-
Gab. B
A avaliação participativa por objetivos é democrática, participativa, envolvente e motivadora. Suas etapas são:
- Formulação de Objetivos consensuais (gerente e funcionário);
- Comprometimento pessoal para alcançar os objetivos conjuntamente formulados;
- Negociação dos recursos e meios necessários para alcançar os objetivos;
- Desempenho (funcionário escolhe seus meios de alcançar os objetivos);
- Monitoração constante dos resultados (auto-avaliação, se necessário o gerente o auxilia);
- Retroação intensiva e contínua (funcionário precisa saber avaliar como está seu trabalho).
-
GAB B
b) Avaliação Participativa por Objetivos
Estabelecer os objetivos → elaborar estratégias e planejamentos para que os resultados e melhorias comecem a surgir.
Para que o resultado seja extraordinário, os colaboradores farão parte desse momento.
a) Avaliação 360 graus também conhecida como feedback 360º, permite a avaliação do funcionário por todos a sua volta, como superiores, subordinados, prestadores de serviços, clientes, e pelo próprio avaliado.
c) Avaliação por Escala Gráfica. É um método baseado em uma tabela de dupla entrada, onde nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho. Os fatores de avaliação constituem em comportamentos e atitudes selecionados e valorizados pela organização. Avalia o desempenho das pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Utiliza-se um formulário de dupla entrada, na qual as linhas horizontais representam os fatores de avaliação do desempenho, enquanto as colunas verticais representam os graus de variação daqueles fatores. Cada fator é definido em uma descrição sumária, simples e objetiva. Quanto melhor a descrição, maior será a precisão do fator. Definindo os fatores de avaliação, o segundo passo é a definição dos graus para definir as escalas de variação do desempenho em cada fator de avaliação. Geralmente, utilizam-se três, quatro ou cinco graus de variação (ótimo, bom, regular, sofrível e fraco) para cada fator.
d) Avaliação por Listas de Verificação.
Método tradicional baseado na relação de fatores de avaliação a serem considerados (check-lists) para cada colaborador avaliado.
Funciona como uma espécie de lembrete para que o gestor possa avaliar as características principais de um funcionário.
e) Avaliação por escolha forçada.
O desempenho é avaliado através de blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento, tais como condições de progredir; conhece bem as normas da empresa; tem dificuldade para tomar decisões; trabalha com afinco mesmo na ausência de seu gestor; não se comunica bem; adapta-se bem a situações novas, entre outras.
Cada bloco é composto de duas, quatro ou mais frases.
O avaliador deve escolher, dentre as frases oferecidas, aquelas (em geral uma ou duas) que mais se aplicam ao desempenho do avaliado.
Ou, alternativamente, escolher a frase que mais representa o desempenho do funcionário e a frase que mais se distancia dele.
https://administradores.com.br/artigos/avaliacao-do-desempenho-por-competencias
Wikipédia
https://www.empreendedorcurioso.com/planilha-de-avaliacao-de-desempenho-de-funcionario/metodo-competencia-potencial/
https://www.empreendedorcurioso.com/planilha-de-avaliacao-de-desempenho-de-funcionario/metodo-competencia-potencial/
-
Profissional + Gestor = Avaliação Participativa por Objetivos (APPO).
-
Gabarito : b)Avaliação Participativa por Objetivos.
A APO avalia o desempenho da organização a partir dos números que esta apresenta, o que gera comunhão entre funcionários e superiores para que atinjam e/ou superem seus objetivos, além de auxiliar no processo de previsão organizacional.
-
CHEFE + EMPREGADO = COLABORAÇÃO
-
Gabarito: B
A avaliação participativa por objetivos: (Gerente e Funcionário).
-
-
O método de avaliação de desempenho democrático, que enfatiza o a participação do avaliado é a Avaliação Participativa por Objetivos (APPO) – alternativa B. Este método baseia-se em um processo de seis etapas:
(1) Formulação de objetivos consensuais;
(2) Comprometimento pessoal quanto ao alcance dos objetivos conjuntamente formulados;
(3) Negociação sobre a alocação de recursos e meios necessários para o alcance dos objetivos;
(4) Desempenho;
(5) Constante monitoramento dos resultados e comparação com os objetivos formulados;
(6) Retroação intensiva e contínua avaliação conjunta e interativa.
Vamos aproveitar a questão para revisar os demais métodos de avaliação de desempenho:
Alternativa A: Avaliação 360º é um método de avaliação que é feita de modo circular por todos os elementos que possuem alguma forma de interação com o avaliado. Dessa forma, participam da avaliação, por exemplo: superior, colegas de trabalho, fornecedores, clientes e todas as demais pessoas que estão ao redor do avaliado (daí o nome de 360º).
Alternativa C: Métodos de Escalas Gráficas é o método baseado em uma tabela de dupla entrada: nas linhas temos os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho.
Alternativa D: Listas de verificação consiste em um método tradicional de avaliação de desempenho em que a avaliação é feita baseada em uma relação de fatores de avaliação a respeito de cada funcionário. Cada um dos fatores recebe uma avaliação quantitativa. Na prática, é uma simplificação do método das escalas gráficas com uma abordagem quantitativa.
Alternativa E: A Avaliação por escolha forçada consiste em avaliar o desempenho por meio de blocos de frases descritivas que focalizam certos aspectos do comportamento. Em cada bloco, existem de duas, três ou quatro frases e cabe ao avaliador escolher a frase que melhor descreve o desempenho do avaliado. Ou então, escolhe duas frases: a que melhor representa o desempenho do avaliado e a frase que mais se distancia do desempenho do avaliado
Gabarito: B
-
GAB B
SÃO MÉTODOS MODERNOS DE AVALIAÇÃO DE PESSOAS:
- Avaliação 360 graus ou circular;
- Avaliação participativa por objetivos (APPO);
- Avaliação de competências;
- Avaliação de competências e resultados;
- Avaliação de potencial;
- Balanced scorecard.
AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA POR OBJETIVOS (APPO): No método de avaliação participativa por objetivos, a avaliação do desempenho começa não pela apreciação do passado, mas pela focalização no futuro, é mais orientada para o planejamento do desempenho futuro do que para o julgamento do desempenho passado. Segundo Chiavenato a avaliação participativa por objetivos busca orientar o desempenho para metas e objetivos previamente negociados ( chefe e o subordinado) e fixados, procura cercar o colaborador de todos os recursos necessários para a sua adequada consecução, procura medi-lo com parâmetros adequados e comparativos e, sobretudo, procura dar-lhe consistência pela constante retroação e avaliação contínua.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
-
Gab: B
APPO - Avaliação participativa por objetivos
Sistema de gestão do desempenho no qual participam ativa e proativamente o colaborador e o seu gestor.