SóProvas


ID
3004987
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma redação apresentou o seguinte fragmento de texto:


“Solidariedade não faz bem apenas para quem ajuda, mas também para quem a pratica. E isso, agora, está comprovado cientificamente: um estudo realizado nos EUA por um neurocientista brasileiro revela que a boa ação ativa uma região cerebral que proporciona uma sensação de prazer e bem-estar comparada aos atos de comer chocolate, ganhar dinheiro e fazer sexo.”


Sobre esse fragmento textual, assinale a afirmativa incorreta

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    comprovado cientificamente

  • GABARITO: LETRA E

    ===> queremos a alternativa incorreta:

    a) O assunto do texto é a solidariedade. ===> correto: Solidariedade não faz bem apenas para quem ajuda...

    b) O ponto de vista sob o qual é tratado o assunto se refere a benefícios trazidos pela prática da solidariedade. ===> correto: ativa regiões cerebrais de quem doa...

    c) A tese apresentada é a de que a prática da solidariedade auxilia quem a realiza e quem a recebe. ===> correto: quem recebe (está sendo beneficiado diretamente), quem doa (tem outros benefícios indiretos).

    d) Um argumento apresentado é de base científica, apoiado em estudo de um neurocientista. ===> correto: um estudo realizado nos EUA por um neurocientista brasileiro revela que a boa ação ativa uma região cerebral que proporciona uma sensação de prazer e bem-estar comparada aos atos de comer chocolate, ganhar dinheiro e fazer sexo

    e) Um argumento é de caráter pessoal, ao expressar bem-estar no ato de comer, ganhar dinheiro e fazer sexo. ===> esse argumento está englobado no estudo realizado.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Imagino que o texto possa possuir erro de escrita. Na alternativa C: "A tese apresentada é a de que a prática da solidariedade auxilia quem a realiza e quem a recebe." No texto, “Solidariedade não faz bem apenas para quem ajuda, mas também para quem a pratica."

    Ora, quem pratica a solidariedade, de fato, sente-se bem, assim como quem a recebe. Contudo, o que o texto diz é que faz bem a quem ajuda e a quem pratica. Não há bilateralidade nessa informação, mas há na C. Ajudar é diferente de receber. Ou o texto está errado, ou a alternativa C também está errada, assim como a E.

  • Acho que o texto está redigido de forma equivocada ou estava assim mesmo na prova?

    “Solidariedade não faz bem apenas para quem ajuda, mas também para quem a pratica."

  • Gabarito''E''.

    assinale a afirmativa incorreta.

    Um argumento é de caráter pessoal, ao expressar bem-estar no ato de comer, ganhar dinheiro e fazer sexo.( incorreto)

     Fragmento textual==>Está comprovado cientificamente: um estudo realizado nos EUA .(Correto).

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • GABARITO E

    NÃO É UM ARGUMENTO PESSOAL, POIS FALA DE UM ESTUDO CIENTIFICO E NEUROCIENTISTA QUE TRAZ UM BEM ESTAR, COMO ATO DE COMER CHOCOLATE, GANHAR DINHEIRO E FAZER SEXO.

  • O texto não fala em “quem a recebe”, mas em “quem a pratica”. Até achei estranho está escrito desse jeito, pq ficou redundante.
  • E. Um argumento é de caráter pessoal, ao expressar bem-estar no ato de comer, ganhar dinheiro e fazer sexo. INCORRETA. O neurocientista revela que a solidariedade proporciona o mesmo bem-estar das outras atividades que também proporcionam bem-estar (chocolate, dinheiro e sexo). Não é pessoal.

  • Dizer que comer chocolate gera bem-estar não é algo pessoal? Quer dizer que seu eu não gosto de chocolate e vier a comê-lo, vou sentir um bem-estar?

  • Entendi que o texto se refere a quem ajuda esporadicamente e quem pratica a solidariedade em forma rotineira. Por isso, entendi que a C estaria errada, já que o texto em nenhum momento fala em quem recebe ajuda, mas somente do sujeito ativo, do praticante da boa ação.

  • Se não foi ... tem que ser anulada . Pois a Letra C está redundante tornando-a errada

  • Letra E

    O argumento não é de caráter pessoal, e sim baseado em um estudo científico.

  • 1. A questão pede conforme o texto. Dizer que a solidarieda faz bem a quem a recebe é extrapolar o texto. Ele NÃO diz que faz bem a quem a recebe, ainda que possa ser lógico ou senso comum, NÃO está no texto e a pergunta é clara ao delimitar: sobre ESSE fragmento.

    2. O argumento é dividido em dois pontos:

    - caráter impessoal, ao citar o estudo.

    - caráter pessoal, ao comparar a sensação de prazer com a ingestão de chocolate ou prática de sexo. Pois,,para mim, há juízo de valor. Não necessariamente é prazeroso para todos, mas a comparação é feita com base em senso comum/valor próprio / de um determinado grupo.

    Para mim, gabarito é a letra E.

  • A letra C também está errada, pois não há no texto a afirmação que a solidariedade também beneficia quem recebe ajuda. Além disso, a FGV copiou esse texto de forma errada, por isso essa questão deveria ser anulada! Como pode ser notado no texto abaixo, a FGV 'esqueceu' de copiar a palavra RECEBE.

