longo - caaaaaaaalma

  • não sabia mas fui por eliminação.

  • 1 B - Siga

    2 B - Pare

    1 L-DiMinua

    GAB: D


ID
121975
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Na sinalização vertical, as placas de identificação quilométricas são apresentadas nas seguintes cores de fundo, legenda, orla interna e orla externa, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Placas de Identificação QuilométricaCaracterísticas das Placas de Identificação QuilométricaForma: Retangular, com lado maior na verticalFundo: AzulOrla interna: BrancaOrla externa: AzulTarja: BrancaLegendas: BrancaFonte: Resolução 160/04 do CONTRAN

  • Alternativa correta, Letra E (azul, branca, branca e azul.)

    Características das Placas de Identificação Quilométrica

    Forma: Retangular, com lado maior na vertical
    Cor:

    - Fundo: azul.
    - Orla interna: Branca.
    - Orla externa: Azul.
    - Tarja: Branca.
    - Legendas: Branca
  • Então por que é que na BR-376, entre P. Grossa e Curitiba-PR, aparecem placas de quilometragem com fundo verde? Inclusive, num quilometro (não lembro agora se é num quilômetro par ou ímpar) a placa é verde/branca e já no quilômetro seguinte é azul/branca.

     

  • Só azul e branco?! E o que me diriam desta placa aqui ó:

    Eu sou dautônico ou essa placa é VERDE E BRANCA?

  • Como nosso amigo falou logo acima, tá complicada essa questão, pois a descrição da placa, é de auxiliares....
  • A questão é clara e bem objetiva...as placas de identificação quilométrica são azul e branca. Só com essas duas informações matamos a questão.
  • PARA AJUDAR A MEMORIZAR:

    Identificacao quilometrica 2
  • Aqui na paraiba eu já vi placas quilométricas VERDES. Assim complica!!
  • Não existe questionamento para essa questão. Em concurso o que vale é a lei. A pratica fica de lado. Questão expressa na Resolução 160/04 do CONTRAN, item 1.3.1.e. 

    Placas de Identificação Quilométrica
    Retangular, com lado maior na vertical

    Fundo: Azul 
    Orla interna: Branca 
    Orla externa: Azul 
    Tarja: Branca 
    Legendas: Branca

    Vamos para a próxima!

  • Muito cuidado pessoal pois existem muitas placas no nosso Brasil com as cores erradas!! É possível até recorrer de uma multa caso uma placa de regulamentação de velocidade estiver errada só para ter noção! Então sigam o que está no código e não na vida real. Abraço.
  • Nesta questão não informam se é de acordo com a Resolução 160/04 do CONTRAN ou com o Anexo II do CTB....no concurso do Detran-SP não está pedindo esta resolução, e sim o Anexo II do CTB

    Nas págs. 21 e 23 do Anexo II do CTB contém as informações;

    - Pág. 21 - Sinalização Vertical - Sinalização de Indicação - Placas de localização e identificação de destino - Marcos quilométricos: não define cores, pois são aqueles postinhos em formato triangular.

    - Pág. 23 - Sinalização Vertical - Sinalização de Indicação - Placas de orientação de destino - Placas indicativas de distância: ex.: "Brasília 79 km", cores: Fundo e orla externa - verde, orlas internas e legendas - brancas.
  • Nesse país as leis são folcloricas, na pratica faz a placa com a tinta que a licitaçao fraudulenta entregou!!! verde, azul, é uma ZONA!  Eis a placa correta: http://aimore.net/placas/placa_Identificacao_14.jpg

  • As placas indicativas de distância possuem cores verde e branca e as de identificação quilométrica, azul e branca.

  • identificação quilométrica, azul e branca

    https://www.google.com.br/search?biw=1366&bih=672&tbm=isch&sa=1&ei=yCf_Wrf_GMOIwgTyt5XwCg&q=identifica%C3%A7%C3%A3o+quilom%C3%A9trica&oq=identifica%C3%A7%C3%A3o+quilom%C3%A9trica&gs_l=img.12..0i5i30k1.24088.24088.0.25710.1.1.0.0.0.0.247.247.2-1.1.0....0...1c.2.64.img..0.1.244....0.9xfm7zlxu_Q

     

    indicativas de distância

    https://www.google.com.br/search?biw=1366&bih=672&tbm=isch&sa=1&ei=5Cf_Wq_MKsrFwAS2m66QDw&q=indicativas+de+dist%C3%A2ncia&oq=indicativas+de+dist%C3%A2ncia&gs_l=img.3...135693.135693.0.137613.1.1.0.0.0.0.180.180.0j1.1.0....0...1c.2.64.img..0.0.0....0.3ubTeIP8sPk

     

  • Características das Placas de Identificação de Limite de Municípios / Divisa de Estados / Fronteira / Perímetro Urbano

     

    Forma

    Cor

    Retangular, com lado maior na horizontal

    Fundo

    Azul

    Orla interna

    Branca

    Orla externa

    Azul

    Tarja

    Branca

    Legendas

    Branca

  • A) preta, branca, preta e branca. --> Não há

    B) verde, branca, branca e verde. --> Placas de Orientação de Destino

    C) branco, preto, preto e branco. --> Placas Educativas

    D) azul, branca, branca e verde. --> Não há

  • Sim, por aqui as de identificação quilométrica são verdes e brancas também.


ID
149629
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

As cores do fundo, da legenda, da orla interna e da orla externa das placas de identificação de rodovias e estradas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Com a placa fica mais fácil.

    Rodovias e Estradas Federais
  • veja a placa da questao nesse link: http://aimore.net/placas/placa_Identificacao_2.jpg

  • http://www.denatran.gov.br/publicacoes/download/volume3/5%20-%20CLASSIFICA%C3%87%C3%83O%20DA%20SINALIZA%C3%87%C3%83O%20DE%20INDICA%C3%87%C3%83O.pdf

    todas as placas

  • Ridícula a questão e irrelevante apurar esse tipo de conhecimento, totalmente fora do bom senso da banca e do examinador. Que diferença faz saber disso na hora de estar dirigindo com um dignitário no veículo do Tribunal ? ...tantas normas de segurança na direção que possam ser exploradas e vem logo com cor de placa ? ta de sacanagem !!

  • Alternativa correta letra B.

  • Alternativa correta letra B.

  •  Apesar de termos citado o exemplo das Rodovias e Estradas Pan-Americanas, estas cores também valem para as rodovias e estradas federais e municipais.

    Resposta: B.

  • A) verde, branca, branca e verde. --> Placas de Orientação de Destino

    C) azul, branca, branca e azul. --> Diversos grupos nas placas de Indicação

    D) azul, branca, branca e verde. --> Não há

    E) preta, branca, preta e branca. --> Não há

  • Se não puxar pela memória visual, fica difícil responder a questão.

  • As placas de indicação têm por finalidade identificar as vias, os destinos e os locais de interesse; orientar condutores de veículos quanto aos percursos, destinos, distâncias e serviços auxiliares, podendo também educar o usuário. Suas mensagens são informativas ou educativas.

    • de rodovias e estradas:

    Fundo: Branco

    Orlas Internas: Pretas

    Orla Externa: Branca

    Tarja, Seta e Legendas: Pretas

    Resp: B

  • Ficar gravando cores? Que tipo de conhecimento que está sendo medido?

  • Seria melhor que no pdf as placas viessem coloridas, além de escrever somente as cores, fica melhor para memorizar vendo as cores da placa do que lendo somente.

  •  _rodovias e estradas:

    Fundo:  Branco

    Orlas Internas:  Pretas

    Orla Externa:  Branca

    Tarja, Seta e Legendas:  Pretas


ID
161290
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Dentre os Dispositivos Auxiliares, de acordo com a sua função, cones e cavaletes são tipos de Dispositivos

Alternativas
Comentários
  • Res. CONTRAN 160/04 (Anexo II do CTB)
    3. Dispositivos Auxiliares são elementos aplicados ao pavimento da via, junto a ela, ou nos obstáculos próximos, de forma a tornar mais eficiente e segura a operação da via. São constituídos de materiais, formas e cores diversos, dotados ou não de refletividade, com as funções de:
    - incrementar a percepção da sinalização, do alinhamento da via ou de obstáculos à circulação;
    - reduzir a velocidade praticada;
    - oferecer proteção aos usuários;
    - alertar os condutores quanto a situações de perigo potencial ou que requeiram maior atenção.
    Os Dispositivos Auxiliares são agrupados, de acordo com suas funções, em:
    - Dispositivos Delimitadores;
    - Dispositivos de Canalização;
    - Dispositivos de Sinalização de Alerta;
    - Alterações nas Características do Pavimento;
    - Dispositivos de Proteção Continua;
    - Dispositivos Luminosos;
    - Dispositivos de Proteção a Áreas de Pedestres e/ou Ciclistas;
    - Dispositivos de Uso Temporário.
    (...)
    3.7. DISPOSITIVOS DE USO TEMPORÁRIO
    São elementos fixos ou moveis diversos, utilizados em situações especiais e temporárias, como operações de trânsito, obras e situações de emergência ou perigo, com o objetivo de alertar os condutores, bloquear e/ou canalizar o trânsito, proteger pedestres, trabalhadores, equipamentos, etc.
    Aos dispositivos de uso temporário estão associadas as cores laranja e branca.
    Tipos de Dispositivos de Uso Temporário:
    Cones, Cilindro, Balizador Móvel, Tambores, Fita Zebrada, Cavaletes, Barreiras, Tapumes, Gradis, Elementos Luminosos Complementares, Bandeiras, Faixas.

  • ANEXO II DO CTB
    Dispositivos de uso TEMPORÁRIO:

    - Cones;
    - Cilindro;
    - Balizador Móvel;
    - Tambores;
    - Fita Zebrada;
    - Cavaletes;

  • Tipos de Dispositivos de Uso Temporário:

    Cones

    Cavaletes

    Resposta: A.

  • Gab(A)

    Parceiro de QTH rsrs

    A luta continua.

  • Gab(A)

    Parceiro de QTH rsrs

    A luta continua.

  • Cones e cavaletes são dispositivos de USO TEMPORÁRIO na cor BRANCA e LARANJA.


ID
161293
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Em relação aos sinais sonoros, emitidos por apito pelo Agente de Autoridade de Trânsito, considere as afirmativas abaixo.

I. Dois silvos breves são empregados para indicar parada obrigatória.

II. Os sinais sonoros não necessariamente devem ser utilizados em conjunto com os gestos dos agentes.

III. Um silvo breve é empregado para liberar o trânsito em direção/sentido indicado pelo agente.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • LETRA B
    Um silvo breve - SIGA - liberar o trânsito em direção/sentido indicado pelo agente. Dois silvos breves - PARE - indicar parada obrigatória. Um silvo longo - DIMINUIR A MARCHA - quando for necessário fazer diminuir a marcha dos veículos.
  • Sinais Sonoros são os apitos do agente da autoridade de trânsito, que devem ser utilizados em conjunto com os gestos.
  • Letra B. dois breves Pare, Um breve siga.

  • Um silvo breve no caso não era para diminuir a marcha 

  • Ata tinha me confundindo com um breve e um longo silvo

  • - Comentário do prof. Marcos Girão (ESTRATÉGIA CONCURSOS)

    Item I – Dois silvos breves = pare = parada obrigatória. (Certo)

    Item II – Não tenha dúvidas: os sinais sonoros somente devem ser utilizados em conjunto com os gestos dos agentes. (Errado)

    Item III – Um silvo breve = siga = liberar o trânsito em direção/sentido indicado pelo agente. (Certo)


    Gabarito: Letra B

  • Fundamento:

    Anexo II do CTB

    7. SINAIS SONOROS

  • Fiquei confuso no item ll. Devem ser usados em conjunto, onde está escrito, no código?

  • 1 Silvo Breve - VAI

    2 Silvos Breves - PA-RE

    1 Silvo Longo - CAAALMA


ID
161299
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

As cores utilizadas nas placas de identificação de limite de Municípios e de divisa de Estados são

Alternativas
Comentários
  • LETRA BForma - Retangular, com lado maior na horizontal.Cor:Fundo - AzulOrla interna - BrancaOrla externa - AzulTarja - BrancaLegendas - Branca
  •   Três informações importantes para lembrarmos desse modelo são:
    1. tem a forma retangular com o lado maior na horizontal;
    2. fundo azul;
    3. legendas branca.
  • Quando falar em limite de municípios, lembre daquela frase: O céu(Azul) é o limite. E se a banca querer complicar, mudando a outra cor da placa, que é branca, lembre-se das nuvens.  

    Pelo menos decorei assim.

    Bons estudos!


  • GAB B

     

    AZUL E BRANCA - ONDE VOCÊ ESTÁ

     

    VERDE E BRANCA - AONDE QUER CHEGAR

     

    HEY HO LET'S GO!

  • Falou da identificação de limite de Municípios e de divisa de Estados ou identificação quilometrica, as placas apresentam cores: azul e Branco.

  • A) verde e branca. --> Placas Indicativas de Sentido (Direção); Placas Indicativas de Distância; Placas Diagramadas

    C) branca e preta. --> Placas de Identificação de Rodovias e Estradas

    D) marrom e branca. --> Placas de Atrativos Turísticos

    E) amarela e preta. --> SINALIZAÇÃO DE ADVERTÊNCIA

  • Aqui ficou mais tranquilo, precisava saber só as cores utilizadas.

    Resposta: B.


ID
166726
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Quando um Agente da Autoridade de Trânsito tiver necessidade de diminuir a marcha dos veículos em uma via, deverá emitir, em conjunto com as ordens emanadas por gestos, o seguinte sinal sonoro de apito:

Alternativas
Comentários
  • um silvo breve: Atenção Siga

    Dois Silvos breve: Pare

    Três Silvos breve: Acenda a Lanterna

    Um silvo Longo: Diminua Marcha

    Um silvo Longo e um breve: Trânsito impedido em todas direções

    Três silvos Longos: Motoristas a postos (condutores ficarem preparados para se deslocarem)

  • É muito simples um silvo breve significa siga na direção indicada pelo agente, dois silvos breves indica parada obrigatória e um silvo longo indica diminua a marcha.Portanto letra D. 
  • Esquema legal para "gravar":

    eSPaDim
    121

    S:1 breve Siga
    P:2 longos pare
    D:1 longo diminua
  • RESOLUÇÃO Nº 160, DE 22 DE ABRIL DE 2004.

    Aprova o Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro.



    ...7. SINAIS SONOROS

     

    Sinais de apito

    Significado

    Emprego

    um silvo breve

    siga

    liberar o trânsito em direção/ sentido indicado pelo agente.

    dois silvos breves

    pare

    indicar parada obrigatória

    um silvo longo

    diminuir a marcha

    quando for necessário fazer diminuir a marcha dos veículos.

     

    Os sinais sonoros somente devem ser utilizados em conjunto com os gestos dos agentes.

  • Eu prefiro o mnemônico APADTM

    A tenção siga..................................................1 breve (1)
    P are................................................................2 breves (1+1)
    A cenda a lanterna..........................................3 breves (1+1+1)
    D iminua a marcha..........................................1 longo  (1)
    T ransito impedido em todas as direções.......1 longo + 1 breve (1+1
    M otoristas a postos........................................3 longos. (1+1+1)







  • Lembrando que, de acordo com o Anexo II do CTB, atualmente só há 3 tipos de sinais sonoros de apito, que são os citados pelo David Cardoso e Leticia Campos. Ou seja, letra A e B não há mais. !


ID
166729
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A sinalização horizontal se apresenta nas cores

Alternativas
Comentários
  • Cores
    - Amarela: utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos, regulamentar ultrapassagem e deslocamento lateral, na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na demarcação de obstáculos.
    - Branca: utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de áreas de circulação, trechos de pistas destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestres, na pintura de símbolos e legendas, demarcar linha de retenção, regulamentar linha de trasposição e ultrapassagem.
    - Vermelha: demarcar ciclofaixas e/ou ciclovias, nos símbolos de hospitais e farmácias (cruz);
    - Azul: utilizada nas pinturas de símbolos em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque, para pessoas portadoras de deficiência física.
    - Preto: utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.

  • Apenas para saber onde procurar:

    CTB - ANEXO II - subitem 2.1.2
  • A chave da questão é nao confundir as posições das sinalizações.
  • Um macete: Só precisa lembrar dos power rangers. Amarela,vermelho,branco,azul e preto

  • ● Amarela, utilizada para:

    – Separar movimentos veiculares de fluxos opostos;

    – Regulamentar ultrapassagem e deslocamento lateral;

    – Delimitar espaços proibidos para estacionamento e/ou parada;

    – Demarcar obstáculos transversais à pista (lombada).

    ● Branca, utilizada para:

    – Separar movimentos veiculares de mesmo sentido;

    – Delimitar áreas de circulação;

    – Delimitar trechos de pistas, destinados ao estacionamento regulamentado de

    veículos em condições especiais;

    – Regulamentar faixas de travessias de pedestres;

    – Regulamentar linha de transposição e ultrapassagem;

    – Demarcar linha de retenção e linha de “Dê a preferência”;

    – Inscrever setas, símbolos e legendas.

    ● Vermelha, utilizada para:

    – Demarcar ciclovias ou ciclofaixas;

    – Inscrever símbolo (cruz).

    ● Azul, utilizada como base para:

    – Inscrever símbolo em áreas especiais de estacionamento ou de parada para

    embarque e desembarque para pessoas portadoras de deficiência física.

    ● Preta, utilizada para:

    – Proporcionar contraste entre a marca viária/inscrição e o pavimento, (utilizada

    principalmente em pavimento de concreto) não constituindo propriamente uma

    cor de sinalização.

  • Preto não é necessáriamente uma cor de sinalização!

  • GAB. E - amarela, vermelha, branca, azul e preta.

  • O que me ajudou a fixar foi pesquisar no google imagens sinalização horizontal. Com exemplos práticos é mais fácil :)

  • http://4.bp.blogspot.com/-9HvFRDOgR6w/U4tW7TdnyPI/AAAAAAAAheU/g-FQFUmzzY8/s1600/wildforce.png


ID
172279
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Os sinais de trânsito classificam-se em verticais, horizontais, luminosos, sonoros, gestos do agente de trânsito e do condutor e

Alternativas
Comentários
  •   Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:

            I - verticais;

            II - horizontais;

            III - DISPOSITIVO DE SINALIZAÇÃO AUXILIAR;

            IV - luminosos;

            V - sonoros;

            VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.

  • Os sinais de trânsito classificam-se em: Sinais Exemplos Verticais placas de sinalização Horizontais marcas viárias (faixa de pedestres) Dispositivos de sinalização auxiliar tachas, tachões, cones, cavaletes Luminosos semáforo Sonoros silvos de apito Gestos do agente de trânsito e do condutor sinais com os braços do PM e condutor
  • Macete para decorar os sinais de trânsito:

    V H So Lu Ge Di

    e  o  n   m   s   spositivos de sinalização auxiliar
    r   r  o    i    t
    t   i   r    n   o
    i   z  o   o    s
    c  o       s   do
    a  n       o   a
    l    t             g
        a             e
        l              n
                       t
                       e
  • VERticais, LUminosoS, SOns, DIspositivos de sinalização  auxiliares,  HOrizontais, GEstos do agente = VER LU SO DI HOGE
  • HOJE -  HORIZONTAL
    VOU - VERTICAL
    D A -  DISPOSITIVOS AUXILIARES
    G - GESTOS DO AGENTE E DO CONDUTOR
    L - LUMINOSOS
    S - SONOROS
  • Simplificando !!!

     

    Os sinais de trânsito classificam-se em verticais, horizontais, luminosos, sonoros, gestos do agente de trânsito e do condutor e

     a)marcadores de alinhamento.

     b)marcas viárias.

     c)dispositivos de segurança.

     d)cones e barreiras.

     e)dispositivos de sinalização auxiliar

  • "Se você usar L.S.D, você vai para o H.G.V"

    A) marcadores de alinhamento. --> DISPOSITIVOS AUXILIARES 

    B) marcas viárias. --> SINALIZAÇÃO HORIZONTAL

    C) dispositivos de segurança. --> Não é um tipo de Sinalização

    D) cones e barreiras. --> DISPOSITIVOS AUXILIARES

    Gabarito: E


ID
172291
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

As dimensões recomendadas em metros, para os sinais verticais (placas) de regulamentação de forma circular para as vias urbanas de trânsito rápido, demais vias urbanas, estradas e rodovias, são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • SINAIS DE FORMA CIRCULAR:
    Área Rural:
    Vias de trânsito rápido ou vias primárias de grande extensão com baixa densidade populacional:
    Diâmetro
    - 0,750 m.
    Demais vias:
    Diâmetro
    - 0,500 m.
    Área Rural:
    Estradas
    -0,750m
    Rodovias (são sempre maiores)
    -1,00 m
     

  • É mais fácil lembrar que a placa deve ser maior onde o limite de velocidade for maior.

  • Decoreba Grande!!

    Anexo II -  Resolução nº160/04

    1.1.3 - letra a

  • Dimensões do diâmetro das placas em metros
    Sinais circulares Via Diâmetro Urbana (VTR) 0,75 Urbana (demais) 0,50 Rural (estrada) 0,75 Rural (rodovia) 1,00 Sinal octogonal “PARE” Urbana 0,35 Rural (estrada) 0,35 Rural (rodovia) 0,50 Triangular Urbana 0,90 Rural (estrada) 0,90 Rural (rodovia) 1,00  
    Letra A
  • A FCC adora esse tipo de questão. Sinceramente, é ridículo que cobrem coisas desse tipo.
  • Djabo é isso macho!

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

    Essa resolução do CONTRAN não consta como matéria obrigatória para a prova do DETRAN - SP 2019.

  • Nandara Marins, a questão não está desatualizada ! O pessoal abaixo já postou onde ela consta.

    Fonte: https://www.ctbdigital.com.br/arquivos/anexo_II.pdf

  • Sim, é uma questão "apelona", pois, geralmente, quem estuda o Anexo II não se dispõe a memorizar esses valores, no entanto eu devo dizer que é possível acertar essa questão com uma dose de raciocínio lógico, veja:

    vias urbanas de trânsito rápido

    demais vias urbanas, ou seja, vias locais, arteriais e coletoras

    agora, pensando apenas nesses dois grupos, o que podemos concluir? podemos concluir que, obviamente, o diâmetro das placas aplicadas às vias de trânsito rápido será sempre MAIOR que o diâmetro das placas aplicadas às demais vias. Olhemos as alternativas:

    A

    0,75; 0,50; 0,75; 1,00

    B

    0,50; 0,50; 0,50; 0,75

    C

    0,40; 0,50; 0,75; 0,90

    D

    0,50; 0,75; 0,75; 1,00

    E

    0,75; 0,75; 1,00; 1,25

    a única alternativa que traz as placas da via de trânsito rápido MAIORES que as placas para as demais vias urbanas é a A, as outras alternativas ora afirmam que as placas terão o mesmo diâmetro( (B e E), ora afirmam que as placas das demais vias são maiores que as placas da vida de trânsito rápido (C e D). Portanto o gabarito só pode ser letra A.

  • Palha assada


ID
172297
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A sinalização horizontal é classificada em marcas longitudinais, marcas transversais, marcas de canalização, marcas de delimitação e controle de estacionamento e/ou parada, e

Alternativas
Comentários
  • Res. 160 CONTRAN (Anexo II do CTB):

    2.2. CLASSIFICAÇÃO.
    A sinalização horizontal é classificada em:
    - Marcas longitudinais;
    - Marcas transversais;
    - Marcas de canalização;
    - Marcas de delimitação e controle de Estacionamento e/ou Parada;
    - Inscrições no pavimento.

  • CLASSIFICAÇÃO:

      A sinalização horizontal e classificada em:

    - Marcas longitudinais;
    - Marcas transversais;
    - Marcas de canalização;
    - Marcas de delimitação e controle de Estacionamento e/ou Parada;
    - Inscrições no pavimento.

  • Elias, nao seja uma pessoa inferior. Muita gente responde sem ao menos olhar outros comentarios ou o faz so para fixar a materia. Nao seja um "sem nocao" 
  • Nao é a resposta da questao, mas já que o assunto é sinalização, vale lembrar que fora a sinalização horizontal, temos a sinalização vertical, que se divide em:
    - Sinalização de regulamentação
    - sinalização de advertencia
    - sinalização de indicaçao

    FOnte - anexo ctb
  • Bizu para se lembrar da sinalização horizontal:

    LonTra CaDe a Inscrição
    gi       ns    na   li      no pavimento
    tu      ver    li    mi
    di       sa    za   ta
    na      is    ção  ção
    is
  • Resposta: B


    LEMBRAR DA LONTRA DO COLEGA RODRIGO CAVALCANTE...


    SE TIVER MAIS DESSAS, FAVOR ENVIAR PARA ro_deisy@yahoo.com.br


    Grata.

  • Gabarito: B

    Comentário: Macete do colega é perfeito.


    LONTRA CADÊ A INSCRIÇÃO


    LONgitudinal TRAnsversal CAnalização DElimitadores estacionamento/parada INSCRIÇÃO no pavimento


    Bons estudos!

  • A) marcas oblíquas. --> Não consta no Anexo II do CTB

    C) marcas de fixação. --> Não consta no Anexo II do CTB

    D) dispositivos auxiliares. --> Outro tipo de sinalização

    E) dispositivos de sinalização de alerta. --> Está dentro da sinalização "dispositivos auxiliares"


ID
208639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Acerca do que dispõe a Lei n.º 9.503/1997, Código de Trânsito
Brasileiro (CTB), julgue os itens de 101 a 110.

O sinal sonoro de pare, que somente deve ser utilizado em conjunto com os gestos do agente de trânsito, deve ser feito por meio de dois silvos breves.

Alternativas
Comentários
  • Enunciado Correto.

     Um silvo breve: Atenção Siga;

    Dois silvos breves: Pare!;

    Três silvos breves: Acenda a lanterna;

    Um silvo longo: Diminua a marcha;

     

    Um silvo longo e um breve: Trânsito impedido em todas direções;

    Três silvos longos: Motoristas a postos.

  • Atualizando o comentário anterior...

    Foram extintos alguns sinais sonoros.

