SóProvas


ID
3006235
Banca
BIO-RIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um bibliotecário fez um estudo de usuário em sua unidade de informação, adotando a abordagem alternativa, centrada no usuário. Esse estudo permitiu identificar:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Araújo (2010, p. 18):

    Dos vários aspectos levantados pelas contribuições destas teorias emana então um novo modelo para os estudos de usuários, denominado “paradigma alternativo”, que vê a informação como algo construído por seres humanos e os usuários como seres que estão constantemente construindo, como seres livres na criação de situações. Esse modelo foca sua compreensão no uso da informação em situações particulares, centrando-se no usuário, examinando o sistema somente como este é visto pelo usuário. Pergunta mais questões do tipo “como”. (DERVIN; NILAN, 1986, p. 16) .

    Gab. A

    ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Abordagem interacionista de estudos de usuários da informação. PontodeAcesso, Salvador, v. 4, n. 2, p. 2-32, set. 2010. Disponível em: www.pontodeacesso.ici.ufba.br

  • Abordagem Tradicional: estudos voltados ao sistema, com enfoque ao suporte ou às ferramentas (tecnologias), com dados quantitativos como número de empréstimos, de consultas, circulação de periódicos e análises de questões de referência; 

    Abordagem Alternativa: de cunho cognitivo, caracterizava-se por estudos centrados no usuário da informação, com métodos de pesquisa das ciências sociais tais como: a observação, entrevistas, questionários ou diários; levantamento de opiniões, pesquisa de survey, análise e solução de tarefas, técnica do incidente crítico, método Delphi, estudo de comunidades (grupo focal).

  • Alternativa – foco no comportamento do usuário em relação à informação.

    Também é conhecida como “centrada no usuário ou abordagem da percepção do usuário”.  [...] se caracterizou por estudos centrados no usuário da informação, com base nos métodos e técnicas de coleta de dados mais utilizados nas pesquisas das ciências sociais, tais como: a observação, entrevistas, questionários, levantamentos de opiniões, levantamentos (surveys), análise da tarefa, grupo focal, entre outros.

    (CUNHA; AMARAL; DANTAS, 2015, p. 64, 82).