-
Esta questão foi de alto grau de dificuldade, por se tratar de um assunto muito específico – CORREÇÃO DE ERRO SISTEMÁTICO. Por isso, vamos revisar todos os conceitos envolvidos.
Após definir a estratégia de medição para aumentar as chances de atingir os valores extremos do mensurando, as medições são efetuadas. A indicação média corrigida é calculada “I”. A variabilidade das indicações é estimada pela incerteza-padrão das indicações “u”. Nesse caso, a incerteza-padrão corresponde ao desvio-padrão resultante da ação combinada das variações do mensurado e dor erros aleatórios do sistema de medição simultaneamente. Veja a figura a seguir, a qual demostra graficamente a formação do resultado da medição “RM” para este caso.
Assim, o resultado-base “RB” corresponde à média das várias indicações, à qual é somada a correção “C”. A incerteza de medição é calculada a partir do produto entre a incerteza-padrão “I” e o respectivo coeficiente “t” de Student, que resulta na faixa que enquadra as variações resultantes da ação combinada das variações do mensurando e o erro aleatório do processo de medição, conforme mostra a equação a seguir, a qual sintetiza os cálculos a serem efetuados.
Essa equação pode ser representada graficamente pela figura seguinte:
Portanto, a resposta da questão é a letra (D).
Resposta: D
-
Depois de ler o assunto. Baseado no livro texto em que a questão foi elaborada. Poderia ter tido recurso essa questão...
Ele pergunta: "resultado da medição, com correção de erro sistemático"
O valor da correção (C), que pode ser tanto negativo como positivo representa a subtração da média dos "n" resultados subtraído de um valor de referencia-padrão. Também chamado de tendência (Td). Essa correção é o erro sistemático, ou dito tb no livro como erro previsível. Então a resposta seria: RM = I + C, somente. Por ser perguntado a correção do erro sistemático. o valor "t . u" é a parcela do erro aleatório. t de student multiplicado pela incerteza-padrão
-
Adriano Grilo, a tendência e a correção, apesar de relacionados, são conceitos diferentes. Veja:
A Tendência é uma estimativa do erro sistemático e corresponde á diferença entre a média das indicações obtidas de um processo de medição e um valor de referência. Dada por: Td = Valor médio - Valor Convencional
A Correção é a constante aditiva que, quando somada à indicação, compensa o erro sistemático de um sistema de medição. Dada por: C = - Td.
Bons estudos!
-
O erro sistemático corresponde a parcela previsível do erro. Corresponde ao erro médio. Defina-se de Correção como a constante que deve ser adicionada para corrigir os erros sistemáticos do sistema de medição. A correção é:
C = VVC - Imedio
VVC = valor verdadeiro convencional
Imedio = media das indicações
Correção é uma constante aditiva que, quando somada á indicação, compensa o erro sistemático de medição.
Repetitividade é a probabilidade de que um valor do erro aleatório esteja, de fato, dentro de um intervalo.
A ideia básica é que quanto mais dados forem usados para estimar o desvio padrão melhor será confiabilidade da estimativa realizada. Entretanto, poucos dados levam a uma estimativa pobre, incerta. Para compensar ao número limitado de amostra, a repetitividade deve ser multiplicado por uma espécie de "coeficiente de segurança". Esse número é o fator t-student.
Re = ± t · u
t coeficiente de t Student para 95,45% de probabilidade e n - 1 graus de liberdade
u incerteza -padrão obtida a partir da amostra n-1 graus de liberdade.
RM = I + C ± t · u