    Hoje se mantém apenas esses três:

    Um silvo breve: Siga;

    Dois silvos breves: Pare;

    Um silvo longo: Diminua a marcha;

  • Olá,

    Fundamentando o comentário 2

    Vide a resolusão do CONTRAN 160
  • SINAIS SONOROS

    SINAIS DE APITO SIGNIFICADO EMPREGO 1 SILVO BREVE SIGA LIBERAR O TRÂNSITO EM DIREÇÃO/SENTIDO INDICADO PELO AGENTE 2 SILVOS BREVES PARE INDICAR PARADA OBRIGATÓRIA 1 SILVO LONGO DIMINUIR A MARCHA QUANDO FOR NECESSÁRIO FAZER DIMINUIR A MARCHA DOS VEÍCULOS  
    Os sinais sonoros somente devem ser utilizados em conjunto com os gestos dos agentes.
     
  • Colegas fiquei em dúvida, quanto a SOMENTE PODE SER UTILIZADO EM CONJUNTO com os gestos do AGENTES. ISSO É ALGUMA RESOLUÇÃO OU ESTÁ NA PRÓPRIA LEI 9503/97 ?
    BONS ESTUDOS PARA TODOS
  • Olá, boa tarde!

    Respondendo ao 
    Domingos dos santos:

    Os sinais sonoros somente devem ser utilizados em conjunto com os gestos dos agentes.

    Essa determinação está no anexo II do CTB, que é a Res. 160 do Contran, página 83, item 7.
    Muito obrigada, Natália.
  • Um silvo breve - Siga condutor;


    Dois silvos breve ou gesto de mão aberta - Pare condutor;


    Um silvo longo - Condutor reduza sua velocidade.

  • GABARITO CORRETO.

    Justificativa: SINAIS SONOROS

    Um silvo breve: siga liberar o trânsito em direção / sentido indicado pelo agente.

    Dois silvos breves: pare indicar parada obrigatória

    Um silvo longo: diminuir a marcha quando for necessário fazer diminuir a marcha dos veículos.

    Os sinais sonoros somente devem ser utilizados em conjunto com os gestos dos agentes.

  • 1 Silvo = VÁ

    2 Silvos = PA-RE

    1 Silvo Longo = Reduzir Marcha

  • Errei pois fiquei em duvida nesse trecho "que somente deve ser utilizado em conjunto com os gestos do agente de trânsito"pois na questao nao soube identificar se o enunciado se referia ao agente ou ao motorista...

  • 1 silvo -> Passa! 2 silvos -> Espera aí! Silvo longo -> Meu filho, você tá achando que tá na interlagos, é? Bora reduzir?
  • Gabarito CORRETO.

    Apesar de ter acertado a questão o "somente" no enunciado deixa o candidato com dúvidas.

  • Um silvo                                   uma sílaba

    Dois silvos                       PARE    duas sílabas

    Um silvo longo               Diminua a marcha

  • Questão correta

    Atenção: Os sinais de gestos podem ser feitos sozinhos, mas os sinais sonoros só acompanhados dos gestos... A banca pode trocar essas situações, fiquem atentos.

  • Copiei de um colega do QC.

    Imagine na partida de futebol:

    Silvos:

    1 breve - siga (começa a partida);

    2 breves - pare (termina a partida);

    1 longo - diminua (falta).

  • GABARITO: CERTO.

  • 1 breve - siga;

    2 breves - pare;

    1 longo - diminua

  • SPADIM121L

    1=SIGA

    2=PARE

    1= DIMINUA A MARCHA LONGO SILVIO

  • MACETE:

    De acordo com a quantidade de letras da palavra será a duração do silvo:

    Um silvo breve - VÁ

    Dois silvos breves - PARE

    Um silvo loooongo - DIMINUA

  • Gabarito: Certo

    1 silvo breve --- siga

    2 silvos breves --- pare

    1 silvo longo --- diminua

  • ESSE SOMENTE ERA O SUFICIENTE PARA DEIXAR EM BRANCO.

    #AVANTE!!

  • Essa determinação está no anexo II do CTB, que é a Res. 160 do Contran, página 83, item 7.

    Muito obrigada, Natália.

    https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/conteudo-contran/resolucoes/resolucao_contran_160.pdf

    • 1 silvo breve (PI) - VAI  
    • 2 silvos breves (PI PI) - PA. RE
    • 1 silvo longo (PIIIIIIIIII) - diiiiiiiiiiiiiiiimmmmmmmmmmmmmmminua 

     

  • Sinais sonoros somente em conjunto com os do agente de trânsito. Só pra fixar :)

  • Não cai esse anexo na PRF21

  • Siga → 1 breve

    Pare → 2 breves

    Diminua a marcha → 1 longo

    Todos silvos devem ser acompanhados pelos gestos do agente de trânsito

    Fonte: Ronaldo Bandeira, vulgo embaixador do CTB

  • Resolução 160/04

    Pra quem está na pegada Prf


ID
230185
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Você está conduzindo o seu veículo por uma rodovia em Pernambuco quando se depara com placa de advertência que alerta para a existência de uma curva acentuada em "S" a esquerda (A-4 a). Dentre as opções abaixo, qual placa corresponde à sinalização descrita?

Alternativas
Comentários
  • a) Curva acentuada em "S" a esquerda

    b) Curva acentuada a esquerda

    c) Curva a esquerda

    d) Pista sinuosa a esquerda

    e) Curva acentuada em "S" a direita

    Resolução 160/04 CONTRAN
     

  • Se tiver dificuldade, é so olhar seguindo a seta, de baixo para cima, para onde se faz a primeira curva, se for pra direita é curva (acentuada em s) para a direita, se for pra esquerda é curva (acentuada em s) para a esquerda.
  • RESPOSTA CERTA LETRA "A"


    BONS ESTUDOS!
  • Só um pequeno detalhe quanto ao comentário da maíra. A letra D é pista sinuosa a direita. O restante dos comentários tudo perfeito
  • Questão barbada!

    Uma dica para diferenciar as placas de advertência das placas regulamentares, que muitas vezes são parecidas, é a seguinte:
     - As placas de advertência indicam algo que virá adiante, ou seja, não é exatamente após a placa que existe aquela situação;
     - As placas de Regulamentação indicam que dali em diante o trecho contém aquela regulamentação (não é em algum trecho adiante)

    Um exemplo é a placa A-25 "Mão dupla adiante" - Advertência e a placa R-28 "Duplo sentido de circulação" - Regulamentação.


    Vamos para a próxima!

     
  • Uma questão colorida me emocionei. Fora todos os comentários técnicos. Incline a cabeça e veja o S

  • primeiro a CURVA ACENTUADA, DEPOIS A FORMAÇÃO DO S.


ID
300319
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Quando o agente da autoridade de trânsito estiver com os braços estendidos horizontalmente, com a palma da mão para a frente, está indicando para os condutores ordem

Alternativas
Comentários
  •  a) de parada obrigatória para todos os veículos. Quando executada em interseções, os veículos que já se encontrem nela não são obrigados a parar:   Braço levantado verticalmente com a palma da mão para frente

     b) GABARITO

     c) 

     d) para diminuir a velocidade:   Braço estendido horizontalmente com a palma da mão voltada para baixo, fazendo movimentos verticais.

     e) para seguir:   Braço levantado, com os movimentos de antebraço, da frente para trás, com a palma da mão voltada para trás

  • Gabarito: Letra B

    Gestos dos AGENTES são as ordens emanadas por gestos de Agentes da Autoridade de Trânsito prevalecem sobre as regras de circulação e as normas definidas por outros sinais de trânsito.

    A definição acima trazida na questão significa: Ordem de parada para todos os veículos que venham de direções que cortem octogonalmente a direção indicada pelos braços estendidos, qualquer que seja o sentido de seu deslocamento.

    Observação: Braços estendidos horizontalmente com a palma da mão para a frente.

  • De modo ortogonal ou disposto em ângulo reto: uma estrada foi construida ortogonalmente.

  • Resposta: B


ID
300322
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Um dos itens que compõem a sinalização horizontal são as marcas de canalização. Estas

Alternativas
Comentários
  • a) Inscrições no pavimento.


    b) Marcas transversais.


    c) MARCAS DE CANALIZAÇÃO.


    d) Inscrições do pavimento: legendas.


    e) Marcas longitudinais.

  • Acredito que a letra D seja o conceito de dispositivos auxiliares (Resolução Contran 160): s

    ão elementos aplicados ao pavimento da via, junto a ela, ou nos obstáculos próximos, de forma a tornar mais eficiente e segura a operação da via. São constituídos de materiais, formas e cores diversos, dotados ou não de refletividade, com as funções de 

    incrementar a percepção da sinalização (...).

  • As marcas de canalização servem para orientar os fluxos de tráfego em uma via, direcionando a circulação de veículos e regulamentam as áreas de pavimento não utilizáveis.

  • Gabarito: Letra C

    As Marcas de CANALIZAÇÃO orientam os fluxos de tráfego em uma via, direcionando a circulação de veículos. Regulamentam as áreas de pavimento não utilizáveis.

    FRASE-CHAVE: "Regulamentam as áreas de pavimento não utilizáveis."

    Devem ser na COR BRANCA quando direcionam fluxos de mesmo sentido e na proteção de estacionamento e na COR AMARELA quando direcionam fluxo de sentidos opostos.


    Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • As marcas de canaliZação servem para orientar os fluxos de tráfego em uma via, direcionando a circulação de veículos e regulamentam as áreas de pavimento não utiliZáveis.

  • MARCAS DE CANALIZAÇÃO = ÁREAS DE PAVIMENTO NÃO UTILIZÁVEIS

  • Resposta: C

    A sinalização horizontal é classificada em:

    - marcas longitudinais: Separam e ordenam as correntes de tráfego, definindo a parte da pista destinada normalmente à circulação de veículos, a sua divisão em faixas, a separação de fluxos opostos, faixas de uso exclusivo de um tipo de veículo, reversíveis, além de estabelecer as regras de ultrapassagem e transposição.

    - marcas transversais: Ordenam os deslocamentos frontais dos veículos e os harmonizam com os deslocamentos de outros veículos e dos pedestres, assim como informam os condutores sobre a necessidade de reduzir a velocidade e indicam travessia de pedestres e posições de parada. Em casos específicos têm poder de regulamentação

    - marcas de canalização: Orientam os fluxos de tráfego em uma via, direcionando a circulação de veículos. Regulamentam as áreas de pavimento não utilizáveis. Devem ser na cor branca quando direcionam fluxos de mesmo sentido e na proteção de estacionamento e na cor amarela quando direcionam fluxos de sentidos opostos. 

    - marcas de delimitação e controle de estacionamento e/ou parada: Delimitam e propiciam melhor controle das áreas onde é proibido ou regulamentado o estacionamento e a parada de veículos, quando associadas à sinalização vertical de regulamentação. Em casos específicos, tem poder de regulamentação.

    - inscrições no pavimento: Melhoram a percepção do condutor quanto às condições de operação da via, permitindo-lhe tomar a decisão adequada, no tempo apropriado, para as situações que se lhe apresentarem.

    Fonte: Anexo II, CTB.


ID
300331
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Os sinais de trânsito classificam-se em: verticais, horizon- tais, sonoros, dispositivos de sinalização auxiliar, lumi- nosos e

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997. 

    Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:

      I - verticais;

      II - horizontais;

      III - dispositivos de sinalização auxiliar;

      IV - luminosos;

      V - sonoros;

      VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.

  • SOM E LUZ VERDI HOGE

    SONOROS

    LUMINOSOS

    VERTICAIS

    DISPOSITIVOS AUXILIARES

    HORIZONTAIS

    GESTOS DO AGENTE DE TRÂNSITO E DO CONDUTOR

     

    BIZU--> MNEUMÔNICO DE UM CAMARADA DO QC

  • GABARITO A

     

    Complementando: os gestos do agente de trânsito prevalecem sobre todos os demais sinais de trânsito. 

  • Ficaram faltando apenas os gestos do agente de trânsito e do condutor.

    Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:

    VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.

    Resposta: A.

  • Se você usar L.S.D, você vai para o H.G.V

    B) dispositivos de proteção contínua. --> DISPOSITIVOS AUXILIARES

    C) inscrições no pavimento. -->  SINALIZAÇÃO HORIZONTAL

    D) marcadores de perigo. --> DISPOSITIVOS AUXILIARES

    E) barreiras e tapumes. --> DISPOSITIVOS AUXILIARES


ID
304141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Com referência à sinalização de trânsito, assinale a opção correta à luz do Anexo II do CTB.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que pelo ano em que a questão foi elaborada e aplicada o gabarito da questão estaria correta, porém não se aplica atualmente. Visto que a ALTERNATIVA B se encontra equivocada ao afirmar que se limitam a três os sinais sonoros. Dita o Anexo II que são os sequintes os sinais sonoros:

     

    • Um silvo breve - Atenção siga
    • Dois silvos breves - Pare
    • Três silvos breves - Acenda a lanterna
    • Um silvo longo - Diminua a marcha
    • Um silvo longo e um breve - Trânsito impedido em todas as direções
    • Três silvos longos - Motoristas apostos

    BONS ESTUDOS!
  • Kelson, é exatamente o contrário do seu raciocínio.
    Veja a resolução 160 de 2004 do CONTRAN.

    Eu quase deixei de entrar na Prefeitura de Louveira por causa de uma questão dessa!

    7. SINAIS SONOROS 
    Sinais de apito Significado Emprego 
    um silvo breve siga  
    dois silvos breves pare indicar parada obrigatória 
    um silvo longo diminuir a marcha 
    Os sinais sonoros somente devem ser utilizados em conjunto com os gestos dos agentes. 
  • Só reforçando o comentário anterior.
    Atualmento são só 3 os sinais sonoros!

    SINAIS SONOROS:
    um silvo breve: siga
    dois silvos breves: pare indicar parada obrigatória 
    um silvo longo: diminuir a marcha 
    Os sinais sonoros somente devem ser utilizados em conjunto com os gestos dos agentes. 
  • Concordo com o Kelson...a questão pede de acordo com o Anexo II do CTB, e não de acordo com resolução do Contran. De acordo com o anexo, temos 6 tipo de silvos (página 69 do anexo II).
  • Pinareto e Bruno Santos estão corretos.

    Cuidado para não utilizarem documentos que não estejam mais em vigor! O CTB atual é de julho de 2008. No arquivo em pdf no anexo dois, consta exatamente como eles falaram. São apenas 3 os sinais sonoros. Página 205. Tem um quadro com a informação.

    De preferência, busquem esses documentos na página da Câmara ou do Senado para garantir que estejam atualizados.
  • RESOLUÇÃO Nº 160, DE 22 DE ABRIL DE 2004.

    Aprova o Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro.



    ...7. SINAIS SONOROS

     

    Sinais de apito

    Significado

    Emprego

    um silvo breve

    siga

    liberar o trânsito em direção/ sentido indicado pelo agente.

    dois silvos breves

    pare

    indicar parada obrigatória

    um silvo longo

    diminuir a marcha

    quando for necessário fazer diminuir a marcha dos veículos.

     

    Os sinais sonoros somente devem ser utilizados em conjunto com os gestos dos agentes.




     

  • a) ERRADA. Circulação de mesmo fluxo, permitida a transposição de faixa.   b) CORRETA. Conforme comentários anteriores.   c) ERRADA. Os dispositivos temporários, são elementos fixos ou móveis diversos, utilizados em situações especiais e temporárias, como operações de trânsito, obras e situações de emergência ou perigo, com o objetivo de alertar os condutores, bloquear ou canalizar o trânsito, proteger pedestres, etc.   d) ERRADA. A figura 1 refere-se aos cones, que são dispositivos de uso temporário. A figura 2, refere-se ao balizador de ponte, esse sim é um dispositivo delimitador.
  • Meu deus, quanta confusao, viu...

    legal os comentários, ajudam bastante, mas é bom comertarmos somente quando divermos certeza.
    nao pode ter tanta contradição, sendo que basta lermos o anexo II.
  • Ótimo o comentário da Patrícia, porém, errou em dizer que a figura II trata-se de "balizador de ponte". Na verdade é apenas "balizador". Os dois são dispositivos delimitadores, mas não são a mesma coisa!

    BALIZADORES DE PONTES, VIADUTOS, TÚNEIS, BARREIRAS E DEFENSAS: Unidades refletivas afixadas ao longo do guarda-corpo e/ou mureta de obras de arte, barreiras e defensas.

    BALIZADORES: Unidades refletivas mono ou bidirecionais, afixadas em suporte.
    Na própria figura II da para identificar a parte do suporte.

    Deus está no comando!
  • Referente a letra D.

     

    A figura I é um dispositivo DE USO TEMPORÁRIO, e a figura II SIM é um dispositivo DELIMITADOR.

     

    Portanto o erro é afirmar que ambos são dispositivos delimitadores.

  • Comentário letra A

    Sabemos que:

    Faixa de cor branca simboliza -> mão única

    Linha central seccionada -> Permite-se ultrapassagens - transposição de faixas.

    Logo, a item está errado por afimar que haverá trânsito em sentido opostos, visto que, na verdade, haverá trânsito em apenas um sentido. 

    Complementendo:

    ANEXO 2 CTB
    item 2.1.2 Cores

    A sinalização horizontal se apresenta em cinco cores:

    Amarela

      - utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos

      - na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.

    Vermelha

      - utilizada para proporcionar contraste, quando necessário, entre a marca viária e o pavimento das ciclo faixas e/ou ciclovias, na parte interna destas, associada à linha de bordo branca ou de linha de divisão de fluxo de mesmo sentido e nos símbolos de hospitais e farmácias (cruz).

    Branca

      - utilizada na regulação de fluxos de mesmos sentido.

      - na delimitação de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais,

      - na marcação de faixas de travessias de pedestres, símbolos e legendas.

    Azul

      - utilizada nas pinturas de símbolos de pessoas portadoras de deficiência física,

      - em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque.

    Preta

      - utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura

     

  • Errei por conta de um cometário em uma outra questão que o cidadão afirma que existe um 4º tipo de silvo, 3 longos para ficar apostos.

  • Para quem ficou com dúvida do final do item B

     b) Os sinais sonoros (sinais de apito) limitam-se a três: um silvo breve (siga); dois silvos breves (pare) e um silvo longo (diminuir a marcha) e somente devem ser utilizados em conjunto com os gestos dos agentes da autoridade de trânsito.

    Agente da autoridade de trânsito: pessoa, civil ou policial militar, credenciada pela autoridade de trânsito para o exercício das atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento.

  • Ambos dispositivos são dispositivos auxiliares. O erro da questão encontra-se ao classificar o "cone" que na verdade é um dispositivo de uso temporário.


    Os Dispositivos Auxiliares são agrupados, de acordo com suas funções, em:

    Dispositivos Delimitadores, Dispositivos de Uso Temporário....


    Firme na missão.

  • GABARITO: B



    Sinais sonoros:


    1 silvio breve - siga

    2 silvios breve - pa-re

    1 silvio longo - diminua-a-marcha



    Bons estudos!

  • Na C, a fução descrita é dos dispositivos delimitadores e não dos de uso temporário

  • Ano: 2009 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Acerca do que dispõe a Lei n.o 9.503/1997, Código de Trânsito

    Brasileiro (CTB), julgue os itens de 101 a 110.

    O sinal sonoro de pare, que somente deve ser utilizado em conjunto com os gestos do agente de trânsito, deve ser feito por meio de dois silvos breves.

    Certo.

  •  

    A letra A está errada, pois a faixa branca no caso em questão significa mesmo sentido. O erro da letra C é que o conceito apresentado é de dispositivos delimitadores. E para finalizar o erro da letra D está no cone, que é de uso temporário.

    Resposta: B.

  • Gab: B

    1 SilvoSiga

    2 Silvos: PA RE

    1 Longod i m i n u a

    PRF:Terei orgulho em pertencer.

    Instagran: @jevandrom

  • Gabarito: Letra B

    1 silvo breve --- siga

    2 silvos breves --- pare

    1 silvo longo --- diminua

  • Letra C está errada no conceito de dispositivos de uso temporário:

    Veja: Res. 160, CONTRAN:

    3.7. DISPOSITIVOS DE USO TEMPORÁRIO

    São elementos fixos ou móveis diversos, utilizados em situações especiais e temporárias, como operações de trânsito, obras e situações de emergência ou perigo, com o objetivo de alertar os condutores, bloquear e/ou canalizar o trânsito, proteger pedestres, trabalhadores, equipamentos, etc

  • OS OFICIAIS QUANDO SE FORMAM RECEBEM O SPADIM NA FORMATURA

    S iga (1 breve)

    PA re (2 breves)

    DIM inuia a marcha (1 longo)


ID
318223
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Com base na legislação de trânsito, julgue os itens de 86 a 95.

Com relação à sinalização, as ordens de um agente de trânsito têm prevalência tanto sobre a sinalização vertical quanto sobre a horizontal.

Alternativas
Comentários
  • Item CORRETO.

    Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

            I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

  • Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

    I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;
    II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;
    III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.
  • Item CERTO

    Para que não haja dúvida quanto a prevalência, o legislador elencou uma ordem de prevalência, no artigo 89 do CTB, estabelecendo uma hierarquia entre os sinais e ordens, para que saibamos o que fazer quando conflitantes.

    a) Em primeiro lugar, estão as ordens do agente de trânsito;
    b) Em segundo lugar, estão as indicações do semáforo;
    c) Em terceiro lugar, estão as indicações dos sinais;
    d) Em quarto lugar, as demais normas de trânsito.
  • RESUMINDO...

    AS ORDENS DO AGENTE DE TRÂNSITO
    TEM SUPERIORIDADE SOBRE TODAS AS DEMAIS.

    DIANTE DISSO...


    CERTO
  • De forma beeeem Resumida!!!! ORDEM DE PREVALÊNCIA DOS SINAIS DE TRÂNSITO:

    MaCeTe:
    AGENTE SEM INDICAÇÕES

    I -   AGENTE de trânsito
    II -  SEMáforo
    II -  INDICAÇÕES dos sinais sobre as demais normas de trânsito.
  • Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

    I as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

  • Art. 89 responde isso!!! nunca esqueça que as ordens do agente de trânsito prevalecem sobre qualquer sinalização 

  • AS ORDENS DO AGENTE DE TRANSITO PREVALECEM SOBRE AS DEMAIS[SEMAFORO,SINAIS E NORMAS]

  • Capítulo VII - DA SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

    Art. 89

    A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

    I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;
    II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;
    III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

  • Vi esse mnemónico de algum colega aqui do QC e achei bem interessante, pelo menos sobre esse assunto não erro mais....

    PREVALÊNCIA

    Agente de trânsito

    SEmáforo

    SInalização

    NOrmas

    A-SE-SI-NO kkkk

  •  

    Direto ao ponto:

     

    Gab CERTO

     

    Mnemônico : "ASSNO"

     

     1) Ag. de Trânsito

     2) Semáforo

     3) Sinais 

     4) Normas de Trânsito

     

  • GABARITO CERTO

    ORDEM DE PREVALÊNCIA

    Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.º 9.503/1997

     Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

     I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

     II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

     III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

    ORDEM SEM SINAL é DEMAIS (Bizu: Concurseiro Ômega)

     

    HIERARQUIA

    ORDENS dos agentes de trânsito;

    2º indicações de SEMáforo;

    3º indicações de SINAIS;

    DEMAIS normas de trânsito.

    ___________________________

    O que queremos? Tomar posse.

    E quando queremos? É irrelevante.

  • ORDEM DE PREFERÊNCIA (agente > semáforo > sinais > normas)

    Art. 89 A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

    I – As ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

    II – As indicações do semáforo sobre os demais sinais;

    III – As indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

  • decorar de uma forma Simples: AEIOU

    Agentes

    sEmáforos

    sInais

    nOrmas

  • MINEMÔNICO: ASSINO

    AGENTE

    SEMÁFORO

    SINAIS

    NORMAS

  • CERTO.

    A ordem de prevalência segundo o art. 89, do CTB, é conforme o seguinte macete:

    ASESINO

    Agentes de trânsito.

    SEmáforo.

    SInais.

    NOrmas de trânsito.

    "O objetivo é pertencer."

  • Mais um macete para ajudar = Ah! SeSi é demais.

    1 - Agente de trânsito.2 - Semáforo.3 – Sinais.4 - Demais normas.

  • Gabarito: Certo

    Ordem Hierárquica:

    1º Gesto do agente de trânsito;

    2º Semáforos;

    3º Indicações de sinais de trânsito;

    4º Demais normas de trânsito.

  • AGENTE SEM SINO 

    AGENTE de trãnsito SEMáforo SInais de trânsito  demais NOrmas

  • ATUALIZAÇÃO LEI 14.071/2020

    Esta lei, que altera o CTB a partir de 12 de abril de 2021 (mas que já vale para a prova da PRF2021), criou uma exceção quanto à regra de prevalência.

    Fiquem tranquilos, pois a regra, na verdade, continua sendo a mesma. A exceção é que a placa (sinalização, sinal) de "livre o movimento de conversão à direita", onde houver, passa a ter prevalência, somente neste caso, sobre o semáforo vermelho.

    Veja:

    Lei 14.071/2020

    Novo Art. 44-A do CTB. É livre o movimento de conversão à direita diante de sinal vermelho do semáforo onde houver sinalização indicativa que permita essa conversão, observados os arts. 44, 45 e 70 deste Código.

    Ou seja:

    REGRA: (continua igual) A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

    • I - Ordens do agente
    • II - Semáforo
    • III - Sinais (sinalização)
    • IV - Demais normas de circulação.

    EXCEÇÃO:

    • Placa de livre o movimento de conversão à direita (onde houver) terá prevalência sobre o semáforo vermelho.

    Pode ser explorado em prova.

    Fonte: simulado criado pelo professor Leandro Macedo.

    Bons estudos!

  • Ordens do Agente >>>> qualquer coisa no trânsito.


ID
318238
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Com base na legislação de trânsito, julgue os itens de 86 a 95.

Considere que, com vistas a facilitar o trânsito de bicicletas, um grupo de ciclistas tenha solicitado à autoridade de trânsito que a parte direita de determinada pista de rolamento seja destinada, mediante sinalização específica, à circulação exclusiva de ciclos. Nessa situação, é descrita a solicitação de implantação de uma ciclofaixa, e não de uma ciclovia.

Alternativas
Comentários
  • conforme anexo dos conceitos e definições
    ciclofaixa: parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos,delimitada por sinalização específica.
    ciclovia: pista própria destinada à circulação de ciclos, separada físicamente do tráfego comum.

     
  • Detalhe em relacao a questão  , so para lembrar, Ciclos, segundo o anexo I do CTB:

            CICLO - veículo de pelo menos duas rodas a propulsão humana.

    CICLOMOTOR - veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinqüenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinqüenta quilômetros por hora.

