SóProvas


ID
3003490
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Lucena - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A disputa entre facções criminosas causou a madrugada mais violenta da história no Ceará. Uma chacina em uma casa de shows neste sábado (27) deixou 14 mortos e vários feridos, segundo informa a Secretaria de Segurança e Defesa Social do Estado. O número de vítimas é questionado, porém, pela APS (Associação dos Profissionais da Segurança Pública do Ceará), que fala em 18 mortes”.

BOL. 27.01.2018. Disponível em: <http://encurtador.com.br/acvR1>


Assinale a alternativa CORRETA sobre a notícia acima:

Alternativas
Comentários
  • (A)

    No fim de 2015, lideranças locais se reuniram para criar um esquema de facções funcional e fundam os Guardiões do Estado. No início, esse grupo atuou em conjunto com o PCC e CV, mas em 2016 as facções de atuação nacional entraram em conflito e se dividiram.

    Matéria completa --> https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46789403

  • (A)

    Investigação da Divisão de Homicídios apresenta minúcias operacionais da GDE (Guardiões do Estado).

    Um Volkswagen Golf, de cor branca e placa fria, foi identificado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), como um dos veículos usados na matança, organizada pela facção Guardiões do Estado (GDE). Motivação da ação criminosa teria como cerne a disputa territorial pelo tráfico de drogas.

    Ainda que descentralizado, o comando da GDE é mantido por um 'conselho', formado pelos maiores articuladores da facção. Djair de Souza Silva, o 'De Deus', seria o principal entre todos os líderes. Aos 29 anos, ele teria dado a chancela para a matança, e entrado em contato com os demais conselheiros para os planos serem botados em prática.

    A região das Cajazeiras, de acordo com o depoimento de um integrante de facção, já havia sido comandada pela GDE, há cerca de dois anos. O 'Forró do Gago', por sua vez, estaria sendo ponto de encontro de membros da facção inimiga. Segundo a testemunha, diversas festas realizadas no clube teriam sido patrocinadas pelo CV, incluindo o Natal de 2017 e o Réveillon deste ano.

    Os sete (dentre os criminosos) teriam conversado e recebido a informação de que três integrantes do Comando Vermelho seriam os alvos da ação, incluindo o dono da casa de shows Forró do Gago. Em seu depoimento, 'Biel' disse que o líder 'Afeganistão' já tinha sido da facção inimiga, por isso sabia o itinerário dos membros e quais deles costumavam frequentar o local da festa.

    De acordo com uma testemunha, no momento dos crimes, a GDE utiliza roupas similares às da Polícia, para induzir a população ao erro, fazendo pensar serem militares.

    <>

  • sou do ceará e vivi esse fato!

    3 fcç disputando territórias em praticamente todos bairros de fortaleza...

    inclusive em areas metropolitanas e interior do estado e é assim até os dias de hoje!

  • Não vejo erro na letra D

  • Não vi erro na letra D, mais alguém?

    Foco, força e fé

  • Guardiões do Estado (ou, na sigla, G.D.E) é como é conhecida uma facção criminosa originária da cidade de . É considerada a menor organização dentro dos presídios e a maior nas ruas do . Estima-se que o grupo tenha cerca de 8 mil filiados nos presídios cearenses, enquanto seu principal concorrente, o  a maior facção do estado, teria mais de 12 mil. Dentre os atos de maior repercussão da G.D.E está a , considerada a maior da história de Fortaleza. Ao todo, entre 19 e 22 daquele mês, foram 34 ataques a equipamentos públicos registrados na  e no município de , sendo 22 ônibus incendiados e quatro delegacias, dois bancos, seis carros de concessionários do Estado e a antiga sede da  atacados.

    Em 2017, a facção que antes era "neutra", decide se aliar ao , e ao  fazendo assim a linha de frente contra o , em todo o estado do Ceará.