    Segue texto original:

    Solidariedade não faz bem apenas PARA QUEM RECEBE AJUDA, mas também para quem a pratica. E isso, agora, está comprovado cientificamente: Um estudo realizado nos EUA por um neurocientista brasileiro revela que a boa ação (doar, ser voluntário ou visitar hospitais e instituições carentes) ativa uma região cerebral que proporciona uma sensação de prazer e bem-estar comparada aos atos de comer chocolate, ganhar dinheiro e fazer sexo!

    Além de ter a oportunidade de ajudar pessoas que precisam, praticar o altruísmo alivia tensões, reduz o estresse e pode até aumentar a espectativa de vida. Segundo o neurocientista Jorge Moll Neto, autor da pesquisa, "se os egoístas não tinham um bom motivo para fazer algo em prol dos outros, agora têm!"

    Então, não deixe o espírito natalino e solidário ir embora porque o Natal já passou. Faça (ou continue fazendo) doações e trabalhos beneficentes!

    Notícia de O Dia.

    https://www.vix.com/pt/bdm/estilo/fazer-o-bem-faz-bem

  • Questão com duas Respostas !

    alternativa C e E

  •  um estudo realizado nos EUA por um neurocientista brasileiro revela que a boa ação ativa uma região cerebral que proporciona uma sensação de prazer e bem-estar comparada aos atos de comer chocolate, ganhar dinheiro e fazer sexo.”

    Não está baseada em caso pessoal e sim cientifico . Apesar de que ultimamente só tenho conseguido fazer o Primeiro rs

  • Na alternativa consta apenas COMER e no texto, COMER CHOCOLATE.

    Bem cara de CESPE, isso.

  • a alternativa ( E) fala apenas do ato de comer, se eu como uma alface não sinto prazer algum

  • No Qconcursos não tem apenas perguntas, mas também tem questões.

    Frase acima tão coerente quanto o primeiro período do fragmento de texto.

  • fiquei entre a C e a E e acabei marcando a C.

    C) A tese apresentada é a de que a prática da solidariedade auxilia quem a realiza e quem a recebe.

    Auxilia em que? vago isso!

    Na alternativa E poderia ter sido a opinião pessoal do próprio cientista.

  • O texto fala sobre estudo apenas e não estudo científico então seguindo ao pé da letra a letra D também estaria errada. Apesar do estudo ter sido feito por um médico não se garante no texto que foram utilizados métodos científicos para a realização do mesmo.

  • O texto fala sobre estudo apenas e não estudo científico então seguindo ao pé da letra a letra D também estaria errada. Apesar do estudo ter sido feito por um médico não se garante no texto que foram utilizados métodos científicos para a realização do mesmo.

  • GABARITO E

    "neurocientista brasileiro revela que a boa ação ativa uma região cerebral que proporciona uma sensação de prazer e bem-estar comparada aos atos de comer chocolate, ganhar dinheiro e fazer sexo"

    Ou seja, as atividades cerebrais dos atos de comer chocolate, ganhar dinheiro que já foram previamente mapeados , estimulam a mesma região quando se pratica uma boa ação.

    Tudo comprovado pela ciência.

  • O argumento não é PESSOAL, é IMPESSOAL.

  • A está correta, pois menciona que o tema é solidariedade.

    B está correta, pois o texto explica que ser solidário é bom tanto para quem pratica quanto para quem recebe esse ato de carinho, trazendo a informação de que isso é comprovado cientificamente. 

    C está correta, pois a solidariedade faz bem tanto para quem a pratica quanto para quem a recebe.

    D está correta, pois encontramos essa informação literalmente no texto: “um estudo realizado nos EUA por um neurocientista brasileiro revela que a boa ação ativa uma região cerebral que proporciona uma sensação de prazer".

    E é errada, pois o texto exemplifica o argumento de que ser solidário proporciona a mesma sensação de prazer proporcionada pelo ato de comer chocolate, ganhar dinheiro e fazer sexo. Esses exemplos são de caráter universal e não particular, uma vez que também são comprovações científicas. 

    LETRA E

  • Oi, gente!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais.

    → Baixem os 328 mapas mentais para carreiras policiais + Legislação Facilitada (Lei Seca) + QConcurso = APROVAÇÃO

    Link's:

    Legis: encurtador.com.br/biCDT 

    Carreiras: encurtador.com.br/mIRU3

    Dica:

    12 mapas por dia + 10 questões no QC de cada assunto + Lei Seca com Legis Facilitada =

    → Em 30 dias vc terá estudado os 358 mapas e resolvido mais de 3500 questões. Lei seca completa das carreiras policiais. 

    Fiz esse procedimento em vários concursos e no finalzinho de 2020 foco carreiras policias, aproveitamento melhorou muito!

    Testem aí e me deem um feedback.

  • A) O assunto do texto é a solidariedade.

    B) O ponto de vista sob o qual é tratado o assunto se refere a benefícios trazidos pela prática da solidariedade.

    R = Faz bem;

    ativa uma região cerebral que proporciona uma sensação de prazer e bem-estar comparada aos atos de comer chocolate, ganhar dinheiro e fazer sexo.

    C) A tese (PONTO DE VISTA) apresentada é a de que a prática da solidariedade auxilia quem a realiza e quem a recebe.

    R = Solidariedade não faz bem apenas para quem ajuda, mas também para quem a pratica.

    D) Um argumento apresentado é de base científica, apoiado em estudo de um neurocientista.

    R = E isso, agora, está comprovado cientificamente: um estudo realizado nos EUA por um neurocientista brasileiro.

    E) Um argumento é de caráter pessoal, ao expressar bem-estar no ato de comer, ganhar dinheiro e fazer sexo.

    R = Comparação feita de acordo com o estudo científico.