  • Ainda relacionado a ciclomotores, lembremos que a regulamentação dos mesmo é de competência dos municípios, porém a expedição de Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) é de competência do orgão executivo de trânsito estadual (DETRAN's). Pode ser alvo de pegadinhas!
  • Item CERTO

    A ciclofaixa fica dentro da via, é uma faixa destinada aos ciclos.
    A ciclovia fica separada da via.
  • CICLOFAIXA - parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica.

    CICLOVIA - pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum.

  • Resposta: Certa.

    Recomendo a leitura do anexo I - CTB.

  • Bizu:

    CICLOFAIXA = provisório

    CICLOVIA = definitivo

  • Cuidado caro Bruno C.


    Tanto a ciclofaixa quanto a ciclovia possuem natureza temporal permanente. O que as diferenciam são características físicas:


    Ciclofaixa - Apenas uma faixa vermelha na pista indicando o trânsito exclusivo de bicicletas.


    Ciclovia - A via é toda delas, sendo assim, deverá ter uma divisão/separação da via de rolamento dos veículos motorizados além da pintura. 

    Ex: Taxas e taxões.

  • ESSA EU NÃO SABIA, KK

     

  • Obrigada Tiago Ripardo!

  • Conforme o ANEXO I - DOS CONCEITOS E DEFINIÇÕES 

    CICLOFAIXA - parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica.

    CICLOVIA - pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum.

  • CICLOFAIXA = eXclusiva de ciclo

  • A ciclofaixa fica dentro da via, é uma faixa destinada aos ciclos.

    A ciclovia fica separada da via

  • cicloFAIXA, o nome ja diz, faixa! kkk

  • A palavra ciclo, segundo o ctb, se refere a veículos de três rodas; poderia ser anulada essa questão, ou estou enganado.

  • Como a questão mencionou na pista de rolamento, só pode ser ciclofaixa

    Orgulho em pertencer.

  • Marco Antônio

    CICLO: veículo de PELO MENOS 2 (DUAS) RODAS a propulsão humana.

  • NÃO DÁ PRA CONFUNDIR...

    CICLOVIA É UMA VIA SEPARADA...UMA VIA

    CICLOFAIXA É UMA FAIXA DENTRO DA VIA.

    NA MINHA CIDADE TEM MAIS DE 51 KM DE CICLOVIA E CICLOFAIXA....Rs

  • MACETE para não se confundir

    CICLOFAIXA: lembre-se que é uma faixa na pista de rolamento, ou seja, os ciclistas vão dividir a pista com os carros

    CICLOVIA: Uma via que é construída e destinada aos ciclistas

  • Conforme o Professor Ronaldo Bandeira:

    Ciclofaixas - Não há separador físico.

    Ciclovias - Há separador físico.

    Eu Pertencerei e você?

  • ciclovia==> pista própria

    ciclofaixa==> parte da pista

    memoriza assim que não tem erro

  • Forma de Memorização

    cicloFAIXA - uma FAIXA exclusiva para ciclistas (parte da pista de rolamento - lembra da FAIXA de ONIBUS)

    cicloVIA - uma VIA exclusiva para ciclistas (separadores FÍSICOS)

  • CICLOFAIXA: PARTE DA PISTA DE ROLAMENTO

    CICLOVIA: PISTA EXCLUSIVA PARA CICLCISTAS (COM SEPARAÇÃO FÍSICA)

    #PERTENCEREMOS GUERREIROS!

  • Ciclofaixa: parte da pista de rolamento

    Ciclovia: via separado fisicamente entre as destinadas a automóveis.

  • CICLOVIA = VIA PRÓPRIA

    CICLOFAIXA = FAIXA NA PISTA

  • Ciclofaixa= ocupa parte da via do tráfego geral. (Sem separação)

    Ciclovia: espaço a parte protegido com delimitador físico.


ID
328990
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Marque a afirmativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Comentando...
    a) As praias abertas à circulação pública e as vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas não são consideradas vias terrestres, sendo regulamentadas por estatutos privados. (errada)
    Art. 2º Parágrafo único. Para os efeitos deste Código, são consideradas vias terrestres as praias abertas à circulação pública e as vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas.
    b) Compete à Polícia Rodoviária Federal, no âmbito das rodovias e estradas federais efetuar levantamento dos locais de acidentes de trânsito e dos serviços de atendimento, socorro e salvamento de vítimas. (certa)

    Art. 20. Compete à Polícia Rodoviária Federal, no âmbito das rodovias e estradas federais:
    IV - efetuar levantamento dos locais de acidentes de trânsito e dos serviços de atendimento, socorro e salvamento de vítimas;
    c) Compete aos órgãos ou entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, no âmbito de sua circunscrição estabelecer, em conjunto com as Polícias Militares as diretrizes para o policiamento ostensivo de trânsito. (certa)
    Art. 22. Compete aos órgãos ou entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, no âmbito de sua circunscrição:
    IV - estabelecer, em conjunto com as Polícias Militares, as diretrizes para o policiamento ostensivo de trânsito;
    d) O trânsito de veículos sobre passeios, calçadas e nos acostamentos, só poderá ocorrer para que se adentre ou se saia dos imóveis ou áreas especiais de estacionamento. (certa)
    Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
    V - o trânsito de veículos sobre passeios, calçadas e nos acostamentos, só poderá ocorrer para que se adentre ou se saia dos imóveis ou áreas especiais de estacionamento;
    e) O uso de dispositivos de alarme sonoro e de iluminação vermelha intermitente só poderá ocorrer quando da efetiva prestação de serviço de urgência. (certa)
    Art. 29. VII - os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições:
    c) o uso de dispositivos de alarme sonoro e de iluminação vermelha intermitente só poderá ocorrer quando da efetiva prestação de serviço de urgência;
  • a) errado
    As praias abertas à circulação pública e as vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas são consideradas vias terrestres sendo regulamentadas e estão sujeitas à regulamentação do DETRAN.
  • Caro colega acima!

    Como vc perde tanto tempo, criando essa tese louca, de que a alternativa d) também é errada?! Vc confundiu várias coisas, tipo: Calçada com acostamento; transitar junto, ou ao bordo (extremidade, beira) com transitar sobre a calçada.
    A assertiva é "letra" integral da legislação, esta correta. Não invente coisa, pra atrapalhar e confundir os colegas.

    Forte abraço e bons estudos a todos!







     

  • artigo 2 paragrafo unico;  sao consideradas vias terrestres as praias abertas a circulacao publica e as vias internas pertencentes aos condominios constituidos  por unidades autonomas.

  • Gabarito A

  • Para os efeitos deste Código, são consideradas vias terrestres: 

    >>> As praias abertas à circulação pública;

    >>> As vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas;

    >>> Cais do porto[R1] ;

    >>> As vias e áreas de estacionamento de estabelecimentos privados de uso coletivo.

    [R1]A autoridade portuária ou entidade concessionária poderá celebrar convênios, com a interveniência dos municípios e estadosjuridicamente interessados, para o fim específico de facilitar a autuação por descumprimento da legislação do trânsito.

  • Não foi preciso nem ler os demais textos.


ID
328993
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Analise as afirmativas:
I. A afixação de publicidade ou de quaisquer legendas ou símbolos ao longo das vias poderá ser feita livremente, ou seja, independente de prévia aprovação do órgão com circunscrição sobre a via.

II. O condutor utilizará o pisca-alerta em imobilizações ou situações de emergência.

III. Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.

IV. Quando o condutor que estiver circulando pela faixa da esquerda, perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá acelerar a marcha para dar fluidez ao tráfego.
Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I. A afixação de publicidade ou de quaisquer legendas ou símbolos ao longo das vias poderá ser feita livremente, ou seja, independente de prévia aprovação do órgão com circunscrição sobre a via. (errada)
    Art. 83. A afixação de publicidade ou de quaisquer legendas ou símbolos ao longo das vias condiciona-se à prévia aprovação do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via.
    II. 
    O condutor utilizará o pisca-alerta em imobilizações ou situações de emergência. (certa)
    Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:
    V - O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações:
    a) em imobilizações ou situações de emergência;

    III. Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança. (certa)
    Art. 37. Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.
    IV. Quando o condutor que estiver circulando pela faixa da esquerda, perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá acelerar a marcha para dar fluidez ao tráfego. (errada)
    Art. 30. Todo condutor, ao perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá:
    I - se estiver circulando pela faixa da esquerda, deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerar a marcha;

    Portanto, letra B.
  • I. A afixação de publicidade ou de quaisquer legendas ou símbolos ao longo das vias poderá ser feita livremente, ou seja, independente de prévia aprovação do órgão com circunscrição sobre a via.errado- a prática está condicionada ao código de postura do município.

    II. O condutor utilizará o pisca-alerta em imobilizações ou situações de emergência.correto- essa é a função do pisca-alerta: ser usado em emergência ou imobilizações.

    III. Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.-correto: essa é a prática de conversões e retorno; em locais sinalizados para tanto ou acostamento.

    IV. Quando o condutor que estiver circulando pela faixa da esquerda, perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá acelerar a marcha para dar fluidez ao tráfego.errado- deve-se facilitar a ultrapassagem, e não acelerar.
  • Art.37 Nas vias providas de acostamentos, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.


ID
329299
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

De acordo com a Lei nº. 9503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), os sinais de trânsito NÃO se classificam em:

Alternativas
Comentários
  • Não é iluminado e sim luminosos, conforme o art. 87, do CTB.

    Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:

            I - verticais;

            II - horizontais;

            III - dispositivos de sinalização auxiliar;

            IV - luminosos;

            V - sonoros;

            VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.

  • meu deus q questao mais ridicula..jesus
  • Letra C, é claro.

    Realmente Marcelle, eu até ri, parece piada.
  • Sinalização é o conjunto de sinais de trânsito e dispositivos de segurança colocados na via com objetivo de garantir sua utilização adequada, possibilitando melhor fluidez, e maior segurança.
     
    A lei proíbe a fixação sobre a sinalização de trânsito e respectivos suportes, ou junto a ambos, de qualquer tipo de publicidade, inscrições, legendas e símbolos que não se relacionem com a mensagem da sinalização.
     
    Classificação da sinalização
     
    a)      Verticais
    b)      Horizontais
    c)      Dispositivos de sinalização auxiliar
    d)      Luminosos
    e)      Sonoros
    f)       Gestos do agente de trânsito e do condutor
  • Macete para decorar os sinais de trânsito:

    V H So Lu Ge Di

    e  o  n   m   s   spositivos de sinalização auxiliar
    r   r  o    i    t
    t   i   r    n   o
    i   z  o   o    s
    c  o       s   do
    a  n       o   a
    l    t             g
        a             e
        l              n
                       t
                       e
  • Tem gente aqui já possui um nível tão elevado, para criticar as questões, que eu não sei porque ainda estudam.
  • Não achei muito fácil esse macete que o Rodrigo disse.
    Acho mais fácil decorar os sinais de trânsito do que o macete. ;)
  • kkkkkkkkk concordo emmanuelle.
  • OLEGÁRIO, concordo plenamente
  • Pessoal,

    De acordo com o art. 87 do CTB existe o sinal "luminoso". No entanto a resolução 160/04 alterou o inciso IV e a denominação passou a ser de sinal "semafórico". Também houve o acréscimo do sinal de "sinalização de obras".

    Fonte: Aula Emerson Melo
  • art. 87 CTB macete passado pelo professor Leandro Macedo!!!!

     VOU
    vetricais

    HOJE horizontais

    DA dispositivos auxiliares

    G gestos do agente de trânsito e do condutor

    L luminosos

    S sonoros        



  • o examinador deve ter assistido "o iluminado" para vomitar esse lixo de questão kkkkkkkkkkkk
  • Não achei a questão ridículo, todos os concursos tem questões com pegadinhas...
  • Espero que ajude.

    Ges/so ho/di/lu/ve – Gesso hodiluve
     
    verticais 
    horizontais
    dispositivos de sinalização auxiliar 
    luminosos 
    sonoros 
    gestos do agente de trânsito e do condutor

    Vamos que vamos
  •  Art.1º Fica aprovado o Volume V – Sinalização Semafórica. Resolução 483 do contran. 

  • LEMBRANDO Q A RESOLUÇAO 160 ACRESCENTA MAIS DOIS SINAIS ,  SINAIS SEMAFORICOS E DE OBRAS

  • Resolução 160- Contran:

    VERTICAL
    HORIZONTAL
    DISPOSITIVOS AUXILIARES
    SEMAFÓRICOS
    SINALIZAÇÃO DE OBRAS
    GESTOS DO AGENTE DE TRÂNSITO E DO CONDUTOR
    SONOROS

    Ou seja, pela Resolução,

    Saiu os "luminosos"

    Entrou "Semafóricos".

    Além de Acrescentar - Sinalização de Obras.


    Bons Estudos...

  •         Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:

            I - verticais;
            II - horizontais;
            III - dispositivos de sinalização auxiliar;
            IV - luminosos;
            V - sonoros;
            VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.

    LETRA C

  • LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

    Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:

    I - verticais;

    II - horizontais;

    III - dispositivos de sinalização auxiliar;

    IV - luminosos;

    V - sonoros;

    VI - gestos do agente de trânsito e do condutor


    Gabarito Letra C!

  • Iluminados somos nós... Protegidos por Deus... rsrsrssr

  • Iluminados seremos todos nós no dia da nossa prova...

  • Nós não somos iluminados

    Nós iluminamos

    Cantando o futuro... ♪


ID
344533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Considerando a importância da sinalização para a segurança do
trânsito, julgue os itens que se seguem.

A sinalização horizontal na cor azul é utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.

Alternativas
Comentários
  • Errada.

    De acordo com a resolução 160/04, a cor que apresenta essa característica é a VERMELHA, no entanto a PRETA é, exclusivamente, para o contraste com o pavimento.
  • ERRADA
    Contraste:
    Vermelha - entre a marca viária e o pavimento das cilofaixas e/ou ciclovias;
    Preta - entre o pavimento e a pintura.
  • ANEXO 2 CTB
    item 2.1.2 Cores

    Asinalização horizontal se apresenta em cinco cores:
    - Amarela - utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos; na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na amrcação de obstáculos.
    - Vermelha - utilizada para proporcionar contraste, quando necessário, entre a marca viária e o pavimento das ciclofaixas e/ou ciclovias, na parte interna destas, associada à linha de bordo branca ou de linha de divisão de fluxo de mesmo sentido e nos símbolos de hospitais e farmacias (cruz).
    - Branca - utilizada na regulação de fluxos de mesmos sentido. na delimitação de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais, na marcação de faixas de travessias de pedestres, símbolos e legendas.
    -Azul - utilizada nas pinturas de símboos de pessoas portadoras de deficiencia fisica, em areas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque.

    - Preta - utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura

  • É  O PRETO 

  • Azul - utilizada nas pinturas de símbolos de pessoas portadoras de deficiencia fisica, em areas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque.

  • PERFEITO ARAGÃO

  • (Reiterando pra Salvar nos meus Comentários )

    ANEXO 2 CTB
    item 2.1.2 Cores

    Asinalização horizontal se apresenta em cinco cores:
    Amarela - utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos; na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na amrcação de obstáculos.
    Vermelha - utilizada para proporcionar contraste, quando necessário, entre a marca viária e o pavimento das ciclofaixas e/ou ciclovias, na parte interna destas, associada à linha de bordo branca ou de linha de divisão de fluxo de mesmo sentido e nos símbolos de hospitais e farmacias (cruz).
    - Branca - utilizada na regulação de fluxos de mesmos sentido. na delimitação de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais, na marcação de faixas de travessias de pedestres, símbolos e legendas.
    -Azul - utilizada nas pinturas de símboos de pessoas portadoras de deficiencia fisica, em areas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque.

    - Preta - utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura

  • Errado. O que proporciona contraste é a cor preta.

  • Cor de contraste é a preta

  • ERRADO


    A sinalização horizontal se apresenta em cinco cores: -


    Amarela: utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos; na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos. -


    Vermelha: utilizada para proporcionar contraste, quando necessário, entre a marca viária e o pavimento das ciclofaixas e/ou ciclovias, na parte interna destas, associada à linha de bordo branca ou de linha de divisão de fluxo de mesmo sentido e nos símbolos de hospitais e farmácias (cruz). -


    Branca: utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestres, símbolos e legendas.


    Azul: utilizada nas pinturas de símbolos de pessoas portadoras de deficiência física, em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque.


    Preta: utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.

  • Preta - utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura

  • ANEXO 2 CTB

    item 2.1.2 Cores

    Asinalização horizontal se apresenta em cinco cores:

    Amarela - utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos; na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na amrcação de obstáculos.

    Vermelha - utilizada para proporcionar contraste, quando necessário, entre a marca viária e o pavimento das ciclofaixas e/ou ciclovias, na parte interna destas, associada à linha de bordo branca ou de linha de divisão de fluxo de mesmo sentido e nos símbolos de hospitais e farmacias (cruz).

    - Branca - utilizada na regulação de fluxos de mesmos sentido. na delimitação de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais, na marcação de faixas de travessias de pedestres, símbolos e legendas.

    -Azul - utilizada nas pinturas de símboos de pessoas portadoras de deficiencia fisica, em areas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque.

    - Preta - utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura

  • Vermelho e preto são utilizados para proporcionar contraste.

  • A cor preta que proporciona contraste entre o pavimento e a pintura.

  • Um exemplo da preta: a lombada que fica em estacionamento de shopping.. a lombada é pintada de amarelo e tracejada de preto pra dar contraste com a pintura.

  • Azul: utilizada nas pinturas de símbolos de pessoas portadoras de deficiência física, em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque. 

    Fonte: Anexo 2 - CTB DIGITAL

  • AZUL------> PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA

    ------->ARÉAS ESPECIAS DE ESTACIONAMENTO

    -------->PARADA DE EMBARQUE E DESEMBARQUE

    ERRADA.

  • ERRADO.

    No caso em tela, a questão quis se referir à sinalização utilizada nas pinturas de símbolos de pessoas portadoras de deficiência física em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque, que é AZUL.

    Entretanto, a sinalização de cor PRETA que é utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura, por exemplo: quebra-molas.

    "O objetivo é pertencer."

  • Como dito anteriormente pelo Gustavo Lima: "Quem cai uma vez, vai cair três. Só que eu tô caindo pela décima vez"

  • cor PRETA

  • Gabarito: Errado

    A questão traz o conceito da cor preta.

    Preta --- utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.

    Azul --- utilizada nas pinturas de símbolos de pessoas portadoras de deficiência física, em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque.

  • Tudo bem que é a literalidade da resolução, mas a bem da verdade toda cor é usada por conta do contraste com o asfalto, do contrário ficaria imperceptível e indistinguível.

  • ERRADO.

    A Cor PRETA é usada para dar contraste entre o pavimento e a pintura.

  • ERRADO ❌

    - Amarela: Regulação de fluxos de sentidos opostos; na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.

    - Vermelha: Proporcionar contraste, quando necessário, entre a marca viária e o pavimento das ciclo faixas e/ou ciclovias, na parte interna destas, associada à linha de bordo branca ou de linha de divisão de fluxo de mesmo sentido e nos símbolos de hospitais e farmácias (cruz).

    - Branca: Regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestressímbolos e legendas.

    - Azul: Pinturas de símbolos de pessoas portadoras de deficiência física, em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque.

    - Preta: Proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.

  • Cores

    A sinalização horizontal se apresenta em cinco cores:

    Amarela: utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos; na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.

    Vermelha: utilizada para proporcionar contraste, quando necessário, entre a marca viária e o pavimento das ciclofaixas e/ou ciclovias, na parte interna destas, associada à linha de bordo branca ou de linha de divisão de fluxo de mesmo sentido e nos símbolos de hospitais e farmácias (cruz).

    Branca: utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestres, símbolos e legendas.

    Azul: utilizada nas pinturas de símbolos de pessoas portadoras de deficiência física, em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque.

    Preta: utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.


ID
344539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Considerando a importância da sinalização para a segurança do
trânsito, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a convenção adotada para o controle de tráfego por meio da utilização de apito, a um silvo breve emitido pelo agente de trânsito, o condutor deve diminuir a marcha do veículo; a um silvo longo, o condutor deve parar o veículo.

Alternativas
Comentários
  • Errada
    Silvos:
    1 breve - siga;
    2 breves - pare;
    1 longo - diminua;
  • o gabarito é ERRADO.
    A informação consta na última página do Anexo II do CTB e a explicação dada pelo colega anterior está conforme a norma. No entanto, a questão também peca por não dizer que os silvos devem sempre ser acompanhados pelo gesto do agente: "Os sinais sonoros somente devem ser utilizados em conjunto com os gestos dos agentes."
  • GABARITO ERRADO.

    Justificativa: SINAIS SONOROS

    Um silvo breve: siga liberar o trânsito em direção / sentido indicado pelo agente.

    Dois silvos breves: pare indicar parada obrigatória

    Um silvo longo: diminuir a marcha quando for necessário fazer diminuir a marcha dos veículos.

    Os sinais sonoros somente devem ser utilizados em conjunto com os gestos dos agentes.

  • Gab. E.

    Um silvo breve= siga. (liberar o trânsito em direção / sentido indicado pelo agente).

    Diminuir a marcha do veículo = silvo longo (quando for necessário fazer diminuir a marcha do veículo).

  • Vamos facilitar ???

     

    S - GO

    S S - STOP

    SSSS... - SLOW

  • Imagine na partida de futebol:

    Silvos:
    1 breve - siga; (começa a partida)
    2 breves - pare;(termina a partida)
    1 longo - diminua (falta)

  • 2 Pares - 2 breves

    Siga BR - 1 BReve

    1 Longo - Diminua


  • GABARITO: ERRADO



    Sinais sonoros:

    1 silvio breve - siga 2 silvios breve - pa-re 1 silvio longo - diminua-a-marcha


    Bons estudos!


  • Melhor exemplo do Thalisson!!

  • "SPADIM"

    S - Siga - 1 breve

    PA - Pare - 2 breves

    DIM - DIMinua - 1 longo

  • silvos:

    1) breve :

    - seguir( apenas 1 silvo)

    - parar ( 2 silvos)

    2) longo : diminui a marcha.

  • VOU USAR MEU APITO : SPADIM

    S = 1 BREVE - SIGA

    PA= 2 BREVES - PARE

    DIM= 1 LONGO - DIMINUA A MARCHA

  • Fácil, Fácil... Saca!

    1 Silvio: / siga

    2 Silvos: PA - RE

    Silvo longo: Caaaaalma/ Diminua

  • Gabarito: errado.

    Um silvo breve significa SIGA. Um silvo longo significa DIMINUA A VELOCIDADE.

  • 1 Silvo: VÁ

    2 Silvos: PA - RE

    1 Longo - diminua

  • 1 Breve VAI Siga

    2 Breves PA-RE Pare

    1 Longo DEVAGAAAR Reduza

  • quem aí simulou o apito? kkkkkkkk

  • MACETE:

    1 é ímpar - siga

    2 é par - pare

    1 longo - diminua (repare que a palavra "diminua" é mais longa que os demais verbos imperativos)

  • Fácil, Fácil... Saca!

    1 Silvio / siga

    2 SilvosPA - RE

    Silvo longoCaaaaalma/ Diminua

  • Decorei assim: 1 breve - vá 2 breves - pa-re 1 longo - devagaaaaaaar pra mim funciona ; )
  • Mnemonico antigo mas acertei todas com ele!

    SPADIM 121

    Siga > 1 silvo breve

    PAre > 2 silvos breve

    DIMinua > 1 silvo longo

  • 1 SILVO BREVE SIGA

    2 SILVO BREVE PARE

    1 SILVO LONGO DIMINUA A MARCHA

  • Não erre mais

    Silvo:

    1 silvo breve - siga;

    2 silvos breves - pare;

    1 silvo longo - diminua;

  • 1 Silvio: Vai / siga

    2 Silvos: PA - RE

    Silvo longo: CaaaaaaRma/ Diminua


ID
366691
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O conceito de Marcas de Canalização é:

Alternativas
Comentários
  • Conforme dispõe o item 2.2.4, do Anexo II, do Código de Trânsito Brasileiro, inserido pela Resolução nº 160, do CONTRAN, as marcas de canalização: "Orientam os fluxos de tráfego em uma via, direcionando a circulação de veículos. Regulamentam as áreas de pavimento não utilizáveis".
    Cabe ressaltar, ainda, que as marcas de canalização devem ser pintadas na cor branca quando direcionarem fluxos de mesmo sentido e na proteção de estacionamento e na cor amarela quando direcionarem fluxos de sentidos opostos.
  • Apenas para complementar o que o colega respondeu, marcas de canalização são as "zebras" laterais da pista.
  • Resposta correta letra B

    As marcas de canalização orientam os fluxos de tráfego em uma via, direcionando a circulação dos veículos. Regulamentam as áreas de pavimento não utilizáveis.

    Devem ser na cor branca quando direcionam fluxos de mesmo sentido e na proteção de estacionamento e na cor amarela quando direcionam fluxos de sentidos opostos.

  • Alternativa A apresenta o conceito de Inscrições no Pavimento - melhorar a percepção do condutor quanto às condições de operação da via, permitindo-lhe tomar a decisão adequada, no tempo apropriado, para as situações que se lhe apresentare
                                                                                                           


    .Alternativa C  apresenta o conceito de Marcas Transversais -  ordenar os deslocamentos frontais dos veículos e harmonizar com os deslocamentos de outros veículos e dos pedestres, assim como informar os condutores sobre a necessidade de reduzir a velocidade e indicar travessia de pedestres e posições de parada. Em casos específicos, têm poder de regulamentação.  

    Alternativa D  apresenta o conceito de Marcas Longitudinaisseparar e ordenar as correntes de tráfego, definindo a parte da pista destinada normalmente à circulação de veículos, a sua divisão em faixas, a separação de fluxos opostos, faixas de uso exclusivo de um tipo de veículo, reversíveis, além de estabelecer as regras de ultrapassagem e transposição

    Alternativa E  apresenta o conceito de Marcas de Delimitação e Controle de Estacionamento e / ou Parada- delimitar e propiciar melhor controle das áreas onde é proibido ou regulamentado o estacionamento e a parada de veículos, quando associadas à sinalização vertical de regulamentação. Em casos específicos, têm poder de regulamentação.          

