-
GABARITO: LETRA C
O problema de distribuição estaria vinculado a um déficit de demanda efetiva (por bens e serviços) no mercado, criado pela sobreoferta de força de trabalho não absorvida pela esfera produtiva. Isto é, com o desenvolvimento das forças produtivas (ou, na interpretação keynesiana, em função do ainda insuficiente desenvolvimento), um contingente da população fica excluído do mercado de trabalho, e ao não poder vender sua força de trabalho, não tem fonte de renda que lhe permita adquirir no mercado bens e serviços. Para enfrentar esse hiato, segundo Keynes, o Estado deve passar a intervir em dois sentidos: (a) responder a algumas necessidades (carências)/demandas dessa população carente; (b) criar as condições para a produção e o consumo, incentivando a uma contenção do desemprego ou uma transferência de renda (seguridade social e políticas sociais). Promove-se o chamado "círculo virtuoso" fordista-keynesiano.
REFERÊNCIA: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282012000200004
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
LETRA "D"
-
D manifestações de carência.
-
Nessa linha Iamamoto (2009, pág. 319) explicita que “Para o Serviço Social, as demandas da população cliente também não são vistas como direitos, mas como manifestações de carências. O atendimento, especialmente a distribuição de auxílios materiais, se faz acompanhar de uma pressão moral que tem por horizonte impedir as acomodações e afirmar a ausência de alternativas fora de um comportamento racional e equilibrado”.
Referência: Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. Marilda Iamamoto e Raul de Carvalho. 29ª edição. Cortez. São Paulo.
CUIDADO com os comentários que trazem referências 'erradas', muitas vezes não ajudam só atrapalham.
Beijos!
-
De acordo com Iamamoto&Carvalho " Para o Serviço Social, a partir de outro prisma, as demandas da população-cliente também não são vistas como direitos, mas como manifestações de carências." Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. (página 319)
Gabarito: D
Vem me seguir no instagram e receba muitas dicas para concursos @profalucianafarias