GABARITO: LETRA B
? Os projetos são as traduções de intenções, idéias e concepções em ações com consequências diretas sobre a realidade. Os projetos sociais são projetos coletivos; mas seu traço peculiar reside no fato de se constituírem como projetos macroscópicos, como propostas para o conjunto da sociedade, porém no atual contexto brasileiro, há risco de as organizações da sociedade civil caírem na armadilha de encarar projetos como substitutos à ação social do Estado.
? FONTE: http://www.eeffto.ufmg.br/biblioteca/1792.pdf
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! RUMO À APROVAÇÃO!
a) a intervenção via projetos não é vantajosa para gerenciar iniciativas de desenvolvimento de caráter mais técnico, como a construção de escolas ou estradas, por exemplo. (É mais vantajosa)
b) no atual contexto brasileiro, há risco de as organizações da sociedade civil caírem na armadilha de encarar projetos como substitutos à ação social do Estado.
c) a divisão em ciclos de vida interpõe linearidade ao projeto e favorece a autonomia das etapas, além da sua desintegração na fase de avaliação. (O ciclo de vida do projeto não é linear, porém as etapas são articuladas, logo não há desintegração na fase de Avaliação).
d) a necessária formatação em sucessão de passos lógicos encadeados, favorece a estruturação em torno da relação de causa e efeito, não enfatizando o controle de resultados. (MARCO LÓGICO - enfatiza o controle dos resultados, efeitos e impactos do projeto, porém não explica o porquê das mudanças observadas.)
e) a tendência mais favorável aos resultados mais duradouros, apesar do sutil equilíbrio com os resultados de curto prazo, esmorece os primeiros êxitos observados. (tendência mais favorável aos resultados de curto prazo, em função das expectativas dos financiadores)