  • Transitar sobre essa pintura, chamada por alguns de "zebrado" ou "sargento", mas que tecnicamente chama-se de marcas de canalização, rende ao condutor infrator 7 pontos no seu prontuário além da penalidade de multa descrita no CTB:
     
     
    Art. 193. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos:
     
    Infração - gravíssima;
    Penalidade - multa (três vezes) 3 x R$ 191,54= R$ 574,62.

    Fonte:
    http://infracoesdetransito.blogspot.com.br/2010/03/transitar-sobre-essa-pintura-chamada.html
  • IMAGEM DE MARCA DE CANALIZAÇÃO:
  • Canaliza o fluxo de veículos!

    Abraços

  • Para decorá-la utilize a seguinte frase-chave:

    Regulamentar as áreas de pavimento não utilizáveis.

    Gab: B

  • A inscrições no pavimento

    B marcas de canalização (CERTA)

    C marcas transversais

    D marcas longitudinais

    E marcas de delimitação de controle parada e estacionamento


ID
546472
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A sinalização horizontal das vias de tráfego é feita com o uso de cores. A cor branca é utilizada, entre outros usos, para

Alternativas
Comentários
  • b)regulação do fluxo de mesmo sentido.

  • GABARITO B

     

    Sinalização horizontal na cor branca: é utilizada para a regulação do fluxo de mesmo sentido.

     

    Sinalização horizontal na cor amarela: é utilizada para a regulação do fluxo de sentidos opostos.


ID
588562
Banca
FDC
Órgão
CREMERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Nas rodovias, quando não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima permitida para automóveis, em quilômetros por hora, será de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Frise-se que, em rodovia:

     

    Pista dupla - 110 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas


    Pista simples - 100km/h para automóveis, camionetas e motocicletas 



    Em ambas, 90km/h para os demais veículos

     

  • Desatualizada.

  • Se tivesse a opção 60 km, iria embananar minha cabeça


ID
767707
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A sinalização semafórica pode ser dividida nos seguintes grupos:

Alternativas
Comentários
  • 4. SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA
    A sinalização semafórica é um subsistema da sinalização viária que se compõe de indicações luminosas acionadas alternada ou intermitente através de sistema elétrico eletrônico, cuja função é controlar deslocamentos.

     Existem dois (2) grupos

      a sinalização semafórica de regulamentação;  a sinalização semafórica de advertência.


  • Bruno Motta vc poderia indicar o artigo ou a fonte da sua justificativa?

  • Ana, provavelmente a fonte que o Bruno citou é essa:


    http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=B04A9245E2A94202DD1DD9C137B61117.proposicoesWeb2?codteor=642756&filename=LegislacaoCitada+-PL+4937/2009

  • Resolução 160, 2004, CONTRAN, pág. 76.

    http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_160.pdf

    4. SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA
    A sinalização semafórica é um subsistema da sinalização viária que se compõe de indicações luminosas acionadas alternada ou intermitentemente através de sistema elétrico/eletrônico, cuja função é controlar os deslocamentos.
    Existem dois (2) grupos:
    - a sinalização semafórica de regulamentação;
    - a sinalização semafórica de advertência.

     

  • Aos colegas que comentaram abaixo: Ana, Antônio e Nigth's...

    Melhor usarmos as seguintes fontes conjugadas:

    /**/ RES.: Resolução nº 483 CONTRAN (em seu anexo = Manual Completo de Sinaliz Semafórica): http://www.denatran.gov.br/resolucoes

    + Alguns anexos facilmente encontrados nos endereços:

    /**/ Anexo 1) http://www.camara.gov.br/sileg/integras/642756.pdf).0

    /**/ Anexo 2) http://www.camara.gov.br/sileg/integras/919314.pdf;

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Vide alguns excertos:

    RES. 483: 

    ** Sinalização semafórica de regulamentação – tem a função de efetuar o controle do trânsito numa interseção ou seção de via, através de indicações luminosas, alternando o direito de passagem dos vários fluxos de veículos e/ou pedestres;

    ** Sinalização semafórica de advertência – tem a função de advertir sobre a existência de obstáculo ou situação perigosa, devendo o condutor reduzir a velocidade e adotar as medidas de precaução compatíveis com a segurança para seguir adiante.

    ---------------------------

    Anexo 1) 4.1. SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA DE REGULAMENTAÇÃO A sinalização semafórica de regulamentação tem a função de efetuar o controle do trânsito num cruzamento ou seção de via, através de indicações luminosas, alternando o direito de passagem dos vários fluxos de veículos e/ou pedestres.

    ---------------------------

    Anexo 2) 1.2 - SINALIZAÇÃO DE ADVERTÊNCIA Tem por finalidade alertar aos usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza. Suas mensagens possuem caráter de recomendação.


ID
797254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Considerando que um caminhão do CBMDF, em serviço de
urgência e devidamente identificado por alarme sonoro e
iluminação vermelha intermitente, esteja transitando por uma pista
de quatro faixas bastante congestionada, julgue o item seguinte.

Ao chegar ao local da prestação do serviço de urgência, o caminhão poderá ser estacionado em locais nos quais haja sinalização proibindo estacionar, no entanto será vedado que o condutor do referido caminhão o estacione em locais em que a sinalização determine que seja proibido parar.

Alternativas
Comentários
  • Conforme dispõe o inciso VII do art. 29 do CTB, os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente.

    Portanto, um caminhão do CBMDF, em serviço de urgência e devidamente identificado por alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, ao chegar ao local da prestação do serviço de urgência, poderá ser estacionado em locais nos quais haja sinalização proibindo parar e estacionar.

    Resposta: ERRADO 

  • Gabarito: ERRADO

     

    Art. 29, VII - os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições:

  • Esses veículos gozam, em serviço, de livre estacionamento e parada.

    Art. 29. VII - os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições:

    Resposta: errado.

  • VEÍCULOS DE SOCORRO: de incêndio, salvamento, polícia, fiscalização, operação trânsito, ambulâncias: prioridade e livre circulação, estacionamento e parada[CEP] quando em serviço de urgência: identificados por alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente;

    ►Com dispositivos acionados, os condutores deverão deixar livre via da esquerda, indo para a direita e parando, se necessário;

    ►Os pedestres, ao ouvir o alarme sonoro, deverão aguardar no passeio;

    ►Jamais podem deixar de tomar as devidas precações, como reduzir em cruzamentos, observadas as demais condições.

  • Invenção da banca! Ora, se o caminhão está em serviço de urgência e devidamente identificado por alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, então ele goza de livre circulação, estacionamento e parada (art. 29, VII). Não há, portanto, a restrição mencionada!

    Gabarito: Errado

    Fonte: estratégia


ID
797263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Acerca da legislação de trânsito, julgue o próximo item.

Caso um motorista do CBMDF, ao chegar ao aeroporto para buscar um oficial que ministrará um curso na corporação, pare o automóvel ao lado de uma placa de proibido estacionar e permaneça dentro do veículo por quinze minutos à espera do referido oficial, não haverá irregularidade porque a conduta do motorista configurará parada e a sinalização somente veda o estacionamento.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o inciso VII do art. 29 do CTB, os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente.

    Para resolução da questão, é importante conhecer os conceitos trazidos pelo anexo I do CTB, no que pertinente à parada e estacionamento, pois o texto nos traz certa confusão, a fim de induzir o concurseiro ao erro. Então vejamos a definição:

    PARADA - imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros.

    ESTACIONAMENTO - imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros.

    Na situação apresentada, o automóvel do CBMDF chegou ao aeroporto para buscar um oficial que ministrará um curso na corporação, ou seja, não se encontrava em situação de urgência. Assim, no caso em tela, o automóvel do CBMDF não goza de livre estacionamento e nem de livre parada.

    Portanto, se o motorista do CBMDF parar o automóvel ao lado de uma placa de proibido estacionar e permanecer dentro do veículo por quinze minutos à espera do referido oficial, haverá irregularidade, porque a conduta do motorista configurará estacionamento e, no caso, o veículo do CBMDF não gozará de nenhuma prioridade.


    Resposta: ERRADO 

  • o tempo de parada é relativo ao tempo necessário para subir ou descer do veículo. 15 miutos estrapola a autorização.

  • exatamente, e pra piorar a situação as pessoas ligam o pisca alerta. 

  • Art. 47. Quando proibido o estacionamento na via, a parada deverá restringir-se ao tempo indispensável para embarque ou desembarque de passageiros, desde que não interrompa ou perturbe o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres.

    O anexo I do CTB fornece o conceito de parada:

    PARADA - imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros.

     

    Portanto, gabarito = Errado.

  • Art. 181 XVIII ESTACIONAR em local/horário proibido especificamente pela sinalização - Infração Média

    Art. 182 X Parar em local/horário proibido especificamente pela sinalização - Infração Média


    AGORA

    SE FOR PROIBIDO PARAR E ESTACIONAR - GRAVE

    Art. 181 XIX Estacionar local/horário de estacionamento parada proibido pela sinalização



ID
797272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Acerca da legislação de trânsito, julgue o próximo item.

O CTB seria violado caso um órgão de trânsito com circunscrição sobre uma via urbana de trânsito rápido determinasse, mediante sinalização, que a velocidade máxima dessa via fosse de 120 km/h.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o §2º do art. 61 do CTB, o órgão ou entidade de trânsito ou rodoviário com circunscrição sobre a via poderá regulamentar, por meio de sinalização, velocidades superiores ou inferiores àquelas estabelecidas no CTB.

    Dessa forma, o CTB não seria violado caso um órgão de trânsito com circunscrição sobre uma via urbana de trânsito rápido determinasse, mediante sinalização, que a velocidade máxima dessa via fosse de 120 km/h.


    Resposta: ERRADO 

  • Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.

    § 1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:

    I - nas vias urbanas:

    a) oitenta quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido:

    b) sessenta quilômetros por hora, nas vias arteriais;

    c) quarenta quilômetros por hora, nas vias coletoras;

    d) trinta quilômetros por hora, nas vias locais;

    II - nas vias rurais:

    a) nas rodovias de pista dupla:

    1. 110 km/h (cento e dez quilômetros por hora) para automóveis, camionetas e motocicletas;

    2. 90 km/h (noventa quilômetros por hora) para os demais veículos;

     b) nas rodovias de pista simples:

    1. 100 km/h (cem quilômetros por hora) para automóveis, camionetas e motocicletas;

    2. 90 km/h (noventa quilômetros por hora) para os demais veículos;

    c) nas estradas: 60 km/h (sessenta quilômetros por hora).

    § 2º O órgão ou entidade de trânsito ou rodoviário com circunscrição sobre a via poderá regulamentar, por meio de sinalização, velocidades superiores ou inferiores àquelas estabelecidas no parágrafo anterior.

    O §2º do referido artigo permite que o órgão ou entidade de trânsito ou rodoviário mude a velocidade da via. Portanto, gabarito = errado.

  • Poderá regulamentar por meio de sinalização, velocidades superiores ou inferiores. Caso não tenha sinalização aplica a regra do CTB.

  • De jeito nenhum! O CTB não seria violado, porque ele próprio regulamenta, em seu art. 61, § 2º, que o órgão ou entidade de trânsito ou rodoviário com circunscrição sobre a via poderá regulamentar, por meio de sinalização, velocidades superiores ou inferiores àquelas estabelecidas no parágrafo anterior (§1º). Isto significa que mesmo tendo como limite de velocidade máxima de 80 km/h, uma via de trânsito rápido poderia sim ter essa velocidade alterada para 120 km/h, desde que devidamente sinalizada.

    Gabarito: E 

    Fonte: estratégia


ID
822220
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Considerando as normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Transcrição fiel do Art. 84 na alternativa "d".


    Nessa questão, existem erros grotescos nas outras alternativas. Mas em geral, quando é transcrito o texto da lei, a banca troca uma ou duas palavras, e as alternativas ficam muito próximas.


    "Casca de banana!"


  •  

    a) É proibido afixar publicidade, inscrições, legendas e símbolos sobre a sinalização, exceto quando se tratar de sinalização vertical e esses elementos forem afixados em seus suportes, de modo a não impedir a visualização completa da sinalização. ERRADO
    Art. 82. É proibido afixar sobre a sinalização de trânsito e respectivos suportes, ou junto a ambos, qualquer tipo de publicidade, inscrições, legendas e símbolos que não se relacionem com a mensagem da sinalização.

     

    b) A afixação de publicidade ou de quaisquer legendas ou símbolos ao longo das vias condiciona-se à aprovação do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, imediatamente após sua instalação. ERRADO
    Art. 83. A afixação de publicidade ou de quaisquer legendas ou símbolos ao longo das vias condiciona-se à prévia aprovação do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via.

     

    c) O CONTRAN não poderá, ainda que em caráter experimental e por período prefixado, autorizar a utilização de sinalização não prevista no Código de Trânsito Brasileiro. ERRADO
     Art. 80, § 2º O CONTRAN poderá autorizar, em caráter experimental e por período prefixado, a utilização de sinalização não prevista neste Código.

     

    d) O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá retirar ou determinar a imediata retirada de qualquer elemento que prejudique a visibilidade da sinalização viária e a segurança do trânsito, com ônus para quem o tenha colocado. CERTO
    Art. 84. O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá retirar ou determinar a imediata retirada de qualquer elemento que prejudique a visibilidade da sinalização viária e a segurança do trânsito, com ônus para quem o tenha colocado.


ID
822235
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O ronco do motor, o som da buzina, sirenes, ranger dos pneus, alarmes, são exemplos de ruídos (barulhos) produzidos pelo trânsito. Estes contribuem para a poluição do meio-ambiente. O CTB e suas resoluções orientam e regulamentam o nível máximo (em decibéis) que os sons produzidos pelos veículos podem alcançar. Numa situação em que um trator que esteja trafegando por uma via urbana, por um condutor devidamente habilitado para conduzir este veículo, e que o som da buzina emitida por esse veículo exerça uma pressão sonora superior a 100 decibéis, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
822268
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Com base no CTB, analise as afirmativas a seguir quanto à ordem de prevalência da sinalização:

I - As normas de circulação e outros sinais sobre as ordens dos agentes de trânsito;

II - As ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

III - As ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais exceto a sinalização semafórica;

IV - As indicações do semáforo sobre os demais sinais;

Diante do exposto é CORRETO afirmar que as alternativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D
  • Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

      I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

      II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

      III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.


  • CTB, Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência: ASESINO

           I - as ordens do Agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

           II - as indicações do SEmáforo sobre os demais sinais;

           III - as indicações dos SInais sobre as demais NOrmas de trânsito.


ID
923128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2002
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Você sabia que...

- ser atropelado a uma velocidade de 60 km/h equivale a uma queda do 11.º andar de um prédio, a uma velocidade de 80 km/h, a uma queda do 20.º andar e já a 120 km/h, a uma queda do 45.º andar?
- a maior parte dos acidentados tem idade inferior a 35 anos?
- o acidente de trânsito é a maior causa de morte de jovens do sexo masculino?
- estimativas indicam que o Brasil gasta mais de R$ 10 bilhões por ano em conseqüência de acidentes de trânsito?
- os veículos destinados a transporte de escolares só podem circular com autorização do órgão executivo estadual?
- é proibido dirigir com calçado que não esteja preso ao pé, como o chinelo?

Internet: : <http://www.cidatran.com.br/sabia_que.htm> (com adaptações).

À luz do CTB e das informações contidas no texto acima, julgue o item a seguir.

Considerando que um atropelamento tenha ocorrido em uma estrada sem sinalização vertical, quando o veículo se deslocava à velocidade máxima permitida para aquela espécie de via, então o pedestre terá experimentado o impacto de uma queda do décimo primeiro andar de um prédio.

Alternativas
Comentários
  • Estrada = Via rural 

    Sem sinalização = 60km/h

    Certa.

  • Isso é legislação de trânsito e não português.

  • ???????

  • Estrada = Via rural não pavimentada

    Velocidade máx permitida quando não houver sinalização = 60km/h

    No caso em questão não havia placas, portanto a velocidade máxima permitida era 60km/h = impacto de uma queda do 11º andar de um prédio.

     

  • GABARITO CORRETO.

    QUESTÃO MAL CLASSIFICADA, pois se refere ao Código de Trânsito Brasileiro, e não à interpretação de texto.

    Isto posto, fala de um acidente ocorrido em estrada sem sinalização vertical (placa) indicativa de velocidade máxima. Segundo o Código de Trânsito, em estradas sem sinalização a velocidade máxima permitida será de 60 km/h (velocidade do atropelamento referido na questão). Dentro do texto, há a informação de que um atropelamento a 60 km/h é equivalente à queda do 11º andar de um prédio; portanto, a questão está correta.

    Mas continuo afirmando que cobra mais o conhecimento de CTB do que interpretação de texto - é desnecessária a interpretação, a informação está explícita logo no início.

  • Errei porque pensei que era de português kkk, mas confesso que desconfiei de cara.

  • Gabarito CERTO

         Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.

    c) nas ESTRADAS: 60 km/h (sessenta quilômetros por hora).

    Você sabia que...

    - ser atropelado a uma velocidade de 60 km/h equivale a uma queda do 11.º andar de um prédio...

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos.

  • ☠️ GAB C ☠️

    ☠️Estrada = Via rural 

    ☠️Sem sinalização = 60km/h

  • A resposta está no primeiro tópico.

  • Gabarito: CERTO.

    A questão exigiu o conhecimento das velocidades máximas permitidas na vias sem sinalização:

    TRACOLO

    Trânsito Rápido: 80km/h

    Arterial: 60km/h

    Coletora: 40km/h

    Local: 30km/h

    Resumindo:

    Em estradas onde não houver sinalização, a velocidade máxima permitida é 60km/h.

    Daí temos as rodovias também, que diferenciam-se entre pista simples e pista dupla, que dependendo do veículo pode ser 100km/110/km a velocidade máxima permitida. E para todos os demais veículos, sempre será 90km/h, qualquer que seja o veículo ou a pista (simples ou dupla)

  • Ah se toda questão de trânsito fosse assim... Achei incrível pq interligou vários assuntos.

  • GABARITO: CERTO.

  • 1° - percebe-se que a questão trata de uma estrada e sua velocidade máxima permitida (quando não sinalizada) é de 60km/h.

    2° - verifica-se no texto que 60km/h equivale a uma queda do 11° andar.

  • Quando o CESPE quer, ela é a banca mais bem elaborada e coerente do universo.

  • CORRETO, POIS ERA UMA ESTRADA, ASSIM A VELOCIDADE SERIA DE 60KM/H O MESMO QUE O 11º ANDAR.

  • ai dento kkk

  • Via Rural não sinalizada

    Estrada : V.Max -> 60km/h

    (equivale a uma queda do 11.º andar de um prédio)

    PRF:Terei orgulho em pertencer.

    Instagran: @jevandrom

  • Experimentado o impacto? Questão bem fraca essa da Cespe!

    Mal elaborada ou Mau elaborada? fica essa pergunta para você que esta lendo ;)

  • Questão CESPE de 19 anos atrás que já envolvia intertextualidade entre Português, Trânsito, Física e Geopolítica do Brasil.

    -------

    Velocidades máximas para as vias URBANAS não sinalizadas:

    Vias de Trânsito Rápido: 80 km/h;

    Vias arteriais: 60 km/h;

    Vias coletoras: 40 km/h;

    Vias locais: 30 km/h.

     

    Velocidades máximas para as vias RURAIS não sinalizadas:

    Para as rodovias de pista dupla:

    110 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas;

    90 km/h para os demais veículos.

     

    Para as rodovias de pista simples:

    100 km/h para os automóveis, camionetas e motocicletas;

    90 km/h para os demais veículos.

     

    A velocidade máxima para as ESTRADAS não sinalizadas sempre será 60 km/h para qualquer tipo de veículo.

  • VELOCIDADE MÁX EM ESTRADAS = 60 KM/H. CONFORME O TEXTO, É QUEDA DO 11º ANDAR. QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.

  • Estrada = Via rural 

    Sem sinalização = 60km/h

    Apanhei até lembrar, mas consegui responder certa

  • HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  • A questão simplesmente cobrou acerta do conhecimento de estrada: via sem pavimentação e que não existindo sinalização a velocidade máxima é de 60/h

  • Questão inteligente e interdisciplinar...

  • Esse questão é de legislação de trânsito ou de física ?

  • Questão saff@dhinn@@ ein

  • Gostei da criatividade hahahah

  • AMEI.........CRIATIVIDADE 1.000

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk lei de drogas mandou um alô

  • Só Maconha...

  • Estrada sem sinalização 60km por hora
  • ÓTIMAS INFORMAÇÕES PARA UMA DISCURSIVA :)

  • A questão simplesmente cobrou acerta do conhecimento de estrada: via sem pavimentação e que não existindo sinalização a velocidade máxima é de 60/h

  • Na verdade, o examinador só queria saber se você tinha o devido conhecimento da velocidade permitida para as estradas, que neste caso é 60km.

  • Só faltou perguntar se era MRU ou MRUV KKK

  • GABARITO: CERTO

  • Na verdade o examinador só queria saber se você leu o texto.

  • que questão mongoloide


ID
923398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2002
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Em frente a uma mercearia, há um cartaz que diz o seguinte.

Entregam-se pedidos feitos por telefone.

As entregas são feitas por Alberto, que utiliza uma bicicleta para realizar o serviço.

A partir da situação descrita, julgue o item a seguir.

Alberto somente poderia conduzir o referido veículo pelo passeio caso houvesse sinalização adequada autorizando esse tipo de circulação.

Alternativas
Comentários
  • CTB 9503/97

      Art. 255. Conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma agressiva, em desacordo com o disposto no parágrafo único do art. 59:

      Infração - média;

      Penalidade - multa;

      Medida administrativa - remoção da bicicleta, mediante recibo para o pagamento da multa.

    Resposta certa

  • GAB: c

    Esse é o art mais adequado para a resolução da questão. 

    Art. 59. Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.

  • COMPLEMENTANDO/OBSERVAÇÃO:

    Art. 68, CTB - Capítulo IV - DOS PEDESTRES E CONDUTORES DE VEÍCULOS NÃO MOTORIZADOS


    § 1º O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

     

    Portanto, se o ciclista estiver desmontado poderá então se deslocar pelo passeio.

  • LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

    Art. 59. Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.


    Gabarito Certo!

  • qstão sucinta kkkkkk ninguem sabia de Alberto tava desmontado ou montado

  • Na minha opinião a questão ficou confusa por usar o SOMENTE. Se tivesse usado o PODERÁ, não teria gerado dúvidas.

  • Questão plausível de recurso, desmontado da bicicleta equipara-se a um pedestre! Acertei, mas não me agradou!
  • Galera, "CONDUZIR o referido veículo (bicicleta)"... Ou ele "conduz" ou "empurra"... Ciclista só é equiparado a pedestre caso desmontado "empurre" a bicicleta...

  • Sem viagem pessoal... se o cara vai fazer uma entrega de bicicleta, claro que estaria montado. Se não fosse usar a bicicleta iria a pé kkk

  • Somente .......CESPE
  • Quase marquei como Errado porque fiquei pensando no ciclista desmontado haha

  • Esse somente abriu espaço para ele estar desmontado.
  • Ai dentro CESPE! Para que diabos eu vou fazer entregas empurrando uma bicicleta?! Nada a ver!!!! Lascava recurso em cima dessa questão!
  • Essa banca é surreal. kkkk

  • art 59

    bicicletas no passeio > desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a bia

  • Galera que esta reclamando da questao, ela deixou claro que ele estava CONDUZINDO e nao empurrando a bicicleta.... Se atentem para as palavras que a banca coloca, nao estao la por acaso. Logo, se ele esta CONDUZINDO, não se equipara a pedestre.

    Fabiola Q.

    Avante Guerreiros.

  • Ir junto com ou dentro de (algo)

    CONDUZIR VEÍCULO É VOCÊ ESTÁ NA DIREÇÃO DO VEÍCULO E NÃO EMPURRANDO ELE...

    CONDUZIR BICICLETA É PEDALAR A BICLICLETA

    CONDUZIR BIKE NO PASSEIO SOMENTE SE TIVER REGULAMENTADO.

  • A sinalização de trânsito segue uma ordem de prevalência: as ordens do agente de trânsito prevalecem sobre as normas de circulação e outros sinais; as indicações do semáforo sobre os demais sinais; e as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

    Além disso, de acordo com o CTB:

     Art. 59. Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.

  • Eu viajo em algumas questões, mas tem uma galera que força a barra.

  • GABARITO: CERTO.

  • É mais uma das nossas queridas leis! Fico lembrando como eu, quando criança, cometi inúmeras infrações de trânsito ao pedalar em cima da calçada junto da casa de vovó, no interior do Estado.

  • mas e o caso se o ciclista descer da bicicleta ???

  • CERTO.

    Art. 59: Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.     

     

    Capítulo XV - DAS INFRAÇÕES

    Art. 255: Conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma agressiva, em desacordo com o disposto no parágrafo único do art. 59:

    Infração - média;

    Penalidade - multa;

    Medida administrativa - remoção da bicicleta, mediante recibo para o pagamento da multa.

  • Gabarito: Certo

    Art. 59. Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.

  • Então se ele não estivesse montado na bicicleta, empurrando a mesma, estaria errado do mesmo jeito? CESPE sendo CESPE...

  • A questão diz conduzindo, ou seja, montado na bicicleta transitando, aí tem que ter autorização do órgão de trânsito da via !!!


ID
990250
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

No artigo 87 do Código de Trânsito Brasileiro, os sinais de trânsito são classificados em seis categorias. São categorias presentes no referido artigo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O CTB no seu artigo 87 traz o seguinte:

    "Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:

            I - verticais;

            II - horizontais;

            III - dispositivos de sinalização auxiliar;

            IV - luminosos;

            V - sonoros;

            VI - gestos do agente de trânsito e do condutor."



    Bons estudos a todos.

  • A resolução 160 / 04 alterou o art 87 , novo texto : 

    Os sinais de trânsito classificam-se em: I - vertical; II - horizontal; III - dispositivos auxiliares; IV – sinalização semafórica; V- Sinalização de obras VI - gestos; VII – sinais sonoros


    tecnicamente "luminosos" tambem esta errado 
  • A resolução 160/04 não alterou o artigo 87 do CTB, ela apenas exemplificou e substituiu modificando o anexo II do CTB.
    Os sinais de Trãnsito continuam classificados como consta expressamente o artigo 87 do CTB.
    Bons estudos a todos.

  • Nem para cair uma questão dessa na minha prova. rsrs
    Questão dada.
    Bons estudos a todos!
  • para mim todas estao certas
  • Na minha prova não cai uma dessas nem a pau! 

