-
O comando da questão quer os itens INCORRETOS.
Gab. da banca: C; porém,
Se os itens II e III ( gab. da banca) estão incorretos, então o que diz na alternativa E também está incorreto. Logo, temos 2 gabaritos incorretos.
Questão deveria ser anulada.
-
Falta de atenção! Pensei que estava pedindo a correta
Lê mais...
-
oooh Carla ler direito o comando da questão...
-
Mais uma que errou por não ler o enunciado direito... aff
Gabarito: C
-
OBJETIVIDADE
A objetividade conduz o leitor ao contato mais direto com
o assunto e com as informações, sem subterfúgios, sem
excessos de palavras e de ideias. É errado supor que a
objetividade suprime a delicadeza de expressão ou torna o
texto rude e grosseiro.
PRECISÃO
O atributo da precisão complementa a clareza e caracteriza-se por:
a) articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita
compreensão da ideia veiculada no texto;
b) manifestação do pensamento ou da ideia com as mesmas
palavras, evitando o emprego de sinonímia com propósito
meramente estilístico
fé
-
@Jose Adonias, para mim, a opção V está incorreta por mencionar "elipse".
-
Questão deve ser anulada, "V" também estar incorreta.
-
Pessoal, quanto ao item V, o que o Manual proíbe é o uso de "sinonímia com propósito meramente estilístico".
Ou seja: Sinonímia (substituição) é permitido sim pelo Manual, a não ser que seja usado para propósito meramente estilístico.
Gabarito: C
-
O Item V está correto. O manual da redação é confuso mesmo. Segue copia do manual referente o item V:
É indispensável que o texto tenha coesão e coerência. Tais atributos favorecem a conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto. Percebe-se que o texto tem coesão e coerência quando se lê um texto e se verifica que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, dando continuidade uns aos outros.
Alguns mecanismos que estabelecem a coesão e a coerência de um texto são: referência, substituição, elipse e uso de conjunção.
-
mais confuso que o manual só os comentários, pqp
-
Gabarito: C
clareza e precisão = Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. A clareza e a precisão não são atributos que se atinjam por si sós: elas dependem estritamente das demais características da redação oficial.
-
Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento a respeito dos atributos da redação oficial. O Manual da Presidência da República determina as sete características que um texto oficial deve ter. São elas:
1. clareza e precisão;
2. objetividade;
3. concisão;
4. coesão e coerência;
5. impessoalidade;
6. formalidade e padronização; e
7. uso da norma culta padrão da língua portuguesa.
Mediante o conhecimento de todas essas características, analisaremos os itens abaixo a fim de identificar quais são as afirmativas incorretas.
I. Conforme estabelece o Manual de Redação da Presidência da República, "A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor". Sendo assim, esta afirmação está correta.
II. O Manual de Redação da Presidência da República determina que "O atributo da precisão complementa a clareza e caracteriza-se por: a) articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto; b) manifestação do pensamento ou da ideia com as mesmas palavras, evitando o emprego de sinonímia com propósito meramente estilístico; e c) escolha de expressão ou palavra que não confira duplo sentido ao texto". Nesse sentido, verificamos que há duas afirmações que tornam este item incorreto: na afirmativa B, o trecho "empregando sinonímia com propósito meramente estilístico" é incorreta, tendo em vista que ela, com propósito meramente estilístico, deve ser evitada, conforme orienta o manual; ainda, na afirmativa C, a orientação "que confira duplo sentido ao texto" é contrária ao que o manual determina (que não confira duplo sentido ao texto).
III. De acordo com o Manual, "A objetividade conduz o leitor ao contato mais direto com o assunto e com as informações, sem subterfúgios, sem excessos de palavras e de ideias. É errado supor que a objetividade suprime a delicadeza de expressão ou torna o texto rude e grosseiro". Dessa forma, podemos observar que o erro deste item consiste apenas na troca do vocábulo "errado" por "correto".
IV. O Manual de Redação da Presidência da República determina que "Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras". Sendo assim, esta afirmação está coerente com o que estabelece o manual e, portanto, está correta.
V. O MRPR explica que "É indispensável que o texto tenha coesão e coerência. Tais atributos favorecem a conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto. [...] Alguns mecanismos que estabelecem a coesão e a coerência de um texto são: referência, substituição, elipse e uso de conjunção". Sendo assim, esta afirmação está coerente com o que estabelece o manual e, portanto, está correta.
Diante da análise apresentada acima, podemos verificar que os itens incorretos são apenas o II e o III, portanto, a alternativa correta é a letra C.
Gabarito: Letra C
-
@Lisandra Valim no manual fala do uso de elipse.
Está correto!