SóProvas


ID
3009199
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“As enchentes têm-se repetido de forma devastadora nesse ano de 2015 em São Paulo. Vidas, patrimônios, a saúde e o cotidiano de milhões de cidadãos são, a cada chuva de verão, consumidos em águas pútridas e lamacentas de forma trágica”.

Uol, 28/03/2015.


A forma verbal “têm-se repetido” indica que

Alternativas
Comentários
  • Pra mim o gabarito deveria ser alterado para letra D

  • Na verdade, não há gabarito plausível para essa questão.

    A - as enchentes em São Paulo foram devastadoras por todo o ano de 2015.

    Reportagem feita pela Uol, 28/03/2015. logo, não teria como dizer que foi o ano todo.

    Letra D diz nos últimos anos, sendo que é só de 2015 que a reportagem se refere.

  • "têm-se repetido... ESSE ANO". Sucessões de enchentes neste ano, nao esta comparando com os anos passados

  • Por todo o ano?????????

    A reportagem é de MARÇO!!!

  • Sublinha pra sacanear ne ?So pode !

  • Pensei em marcar a letra D, mas no decorre da frase o termo indicativo NESSE me fez refletir e marquei a alternativa A, que é o gabarito.

  • Examinador entendeu o que quis né...

    Se vacilar nem ele gabaritava a própria prova kkkj

  • Gabarito''A''.

     Indica que:

    A) as enchentes em São Paulo foram devastadoras por todo o ano de 2015 <==> O contexto=> As enchentes têm-se repetido de forma devastadora nesse ano de 2015 em São Paulo.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • NESSE remete a termo anterior.Não??? Fui de D achando que se tratava de anos passados também :(

  • eu marquei a alternativa D e não entendo como errada, como os colegas já disseram acima a reportagem é de março. Vou pedir ajuda aos universitários do QC

  • O que confundi é a data postada (março) e na matéria diz POR TODO ANO. Fui na D também!
  • KKKK FGV É COISA DO DIABOOO

    ERREI MAIS DESISTIR JAMAIS!

  • 1) "a cada chuva de verão"

    2) "por todo o ano de 2015."

    Só pode escolher um.

  • Impossível marcar a letra A. Deveria ser anulada.

  • pra mim Gab. B : os prejuízos causados pelas enchentes têm sido imensos.

    Vidas, patrimônios, a saúde e o cotidiano de milhões de cidadãos são consumidos em águas pútridas e lamacentas de forma trágica

    porque essa A não nada a ver

    D diz nos últimos anos, sendo que é só de 2015 que a reportagem se refere

  • Quando passa o período de chuvas dizemos,"choveu muito esse ano,"mesmo sem acabar o ano, pois teoricamente a partir de março costuma ser mais seco. Viajei , mas foi o raciocinio que usei p dar mais sentido ao gabarito.

  • Quer dizer que choveu de janeiro a dezembro, e em todos os 12 meses ocorreu enchentes? No meu entendimento é isso que significa "por todo o ano de 2015".
  • “As enchentes têm-se repetido de forma devastadora nesse ano de 2015...

    Entendo que existem questões da FGV que nem com pacto você entende, mas essa está clara, "têm-se repetido nesse ano de 2015".

    Além do mais, todas as outras 4 alternativas extrapolam o texto. As vezes procuramos cabelo em ovo, nem levei em conta essa data de matéria, me atentei apenas ao texto.

  • nao tem pq ser a letra D . O texto fala "nos últimos anos"

    Fiquei entre a A e B.

    Questão polemica

  • GABARITO: LETRA A.

    "têm-se repetido... ESSE ANO". Sucessões de enchentes neste ano, nao esta comparando com os anos passados.

  • Deixa eu ver se entendi

    a reportagem é de março de 2015 e o gabarito informa que as enchentes ocorreram por todo o ano de 2015.

    O mais bizarro é gente querendo justificar essa maluquice. Sorte na hora de escolher alternativa não significa que vc sabe interpretar.

  • Acertei pq fui por eliminação, mas fiquei com muita dúvida entre A e B.

    Questão bizarra!

  • Concordo com o Tiago, impossível ter uma alternativa correta. Não diz machente que choveu DURANTE TODO O ANO DE 2015!

  • FGV fazendo o que sabe fazer de melhor. Questão sem sentido.
  • FGV ama intertextualidade! Fui curioso e busquei a matéria completa, a própria chamada da matéria diz que as enchentes continuarão, creio que a FGV cobrou do candidato conhecimentos relacionados à matéria em si.