  • Art. 87. Os sinais de trânsito classificamse

    em:

    I verticais;

    II horizontais;

    III dispositivos

    de sinalização auxiliar;

    IV luminosos;

    V sonoros;

    VI gestos

    do agente de trânsito e do condutor.

  • Resposta: "c".

    CORRIJAM-ME SE ESTIVER EQUIVOCADA!!!!!

    Cuidado!!!! se a questão pedir "2º a Resolução 160/2004 do CONTRAN:

    1- VERTICAL

    2- HORIZONTAL

    3- DISPOSITIVOS DE SINALIZAÇÃO AUXILIAR

    4- SEMAFÓRICOS

    5- SINALIZAÇÃO DE OBRAS

    6- GESTOS

    7- SONOROS

    GRATA.

  • "Ve HoDi LuSo Ge" (é engraçado e até parece sem nexo, mas eu aprendi assim (:)

    verticais;

    horizontais;

    dispositivos de sinalização auxiliar;

    luminosos;

    sonoros;

    gestos do agente de trânsito e do condutor.


ID
1005847
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Quando for necessário indicar parada obrigatória, o Agente de Trânsito poderá utilizar, em conjunto com a sinalização do gesto, o sinal sonoro do apito, com:

Alternativas
Comentários
  • Sinais de ApitoSignificaçãoEmprego
    Um silvo breveAtenção Siga!No ato do guarda sinaleiro, mudar a direção do trânsito.
    Dois silvos brevesPare!Para a fiscalização de documentos ou outro fim.
    Três silvos brevesAcenda a lanternaSinal de advertência. O condutor deve obedecer a intimação.
    Um silvo longoDiminua a marchaQuando for necessário, fazer diminuir a marcha dos veículos.
    Um silvo longo e um breveTrânsito impedido em todas as direçõesAproximação do Corpo de Bombeiro, ambulâncias, veículos de Polícia ou de tropa ou de apresentação oficial.
    Três silvos longosMotoristas a postosNos estacionamentos, à porta de teatros, campos desportivos, etc.

  • Equívoco do colega (a regra com mais de 3 silvos não existe). Os silvos regulamentados em vigor são apenas três (Resolução CONTRAN 160)


    Um Silvo Breve - Pare!

    Dois Silvos Breves - Siga!

    Um Silvo Longo - Diminua a Marcha!


    Fonte: http://www.transitobr.com.br/index2.php?id_conteudo=16


  • Eduardo, seu coment também está equivocado. 

    Segue o correto:

    Um Silvo Breve - Siga.

    Dois Silvos Breves - Pare.

    Um Silvo Longo - Diminua a Marcha.


  • O Correto seria:

     Um Silvo Breve:Siga

     Dois silvos Breve:Pare

     Um Silvo longo: Diminua a Marcha

  • Para vocês não esquecem mais a utilização de silvos:

    dois silvos breves: para= duas sílibas

    um silvo breve: vem= uma sílaba

    espero ter ajudado

  • 1  B   SIGA

    2  B   PARE

    1  L   DIMINUA A MARCHA

    b: breve

    l: longo

  • RESOLUÇÃO Nº 160, DE 22 DE ABRIL DE 2004.

    7. SINAIS SONOROS

  • Sinais Sonoros.

    Sons por apito: sinais sonoros, emitidos exclusivamente pelos agentes da autoridade de trânsito nas vias, para orientar ou indicar o direito de passagem dos veículos ou pedestres, sobrepondo-se ou completando sinalização existente no local ou norma estabelecida no código.

    Os sinais sonoros somente devem ser utilizados em conjunto com os gestos dos agentes.

    UM silvo breve: SIGA; liberar o trânsito em direção ou sentido indicado pelo agente.

    DOIS silvos breves: PARE; indicar parada obrigatória.

    UM silvo longo: DIMINUIR A MARCHA; quando for necessário fazer diminuir a marcha dos veículos.

  • 1SIGA

    2PARE

    1LONGO DIMINUE

    fale isso cantando e decore


ID
1005877
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Forma retangular e fundomarrom são características das placas:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B
    Atrativos turísticos.
  • Gabarito: B

     

    Anexo II - CTB

    1.1.15 - Placas de Atrativos Turísticos

    - Indicam aos usuários da via os locais onde os mesmos podem dispor dos atrativos turísticos existentes, orientando sobre sua direção ou identificando estes pontos de interesse.

  • Um link que ajuda:

    http://aimore.net/placas/placas_atrativos_turisticos_aimore.html

  • Sinalização Vertical: RAI

    Regulamentação

    Advertência

    Indicação

     

    Placas de IndicaçãoDEITA

     

    Destino. (Regra: Verde com Branco)

    Educativas. (Regra: Branca com Preto)

    Identificação. (Regra: Azul com Branco)

    Turismo. (Regra: Marron com Pictograma Preto e Branco)

    Auxiliares. (Regra: Azul com Pictogramas Diversos)
     

    Regulamentação = Redonda = Red

    Advertência = Amarela

    Mnemônio.

    (AM A-L O-AZ S MA TU V IN ,VER R)

    Amarelo-Advertência

    Laranja-Obra

    AZul-Serviço

    MArrom-TUrismo

    Verde-INdicação

    VErmelho-Regulamentação


ID
1141831
Banca
FUNCEFET
Órgão
CBM-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Identifique a opçao que NAO caracteriza um tipo de sinal de trânsito.

Alternativas
Comentários
  • Art. 87 (CTB). Os sinais de trânsito classificam-se em:

      I - verticais;

      II - horizontais;

      III - dispositivos de sinalização auxiliar;

      IV - luminosos;

      V - sonoros;

      VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.


ID
1141840
Banca
FUNCEFET
Órgão
CBM-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Em vias onde a velocidade maxima e indicada por meio de sinalizacão, respeitadas as condições operacionais de trânsito, a velocidade mínima não podera ser inferior a:

Alternativas
Comentários
  • Art. 62 (CTB). A velocidade mínima não poderá ser inferior à metade da velocidade máxima estabelecida, respeitadas as condições operacionais de trânsito e da via.


ID
1141873
Banca
FUNCEFET
Órgão
CBM-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Na sinalizacao por semaforo a luz amarela indica como conduta rotineira mais adequada que voce:

Alternativas
Comentários
  • Sob a luz amarela você deverá reduzir a marcha e parar. Com a luz amarela, você só deverá fazer a travessia se já tiver entrado no cruzamento ou se esta condição for a mais segura para impedir que o veículo que vem atrás colida com o seu.
    (DENATRAN: Manual de direção defensiva, Maio 2005)


ID
1213087
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Quando um agente da Autoridade de Trânsito emite dois silvos breves de apito em conjunto com seus gestos, significa:

Alternativas
Comentários
  • Dica para memorizar:


    Um silvo breve ("vai") - Siga

    Dois silvos breves ("pa-re") - Pare

    Um silvo longo ("caaaaalma") - Diminua a velocidade


    Obs: sempre acompanhados de gesto do agente de trânsito.

  • D

     

    Parada obrigatória para todos os veículos. Quando executadas em interseções, os veículos que já se encontrem nela não são obrigados a parar.

     

    Vale lembrar que os sinais de apito SEMPRE serão acompanhados de gestos do agente de trânsito, neste caso (um braço levantado verticalmente, com a palma da mão virada para frente).

     

    HEY HO LETS GO!

  • Um silvo breve  - Siga

    Dois silvos breves  - Pare

    Um silvo longo - Diminua a velocidade

  • dica: são paulo perdeu de novo 

    1-Siga silvo breve 

    2-Pare silvo longo

    1-Diminua silvo longo

  • Para nunca mais esquecer. 

    Se o meu amigo Silvio é baixinho (BREVE): POSSO PASSAR

    Se o Sílvio é GÊMEO (DOIS) e baixinho (BREVE): TENHO QUE PARAR

    Se o Sílvio é longo igual a marcha da KOMBI: TENHO QUE DIMUNUIR A MARCHA. 


ID
1213090
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A sinalização horizontal é um subsistema da sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias. Esta sinalização se apresenta nas seguintes cores:

Alternativas
Comentários
  • ● Amarela, utilizada para:

    – Separar movimentos veiculares de fluxos opostos;

    – Regulamentar ultrapassagem e deslocamento lateral;

    – Delimitar espaços proibidos para estacionamento e/ou parada;

    – Demarcar obstáculos transversais à pista (lombada).

    Branca, utilizada para:

    – Separar movimentos veiculares de mesmo sentido;

    – Delimitar áreas de circulação;

    – Delimitar trechos de pistas, destinados ao estacionamento regulamentado de 

     veículos em condições especiais;

    – Regulamentar faixas de travessias de pedestres;

    – Regulamentar linha de transposição e ultrapassagem;

    – Demarcar linha de retenção e linha de “Dê a preferência”;

    – Inscrever setas, símbolos e legendas.

    Vermelha, utilizada para:

    – Demarcar ciclovias ou ciclofaixas;

    – Inscrever símbolo (cruz).


    Azul, utilizada como base para:

    – Inscrever símbolo em áreas especiais de estacionamento ou de parada para 

     embarque e desembarque para pessoas portadoras de deficiência física.


    Preta, utilizada para:

    – Proporcionar contraste entre a marca viária/inscrição e o pavimento, (utilizada 

     principalmente em pavimento de concreto) não constituindo propriamente uma

     cor de sinalização.


  • VEJAM ESTA IMAGEM:

    http://4.bp.blogspot.com/-9HvFRDOgR6w/U4tW7TdnyPI/AAAAAAAAheU/g-FQFUmzzY8/s1600/wildforce.png

  • Boa Donato! kkkkk...

  • ESSA É A QUESTÃO? INTELIGENTE


  • Nunca Mais erroo depois dessa Donato rindo até agora kkkkkk

  • DONATO! Um mito ! kkkkkkkkkkkkkk Até puxei a imagem pro meu mapa mental kkkkkk

  • Donato Mitou!!!

  • kkkkkkkkkkkkkk respeito máximo! Donato!

  • Ótimo Donato. Parabéns pela criatividade!!! KKKKKKKKKK

  • hahahaha valeu Donato

  • o donato é desenrrolado kkkkkk

  • vlw Donato.

    agora só pensar nos Power Ranges rsrsrsrs


ID
1213093
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Em relação à sinalização, as placas educativas têm a função de educar os usuários da via quanto

Alternativas
Comentários
  • b) ao seu comportamento adequado e seguro no trânsito.

  • têm a função de educar os usuários da via quanto ao seu comportamento adequado e seguro no trânsito,podem conter mensagens que reforcem normas gerais de circulação.  exemplo: ( MOTOCICLISTA  use sempre o capacete. )

  • PLACAS EDUCATIVAS

     

    Tem a função de educar condutores e pedestres quanto ao seu comportamento no trânsito

     

    CORES:

    - fundo: branco

    - orla: preta

    - legendas pretas

     

    FORMA: retangular, lado maior na horizontal

     

    Ex.:

    - MOTOCICLISTA USE SEMPRE O CAPACETE

    - USE O CINTO DE SEGURANÇA

    - NÃO FECHE O CRUZAMENTO

     

  • Essa tal FCC é pura lavagem de dinheiro.
    Eles colocam uns 2 ou 3 estagiarios pra recotar pedaços de códigos e chamam de questões.
    Não consigo entender como que órgaos que deveriam ser sérios, contratam essa banca.


ID
1213132
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Com relação à classificação da sinalização horizontal, as marcas que separam e ordenam as correntes de tráfego, definindo a parte da pista destinada normalmente à circulação de veículos, a sua divisão em faixas, a separação de fluxos opostos, faixas de uso exclusivo, são as

Alternativas
Comentários
  • Segundo Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito:

    4.8 Classificação

    A sinalização horizontal é classificada em:

    ● Marcas Longitudinais – separam e ordenam as correntes de tráfego;

    ● Marcas Transversais – ordenam os deslocamentos frontais dos veículos e disciplinam os deslocamentos de pedestres;

    ● Marcas de Canalização – orientam os fluxos de tráfego em uma via;

    ● Marcas de Delimitação e Controle de Parada e/ou Estacionamento – delimitam e propiciam o controle das áreas onde é proibido ou regulamentado o estacionamento e/ou a parada de veículos na via;

    ● Inscrições no Pavimento – melhoram a percepção do condutor quanto as características de utilização da via


    5. MARCAS LONGITUDINAIS

    As marcas longitudinais separam e ordenam as correntes de tráfego, definindo a parte da pista destinada à circulação de veículos, a sua divisão em faixas de mesmo sentido, a divisão de fluxos opostos, as faixas de uso exclusivo ou preferencial de espécie de veículo, as faixas reversíveis, além de estabelecer as regras de ultrapassagem e transposição.

  •  Sinalização horizontal

    Marcas Longitudinais – separam e ordenam as correntes de tráfego;

    ● Marcas Transversais – ordenam os deslocamentos frontais dos veículos e disciplinam os deslocamentos de pedestres;

    ● Marcas de Canalização – orientam os fluxos de tráfego em uma via;

  • Questões como essa devemos analisar as palavras chaves:

    Longitudinal: corrente de tráfego;

    Transversal: veículos e pedestres;

    canalização: uma via.

  • E complementando...

    Imagem das marcas longitudinais --> https://sinalnorte.com/wp-content/uploads/2015/12/IMG_4642.jpg

    Sobre a letra A:

    Marcações de Área de Conflito = Assinala aos condutores a área da pista em que não devem parar e estacionar os veículos, prejudicando a circulação. 


ID
1244425
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à sinalização de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • A sinalização terá a seguinte ORDEM DE PREVALÊNCIA:

    1º - As ORDENS DO AGENTE DE TRÂNSITO prevalecem sobre as normas de

    circulação e outros sinais;

    2º - As INDICAÇÕES DO SEMÁFORO sobre os demais sinais;

    3º - As INDICAÇÕES DOS SINAIS sobre as demais normas de trânsito.

  • Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:

     I - verticais;

     II - horizontais;

     III - dispositivos de sinalização auxiliar;

     IV - luminosos;

     V - sonoros;

     VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.


ID
1274866
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Os dispositivos de uso temporário são elementos fixos ou móveis diversos, utilizados em situações especiais e temporárias, como operações de trânsito, obras e situações de emergência ou perigo. Entre os objetivos de sua utilização estão alertar os condutores, bloquear e/ou canalizar trânsito e proteger pedestres, trabalhadores e equipamentos, entre outros.

Esses dispositivos de uso temporário estão associados às cores

Alternativas
Comentários
  • 3.7. DISPOSITIVOS DE USO TEmPORÁRIO
    São elementos fixos ou móveis diversos, utilizados em situações
    especiais e temporárias, como operações de trânsito, obras e situações de
    emergência ou perigo, com o objetivo de alertar os condutores, bloquear e/ou
    canalizar o trânsito, proteger pedestres, trabalhadores, equipamentos, etc.


    Aos dispositivos de uso temporário estão associadas as cores
    laranja e branca.

    LETRA (c)

     

     

  • Só para complementar o comentário do colega abaixo, os dispositivos de uso permanente são nas cores amarelo e preta.

  • sao os famosos cones


ID
1274875
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O CTB estabelece um conjunto de sinais de regulamentação que tem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias.

As cores dessa sinalização são vermelha, preta e branca, e a sua forma padrão é a

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

     

    Anexo II - Lei 9.503

     

    Sinalização de regulamentação: tem por finalidade  informar aos usuários das condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. Suas mensagens são imperativas e seu desrespeito constitui infração.

     

    A forma padrão do sinal de regulamentação é a circular, nas seguintes cores:

    Fundo: branco

    Tarja: vermelha

    Orla: vermelha

    Símbolo: preto

    Letras: pretas

     

    Constituem exceção quanto a forma, os sinais "Parada Obrigatória" - R-1 (http://aimore.net/placas/placa_R-1.html) e "Dê a Preferência" - R-2 (http://aimore.net/placas/placa_R-2.html)


ID
1274887
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A sinalização de trânsito indicativa de estreitamento de pista ao centro está representada em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO (A) ESTREITAMENTO DE PISTA AO CENTRO

    B- PISTA IRREGULAR

    C- PISTA SINUOSA A DIREITA

    B- BIFURCAÇAO EM Y

    D- PONTE ESTREITA

     

  • Gabarito: A

     

    A-21A – Estreitamento de pista ao centro - Letra A

    Adverte ao condutor do veículo da existência, adiante, de estreitamento da pista de ambos os lados.


    A-17 – Pista irregular - Letra B

    Adverte ao condutor do veículo da existência, adiante, de um trecho de pista com superfície irregular.

     

    A-3B – Pista sinuosa à direita - Letra C

    Adverte ao condutor do veículo da existência, adiante, de três ou mais curvas horizontais sucessivas, sendo a primeira à direita.


    A-9 – Bifurcação em “Y” - Letra D

    Adverte ao condutor do veículo da existência, adiante, de uma bifurcação em “Y”.

     

    A-22 – Ponte estreita - Letra E

    Adverte ao condutor do veículo da existência, adiante, de ponte ou viaduto com largura inferior a da via.

  • A “E” é Ponte estreita


ID
1274911
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A sinalização horizontal é classificada em diversas categorias, EXCETO em

Alternativas
Comentários
  • Anexo II - pág. 145

  • A sinalização horizontal é classificada em:

     ● Marcas Longitudinais – separam e ordenam as correntes de tráfego; 

    ● Marcas Transversais – ordenam os deslocamentos frontais dos veículos e disciplinam os deslocamentos de pedestres; 

    ● Marcas de Canalização – orientam os fluxos de tráfego em uma via;

     ● Marcas de Delimitação e Controle de Parada e/ou Estacionamento – delimitam e propiciam o controle das áreas onde é proibido ou regulamentado o estacionamento e/ou a parada de veículos na via;

     ● Inscrições no Pavimento – melhoram a percepção do condutor quanto as características de utilização da via.

  • "LonTra CaDe a Inscrições no Pavimento"

     

     

    Longitudinais

    Transversais 

    Canalização

    Delimitação e Controle de Parada e/ou Estacionamento 

    a Inscrições no Pavimento 


ID
1277095
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Compete ao CONTRAN aprovar, complementar ou alterar os dispositivos de sinalização.

Em relação à sinalização de trânsito, o CONTRAN estabelece que a

Alternativas
Comentários
  • Art. 24

    II- planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais...
  • Art. 21. Compete aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
    I - cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de suas atribuições;
    II - planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas;

    III - implantar, manter e operar o sistema de sinalização, os dispositivos e os equipamentos de controle viário;

     

    Art. 24. Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição: (Redação dada pela Lei nº 13.154, de 2015)
    I - cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de suas atribuições;
    II - planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas;
    III - implantar, manter e operar o sistema de sinalização, os dispositivos e os equipamentos de controle viário;

  • a) Art. 83. A afixação de publicidade ou de quaisquer legendas ou símbolos ao longo das vias condiciona-se à prévia aprovação do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via.

    b) Art. 82. É proibido afixar sobre a sinalização de trânsito e respectivos suportes, ou junto a ambos, qualquer tipo de publicidade, inscrições, legendas e símbolos que não se relacionem com a mensagem da sinalização.


  • É competência de qual órgão a instalação de sinalizações luminosas em entradas de locais destinados a postos de gasolina e a oficinas, à beira de estradas?

  • Art. 86. Os locais destinados a postos de gasolina, oficinas, estacionamentos ou garagens de uso coletivo deverão ter suas entradas e saídas devidamente identificadas, na forma regulamentada pelo CONTRAN.

  • c) BORDO DA PISTA - margem da pista, podendo ser demarcada por linhas longitudinais de bordo que delineiam a parte da via destinada à circulação de veículos.

    e)Art. 85. Os locais destinados pelo órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via à travessia de pedestres deverão ser sinalizados com faixas pintadas ou demarcadas no leito da via.

    Art. 71. O órgão ou entidade com circunscrição sobre a via manterá, obrigatoriamente, as faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização.

  • CAVEIRA! SENTA O DEDO NESSE LIKE!!!!

    A) afixação de publicidade ou de quaisquer legendas ou símbolos ao longo das vias fica condicionada à prévia aprovação do DENIT.

    ERRADO

    Art. 83. A afixação de publicidade ou de quaisquer legendas ou símbolos ao longo das vias condiciona-se à prévia aprovação do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via.

    B) afixação, sobre a sinalização de trânsito e respectivos suportes, de publicidade, legendas e símbolos que não estejam relacionados à mensagem da sinalização, é permitida.

    ERRADO

    Art. 82. É proibido afixar sobre a sinalização de trânsito e respectivos suportes, ou junto a ambos, qualquer tipo de publicidade, inscrições, legendas e símbolos que não se relacionem com a mensagem da sinalização.

    C) delimitação do espaço por onde os veículos podem ou não circular é feita por uma faixa contínua dupla.

    ERRADO

    Linha de Bordo - Delimita a parte da pista destinada ao deslocamento de veículos.

    BORDO DA PISTA - margem da pista, podendo ser demarcada por linhas longitudinais de bordo que delineiam a parte da via destinada à circulação de veículos.

    D) instalação de sinalizações luminosas em entradas de locais destinados a postos de gasolina e a oficinas, à beira de estradas, é da competência do DETRAN.

    ERRADO

    Art. 86. Os locais destinados a postos de gasolina, oficinas, estacionamentos ou garagens de uso coletivo deverão ter suas entradas e saídas devidamente identificadas, na forma regulamentada pelo CONTRAN.

    E) travessia de pedestres deverá ocorrer em locais sinalizados pelo órgão executivo municipal de trânsito, com faixas pintadas ou demarcadas no leito da via que apresentem boas condições de visibilidade e segurança.

    CERTO

    Art. 71. O órgão ou entidade com circunscrição sobre a via manterá, obrigatoriamente, as faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização.

    Art. 85. Os locais destinados pelo órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via à travessia de pedestres deverão ser sinalizados com faixas pintadas ou demarcadas no leito da via.

  • Sinceramente não entendi. O CTB fala que é competência do orgão com circunscrição sobre a via, porem a alternativa E fala orgão executivo municipal. Há muita diferença.


ID
1277098
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que, sempre que se fizer necessário, serão colocados sinais de trânsito na via.

Dos sinais de trânsito estabelecidos no CTB, aquele que NÃO está em conformidade com este Código é o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D

    Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:

    I - verticais;

    II - horizontais;

    III - dispositivos de sinalização auxiliar;

    IV - luminosos;

    V - sonoros;

    VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.

  • Não existe essa previsão de sinalização transversal no CTB. Na RESOLUÇÃO do CONTRAN, Nº 600 DE 24 DE MAIO 2016, estabelece os padrões e critérios para a instalação de ondulação transversal (lombada física) em vias públicas, disciplinada pelo parágrafo único do art. 94 do Código de Trânsito Brasileiro e proíbe a utilização de tachas, tachões e dispositivos similares implantados transversalmente à via pública.

     

  • GEsSO HODILUVE

     

    GEstos do agente de trânsito e do condutor;

    SOnoros;

    HOrizontais;

    DIspositivos de sinalização auxiliar;

    LUminosos;

    VErticais.

  • LETRA D

    Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:

    I - verticais;

    II - horizontais;

    III - dispositivos de sinalização auxiliar;

    IV - luminosos;

    V - sonoros;

    VI - gestos do agente de trânsito e do condutor


ID
1277104
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A sinalização de regulamentação tem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. Suas mensagens são imperativas e o desrespeito a elas constitui infração.

As cores utilizadas para sinalizar tais indicações são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

     

    4.5 Formas e cores

     

    A forma padrão do sinal de regulamentação é a circular, e as cores são vermelha, preta e branca. Constituem exceção, quanto à forma, os sinais R-1 – “Parada Obrigatória” e R-2– “Dê a Preferência”.

     

    http://www.denatran.gov.br/publicacoes/download/manual_vol_i.pdf - Página 27

  • Regulamentação = Red.


ID
1282309
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

No caso de acidente em uma avenida com um longo trecho reto e em um dia chuvoso, a sinalização desse acidente deverá ser iniciada a uma distância de, aproximadamente,

Alternativas
Comentários

ID
1289098
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O controle do trânsito que ordena a alternância do direito de passagem através de sistema de luzes de cores preestabelecidas, agrupadas em um único conjunto disposto vertical ou horizontalmente e suspensas sobre a via, classifica-se como sinalização semafórica de

Alternativas
Comentários
  • Regulamentação. 

  • Discordo veementemente. Um sistema de controle de trânsito que ordena alguma coisa, é, além de tudo, semanticamente, ordenação. Se a resposta pretendida pela banca é regulamentação, a questão deve ser formulada de outra forma. Caso contrário, não será aferir conhecimento, mas a popularmente conhecida "pegadinha", ou mais claramente, má-fé.

  • Aguisc a banca quis analisar se o candidato conhece o tipo de sinalização de transito.

    A sinalização de trânsito informa e orienta os usuários das vias.

    SINALIZAÇÃO VERTICAL

    A sinalização vertical é formada por placas, fixadas ao lado ou suspensas sobre a pista, que transmitem mensagens de perfil permanente. É classificada em três tipos, de acordo com sua função:


    1. Sinalização de Regulamentação

    As placas de regulamentação têm a finalidade de comunicar aos usuários as condições, proibições, restrições ou obrigações no uso da via. Suas mensagens são imperativas, e o desrespeito a ela constitui infração.A forma padrão do sinal de regulamentação é a circular, nas seguintes cores:

    Fundo:  Branco

    Tarja:  Vermelha

    Orla:  Vermelha

    Símbolo:  Preto

    Letras:  Pretas

    Obrigação/Restrição

    Proibição


    Como toda regra há exceções, o semáforo não tem as cores acima mas faz parte da sinalização de regulamentação, ou seja, se desrespeitá-lo o condutor cometerá uma infração de Transito.


    Outras exceções são as placas de Dê a preferencia e PARE

    R-2 (Dê a Preferência)

    Fundo:  Branco

    Letras:  Vermelha 

    R-1 (Parada Obrigatória) 

    Fundo:  Vermelho

    Letras:  Brancas

    Orla Interna:  Branca

    Orla Externa:  Vermelha 

  • SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA DE

    REGULAMENTAÇÃO

    A sinalização semafórica de regulamentação tem a

    função de efetuar o controle do trânsito num cruzamento ou

    seção de via, através de indicações luminosas, alternando o

    direito de passagem dos vários fluxos de veículos e/ou

    pedestres

    _____________________

    SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA DE AVERTÊNCIA

    A sinalização semafórica de advertência tem a função

    de advertir da existência de obstáculo ou situação perigosa,

    devendo o condutor reduzir a velocidade e adotar as medidas

    de precaução compatíveis com a segurança para seguir

    adiante.

