SóProvas


ID
3007978
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Robbins (2010), uma equipe de trabalho é um grupo em que os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais. Nesse sentido, o autor descreve os tipos mais comuns de equipes em uma organização. Um desses tipos é tão amplamente utilizado que torna-se difícil imaginar uma organização de grande porte sem ele. Tal modelo de equipe é formado por um grupo de funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa e que se juntam para cumprir uma tarefa. Assinale a opção que apresenta o tipo de equipe descrito.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 300-302),

    • Equipes de resolução de problemas: grupo de 5 a 12 funcionários do mesmo departamento, que se reúnem algumas horas por semana para discutir formas de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho.

    • Equipes autogerenciadas: grupo de dez a 15 funcionários que assumem muitas das responsabilidades de seus antigos supervisores.

    • Equipe multifuncional: grupo de funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa.

    • Equipes virtuais: grupos que usam a tecnologia da informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos, e permitir que eles atinjam um objetivo comum.

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

  • De acordo com Robbins, existem 4 tipos de equipes:

    a) Equipes Autogerenciadas (Autodirigidas): São formadas por um grupo de funcionários (normalmente, de 10 a 15 pessoas) que realizam trabalhos interdependentes (ou muito relacionados). Os membros da equipe autogerenciada acabam assumindo muitas das responsabilidades que eram de seus antigos gestores. As atividades das equipes autogerenciadas incluem o planejamento, a delegação de tarefas, a tomada de decisões e a implementação das ações para a solução dos problemas. As equipes autogerenciadas são equipes independentes, que assumem atividades gerenciais tradicionais (como planejamento, avaliação de desempenho, admissão de pessoal, etc).

    b) High performance team: não consta no livro de Robbins, Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro.

    c) Equipes Multifuncionais (Funcionais Cruzadas / Cross-Functional / Interdisciplinares / Interfuncionais): São formadas por um grupo de funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes unidades organizacionais (diferentes departamentos), que se unem para desempenhar determinada tarefa. De acordo com Robbins, “as equipes multifuncionais representam uma forma eficaz de permitir que pessoas de diferentes áreas de uma empresa, ou até de diferentes empresas, possam trocar informações, desenvolver novas ideias, solucionar problemas e coordenar projetos complexos”.

    d) Equipes de Resolução de Problemas: São formadas por um pequeno número de funcionários (normalmente, de 5 a 12 funcionários), todos do mesmo departamento, que se reúnem durante algumas horas por semana para discutir formas de melhorar a eficiência, a qualidade e o ambiente de trabalho. Os membros trocam ideias e oferecem sugestões de como os métodos e processos podem ser melhorados. São equipes que apenas fazem sugestões de como solucionar os problemas (ou seja, não possuem autonomia para implementar as ideias).

    e) Equipes Virtuais (Em Rede): São formadas por um grupo de pessoas que se encontram geograficamente dispersas e utilizam ferramentas da tecnologia da informação para se comunicar à distância e alcançar seus objetivos. A comunicação pode se dar através de email, videoconferência, chats, etc