SóProvas


ID
3004747
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CORE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

“O Modelo em Cascata (do inglês: Waterfall Model) é um modelo de desenvolvimento de software sequencial no qual o processo é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata)”

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_em_cascata. Acesso em: 13.12.2018


No que tange ao processo de desenvolvimento de software em cascata, qual a afirmativa correta?

Alternativas
Comentários
  • Modelo em Cascata (do inglês: Waterfall Model) é um modelo de desenvolvimento de software sequencial no qual o processo é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata) através das fases de análise de requisitos, projeto, implementação, testes(validação), integração, e manutenção de software. A origem do termo cascata é frequentemente citado como sendo um artigo publicado em 1970 por W. W. Royce; ironicamente, Royce defendia um abordagem iterativa para o desenvolvimento de software e nem mesmo usou o termo cascata. Royce originalmente descreve o que é hoje conhecido como o modelo em cascata como um exemplo de um método que ele argumentava ser um risco e um convite para falhas. O modelo em cascata apresenta uma grande vantagem quando o escopo do trabalho é claramente definido, como licitações e serviços específicos para órgãos públicos, neste cenário o modelo em cascata leva vantagem. Entretanto percebe-se a fragilidade do modelo nos dias de hoje em virtude da pouca ou quase nenhuma flexibilidade do modelo, daí então surgem os modelos lineares e iterativos.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_em_cascata

  • Vamos aos comentários.

    O Modelo em Cascata é conhecido também como "ciclo de vida de software". Fonte: Sommerville (2011) pg 20.

    O Modelo em Cascata é conhecido também como "ciclo de vida clássico". Fonte: Pressman (2011) pg 59.

    As fases do Modelo em Cascata:

    1) Sommerville: Definição de Requisitos, Projeto de Sistema e Software, Implementação e teste unitário, Integração e Teste de Sistema e Operação e manutenção. pg. 19 e 20

    2) Pressman: Comunicação, Planejamento, Modelagem, Construção e Emprego. pg 60.

    É é o paradigma mais antigo da engenharia de software (Pressma 2011, pg. 60). Em princípio, o resultado de cada estágio é a aprovação de um ou mais documentos ('assinados'). O estágio seguinte não deve ser iniciado até que a fase anterior seja concluída. Na prática, esses estágios se sobrepõem e alimentam uns aos outros de informações (Sommerville 2011, pg. 21).

    #SóNinja

  •  Resposta: E

  • Alguém me explica o erro da letra D?

  • O erro da letra D é que é possível voltar às etapas iniciais. Viste meu site para saber mais detalahes: www.tiflix.net.br

  • O modelo cascata ou clássico também pode ser conhecido como “top-down 
  • ⦁ O modelo em cascata ou clássico também pode ser conhecido como "Bottom-UP".

    Falso. O modelo em cascata também é conhecido como “Top-Down”.

    ⦁ Este modelo está defasado e não é mais utilizado, tendo sido descontinuado desde a década de 90.

    Falso. Ele está meio defasado, mas nada impede de alguém usar. Eventualmente, é usado atualmente em projeto bem simples, sistemas pequenos.

    ⦁ As fases do modelo em cascata seguem a seguinte ordem: (1) Requerimento, (2) Verificação, (3) Projeto, (4) Implementação e (5) Manutenção.

    Falso.

    ⦁ As fases do modelo são como uma cascata, mantendo o fluxo do trabalho de cima para baixo, não podendo voltar às fases iniciais, somente pular etapas para frente.

    Falso. É possível voltar às fases iniciais. Observe que o modelo tem setas voltando para a etapa anterior.

    ⦁ A saída produzida em cada fase será utilizada como entrada da fase seguinte, tornando o modelo em cascata um modelo simples de entender e controlar.

    Certo!

    Resposta: E