    _____________________

    Ou seja, existem apenas 2 categorias nas quais se enquadra a chamada SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA, as duas citadas acima. O que vai diferenciar cada uma delas você descobre com o restante da leitura, busque SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA na resolução 160, o famoso Anexo II do CTB.

    ____________________

    Porém, nessa questão especificamente, você constata que se trata de REGULAMENTAÇÃO pelo trecho " através de sistema de luzes de cores preestabelecidas", ou seja, refere-se às cores do semáforo, ora, amarelo, vermelho e verde. Já a sinalização semafórica de advertência não dispõe desse sistema, pois seu objetivo não é alternar o direito de passagem, mas advertir para situações excecionais na via, usando, para isso, apenas a cor amarela.


ID
1302352
Banca
IADES
Órgão
MPE-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A sinalização vertical é um subsistema da sinalização viária. Seu meio de comunicação (sinal) está na posição vertical, normalmente em placas, fixado ao lado da via ou suspenso sobre a pista. Transmite mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variável, por meio de símbolo e (ou) legendas pré-reconhecidas e legalmente instituídas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as placas de sinais verticais são subdivididas em

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO DO CONTRAN - Nº 160, DE 22 DE ABRIL DE 2004. 

    A sinalização vertical é classificada de acordo com sua função, compreendendo os seguintes tipos:

     - Sinalização de Regulamentação;

     - Sinalização de Advertência; 

     - Sinalização de Indicação.  

  • Trocou a ordem para pegar os desavisados.

  • Só lembrar do RAI

    Regulamentação

    Advertência

    Indicação

     

    #NãoAosComentáriosDesnecessários #NãoAosComentáriosRepetidos

  • #NãoAosComentáriosDesnecessários #NãoAosComentáriosRepetidos

  • Sinalização de Regulamentação: A forma padrão do sinal de regulamentação é a circular, e as cores são vermelha, preta e branca


    Sinalização de Advertência:A forma padrão dos sinais de advertência é quadrada, devendo uma das diagonais ficar na posição vertical. À sinalização de advertência estão associadas as cores amarela e preta


    Sinalização de Indicação: Tem por finalidade identificar as vias e os locais de interesse, bem como orientar condutores de veículos quanto aos percursos, os destinos, as distâncias e os serviços auxiliares, podendo também ter como função a educação do usuário. Suas mensagens possuem caráter informativo ou educativo. 


ID
1311652
Banca
CONSULPAM
Órgão
SURG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Qual das hipóteses abaixo relacionadas não correspondem às classificações dos sinais de trânsito, segundo o Código de Trânsito Brasileiro:

Alternativas
Comentários
  • Letra B: Errada, pois os gestos não são exclusivamente do agente de trânsito, mas tb podem ser do motorista.

  • Se a questão fala em EXCLUSIVAMENTE (0.O) ABRE O OLHO AMIGO. #fikadica

  • Típica questâo de palavras exclusividade. Toda regra tem exceção.

  • Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-ser em:

    I- verticais;

    II- Horizontais;

    III- dispositivos de sinalização auxiliar;

    IV- luminosos;

    V- sonoros;

    VI- gestos do agente de trânsito e do condutor.

  • Complementando !

    Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

     I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

     II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

     III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.


  • gestos do agente e do condutor!

  •  b) gestos oriundos exclusivamente dos agentes de trânsito. ERRADO, não é EXCLUSIVAMENTE. Pois tem os gestos dos condutores também.

  • Sinais de trânsito:


    GESSO HODILUVE

    GES tos (do agente de trânsito, do condutor)

    SO noros

    HO rizontais

    DI spositivos auxiliares

    LU minosos

    VE rticais  - RAI = R egulamentação, A dvertência, I ndicação


    GABARITO: LETRA B)

    Bons estudos galera ...


  • Não dá para falar que a questão foi bem elaborada. Porém, nitidamente, ela cobrou do candidato o conhecimento da classificação dos sinais de trânsito:

    Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:

    I - verticais;

    II - horizontais;

    III - dispositivos de sinalização auxiliar;

    IV - luminosos;

    V - sonoros;

    VI - gestos do agente de trânsito e do condutor. (grifo nosso).

    Resposta: C.


ID
1344094
Banca
CONSULPAM
Órgão
SURG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Qual das hipóteses abaixo relacionadas Não corresponde às classificações dos sinais de trânsito, segundo o Código de Trânsito Brasileiro:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D, afinal existem os gestos oriundos do Motorista também.

  • NÃO corresponde a classificação.      Gabarito "C". 

     Art. 87 do CTB

    I - verticais

    II - horizontais

    III - dispositivos de sinalização auxiliar

    IV - luminosos

    V - sonoros

    VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.

  • NÃO corresponde a classificação.    Art. 87 do CTB

    I - verticais

    II - horizontais

    III - dispositivos de sinalização auxiliar

    IV - luminosos

    V - sonoros

    VI - gestos do agente de trânsito e do condutor. [não existe nada de exclusivo]

    Alternativa - C 

  • Os sinais de trânsito classificam-se em: Verticais, Horizontais, Dispositivos de Sinalização Auxiliar, Luminosos, Sonoros, Gestos do Agente de Trânsito, Gestos do Condutor.

  • O que é Oriundo:


    Oriundo é um adjetivo utilizado na língua portuguesa para qualificar algo como originário de determinado lugar.

    Do latim oriundus, este termo pode ser aplicado como sinônimo de proveniente, procedente ou natural de algo ou de algum lugar específico.

    A expressão latina orbe oriundos significa “originário do mundo”, visto que a palavraorbes descreve uma superfície circunscrita pela órbita de um corpo celeste, ou seja, um planeta.

    Quando se diz que uma pessoa é oriunda de determinado lugar, significa que ela é natural desta localidade.

  • GESSO HODILUVE

    GEstos condutor/agente

    SOnoros

    HOrizontais

    DIspositos auxiliares

    LUminosos

    VErticais

  • GESTOS DOS AGENTES DE TRÂNSITO E DOS CONDUTORES TBM.


ID
1354861
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece determinados tipos de sinais sonoros, os quais devem ser utilizados em conjunto com os gestos dos agentes de trânsito.

Um silvo longo (sinal sonoro) emitido pelo agente de trânsito significa

Alternativas
Comentários
  • GAB E

     

    Um silvo breve = Atenção Siga

    Dois silvos breves = Pare

    Três silvos breves = Acenda a lanterna

    Um silvo longo = Diminua a marcha

    Um silvo longo e um breve = Trânsito impedido em todas direções

    Três silvos longos = Motoristas a postos

  • Novo Manual de Sinalização Viária:

    Silvos emitidos pelo agente de trânsito:

    UM SILVO BREVE: Siga!

    DOIS SILVOS BREVES: Pare!

    UM SILVO LONGO: Diminua a Marcha (velocidade)!

  • Complementando o comentário do chalao: os sinais sonoros somente devem ser utilizados em conjunto com os gestos dos agentes.


ID
1391821
Banca
FUNCAB
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas à sinalização vertical de regulamentação.

I- A regra geral de posicionamento das placas de sinalização consiste em colocá-las no lado direito da via no sentido do fluxo de tráfego que devem regulamentar, exceto nos casos previstos no Manual.

II- As placas suspensas podem ser utilizadas, conforme estudos de engenharia de tráfego, para controle de uso de faixa de trânsito, dentre outras situações.

III- As placas suspensas podem ser utilizadas, conforme estudos de engenharia de tráfego, para interseção complexa, dentre outras situações.

IV- As placas suspensas podem ser utilizadas, conforme estudos de engenharia de tráfego, em casos de distância de visibilidade restrita, dentre outras situações.

V- As placas suspensas podem ser utilizadas, conforme estudos de engenharia de tráfego, em casos de grande percentagem de ônibus e caminhões na composição do tráfego, dentre outras situações.

Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • todas as alternativas

    Posicionamento na via A regra geral de posicionamento das placas de sinalização consiste em colocá-las no lado direito da via, no sentido do fluxo de tráfego que advertem, exceto nos casos previstos neste Manual e a sinalização destinada a ciclistas e pedestres que deve ser determinada por estudos de engenharia.

    As placas suspensas podem ser utilizadas, conforme estudos de engenharia, nas seguintes situações:

    • interseção complexa;

    • três ou mais faixas por sentido;

    • distância de visibilidade restrita;

    • pequeno espaçamento entre interseções;

    • rampas de saídas com faixas múltiplas;

    • grande percentagem de ônibus e caminhões na composição do tráfego;

    • falta de espaço para colocação das placas nas posições convencionais;

    • volume de tráfego próximo à capacidade da via;

    • interferências urbanas (árvores, painéis, abrigos de ônibus etc.).

  • GABARITO C

  • Fonte da questão: http://www.dnit.gov.br/download/rodovias/operacoes-rodoviarias/faixa-de-dominio/manual-vol-i-sinalizacao-vertical-de-regulamentacao.pdf

    (pág. 32)


ID
1391824
Banca
FUNCAB
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas à sinalização vertical de regulamentação de velocidade máxima permitida.

I- O sinal R-19 deve ser utilizado em vias em que haja necessidade de informar ao usuário a velocidade máxima regulamentada.

II- O sinal R-19 não deve ser utilizado em vias ?scalizadas com equipamentos medidores de velocidade, conforme critérios técnicos estabelecidos em legislação específica.

III- O sinal R-19 deve ser utilizado quando estudos de engenharia indicarem a necessidade e/ou a possibilidade de regulamentar velocidade menor ou maior do que as estabelecidas no artigo 61, § 10 do CTB.

IV- A velocidade regulamentada para a via deve sempre ter valores múltiplos de 10.

V- A regulamentação de velocidade máxima permitida pode vir acompanhada de informação complementar tal como espécie de veículo, condições climáticas (neblina, pista molhada).

Estão CORRETAS:

Alternativas

ID
1408636
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Prioritariamente, em relação à sinalização de trânsito, os condutores devem obedecer:

Alternativas
Comentários
  • Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

      I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

      II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

      III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.


  • AGENTES>>>>>>>> SEMAFAROS >>>>>>> SINAIS.

  • Infração:


     Art. 195. Desobedecer às ordens emanadas da autoridade competente de trânsito ou de seus agentes:

      Infração - grave;

      Penalidade - multa.


  • Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência: (A.SE.SI.NO)

    I - as ordens do Agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

    II - as indicações do SEmáforo sobre os demais sinais;

    III - as indicações dos SInais sobre as demais NOrmas de trânsito.

    Gabarito: A

  • Mais uma questão sobre o art. 89 do CTB. Já percebeu o quanto é importante?

    Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

    I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

    II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

    III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

    Resposta: A.


ID
1411147
Banca
Makiyama
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Tem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. Suas mensagens são imperativas e o desrespeito a elas constitui infração.”

De acordo com o Anexo II do CTB, a descrição acima diz respeito à sinalização de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A


    SINALIZAÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO -> Tem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. Suas mensagens são imperativas e o desrespeito a elas constitui infração. 


    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1995_1997/anexo/ANL9503-97.pdf - Página 1.

  • (A)

    Outras que ajudam a responder:


    Ano: 2016 Banca: Serctam Órgão: Prefeitura de Quixadá - CE Prova: Motorista D

     

    As placas de regulamentação, tem por finalidade:


    a)Informar aos usuários das condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. Suas mensagens são imperativas e seu desrespeito constitui infração.


    b)Informar aos usuários apenas as restrições no uso das vias, e suas mensagens são meramente informativas.


    c) Informar aos usuários das condições das vias e suas mensagens são imperativas e seu desrespeito não constitui infração.


    d)Alertar aos usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza e suas mensagens possuem caráter de recomendação.


    e)Informar aos usuários das condições da via e seu desrespeito constitui infração grave.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Ano: 2013 Banca: CESGRANRIO Órgão: LIQUIGÁS Prova: Motorista de Caminhão

    O CTB estabelece um conjunto de sinais de regulamentação que tem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias.
    As cores dessa sinalização são vermelha, preta e branca, e a sua forma padrão é a


    a)circular


    b)triangular


    c)quadrada


    d)pentagonal


    e)sextavada

  • B) punição. --> Não há sinalização com esse nome !

    C) indicação. --> Tem por finalidade identificar as vias e os locais de interesse, bem como orientar condutores de veículos quanto aos percursos, os destinos, as distâncias e os serviços auxiliares, podendo também ter como função a educação do usuário. Suas mensagens possuem caráter informativo ou educativo. 

    D) advertência. --> Tem por finalidade alertar os usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza.

    E) fluxo de trânsito. --> Não há sinalização com esse nome !


ID
1411150
Banca
Makiyama
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O Anexo II do CTB normatiza que à sinalização de advertência estão associadas as cores:

Alternativas
Comentários
  • A forma padrão dos sinais de advertência é quadrada, devendo uma das diagonais ficar na posição vertical. À sinalização de advertência estão associadas as cores amarela e preta.

  • São 3 (três) as espécies de placas:

    de regulamentação  (cores: branca vermelha e preta)
    de advertência  (cores: amarela e preta)
    de indicação  (cores: azul, verde, branca e preta)

  • advertencia lembra do juiz de futebol usa cartao amarelo pra advertir uma falta

  • Cores de Advertência: Amarelo e Preto


ID
1411153
Banca
Makiyama
Órgão
DETRAN-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

“Mantém alguns padrões cuja mescla e a forma de coloração na via definem os diversos tipos de sinais. Seu padrão de traçado pode ser: Símbolos e Legendas; Tracejado ou Seccionado e Contínuo.”

A afirmação acima faz referência a qual sinalização?

Alternativas
Comentários
  • Resolucao 160/2004


    2. SINALIZAÇÃO HORIZONTAL

    É um subsistema da sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas,

    pintados ou apostos sobre o pavimento das vias.

    Têm como função organizar o fluxo de veículos e pedestres; controlar e orientar os deslocamentos em

    situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos; complementar os sinais

    verticais de regulamentação, advertência ou indicação. Em casos específicos, tem poder de

    regulamentação.

  • A) vertical. --> É um subsistema da sinalização viária cujo meio de comunicação está na posição vertical, normalmente em placa, fixado ao lado ou suspenso sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis, através de legendas e/ou símbolos pré-reconhecidos e legalmente instituídos. 

    B) regulamentar. --> Tem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. Suas mensagens são imperativas e o desrespeito a elas constitui infração.

    C) educativa. --> Tem a função de educar os usuários da via quanto ao seu comportamento adequado e seguro no trânsito. Podem conter mensagens que reforcem normas gerais de circulação e conduta.

    E) indicativa. --> Tem por finalidade identificar as vias e os locais de interesse, bem como orientar condutores de veículos quanto aos percursos, os destinos, as distâncias e os serviços auxiliares, podendo também ter como função a educação do usuário. Suas mensagens possuem caráter informativo ou educativo


ID
1425400
Banca
IESES
Órgão
APSFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Identifique a sinalização de regulamentação:

Alternativas
Comentários
  • Placas de regulamentação - são as que informam proibições, obrigações ou restrições.

  • Macete: placas de Regulamentação - Red (vermelho em inglês)

  • outro macete para as placas de regulamentação:  todas são circulares (exceto as de PARE e DÊ A PREFÊRENCIA).

    a) advertência

    b) advertência

    c) advertência

    d) regulamentação

  • Acrescentando...

    Placas de regulamentaçãoTem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. Suas mensagens são imperativas e o desrespeito a elas constitui infração.

    Placas de advertência = Tem por finalidade alertar os usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza.

    A) Semáforo à frente

    B) Sinalização Especial de Advertência somente para rodovias, estradas e vias de trânsito rápido

    C) Obras

    D) Parada obrigatória

    Gabarito: D


ID
1431103
Banca
VUNESP
Órgão
DETRAN-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece ordem de prevalência na sinalização. Assinale a alternativa que expressa essa hierarquia.

Alternativas
Comentários
  • Letra - E

    Lei 9.503/97

     Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

      I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

      II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

      III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.


  • Item E

     

    Ordens do agente > semáforo > Sinais > normas

  •  

    Letra - E

    Lei 9.503/97

     

     Art. 89

  • Ordens do agente, semáforo, sinais e normas.

  • NO Trânsito esteja sempre A.SE.SI.N

  • De acordo com o art. 89 do CTB, a sinalização terá a seguinte ordem de prevalência: 

    I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;
    II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais; e 
    III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

    Resposta: E.
  • Obviamente! Imagine o agente dando ordens no trânsito e o condutor ignorando a obedecer o semáforo.

  • A GENTES

    SE MÁFORO

    SI NAIS

    NO RMAS


ID
1431118
Banca
VUNESP
Órgão
DETRAN-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Os sinais de trânsito, de acordo com o art. 87 do CTB, classificam-se em verticais, horizontais,

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    CTB/ Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:  I - verticais;  II - horizontais;  III - dispositivos de sinalização auxiliar;  IV - luminosos;  V - sonoros;  VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.

  • MACETE

    Todos os sinais = “VH LuSo GeDÓ” (processo mnemônico)
    1) Verticais;
    2) Horizontais;
    3) Luminosos;
    4) Sonoros;
    5) Gestos do condutor e do agente da autoridade de trânsito;
    6) Dispositivos de Sinalização Auxiliar; e
    7) Sinalização de Obras

  • GEsSO HODILUVE

     

    GEstos do agente de trânsito e do condutor;

    SOnoros;

    HOrizontais;

    DIspositivos de sinalização auxiliar;

    LUminosos;

    VErticais.

     

  • De acordo com o art. 87 do CTB, os sinais de trânsito classificam-se em:

    I - verticais;
    II - horizontais;
    III - dispositivos de sinalização auxiliar;
    IV - luminosos;
    V - sonoros; e
    VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.

    Resposta: A.

  • Macete: Ve Ho Di Lu So Ge (Art 87 CTB) 
    Verticais, Horizontais, Dispositivos Auxiliares, Luminosos, Sonoros e Gestos do Agente.


ID
1433908
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, uma placa de identificação tem como função posicionar o condutor

I. ao longo do seu deslocamento.
II. quanto à regulamentação das atitudes.
III. com relação às distâncias ou aos locais de destino.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • "Placas de Identificação posicionam o condutor ao longo de seu deslocamento, ou com relação às distâncias ou ainda aos locais de destino."

  • Qual a fundamentação dessa questão?

  • PLACAS DE LOCALIZAçãO E IDENTIFICAÇÃO DE DESTINOS:

    Posicionam o condutor ao longo do seu deslocamento, ou com relação a distâncias ou ainda aos locais de destino.

     

    www.detran.se.gov.br/educ_sinalizacao_indicacao.asp

    http://www.detran.pr.gov.br/arquivos/File/habilitacao/manualdehabilitacao/manualdehabparte4.pdf

    http://www.der.al.gov.br/sinalizacao/placas-de-identificacao-e-placas-de-orientacao-de-destino

  • Gabarito: Letra E

     

    1.3. SINALIZAÇÃO DE INDICAÇÃO (Depreende-se do anexo II que as Placas de Identificação e Educativas são espécies do gênero Sinalização de Indicação)

     

    1.3.1. Placas de Identificação (Itens I e III)
     Posicionam o condutor ao longo do seu deslocamento, ou com relação a distâncias ou ainda aos locais de destino.

     

    1.3.3. Placas Educativas (Item II)
    Tem a função de educar os usuários da via quanto ao seu comportamento adequado e seguro no trânsito. Podem conter mensagens que reforcem normas gerais de circulação e conduta.

  • Isso está previsto no CTB ou em alguma resolução?

  • Resolução 160 (que aprovou o Anexo II)

  • Introduziu por resolução o Anexo II no CTB. No meu Vade Mecum Saraiva 2018 o conteúdo é online


ID
1457374
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Os sinais de trânsito classificam-se em:

Alternativas
Comentários
  •  Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:

      I - verticais;

      II - horizontais;

      III - dispositivos de sinalização auxiliar;

      IV - luminosos;

      V - sonoros;

      VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.


     Art. 195. Desobedecer às ordens emanadas da autoridade competente de trânsito ou de seus agentes:

      Infração - grave;

      Penalidade - multa.


  • Gabarito A

  • Só lembrarem do GesSo HoDiLuVe

    Gestos do agente de trânsito e do condutor

    Sonoros

    Horizontais

    Dispositivos de sinalização auxiliar

    Luminossos

    Verticais

     

    Além disso, foram inclusos dois novos sinais: Sinais semafóricos e de obras.

     

    #NãoAosComentáriosDesnecessários #NãoAosComentáriosRepetidos

  • Como ensins o Ronaldo Bandeira:

    Quem usa LSD vai parar no HGV

  • SO noros

    HO rizonatais

    DI spositivos de sinalização auxiliar

    LU minosos

    VE erticais

    Gestos do agente de Trânsito e Condutor

    • No que se refere à sinalização de trânsito, é incorreto afirmar que: (Q532979)

    ( ) as ordens do agente de trânsito têm prevalência sobre as normas de circulação e outros sinais.

    ( ) as indicações do semáforo têm prevalência sobre os demais sinais.

    ( ) os gestos do agente de trânsito são classificados como sinais de trânsito.

    (•) as indicações dos sinais têm prevalência sobre as ordens do agente de trânsito.

  • questão muito facil

  • Questão direta. Apenas cobra a classificação que devemos ter na ponta da língua.

    Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:

    I - verticais;

    II - horizontais;

    III - dispositivos de sinalização auxiliar;

    IV - luminosos;

    V - sonoros;

    VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.

    Resposta: Letra A.

  • Obrigada!

  • A distância é de 5 a 10km (restrita a edifícios, campos, etc...)


ID
1464100
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Um acidente de trânsito pode provocar a ocorrência de novos acidentes ou atropelamentos. Para que a sinalização seja eficiente e não coloque em risco a vida das pessoas que estão sinalizando, é importante respeitar as regras de sinalização. Uma dessas regras é

Alternativas
Comentários
  • a)a sinalização deve ser iniciada para ser visível pelos motoristas de outros veículos antes que eles vejam o acidente.

    b) roupas coloridas que contrastem com o terreno

    c) Avenida/via arterial/pista seca/ 60 passos

    d) Rodovia/pista seca/100 passos

    e) CORRETA


    fonte: DENATRAN

  • A) A sinalização deve ser iniciada, para ser visível pelos motoristas de outros veículos, antes que eles vejam o acidente.

    B) Ao se colocar pessoas na sinalização, é necessário tomar alguns cuidados: I) Suas roupas devem ser coloridas e contrastar com o terreno; II) As pessoas devem ficar na lateral da pista sempre de frente para o fluxo dos veículos; III) Devem ficar o tempo todo agitando um pano colorido para alertar os motoristas; IV) Prestar muita atenção e estar sempre preparado para o caso de surgir algum veículo desgovernado.

    C) CONDUTA EM AVENIDAS: Calcular 60 (sessenta) passos. Dobrar esse valor em caso de chuva, neblina, fumaça e à noite.

    D) CONDUTA EM RODOVIAS: Calcular 100 (cem) passos. Dobrar esse valor em caso de chuva, neblina, fumaça e à noite.

    E) Correta.

  • Triste essas questões que não estão codificadas !!!


ID
1466848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.º 9.503/1997, e as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), julgue o item a seguir

As ordens do agente de trânsito terão prevalência sobre as normas de circulação e outros sinais, ao passo que as indicações dos sinais prevalecem sobre as indicações dos semáforos e as demais normas de trânsito.

Alternativas
Comentários
  • Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.º 9.503/1997

      Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

      I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

      II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

      III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

  •  Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

     I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

     II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

     III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

     Art. 90. Não serão aplicadas as sanções previstas neste Código por inobservância à sinalização quando esta for insuficiente ou incorreta.

  • HIERARQUIA

    1º ordens dos agentes de trânsito;

    2º indicações de semáforo;

    3º indicações de sinais;

    4º demais normas de trânsito.


    Assim fica mais fácil!

    Bons estudos!!!


  • Conforme o Leandro Pessanha falou o erro está em falar  " que as ao passo que as indicações dos sinais " prevalecem sobre as indicações dos semáforos e as demais normas de trânsito, sendo que o correto é indicações de semáforos > indicações de sinais > demais normas de trânsito.


    Espero ter ajudado.


  • LEIAM ABAIXO OS COMENTÁRIOS DOS COLEGAS PARA SABER O ERRO DA QUESTÃO.

    Meu comentário vai para aqueles que confundiram os tais "SINAIS", assim como eu. :/

    Os sinais de trânsito são definidos, pelo Anexo I do CTB, como elementos de sinalização viária que se utilizam de placas, marcas viárias, equipamentos de controle luminosos, dispositivos auxiliares, apitos e gestos, destinados exclusivamente a ordenar ou dirigir o trânsito dos veículos e pedestres”.

  • Gab-E

     

    As ordens do agente de trânsito terão prevalência sobre as normas de circulação e outros sinais, ao passo que as indicações dos semáforos

    prevalecem sobre as indicações dos sinais e as demais normas de trânsito

     

    Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

      I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

      II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

      III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

  • ERRADA

    O examinador trocou as bolas, o correto seria

    As ordens do agente de trânsito terão prevalência sobre as normas de circulação e outros sinais, ao passo que as indicações dos dos semáforos prevalecem sobre as indicações sinais e as demais normas de trânsito. 

    Art. 89, incisos CTB.

  • ELE MISTUROU PARA COMPLICAR, KKK

  • De acordo com o art. 89 do CTB a sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:
    1. as ordens do agente de trânsito sobre as demais normas de circulação e outros sinais;
    2. as indicações do semáforo sobre os demais sinais;
    3. as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

  • AGENTE               |

    SEMÁFORO         |

    SINAIS                 |

    NORMAS             |

    as ordens do agente prevalecem sobre todas as outras

  • ERRADO

    Art. 89 do CTB

    PRIMEIRO  (SINAL DO AGENTE)

                             o/

                            /\

     

    SEGUNDO  (SEMAFARO)

                           o

                           o

    TERCEITO   (DEMAIS INDICAÇÕES E NORMAS DE TRANSITO)

    ..................................

     

     

  • quem tem a lingua presa fala ASESINO.

    A agente de trânsito

    SE semáfaro

    SI sinais

    NO normas

  • GABARITO - ERRADO -

    ASSNO=  Agente > Semaforo > Sinais > Normas

    ódigo de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.º 9.503/1997

    VAI EMBASANDO TAN..TAN... TAN.. TAN...

