SóProvas


ID
300373
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Na embalagem de determinado lubrificante de motor aparece a norma API-SJ, que representa a classificação quanto

Alternativas
Comentários
  • ???

     

  • API – American Petroleum Institute

    É a mais tradicional e indica a especificação de desempenho. Essas especificações funcionam como um guia para a escolha por parte do consumidor. O código API divide em duas categorias os óleos de motor. Os motores a combustão interna que utilizam velas para gerar a combustão (nossos carros normais) devem ser lubrificados pelos óleos API S. Já para motores a diesel (com combustão “espontânea”) é utilizada a sigla os API C. Finalmente os óleos lubrificantes para engrenagens são os API GL, onde “GL” indica gear lubrificant (lubrificante de engrenagens, em inglês).

    Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SL, SJ, SH, SG etc. O “S” significa Service Station, e a outra letra define o desempenho. O primeiro nível foi o API SA, obsoleto há muito tempo, consistindo em um óleo mineral puro, sem qualquer aditivação. Com a evolução dos motores, os óleos sofreram modificações, através da adição de aditivos, para atender às exigências dos fabricantes dos motores no que se refere à proteção contra desgaste e corrosão, redução de emissões e da formação de depósitos etc. Esta classificação é de fácil entendimento já que a evolução das letras significa a evolução da qualidade dos óleos. Portanto, para a API, SM é melhor que SL, que por sua vez é melhor que SJ e assim por diante. Por isso, quando é recomendado no manual do proprietário um óleo com classificação SJ por exemplo poderá ser usado um óleo SL, porém o contrário não é adequado.

    No caso de motores diesel, a classificação é API CI-4, CH-4, CG-4, CF etc. O “C” significa Commercial. A API classifica ainda óleos para motores dois tempos e óleos para transmissão e engrenagens. O mesmo raciocínio de evolução pode ser empregado nesse caso.

  • Complementando:

    No padrão API de classificação de óleos lubrificantes:

    "S" --> indica Service ou Spark (faísca), utilizado nos motores de ciclo Otto (à gasolina ou álcool);

    "C"--> siginica Compression, típico modo de ignição dos motores de ciclo DIESEL;

    A segunda letra refere-se aos aditivos incluídos no óleo. Alguns aditivos já estão obsoletos, conforme verifica-se no site da API (api.org).

    Desse modo, o SL é melhor que é SJ, que é melhor que o SH, etc...

    A título de curiosidade, o SJ é para motores fabricados até 2001.

    A questão confunde ao colocar uma alternativa relativa à VISCOSIDADE, visto que a classificação SAE (monoviscosos e multiviscosos) é baseada nesta (ex.: SAE40 tem mais viscosidade que o SAE30).

    Porém, a meu ver, a questão é mal formulada quando fala que "aparece a Norma API-SJ". Ora, a norma é só API.

    Resumindo, na classificação API, a primeira letra geralmente é S ou C (gasolina ou diesel), e a segunda letra refere-se ao TIPO DE SERVIÇO (quanto maior a LETRA, melhores aditivos e propriedades).

    Espero ter ajudado !

    BONS ESTUDOS !