SóProvas


ID
3005143
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para a elaboração do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia, o preço global de referência será o resultante do custo global de referência acrescido do valor correspondente ao BDI, que deverá evidenciar em sua composição, além da taxa de lucro, as seguintes despesas e taxas:


I. A taxa de rateio da administração central.

II. As despesas com a administração local.

III. Os percentuais de tributos incidentes sobre o preço do serviço, excluídos aqueles de natureza direta e personalística que oneram o contratado.

IV. A taxa de risco, o seguro e a garantia do empreendimento.

V. As despesas com mobilização e desmobilização da obra.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Está correta a questão?

  • Parcelas que compõe o BDI:

    Administração central;

    seguros + garantias;

    Risco;

    Despesa financeira;

    Lucro;

  • Esta no DECRETO 7983/2013

  • Tributos de natureza direta e personalística> CSLL e IRPJ. Nunca entram no BDI. Nunca.

  • ITENS QUE COMPÔEM O BDI: além de seguro, risco e lucro...

    - ISS (Imposto sobre serviços) - É um tributo municipal; assim sendo, sua alíquota não é a mesma para todo o País. Ela varia, conforme o Município, desde aqueles que isentam a construção civil do tributo até os que a taxam com percentuais, que variam na faixa de 2,0% a 5,0% sobre o valor da obra. Tendo em vista essa circunstância, o SICRO adota alíquota média de 3,5%, para fazer face a esta despesa. Entretanto, cabe ao projetista, por ocasião da elaboração de um orçamento real, relativo a uma obra bem definida, verificar a alíquota real de ISS a ser paga.

    - Administração Central - Cada operação que o executor realiza deve absorver uma parcela dos custos relativos à sua administração central. Tais custos envolvem, entre outros: honorários de diretoria, despesas comerciais e de representação, administração central de pessoal, administração do patrimônio, aluguéis da sede, comunicações, materiais de expediente, treinamento e desenvolvimento tecnológico, viagens do pessoal lotado na sede etc., É um valor extremamente difícil de ser determinado por via analítica, pois depende do porte da empresa, de sua estrutura organizacional, de sua política de negócios e, ainda, do volume de obras que está realizando, ou seja, da composição do seu faturamento, sobre o qual recai este ônus.

    Despesas Diversas: veículos leves para transporte de pessoal, combustível e manutenção; energia elétrica para iluminação pública e domiciliar; cópias xerográficas e heliográficas; telefonemas; telex; fotografias; fax; material de escritório; medicamentos; consultoria externa; aluguéis; segurança: polícia e vigilância; seguro saúde.

    - Custos Financeiros – Resultam da necessidade de financiamento da obra por parte do executor, que ocorre quando os desembolsos mensais acumulados forem superiores às receitas acumuladas. Tais custos são calculados como um percentual equivalente à taxa de juros básicos do Banco Central (SELIC), aplicado sobre o preço de venda menos a margem, durante um mês. As despesas financeiras decorrentes de inadimplência do contratante, por serem eventuais, não podem ser consideradas na elaboração dos custos referenciais do DNIT.

    ___________________________________________________________________________________________

    Os tributos de natureza direta e personalística são: Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) e Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).

  • A questão exigiu conhecimento a respeito da composição de elementos em orçamento de obras.
     
    O BDI é um percentual composto de gastos que não estão relacionados com a execução direta da obra, mas que representarão parte do custo da obra para o construtor, e por isso devem ser incorporadas no preço de venda.

    Dentre os itens que compõem o BDI, podemos citar:

    • administração central;
    • imprevistos e contingências;
    • custo financeiro;
    • seguro e garantias;
    • risco;
    • lucro;
    • impostos sobre o preço de venda, excluídos aqueles de natureza direta e personalística;
     
    Vale acrescentar que as despesas com administração local (Alternativa II) e de mobilização e desmobilização (Alternativa V) são acrescidas, respectivamente, ao custo indireto e direto da obra, e não ao BDI.

    Gabarito do Professor: Alternativa C.