     CTB Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência: 

    I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

      II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

      III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

  • Ordens do agente > Semáforo > Sinais > Normas

  • Pra não esquecer ASeSiN Agentes->semáfros->sinais->normas

  • AGENTE

    SEMÁFORO

    SINAIS

    NORMAS

  • Prevalência

    Mnemônico - ASESINO

    Agentes > Semáforo > Sinais > Normas de circulação

  • Ordens do agente

    Semáforo

    Sinais

    Normas

  • ASSIN

    ORDEM DO AGENTE

    - SEMÁFORO

    -SINAIS

    -NORMAS

  • Mais um Mnemônico: Ahhh! SESI é DEMAIS

     

    HIERARQUIA

    1º ordens dos Agentes de trânsito;

    2º indicações de SEmáforo;

    3º indicações de SInais;

    DEMAIS normas de trânsito.

  • Boa Moleque! 

  • Art. 89 ctb.

  • Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de
    prevalência:
    I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas
    de circulação e outros sinais;
    II - as indicações do semáforo sobre os demais
    sinais;
    III - as indicações dos sinais sobre as demais
    normas de trânsito

  • 1º Agente

    2º Semáforo

    3º Sinais

  • Gabarito - ERRADO.

    Ordem de prevalência de acordo com o Art. 89 do CTB:

    Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

    I. as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

    II. as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

    III. as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

     

  • Agente<- semáfaro <- sinais <- normas

  • GAB: E


    As ordens do agente de trânsito terão prevalência sobre as normas de circulação e outros sinais, ao passo que as indicações dos sinais prevalecem sobre as indicações dos semáforos e as demais normas de trânsito.

  • >agente

    >semáforo

    >sinais

    >demais normas.

  • Ordem CRESCENTE de prioridade:

    Sinais < Semáforo < Agente de Trânsito

    Mnemônico:

    SISEMAG

  • Entendi como se os sinais foram feitos pelo agente.

  • AGENTES;

    SEMÁFOROS;

    SINAIS;

    NORMAS (EXCEÇÃO ART. 29, VII, b) os pedestres, ao ouvir o alarme sonoro, DEVERÃO aguardar no passeio, só atravessando a via quando o veículo já tiver passado pelo local.

  • Aquele que desrespeita estas regras é um ASESINO


    Agente


    Semáforo


    Sinais


    Normas

  •  Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

     I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

     II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

     III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.



  • GABARITO: ERRADO

    Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

            I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

            II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

            III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

  • AGENTE > SEMÁFORO > SINAIS > NORMAS

  • GABARITO: ERRADO



     Prioridade:


    Agente de trânsito Semáforo Sinais Normas e condutas


    Bons estudos!

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

            I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

            II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

            III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

  • Só leambrando, que essas sequencias apresentadas pelos colegas NÃO SÃO ABSOLUTAS, em alguns casos as normas podem se sobrepor ao semáforo, por exemplo, o sinal verde dá passagem ao pedestres, porém uma ambulancia precisa passar, nesse caso a norma se sobrepõe.


    PRF MS!

  • Agente Sem Sinal é Normal ""

  • BOA MARCIO mattos, AGENTE SEM SINAL é NORMA. SHOW DE BOLA.

  • As ordens do agente de trânsito terão prevalência sobre as normas de circulação e outros sinais, ao passo que as indicações dos sinais prevalecem sobre as indicações dos semáforos e as demais normas de trânsito.


    Erro em destaque.

  • A SESI DEMAIS

    Agentes;

    Semáforo;

    Sinais;

    Demais normas de trânsito.

  • A SE SI NO (ヅ)

  • A-Se-Si-no

  • GABARITO ERRADO

    ORDEM DE PREVALÊNCIA

    Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.º 9.503/1997

     Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

     I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

     II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

     III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

    ORDEM SEM SINAL é DEMAIS (Bizu: Concurseiro Ômega) 27/07/2019

     

    HIERARQUIA

    ORDENS dos agentes de trânsito;

    2º indicações de SEMáforo;

    3º indicações de SINAIS;

    DEMAIS normas de trânsito.

    _______________________

    O que queremos? Tomar posse.

    E quando queremos? É irrelevante.

  • A - SE - SI - NO

  • A-S-SI-N

  • Gostei do BIZU pessoal 'ASESINO'. E eu aqui só querendo ser premium. rs

  • A - SE - SI - NO

    Agente

    Semáforos

    Sinalizações

    Normas

  • Gabarito Errado

    Vogais: A-E-I-O-U

    Agentes de trânsito;

    SEmáforo;

    SInais;

    NOrmas de trânsito.

    Vá e não erres mais!

  • ASESINO

    AGENTE DE TRÂNSITO

    SEMÁFORO (APENAS, NÃO VALE PARA OUTROS SINAIS LUMINOSOS)

    SINAIS

    NORMAS

  • Artigo 89 do CTB.

    Para quem está estudando para a PRF e passar por aqui, este tipo de questão caiu na prova de 2019. Lá estavam corretos todos os incisos. Aqui, inverteram os incisos II e III. Se ler afobado perde a questão do jeitinho que o CESPE gosta.

    Instagram: @focado_naposse

  • Agente

    Semáforos

    Sinalizações

    Normas

    "Quase um assim saúde".

  • agente > semáforo > sinalização > norma

  • GABARITO: ERRADO.

  • ORDEM DE PREVALÊNCIA

    GUARDA DE TRÂNSITO --> SEMAFORO --> DEMAIS SINALIZAÇÕES --> NORMAS

  • ERRADO, 1 AGENTE DE TRÂNSITO 2 SEMÁFORO - 3 SINALIZAÇÃO 4- NORMAS DE CONDUTA E SINALIZAÇÃO

    ASESINO

  • ERRADO.

    A ordem de prevalência segundo o art. 89, do CTB, é conforme o seguinte macete:

    ASESINO

    Agentes de trânsito.

    SEmáforo.

    SInais.

    NOrmas de trânsito.

    "O objetivo é pertencer."

  • ERRADO

    AS ORDENS DOS:

    agentes prevalecem sobre as normas e outros sinais

    semáforos prevalecem sobre os demais sinais

    sinais prevalecem sobre as demais normas

  • A sinalização de trânsito segue uma ordem de prevalência: as ordens do agente de trânsito prevalecem sobre as normas de circulação e outros sinais; as indicações do semáforo sobre os demais sinais; e as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

    Mnemônico: A - SE - SI – NO

    A – Agente

    SE – Semáforo

    SI – Sinais

    NO – Normas

    Mnemônico de um colega em uma questão anterior que não me lembro o nome.

  • Mnemônico bastante conhecido.

     A - SE - SI - NO

     

    A - Agente

     

    SE - Semáforo

     

    SI - Sinais

     

    NO - Normas

    Créditos ao criador.

    "Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

    I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação eoutros sinais;

    II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

    III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito."

    A luta continua.

  • Errei por não lembrar exatamente do art 89, mas atrapalhou também por que na hora lembrei daquela placa de "direita livre". Se o sinal estiver vermelho, nesse caso, prevalece a sinalização dessa placa. Acho que isso é uma exceção.

  • a-se-si-no

    gabarito errado

  • O erro está na segunda parte da frase.

    As ordens do agente de trânsito terão prevalência sobre as normas de circulação e outros sinais, ao passo que as indicações dos sinais prevalecem sobre as indicações dos semáforos e as demais normas de trânsito.

    Lembrar disso agora... A - SE - SI- NO

  • Agente > Semáforo > Sinalização de trânsito > Demais normas

    Asesino

  • Normas de sinalização

    A - SE - SI- NO

  • Hoje não CESPEE

    Agente > Semáforo > Sinalização de trânsito > Demais normas!!!

    #PERTENCEREMOSSSS

  • AGENTE SEM SINO

    Agente > Semáforo > Sinalização de trânsito > Demais normas

  • AGENTE SEM SINO

    Agente > Semáforo > Sinalização de trânsito > Demais normas

    Copiando esse bizu da Karine Neckel

  • Gabarito: Errado

    Ordem Hierárquica:

    1º Gesto do agente de trânsito;

    2º Semáforos;

    3º Indicações de sinais;

    4º Demais normas de trânsito.

  • asesiedemias

  • ASSINO

    A: agente;

    S: semáforo;

    SI: sinais;

    NO: normas.

  • Escolha sua mneumonica e vá ser feliz

  • O do "assassino" (kkk) é bom... mas esse foi o melhor!

    AGENTE SEM SINAL É NORMAL

    (by colega Marcio Luiz da Silva Mattos)

    Legislação facilitada PRF: https://go.hotmart.com/X46019841L

  • AGENTES SEM SINAIS DE NORMAS

  • Agente > Semáforo > Sinais > Normas

  • Ordem: Agente/ Sem/ Si /No

  • ASESINO

    A - Agente de trânsito;

    SE - SEmáforos;

    SI - SInais de trânsito;

    NO - NOrmas de trânsito.

  • Às vezes fico na dúvida acerca de investir tanto tempo em questões em detrimento de "conteúdo novo".

    Aí o cara se depara com questões como essa, praticamente idêntica à da PRF de 2019.

    Vai dar certo.

  • O tema sinalização de trânsito é tratado no capítulo VII do Código de Trânsito Brasileiro. De acordo com o CTB, sempre que necessário, será colocada ao longo da via, sinalização prevista no Código e em legislação complementar, destinada a condutores e pedestres, vedada a utilização de qualquer outra. Além disso, a sinalização será colocada em posição e condições que a tornem perfeitamente visível e legível durante o dia e a noite, em distância compatível com a segurança do trânsito, conforme normas e especificações do CONTRAN.
     
    Embora a questão não aborde, é imperioso que o candidato possua  conhecimentos acerca da resolução 160/2004, que aprova o Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro. A resolução é de elevada importância, sendo quase certa sua cobrança em concursos que exigem conhecimentos sobre legislação de trânsito.
     
    Pois bem, a banca afirma que as ordens do agente de trânsito terão prevalência sobre as normas de circulação e outros sinais, ao passo que as indicações dos sinais prevalecem sobre as indicações dos semáforos e as demais normas de trânsito. A assertiva está INCORRETA.
     
    Conforme determina o art. 89 do CTB, as ordens do agente de trânsito terão prevalência sobre as normas de circulação e outros sinais, portanto, a primeira parte da assertiva está correta. Todavia, o erro está em afirmar que as indicações dos sinais prevalecem sobre as indicações dos semáforos.
     
    Segundo o inciso II do art. 89, as indicações do semáforo terão prevalência sobre os demais sinais. Veja:
     
    Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:
    I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;
    II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;
    III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

     
     
    Gabarito da questão - Item ERRADO


ID
1492951
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Qual das seguintes ilustrações representa a placa de sinalização de regulamentação que, segundo o CTB, indica proibido trânsito de veículos automotores”?

Alternativas
Comentários
  • CTB - Anexo II

     

    R-10 Proibido trânsito de veículos automotores

  • LETRA C

  • a) R-7 — Proibido ultrapassar


    b) R-9 — Proibido trânsito de caminhões


    c) R-10 — Proibido trânsito de veículos automotores


    d) R-38 — Proibido trânsito de ônibus


    e) R-13 — Proibido trânsito de tratores e máquinas de obras



  • LETRA C

    a) R-7 — Proibido ultrapassar

    b) R-9 — Proibido trânsito de caminhões

    c) R-10 — Proibido trânsito de veículos automotores

    d) R-38 — Proibido trânsito de ônibus

    e) R-13 — Proibido trânsito de tratores e máquinas de obras


ID
1492954
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A ordem de prevalência da sinalização de trânsito, segundo o artigo 89 do referido Código, é a seguinte:

I. Primeiro, as indicações do semáforo sobre os demais sinais.
II. Segundo, as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais.
III. Terceiro, as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

    ✓ as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

    ✓ as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

    ✓ as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

    Fonte: Estratégia.

  • ORDEM DE PREVALÊNCIA

    A SE SI NO

    A - AGENTE

    SE - SEMÁFORO

    SI - SINAIS

    NO - NORMAS

  • COMO ANILADA?? SE A (c) ESTA CERTA


ID
1492978
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O Manual antes referido define que a Sinalização Horizontal:

I. É um subsistema da sinalização viária composta de marcas, símbolos e legendas, apostos sobre o pavimento da pista de rolamento.

II. É um subsistema da sinalização viária, que se utiliza de sinais apostos sobre placas fixadas, ao lado ou suspensas sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente ou, eventualmente, variável, mediante símbolos e/ou legendas preestabelecidas e legalmente instituídas.

III. Tem a propriedade de transmitir mensagens aos condutores e pedestres, possibilitando sua percepção e entendimento, sem desviar a atenção do leito da via.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • ANEXO I- DOS CONCEITOS E DEFINIÇÕES

     

    PLACAS - elementos colocados na posição vertical, fixados ao lado ou suspensos sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis, mediante símbolo ou legendas pré-reconhecidas e legalmente instituídas como sinais de trânsito.

     

    GAB. D

  • É um subsistema da sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias.


    Têm como função

    organizar o fluxo de veículos e pedestres;

    controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos;

    complementar os sinais de regulamentação, advertência ou indicação.


    http://portal.detran.ce.gov.br/index.php/educacao/744-sinalizacao-horizontal

     

  • Atualizei lá embaixo a questão para o ano de 2020 =D

  • Atualizei lá embaixo a questão para o ano de 2020 =D


ID
1492981
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Segundo o referido Manual, a sinalização horizontal é constituída por combinações de traçado e cores que definem os diversos tipos de marcas viárias.

Dentre as utilizações relacionadas ao padrão de cores empregado nas marcas viárias estão:

I. A cor amarela utilizada para delimitar espaços proibidos para estacionamento e/ou parada.
II. A cor branca utilizada para regulamentar faixa de travessias de pedestres.
III. A cor vermelha utilizada para inscrever o símbolo (cruz).
IV. A cor azul utilizada para proporcionar contraste entre a marca viária/inscrição e o pavimento.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Cores
    A sinalização horizontal se apresenta em cinco cores:

    Branca: faixas em via de sentido único, faixa de pedestres, de estacionamento, símbolos e legendas;

    Amarela: via de mão dupla, proibição de estacionamento e marcação de obstáculos;

    Azul: símbolos em áreas especiais, embarque e desembarque;

    Vermelha: ciclovias e símbolos de emergência, hospitais;

    Preta: para dar contraste entre o pavimento e a pintura.

  • Gab B

    Sinalização Horizontal

    AMARELA – utilizada na regulamentação de fluxos de sentidos opostos, na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.

    VERMELHA – utilizada na regulamentação de espaço destinado ao deslocamento de bicicletas leves (ciclovias).e em simbolos (Ex.: hospitais e farmácias – cruz).

    BRANCA – utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de espaços especiais, de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestres; na pintura de símbolos e legendas.

    AZUL – utilizada nas pinturas de símbolos em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque.

    PRETO – utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.

     

    Bons estudos galerinha!!!


ID
1503184
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Monte Mor - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Os sinais de trânsito classificam-se em

Alternativas
Comentários
  •   Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:

      I - verticais;

      II - horizontais;

      III - dispositivos de sinalização auxiliar;

      IV - luminosos;

      V - sonoros;

      VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.

  • GesSHoDiLuV

    Gestos do agente de trânsito e do condutor

    Sonoros

    Horizontais

    Dispositivos de sinalização auxiliar

    Luminossos

    Verticais

  • MACETE:

    VHDS= verticais-horizontais-dispositivos-sinalização.

     

     

    Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:

      I - verticais;

      II - horizontais;

      III - dispositivos de sinalização auxiliar;

      IV - luminosos;

      V - sonoros;

      VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.

  • MACETE: Quem usa LSD, vai para o HGV.

    Quem usa drogas, vai para o hospital Getúlio Vargas.

    L- Luminosos

    S- Sonoros

    D- Dispositivos Auxiliares

    H- Horizontal

    G- Gestos do agente e do condutor

    V- Vertical

  • TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS, INCLUSIVE A "A" , "B" E "C" , OU SEJA, A QUESTÃO TEM 4 ALTERNATIVAS CORRETAS.

    ERRO GROSSEIRO.


ID
1535113
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

De acordo com acordo a Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997, os sinais de trânsito classificam-se em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

     

    Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:

    I - verticais;

    II - horizontais;

    III - dispositivos de sinalização auxiliar;

    IV - luminosos;

    V - sonoros;

    VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.

  • Bizu por Ronaldo Bandeira:


    Quem usa LSD

    vai para o HGV


    Longitudinais

    Sonoros

    Dispositivos de sinalização auxiliares

    Horizontais

    Gestos do agente de transito e do condutor

    Verticais

  • Macete: Ve Ho Di Lu So Gestos

    (Art 87 CTB) 

    - Verticais

    - Horizontais

    - Dispositivos Auxiliares

    - Luminosos

    - Sonoros

    - Gestos do Agente

  • LETRA B

    verticais; horizontais; dispositivos de sinalização auxiliar; luminosos; sonoros; gestos do agente de trânsito e do condutor.

  • Já decorou? É obrigatório decorar:

    Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:

    I - verticais;

    II - horizontais;

    III - dispositivos de sinalização auxiliar;

    IV - luminosos;

    V - sonoros;

    VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.

    Resposta: B.


ID
1535119
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Sinais por gestos são os sinais efetuados pelo agente da autoridade de trânsito para ordenar o Tráfego.

Assinale a alternativa que indica corretamente o gesto que significa “ORDEM PARA DIMINUIR A VELOCIDADE”.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D

     

    A fundamentação encontra-se no anexo II do CTB na página 67, segue o link:

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1995_1997/anexo/anl9503-97.pdf

  • CTB ANEXO II

     

    CONDUTORES - Braço estendido horizontalmente, com a palma da mão para baixo, fazendo movimentos verticais (diminuir a marcha ou parar).

     

    AGENTE DE TRÂNSITO - Braço estendido horizontalmente, com a palma da mão para baixo, fazendo movimentos verticais + sinais sonoros de APITO (um silvo LONGO) diminuir a marcha.

     

    HEY HO LET'S GO!


ID
1553485
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A alternativa que melhor define o papel das Placas de  Advertência é:

Alternativas
Comentários
  • ANEXO II - 

         Tem por finalidade alertar aos usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza. Suas mensagens possuem caráter de recomendação. A desobediência a elas não constitui infração.

  • Placas de Advertência: Tem por finalidade alertar os usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza. Suas mensagens possuem caráter de recomendação. São de formato losangular, amarelas com bordas pretas.

  • GABARITINHO: LETRA A (de aprovado).


    Placas de advertência: O objetivo é alertar sobre possíveis acontecimentos que causem perigo, indicando sua natureza. Vale ressaltar que elas possuem caráter de recomendação. A forma PADRÃO dos sinais de regulamentação é quadrada, devendo uma das diagonais ficar na posição vertical.


    ATENÇÃO!!!!! ESTÃO ASSOCIADAS AS CORES AMARELA (cor do sol) E PRETAAAA (cor maravilhosa).

  • Placa de Advertência cor Amarela

    Placa de REgulamentação cor REd.


ID
1553494
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

As Placas Educativas têm como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA - B

    TIPOS DE SINALIZAÇÕES

    Placas de Regulamentação: Tem por finalidade informar aos usuários das condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. Suas mensagens são imperativas e seu desrespeito constitui infração. Normalmente redondas (Exceto placa de "PARE" e "DÊ A PREFERÊNCIA) e com a borda vermelha.

    Placas de Advertência: Tem por finalidade alertar os usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza. Suas mensagens possuem caráter de recomendação. São de formato losangular, amarelas com bordas pretas.

    Placas de Indicação: Tem por finalidade identificar as vias, os destinos e os locais de interesse, bem como orientar condutores de veículos quanto aos percursos, os destinos, as distâncias e os serviços auxiliares, podendo também ter como função a educação do usuário. Suas mensagens possuem um caráter meramente informativo ou educativo, não constituindo imposição.

    ·  Placas de localização e identificação de destinos: Posicionam o condutor ao longo do seu deslocamento, ou com relação a distâncias ou ainda aos locais de destino.

    Identificação de Rodovias, Localização de Cidades, Identificação de Zonas de Interesse de Tráfego.

    ·  Placas de orientação e destinos:

    Placas indicativas de sentido e direção, Placas indicativas de distância.

    ·  Placas educativas: Têm a função de educar condutores e pedestres quanto ao seu comportamento no trânsito.

    ·  Placa indicativa de serviços auxiliares e atrativos turísticos: Indicam aos condutores e pedestres os locais onde os mesmos podem dispor dos serviços indicados e localizar marcos referenciais de atrativos turísticos.

    Sinalização Horizontal: É um subsistema da sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias.

    Têm como função organizar o fluxo de veículos e pedestres; controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos; complementar os sinais de regulamentação, advertência ou indicação.
  •  Placas educativas: Têm a função de educar condutores e pedestres quanto ao seu comportamento no trânsito.

  • Anexo II - CTB

    1.1.13 Placas Educativas

    - Tem a função de educar os usuários da via quanto ao seu comportamento adequado e seguro no trânsito. Podem conter mensagens que reforcem normas gerais de circulação e conduta.

     

    Gabarito: B

  • Exemplos de placas educativas

     

    - Use o cinto de segurança

    - Sob neblina use luz baixa

    - Sob neblina reduza a velocidade

    - Na dúvida não ultrapasse

     

  • Com interpretação de texto dá pra resolver essa


ID
1568755
Banca
IADES
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A respeito da ordem de prevalência da sinalização de trânsito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "D".

    Código de trânsito lei n°9.503/97                                                                                                                                                                                        ART.89 A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:                                                                                                   I - As ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;                                                                                                II - As indicações de semáforo sobre as demais;                                                                                                                                               III - As indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

  • Curto e grosso:

    Ordem de prevalência:

    1) Agentes de trânsito (semi deuses do trânsito);

    2) Semáforos sobre tudo, menos as ordens do agente, pois ele é semi deus;

    3) Resto.

  • LETRA D

    As ordens do agente de trânsito têm prevalência sobre as normas de circulação e demais sinais, inclusive sobre as indicações do semáforo.

  • Já vimos: o que possui prevalência sobre tudo são as ordens do agente de trânsito.

    Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

    I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

    II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

    III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

    Resposta: D.


ID
1577278
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Uma importante avenida na cidade passou por intensa reforma, com recapeamento do piso asfáltico, sendo fechada para o trânsito. Para garantir as condições adequadas de segurança na circulação, no local, exige-se a sinalização tanto vertical quanto horizontal. Nesse caso, deve-se:

Alternativas
Comentários
  •         Art. 88. Nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção, ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou de manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação.

  • LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

    Art. 88. Nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção, ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou de manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação.

    Parágrafo único. Nas vias ou trechos de vias em obras deverá ser afixada sinalização específica e adequada.


    Gabarito Letra E!

  •  Art. 88. Nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção, ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou de manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação.

           Parágrafo único. Nas vias ou trechos de vias em obras deverá ser afixada sinalização específica e adequada

  • Se vc procurar no enunciado, ele dirá a resposta.


ID
1598935
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Nas vias urbanas, onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de ____________quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido; ___________ quilômetros por hora, nas vias coletoras; ______________ quilômetros por hora, nas vias arteriais e _____________ quilômetros por hora, nas vias locais.

Os termos que completam as lacunas do enunciado são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: "d"

    A questão procura confundir o candidato alterando a ordem em que as vias aparecem no CTB:

    Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.

      § 1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:

      I - nas vias urbanas:

      a) oitenta quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido:

      b) sessenta quilômetros por hora, nas vias arteriais;

      c) quarenta quilômetros por hora, nas vias coletoras;

      d) trinta quilômetros por hora, nas vias locais;

    Se vc quiser decorar na ordem, uma boa dica para não confundi-las é lembrar que as velocidade diminuem de 20 em 20 (com exceção da última) e que a via mais rápida é a de transito rápido (é óbvio); depois dela, basta seguir a ordem alfabética ( A de arteriais, C de coletoras, e, por fim, L de locais).

  • pegadinha por ter colocado a coletora antes da arterial...

  • Pegadinha para pegar os desatentos. rsrsrs

  • Letra E Bizu !!!  Tr-a-co-lo
    Transito rapido = 80 Arterial = 60 Coletora = 40 local = 30
  • Depois que criei essa técnica nunca mais errei. Faça isso antes de ler a questão para não te confudir. 

    T=80

    A=60

    C=40

    L=30

    Boa a dica Pedro Santos.

  • Limite de Velocidade onde não houver Sinalização.

    Vias Urbanas.

    Vias de Trânsito Rápido: 80 Km/h.

    Vias Arteriais: 60 Km/h.

    Vias Coletoras: 40 Km/h.

    Vias Locais: 30 Km/h.

    Vias Rurais.

    Rodovias de Pista Dupla.

    Automóveis, Camionetas e Motocicletas: 110 Km/h.

    Demais Veículos: 90 Km/h.

    Rodovias de Pista Simples.

    Automóveis, Camionetas e Motocicletas: 100 Km/h.

    Demais Veículos: 90 Km/h.

    Estradas: 60 Km/h.

  • GABARITO D

  • Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.

           § 1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:

           I - nas vias urbanas:

           a) oitenta quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido:

           b) sessenta quilômetros por hora, nas vias arteriais;

           c) quarenta quilômetros por hora, nas vias coletoras;

           d) trinta quilômetros por hora, nas vias locais;


  • 80\80\40\60 vejam o comando da qst. anulação

  • Essa é pra pegar os cansados!!!

  • Confundir "setenta" com "sessenta" é de chorar


ID
1598944
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

No que se refere à sinalização de trânsito, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Assertivas mal formuladas, pois a questão b nega a questão a, embora seja possível entender que a questão b queira dizer que, abaixo do agente de trânsito, o semáforo tem prioridade...

  • ​Gabarito D

  • LETRA D

     

    CTB

     

    Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

            I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

            II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

            III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

     

     

  • A sinalização terá a seguinte ORDEM DE PREVALÊNCIA: 
     
    1” - As ORDENS DO AGENTE DE TRÂNSITO prevalecem sobre as normas de circulação e outros sinais. 
     
     
     2” - As INDICAÇÕES DO SEMÁFORO sobre os demais sinais.
     
     

    3” - As INDICAÇÕES DOS SINAIS sobre as demais normas de trânsito. 

  • Ordem de Prevalência: Agente de Trânsito; Semáforo; Sinais; Normas.

    As ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais.

    As indicações do semáforo sobre os demais sinais.

    As indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.       

