SóProvas


ID
3008686
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre o processo conhecido por espiral do conhecimento, responsável pela gestão do conhecimento em uma organização, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Socialização

    É a conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito. Para ele ocorrer é preciso que haja uma interação entre indivíduos que, de alguma forma estimulados, passam a compartilhar seus conhecimentos, ou seja, suas habilidades, experiências, idéias, percepções, etc. Um indivíduo pode adquirir este conhecimento de outro, mesmo sem usar alguma linguagem, pois pode ser adquirido através da observação, imitação ou prática. Um bom exemplo seria a relação existente, numa empresa, entre um estagiário e o seu orientador.

    Externalização

    É a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito. Ou seja, busca-se transformar o conhecimento do indivíduo em um conhecimento articulado e transmissível.

    A idéia é que o indivíduo transmissor expresse o seu conhecimento tácito em uma linguagem escrita ou alguma representação (por exemplo: gráficos, símbolos ou outros recursos) de forma que se consiga passar este seu conhecimento a outro indivíduo dito receptor.

    Este processo é muito importante dentro do processo de conversão do conhecimento, pois ele cria conceitos novos e explícitos, a partir do conhecimento tácito. É através da ´externalização´ que a organização poderá conseguir mapear o conhecimento tácito e torná-lo aplicável aos seus processos.

    Combinação

    É a conversão do conhecimento explícito em conhecimento explícito. É possível quando os conhecimentos explícitos existentes podem ser combinados para gerar um novo conhecimento. Isto pode acontecer quando indivíduos combinam ou trocam conhecimentos através de e-mails, reuniões, documentos e até em conversas informais.

    Um exemplo é quando um analista desenvolve um trabalho, como um resumo de vendas / indicadores, baseado em informações que coletou em diversas áreas da organização e o apresenta aos gerentes em uma rotineira reunião semanal. O trabalho gerado representa um novo conhecimento, pois resume informações de variadas fontes. Isto quer dizer que a ´combinação´ consiste em gerar novos conhecimentos através de processos de acréscimo de informações, classificações ou mesmo categorização do conhecimento explícito apresentado.

    Internalização

    É a conversão do conhecimento explícito em conhecimento tácito. Ele é criado através da interpretação dos conhecimentos explícitos que estão em manuais, livros, normas, comunicados e diversos tipos de documentos que estão na empresa.

    Ele influencia diretamente a cultura do indivíduo receptor, podendo modificar seu comportamento profissional e até mesmo pessoal.

    A ´internalização´ pode ser classificada como a forma de obter o conhecimento tácito ou ´know-how´, que deverá ser colocado em documentos visando a facilitar a transferência para outras pessoas.

    fonte: https://imasters.com.br/carreira-dev/gestao-do-conhecimento-a-espiral-do-conhecimento

  • Gabarito Letra E

    Os professores da Universidade de Hitotsubashi, Nonaka e Takeuchi, desenvolveram um modelo de gestão do conhecimento em 1995 que denominaram a espiral do conhecimento que mostra os quatro modos de conversão (Socialização, Internalização, Combinação e Externalização) do conhecimento responsáveis pela aprendizagem e inovação individual, das equipes de trabalho e da organização.A metodologia parte do pressuposto de que existem duas formas principais de conhecimento, o tácito e o explícito.

  • Como funciona a Espiral do Conhecimento

    A metodologia parte do pressuposto de que existem duas formas principais de conhecimento, o tácito e o explícito.

    Conhecimento tácito: são as experiências e os aprendizados adquiridos ao longo da vida e, por isso, têm natureza subjetiva. A palavra “tácito” vem do latim e significa silencioso.

    Conhecimento explícito: é aquele formalizado em textos, vídeos, artigos, documentos ou qualquer outro tipo de registro que detalhe e explique as lições principais. Também de origem latina, a palavra “explícito” significa declarado, dito.

    Essa metodologia se divide em quatro partes, são elas:

    1 SOCIALIZAÇÃO: Conversão de conhecimento tácito de uma pessoa para conhecimento tácito de outra pessoa, por meio das interações sociais.

    2 EXTERNALIZAÇÃO: Conversão do conhecimento tácito em explícito, com a preocupação de criar algum tipo de registro.

    3 COMBINAÇÃO: A combinação é um momento crucial para a inovação, uma vez que ocorre a partir da mistura ou da combinação de conhecimentos explícitos, com o objetivo de gerar novo aprendizado. É a conversão do conhecimento explícito individual para conhecimento explícito compartilhado.

    4 INTERNALIZAÇÃO: Conversão do conhecimento explícito em tácito novamente. Ou seja, é a interpretação que se faz de documentos, textos e registros, com base na experiência pessoal de cada um.

  • a) Preocupa-se com o gerenciamento de ativos tangíveis da organização, que, apesar de gerar aprendizado, não trazem benefício econômico para a organização. O conhecimento é um ativo intangível que traz vantagem econômica e competitiva para a organização.

    b) Estimula o conhecimento tácito que é transmitido em linguagem formal, codificada e sistemática. O conhecimento tácito é transmitido informalmente através de experiências e da prática.

    c) Possibilita a socialização, com o objetivo de criar a habilidade necessária para as tarefas e convertê-las em competência, por meio de reuniões informais. A socialização não objetiva necessariamente a criação de habilidades, ela ocorre por vezes espontaneamente e pode gerar tanto habilidades como conhecimentos, e as reuniões informais é apenas um dos meios em que se dá a socialização.

    d) Divulga o conjunto de dados e informações que passaram por um tratamento para serem dotados de relevância e propósito. Nem todos os dados repassados numa organização passam por um tratamento, a socialização é uma etapa que por vezes ocorre espontaneamente e naturalmente sem a interferência da formalidade e da intencionalidade.