SóProvas


ID
3007294
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Moraes (2015), a dinâmica que nos permite trabalhar o conhecimento de modo transdisciplinar pode ser detalhada na Matriz Geradora de Finalidades Educativas com as seguintes propostas de dimensões:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Moraes (2015), a dinâmica que nos permite trabalhar o conhecimento de modo transdisciplinar pode ser detalhada na Matriz Geradora de Finalidades Educativas com as seguintes propostas de dimensões:

    Cognitiva,

    Emocional e psicofísica;

    Ecossocial e planetária;

    Ontológica,

    Antropológica e ecoespiritual;

    Criativa e estética.

    • Disciplinaridade: Conteúdos organizados de acordo com concepções de ciência, tempo e espaço, articulando concepções pedagógicas de organização de currículo e do ensino, os conteúdos podem ser organizados em unidades didáticas.
    • Multidisciplinaridade: seria a conjugação, um ponto parcial de algumas disciplinas tendo em vista os pontos de encontro dessas disciplinas. Ex: Ponto de encontro entre história e geografia: O tempo e o espaço. Entretanto, sem levar os sujeitos em conta, apenas as disciplinas. 

    Referência QConcurso: Ocorre quando há mais de uma área de conhecimento em um determinado projeto ou propósito, mas cada uma destas disciplinas mantém seus métodos e teorias em perspectivas. Serve para resolver problemas imediatos e não possui foco na articulação e nos ganhos colaborativos. Elas não possuem articulação entre si.

    • Interdisciplinaridade: Não existe uma definição única para interdisciplinaridade. Ela nasce das pessoas frente à atitude frente ao conhecimento. Como transformar atitudes em fazeres?

    A interdisciplinaridade é o encontro entre 2 ou mais disciplinas para se pensar um programa ou projeto de estudos. Construir os conhecimentos de forma não segregada Precisamos olhar para os sujeitos e construir a partir do sujeito. 

    Referência Qconcursos: Mais de uma disciplina se une em um projeto comum, com um planejamento que as relacione. Durante o processo, estas áreas trocam conhecimentos e enriquecem ainda mais as possibilidades. Como resultado, há um novo saber, menos fragmentado e mais dinâmico. Esta visão dá significado à experiência escolar.

    • Transdisciplinaridade: Método para chegar lá, Japiassú: Ultrapassar o sujeito e conteúdo para a construção do conhecimento ser transversal, precisa cultivar as paixões escondidas no coração das pessoas, como faz isso? Elevação espiritual. 

    Referência QConcursos: Trata-se de um nível bem superior e complexo de integração contínua e ininterrupta dos conhecimentos tal como conhecemos hoje. Neste caso, não há mais disciplinas segmentadas, mas o propósito da vida e do conhecimento é a relação complexa dos diversos saberes sendo que nenhum é mais importante que o outro. É um processo dialógico onde as relações disciplinares não estão mais em foco, não são mais importantes.

    Ex de escola que adotou: Escola da Ponte (Portugal)

    • Transversalidade: São campos férteis para a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade em concordância com as áreas do conhecimento, pois, ao usar a criatividade de maneira a preservar os conteúdos programáticos vinculam-se aos contextos, que podem ter evidência prática na vida real, social e comunitária do aluno. São disciplinas que perpassam todas as disciplinas e grandes áreas do conhecimento, como por exemplo: Consumo consciente, ética, etc.
    • Pluridisciplinaridade: aglutinar as disciplinas e criar uma nova disciplina. Entre a inter e a trans pois tem relação entre as disciplinas mas não é muito concreto, planejada.