  • Ordem de prevalência: ASSNO


    1) Agente de trânsito

    2) Semáforos

    3) Sinais

    4) NOrmas CTB


    GABARITO: LETRA D)

    Bons estudos galera ..


  • Ordem de prevalência,

    Quem não obedece é um ASESINO


    Agente de trânsito

    SEmáforos

    SInais

    NOrmas


    Bons estudos!

  • Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

            I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

            II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

            III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

     

    BIZU: ASESINO  ( ORDEM DESCRECENTE CUIDADO ) >> Q604268

    AGENTE

    SEMAFORO

    SINALIZAÇÃO

    NORMAS CTB

     

    Obs: Essa ordem não é absoluta! Existem casos em que a norma se sobrepõe aos outros sinais. Clássico exemplo: preferência de passagem de uma ambulância sobre o pedestre, que deve aguardar para atravessar a rua (art. 29, VII - b).

     

    QUESTÕES >> Q618691 Q965618 Q604268   Q967101 Q880152

     


     

  • LETRA D

    as indicações dos sinais têm prevalência sobre as ordens do agente de trânsito.

  • Já vimos inúmeras vezes que as ordens do agente de trânsito têm prevalência sobre as normas de circulação e outros sinais.

    Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

    I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

    II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

    III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

    Resposta: D.


ID
1598974
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Na sinalização horizontal, as marcas longitudinais separam e ordenam as correntes de fluxo de tráfego. A linha de divisão de fluxos opostos simples contínua, de cor amarela, significa:

Alternativas
Comentários
  • ANEXO II do CTB 

    A sinalização horizontal é classificada em: - marcas longitudinais; - marcas transversais; - marcas de canalização; - marcas de delimitação e controle de estacionamento e/ou parada; - inscrições no pavimento.

     Marcas Longitudinais Separam e ordenam as correntes de tráfego, definindo a parte da pista destinada normalmente à circulação de veículos, a sua divisão em faixas, a separação de fluxos opostos, faixas de uso exclusivo de um tipo de veículo, reversíveis, além de estabelecer as regras de ultrapassagem e transposição.

    Linha de divisão simples continua: Ultrapassagem probidade para os dois sentidos.

    Fonte:
    https://mhbikes.files.wordpress.com/2012/10/ctb-anexo-i-anexo-ii.pdf
    Página 75

  • Me confundio a linha simples continua, achava que não existia, sempre pensei que a proibição para ambos sentidos era linha dupla continua e não simples continua.

    Qual a diferença de simples continua e dupla continua ?

  • GABARITO B

  • @Jefferson Souza


    Conforme o Anexo II do CTB, Resolução nº 160/2004 do CONTRAN, a demarcação de uma pista de rolamento com dois fluxos em sentidos opostos quando se desejar indicar a proibição de ultrapassar pode ser feita por por duas linhas amarelas contínuas ou por uma linha amarela contínua, no centro da pista de rolamento. Não há diferença entre uma e outra, ambas significam a proibição de ultrapassagem nos dois sentidos da via.




  • Tanto linha simples como dupla continua, proíbe ultrapassagens de ambos os sentidos!
  • Complementando...

    A) ultrapassagem permitida para os dois sentidos. --> linha amarela DUPLA SECCIONADA

    C) ultrapassagem permitida apenas em um sentido. --> linha amarela DUPLA CONTÍNUA/SECCIONADA

    D) fluxo contínuo. --> linha branca CONTÍNUA  ou SECCIONADA

    Por curiosidade...

    Para o condutor não há diferença alguma entre a linha dupla amarela contínua e a linha simples amarela contínua. Já para a engenharia de trânsito, eles usam isso para diferenciar vias com determinadas condições.

    Linha simples contínua: Pode ser utilizada em toda a extensão ou em trechos de via com sentido duplo de circulação e largura inferior a 7,00 m e/ou baixo volume veicular, principalmente onde haja problema de visibilidade para efetuar a ultrapassagem em pelo menos um dos sentidos de circulação. 

    Linha dupla contínua: Deve ser utilizada em toda a extensão ou em trechos de via com sentido duplo de circulação, com largura igual ou superior a 7,00 m e/ou volume veicular significativo, nos casos em que é necessário proibir a ultrapassagem em ambos os sentidos. 

  • Resposta: B.


ID
1598980
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Em determinada situação, no cruzamento de duas avenidas importantes, o agente de trânsito quer a parada dos veículos. O sinal sonoro que ele deve emitir no apito em conjunto com o gesto dos braços é:

Alternativas
Comentários
  • 1 silvo breve: siga

    2 silvos breves: pare

    1 silvo longo: diminuir a marcha

  • gab: D


    Um Silvo Breve -> siga
    Dois Silvos Breves -> Pare
    Um Silvo Longo -> Diminuir a marcha
  • 1    B     SIGA

    2    B     PARE

    1    L     DIMINUA A MARCHA

    B: breve

    L: longo

  • Fica mais facil decorar quando pensa assim:

    GO

    STOP

    SLOW

  • SPADIM   121

    SIGA 1 SILVO BREVE
    PARE 2 SILVOS BREVES
    DIMINUIR A MARCHA 1 SILVO LONGO

  • CTB ANEXO II pag. 69

     

    Dois silvos breves - PARE!

     

    HEY HO LET'S GO!

  • CONTA AS =~ PALAVRAS


    1 BREVE - SIGA

    2 BREVE - PARE AI !

    3(1) LONGO - DIMINUA A MARCHA

  • SPADIM

    SIGA - 1 silvo breve

    PARE - 2 silvos breves

    DIMINUA - 1 silvo longo

  • Em inglês:

    01 silvo breve - GO

    02 silvos breves - S - TOP

    01 silvo longo - SLOOOOOOW

  • Ao contrário da corneta paralisadora do Chapolin....

    1 silvio breve = siga;

    2 silvios breves = pare.

  • Vamos recordar todos os sinais sonoros.

    Resposta: D.

  • -Siga (PI) 

    -Pare (PIPI) 

    -Diminuir marcha (PIIIIIIIIIIIIII) 


ID
1606216
Banca
FCC
Órgão
MPE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Os sinais de trânsito são elementos de sinalização viária que se utilizam de placas, marcas viárias, equipamentos de controle luminoso, dispositivos auxiliares, apitos e gestos, destinados exclusivamente a ordenar ou dirigir o trânsito dos veículos e pedestres. Sobre a sinalização é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

      I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

      II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

      III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

  • Gab- A

     

    Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

      I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

      II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

      III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

     

    Infraçao correspondente!

     

     Art. 195. Desobedecer às ordens emanadas da autoridade competente de trânsito ou de seus agentes:

            Infração - grave;  5 PONTOS

            Penalidade - multa. VALOR -195, 23

  • (A)

    Outra que ajuda a consolidar o conhecimento:


    Ano: 2013 Banca: VUNESP Órgão: DETRAN-SP Prova: Agente de Trânsito

    O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece ordem de prevalência na sinalização. Assinale a alternativa que expressa essa hierarquia.


    a)Sinais, normas, ordens do agente e semáforo.


    b)Normas, sinais, semáforo e ordens do agente.


    c)Normas, semáforo, sinais e ordens do agente.


    d)Ordens do agente, sinais, semáforo e normas.


    e)Ordens do agente, semáforo, sinais e normas.

  • LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

    Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

    I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

    II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

    III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.


    Gabarito Letra A!

  • Segundo o CTB, a ordem de prevalência terá por base na seguinte ordem/prevalência:

    1) As ordens do agente de trânsito sobre tudo (Semi deuses do trânsito);

    2) As indicações dos nossos queridos semáforos sobre os demais sinais, que não permite que os veículos matem a gente, enquanto pedestres (na maioria das vezes);

    3) As indicações dos sinais, (tadinho, é o último), sobre as demais normas de trânsito.


    Ta estudando as resoluções do Contran? Na prova da PRF irá cair 31 questões de resoluções. hehehehe

  • MACETE QUE VI AQUI NO QC:

    A-SE-SI-NO de Assassino

    Agente

    Semáforo

    Sinais

    Normas


ID
1625065
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O Conselho Nacional de Trânsito estabelece normas e especificações relativas à sinalização de trânsito, obedecidas às regras gerais do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Sobre as normas de sinalização, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  •      Art. 80. Sempre que necessário, será colocada ao longo da via, sinalização prevista neste Código e em legislação complementar, destinada a condutores e pedestres, vedada a utilização de qualquer outra.

     § 1º A sinalização será colocada em posição e condições que a tornem perfeitamente visível e legível durante o dia e a noite, em distância compatível com a segurança do trânsito, conforme normas e especificações do CONTRAN.

     § 2º O CONTRAN poderá autorizar, em caráter experimental e por período prefixado, a utilização de sinalização não prevista neste Código.

  • § 2º O CONTRAN poderá autorizar, em caráter experimental e por período prefixado, a utilização de sinalização não prevista neste Código.

  • A questão aborda assunto sobre sinalização, para facilitar o entendimento, vamos analisar item por item e encontrar a alternativa INCORRETA.


    Item A – Correto.

    É exatamente o que prevê o art. 82 do CTB.

    Item B – Correto.

    Essa previsão encontra-se no art. 90 do CTB.

    Item C – Correto.

    Essa previsão encontra-se no art. 88 do CTB.

    Item D – Incorreto.

    A legislação NÃO veda a utilização de sinalização em caráter experimental, de acordo com o § 2º do art. 80 do CTB, o CONTRAN poderá autorizar, em caráter experimental e por período prefixado, a utilização de sinalização não prevista neste Código.



    Resposta: D

  • a) É proibido afixar sobre a sinalização de trânsito e respectivos suportes, ou junto a ambos, qualquer tipo de publicidade, inscrições, legendas e símbolos que não se relacionem com a mensagem da sinalização.

    Art. 82. É proibido afixar sobre a sinalização de trânsito e respectivos suportes, ou junto a ambos, qualquer tipo de publicidade, inscrições, legendas e símbolos que não se relacionem com a mensagem da sinalização.

     

    b)  Não serão aplicadas as sanções por inobservância à sinalização, previstas no Código de Trânsito Brasileiro, quando tal sinalização for insuficiente.

    Art. 90. Não serão aplicadas as sanções previstas neste Código por inobservância à sinalização quando esta for insuficiente ou incorreta.

     

    c)  Nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção ou reaberta ao trânsito após a realização de obras sem a devida sinalização, vertical e horizontal.

    Art. 88. Nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção, ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou de manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação.

     

    d) A legislação veda a utilização de sinalização em caráter experimental, devendo os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito obedecer à sinalização estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro. 

    Art. 80. § 2º O CONTRAN poderá autorizar, em caráter experimental e por período prefixado, a utilização de sinalização não prevista neste Código.

     

    GAB: D

  • Item A: certo. Literal.

    Art. 82. É proibido afixar sobre a sinalização de trânsito e respectivos suportes, ou junto a ambos, qualquer tipo de publicidade, inscrições, legendas e símbolos que não se relacionem com a mensagem da sinalização.

    Item B: certo. Cópia.

    Art. 90. Não serão aplicadas as sanções previstas neste Código por inobservância à sinalização quando esta for insuficiente ou incorreta.

    Item C: certo. Outro item literal.

    Art. 88. Nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção, ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou de manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação. (grifo nosso)

    Item D: errado. É o gabarito. O CONTRAN pode autorizar.

    Art. 80, § 2º O CONTRAN poderá autorizar, em caráter experimental e por período prefixado, a utilização de sinalização não prevista neste Código.

    Resposta: Letra D.

  • Gostaria de saber qual é o erro da Letra C.

  • A Letra C nao está errada. a questão pergunta qual a Incorreta!!!
  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 

ID
1626280
Banca
FAFIPA
Órgão
CISLIPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Qual é a distância CORRETA do acidente para o início da sinalização, em um trecho de rodovia em linha reta, durante o dia, sem chuva, sem neblina e sem fumaça?

Alternativas
Comentários
  • Resolução do CONTRAN n° 36/98:

    Art.1º O condutor deverá acionar de imediato as luzes de advertência (pisca-alerta) providenciando a colocação do triângulo de sinalização ou equipamento similar à distância mínima de 30 metros da parte traseira do veículo.

  • A distância corresponde a velocidade máxima permitida por cada via, conforme Art. 60,§1º do CTB:

     

    Rodovia pista dupla:

    110 KM/h automóveis, camionetas e motocicletas; - 110 passos longos

    90 KM/h demais veículos- 90 passos longos

     

    Rodovia pista simples:

    100 KM/h automóveis, camionetas e motocicletas; - 100 passos longos

    90 KM/h demais veículos- 90 passos longos

     

    Lembrando que em dias chuvosos. neblina, cerração, fumaça dobram-se os passos.

     

    Logo para resolver a questão precisa saber qual tipo de rodovia e veículo


ID
1658656
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Rafael conduz seu veículo quando, ao se aproximar de um cruzamento, depara-se com a seguinte situação:
- há uma placa indicando que é proibido virar à direita;
- o semáforo está vermelho;
- um agente de trânsito gesticula no sentido de que ele vire à direita imediatamente.
Nessa situação, Rafael deverá

Alternativas
Comentários
  • Os gestos do agente tem prevalência.

    GAB: C

  • CTB -  Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

           I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

           II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

           III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

    Bons estudos...


ID
1658662
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Segundo a classificação do Código de Trânsito Brasileiro, são modalidades de sinais de trânsito:

Alternativas
Comentários
  •  Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:

     I - verticais;

     II - horizontais;

     III - dispositivos de sinalização auxiliar;

     IV - luminosos;

     V - sonoros;

     VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.

    Bons estudos ! a luta continua. 

  • do GesSHoDiLuVe Os sinais de trânsito classificam-se em

    Gestos do agente de trânsito e do condutor

    Sonoros

    Horizontais

    Dispositivos de sinalização auxiliar

    Luminossos

    Verticais

  • - Classificação das sinalizações: Quem usa LSD vai para o HGV:

    Luminosos

    Sonoros

    Dispositivios de sinaçização auxiliar

    Horizontais

    Gestos do condutor e do agente

    Verticais


ID
1714414
Banca
CRF-TO
Órgão
CRF-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima permitida nas vias urbanas é de:

Alternativas
Comentários
  • Via de trânsito rápido (80km/h) é uma via urbana!

    O gabarito está errado.

  • QC, Favor arrumar o gabarito:


    A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.

    § 1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:

    I - nas vias urbanas:
    a) oitenta quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido;
    b) sessenta quilômetros por hora, nas vias arteriais;
    c) quarenta quilômetros por hora, nas vias coletoras;
    d) trinta quilômetros por hora, nas vias locais
  • Questão mal feita!


ID
1714435
Banca
CRF-TO
Órgão
CRF-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

 Analise as afirmações abaixo

I - O pisca-alerta deve ser utilizado, de acordo com o Código Nacional de Trânsito, na seguinte situação: em imobilizações ou situações de emergência.

II - A peça denominada catalisador, instalada no escapamento do veículo, tem por finalidade permitir que o motor libere as substâncias tóxicas para o meio ambiente, preservando o condutor do veículo.

III - Mesmo que a indicação luminosa do semáforo lhe seja favorável, nenhum condutor pode entrar em uma interseção se houver possibilidade de ser obrigado a imobilizar o veículo na área do cruzamento, obstruindo ou impedindo a passagem do trânsito transversal.

IV - O uso da buzina somente é permitido com um toque breve, para fazer advertências necessárias a fim de evitar acidentes ou fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

     V - O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações:

     a) em imobilizações ou situações de emergência;

     b) quando a regulamentação da via assim o determinar;


    Art. 45. Mesmo que a indicação luminosa do semáforo lhe seja favorável, nenhum condutor pode entrar em uma interseção se houver possibilidade de ser obrigado a imobilizar o veículo na área do cruzamento, obstruindo ou impedindo a passagem do trânsito transversal.


     Art. 41. O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações:

     I - para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes;

     II - fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.


  • Na minha humilde opinião, o gabarito está errado! A resposta certa é a letra B. Concordo com o Diego Castelo.

    Atenção QC!!! Favor verificar.

  • Gente, o gabarito não está errado. Verifiquem  no CTB, lá se encontra:


     V - O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações:

     a) em imobilizações ou situações de emergência;

     b) quando a regulamentação da via assim o determinar;


    Infelizmente, também cai nessa pegadinha,pois, a alternativa ao meu ver só está incompleta.


  • A função do Catalisador é diminuir a emissão de gases potencialmente poluentes,  e a questão fala que o objetivo é que  libere as substâncias tóxicas para o meio ambiente. Ou seja, a função dele é diminuir a poluição ambiental na liberação dos gases e não de poluir mais o meio ambiente. Sinceramente, gostaria de ver a explicação da Cespe pra dar o gabarito certo a letra C, pq pra mim o gabarito deveria ser a letra B.

  • Gabarito errado, pois o catalizador não tem essa função. O correto seria B.

  • Na minha opinião não tem resposta, porque o catalisador não serve para isso que diz a questão.


    Da mesma forma, a letra A, do pisca alerta, está realmente incompleta, demonstrando o erro.


    O mais correto seria III e IV.

  • Essa banca é tão ruim que to achando que eles estão considerando a alternativa I errada, por que colocaram "Código Nacional de Trânsito" que era a legislação que regulamentava o trânsito antes do CTB.

  • Incompleto não é errado, a questão não está falando que é APENAS naquelas situações.
    E desde quando catalisador serve pra liberar as substâncias toxicas?

    "O verbo catalisar significa estimular ou acelerar uma reação. É exatamente o que faz esse dispositivo antipoluente acoplado ao escapamento dos carros, ao finalizar a combustão que não aconteceu por completo no motor. Ao passarem pelo catalisador, os gases emitidos pela queima da gasolina – os venenosos monóxido de carbono (CO), hidrocarboneto (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx) – são filtrados por uma estrutura em forma de colméia"

  • não basta estudar e saber a matéria....tem que contar com a sorte! questão passível de ser anulada....a menos errada seria letra B

  • Função de liberar tóxinas no meio ambiente? Que maluco acha que tá certo?

    Por eliminação, só o item B não tem a afirmativa II

    Embora as outras parecam incompletas, tem de lembrar, incompleta não é errada.

    Mas inverter a função de uma peça, ai tá certamente errada.

    GABARITO: B

  • Essa questão infelizmente não foi anulada e também não teve seu gabarito alterado.

    Questão 42 da prova
    https://www.qconcursos.com/arquivos/prova/arquivo_prova/44031/crf-to-2015-crf-to-motorista-prova.pdf
    Gabarito
    https://www.qconcursos.com/arquivos/prova/arquivo_gabarito/44031/crf-to-2015-crf-to-motorista-gabarito.pdf

  • Pessoal já metendo o pau no CESPE....kkkkkkkkkkkkk Infelizmente temos que contar com a sorte em muitos casos. A função do catalisador não é essa. Nunca foi. Um conversor catalítico ou catalisador é um dispositivo usado para reduzir a toxicidade das emissões dos gases de eschape de um motor de combustão interna. Foi introduzido nos Estados Unidos a partir de 1993 de forma que fosse cumprida a legislação exigida pela EPA sobre emissões de gases nocivos. Fonte: Wikipedia. E sobre a assertiva incompleta, lembrar que a banca não é o CESPE, a qual considera informação incompleta como correta.
  • que questão mais ridícula essa, um verdadeiro absurdo, chega a ser caso de polícia, é um assalto a inteligência do candidato

  • Esse concurso só pode ter sido feito para beneficiar alguém, só isso explica esse gabarito absurdo. Não tem como o catalisador ter uma função esdrúxula dessa, já que ele serve justamente para filtrar os poluentes emitidos pelo veículo. E, sinceramente "...preservando o condutor do veículo" é forçar a barra. 

  • Ta de brinqueichon uifi mi..................pode isso arnaldo????

  • Que banca lixo! 

    Vergonha. 

  • quem esta errado o qc ou a banca...

  • E o que é um catalizador de carro? Sua função é bem específica e é resultado de anos de pesquisas sobre a poluição e os meios de  diminuí-la em nosso automóveis. Basicamente sua missão é transformar os gases poluentes expelidos por motores a explosão em fumaça não tóxica para o ambiente. Acontece em seu interior uma reação química através de cerâmicas e metais e uma manta absorve e retém os gases por ali.

     

    Sem mais....

     

  • impossivel essa questão possuir esse gabarito. catalisador melhorar a queima dos gases de combustão é reduz a poluição atmosférica, não tem por finalidade permitir que o motor libere substâncias tóxicas para o meio ambiente.

  • Calma, galera. O gabarito do qconcursos é que tá errado.
    https://arquivo.pciconcursos.com.br/provas/22861649/168ed15a3c80/prova_motorista.pdf
    https://arquivo.pciconcursos.com.br/provas/22861649/509dc0e15eed/gab_preliminar.pdf

  • Qconcursos.com

    Prezado assinante,

    Sua notificação sobre a questão Q571476 foi devidamente avaliada por nossa equipe.A questão notificada encontra-se de acordo com o gabarito disponibilizada pela Banca.
    Agradecemos a sua colaboração.

    Atenciosamente,
    Equipe QC

  • Pessoal, quem errou foi o QC...

    Verifiquem em: https://arquivo.pciconcursos.com.br/provas/22861649/98c79d2ad9d4/gab_preliminar.pdf

    O gabarito dado como certo pela banca, foi a letra B.

  • E ainda tem gente concordando com o gabarito... Jesus... 

  • Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:

    V - O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações:
    a) em imobilizações ou situações de emergência;
    b) quando a regulamentação da via assim o determinar;

  • Qconcursos.com

    Prezado assinante,

    Sua notificação sobre a questão Q571476 foi devidamente avaliada por nossa equipe.

    Boa tarde!
    A banca não alterou ou anulou o gabarito da referida questão em seu gabarito definitivo

    Agradecemos a sua colaboração.

    Atenciosamente,
    Equipe QC

  • E AI SIQUEIRA... TAMBÉM RECEBI ESSA MSG... TÁ OSSO

     

  • E tem gente ainda concordando com o gabarito... e depois não sabem pq não são aprovadas nos concurso!

  • gabarito nao e o B


  • # CUIDADO!!!


    O site QC realmente errou o gabarito. Pela CESPE o gabarito é letra B.


    FONTE: https://arquivo.pciconcursos.com.br/provas/22861649/168ed15a3c80/prova_motorista.pdf


    OBS: Notifiquem o erro p o site.

  • Gabarito errado. O catalisador tem a função contrária.
  • Qconcursos, só querem ganhar r$, vamos ter mais consideração pelos contribuintes e pela galera que busca uma ajuda neste site. são centenas de questões desatualizadas e com gabaritos errados.

  • Qconcursos, apesar  da banca não ter alterado o gabarito, a questão está com o gabarito errado, poderia colocar o comentário do professor esclarecendo essa situação.

  • Madalena, o problema que a questão não restringiu, não disse somente nestas condições. Letra B a mais correta.

  • Mais uma da série: Pra Você que acertou...ESTUDA MAIS MISERÁVI!!! KKKK

    A Resposta correta é a letra B sem dúvida

    Afinal, é pra que se vai colocar uma peça no carro com a finalidade de EMITIR mais poluentes????

  • A questão está com o gabarito errado! Completamente ilógico colocar uma peça em um carro com fulcro de que gases poluentes sejam emitidos para o meio ambiente!!!

  • Sou marinheiro de primeira viagem e já não estou gostando do Qconcurso.

  • é B galera, nem estressa

  • Na I FALTOU ¨E QUANDO A SINALIZAÇÃO ASSIM DETERMINAR¨

    NA II ELES FIZERAM QUESTÃO DE EXPLICAR DE UMA FORMA QUE COMPLICASSE, O CATALISADOR TEM A FUNÇÃO DE FILTRAR OS GASES POLUENTES DO MOTOR, MAS MESMO UM MOTOR BEM REGULADO AINDA SIM LIBERA GASES NA ATMOSFERA

    NA III TUDO CERTO, ÁREA DE CONFLITO NÃO PODENDO PARAR E BLOQUEAR O TRÂNSITO NA TRANSVERSAL INFRAÇÃO MEDIA

    NA IV BEM TRANQUILO ZERO ESTRESSE.

  • O Código de Trânsito Brasileiro estabelece nos seus art. 26 a 67 as Normas Gerais de Circulação e Conduta, através dessas normas o CTB dispõe sobre as regras de trânsito, utilização das vias, regras de manobras com o veículo, uso de equipamentos, classificação e velocidade das vias. Portanto, o capítulo III firma aquilo que os usuários deverão fazer ou abster-se de fazer no trânsito brasileiro.
     
    Pois bem, vamos à análise das assertivas.
     
    I. CORRETA. Art. 40, IV, O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações: a) em imobilizações ou situações de emergência; b) quando a regulamentação da via assim o determinar;
     
    II. INCORRETA. Catalisador é um dispositivo usado para reduzir a toxicidade das emissões dos gases de escape de um motor de combustão interna;
     
    III. CORRETA. Art. 45, Mesmo que a indicação luminosa do semáforo lhe seja favorável, nenhum condutor pode entrar em uma interseção se houver possibilidade de ser obrigado a imobilizar o veículo na área do cruzamento, obstruindo ou impedindo a passagem do trânsito transversal.
     
    IV. CORRETA. Art. 41, O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações: I - para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes; II - fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.
     
     
    Gabarito da questão - Letra B
  • O pisca-alerta deve ser utilizado, de acordo com o "CÓDIGO NACIONAL DE TRÂNSITO" ?????????????????, na seguinte situação: em imobilizações ou situações de emergência.  ERRADA A QUESTÃO I. 

     

    O CERTO É= O pisca-alerta deve ser utilizado, de acordo com o "CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO" , na seguinte situação: em imobilizações ou situações de emergência.


ID
1714444
Banca
CRF-TO
Órgão
CRF-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Analise as afirmações abaixo.

I. As vias urbanas abertas à circulação, de acordo com sua utilização, denominam-se: de transito rápido, arteriais, coletoras locais.

II. A velocidade minima, em qualquer circunstância, não poderá ser inferior à metade da velocidade máxima estabelecida.

III. As crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, salvo exceções regulamentadas pelo CONTRAN.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • não existe uma via que se chame "coletora local".

    existe uma que se chama coletora, e outra que se chama local.

    íten I = errado

  • A resposta certa e a letra D, não existe uma via que se chame coletora local

  • Faltou um "e" entre as palavras coletora local. 

    Creio que a segunda também esteja incorreta, há exceção para se transitar com velocidade inferior a metade da regulamentada na via: nos casos de chuva forte, ou outros fatores que comprometam a segurança viária.