    A matéria toda praticamente garante que as enchentes vão continuar por todo o ano.

  • Gente, o examinador pediu só a forma verbal.

    A forma verbal “têm-se repetido” indica que

    Logo, por eliminação a letra A é a menos errada hehehe

  • gab. deveria ser o o B

  • Uma das interpretações possíveis é que, a cada verão (ao menos em um período no ano), as enchentes decorrentes das chuvas têm-se repetido em São Paulo, a exemplo "desse ano Y". Por esse motivo, a A estaria incorreta.

  • A alternativa A foi a primeira que eliminei, porque a matéria é de Março, então com que respaldo posso afirmar que as enchentes ocorreram durante O ANO TODO? Rss. Não faz sentido. Continuo com a letra B.

  • Vidas, patrimônios, a saúde e o cotidiano de milhões de cidadãos são, a cada chuva de verão, consumidos em águas pútridas e lamacentas de forma trágica.

    Como posso afirmar que vai durar o ano todo, se o próprio texto enfatiza o fato de ser as chuvas de verão as causadoras do prejuízo?

    Se entendermos que todo o ano de 2015 seja referência a parte do ano decorrida até a publicação da matéria.

    Essa inferência também é possível. Exemplo:

    Posso dizer em julho: - Esse ano todo tem chovido muito pouco, não é?

    Observe que ao dizer o ano todo, não se trata dos 12 meses do ano, mas somente dos meses decorridos até a data do momento em que se fala.

    Eu errei a questão e essa foi a única forma que consegui aceitar a alternativa A como resposta.

  •  a) as enchentes em São Paulo foram devastadoras por todo o ano de 2015. Gabarito, na falta de opção melhor..

     

     b) os prejuízos causados pelas enchentes têm sido imensos.  A informação dessa alternativa está correta, mas o termo destacado se refere a enchentes, e não aos prejuízos.

     

     c) ocorreram muitas mortes nas enchentes paulistanas. Mesmo comentário da b.

     

    d) nos últimos anos, em São Paulo, as enchentes têm-se repetido. O texto tá se limitando ao ano de 2015.

     

    e) as enchentes em São Paulo têm modificado sua intensidade. Se têm--se repetido, não têm-se modificado..

  • Absurdo a resposta ser a A. "Por todo ano de 2015"??? O texto nem dá a entender isso, pois ele diz chuvas de VERÃO "Vidas, patrimônios, a saúde e o cotidiano de milhões de cidadãos são, a cada chuva de verão, ".

    Pra ser por todo ano de 2015 teria que chover de JANEIRO a DEZEMBRO de 2015.

    A melhor resposta seria a B.

  • Galera, a data da pública é irrelevante. Tal post foi escrito devido uma sucessão de acontecimentos muito frequente e causadores de prejuízo em São Paulo, no ano de 2015.

  • Galera, a data da pública é irrelevante. Tal post foi escrito devido uma sucessão de acontecimentos muito frequente e causadores de prejuízo em São Paulo, no ano de 2015.

  • POR TODO O ANO.

    TODO = que não falta nenhuma parte; inteiro, completo, total.

  • PALHAÇADA! Concordo com o que eu ouvi esses dias que a FGV elabora essas questoes dúbias para fazer os candidatos errarem e vende o gabarito. SÓ PODE!

  • O problema da B é o adjetivo "imenso": é uma interpretação pessoal e não se depreende isso do texto.

    "as enchentes em São Paulo foram devastadoras por todo o ano de 2015."

    -> todas que ocorreram nesse ano foram dessa maneira, sem exceção.

    -> não que aconteceram em todos os meses de 2015.

    POR todo o ano =/= EM todos os meses.

    se seguíssemos essa dedução, poderíamos dizer o seguinte e cairíamos num dilúvio:

    POR todo o ano -> EM todos os dias do ano.

  • Pessoal, tive como base pra marcar a letra B a data da matéria que é 28/03, ou seja, começo do ano. Como poderia ser a letra A, se essa diz que foi "por todo ano"......

     

  • Mas como é que o texto diz que as enchentes têm sido devastadoras durante TODO O ANO DE 2015 se a reportagem é de MARÇO de 2015?!

  • A correta deveria ser a letra "B", ao meu ver. Pode-se inferir que "de forma devastadora" = prejuízos imensos. Claro que seria uma inferência. Agora colocar uma reportagem de março e afirmar que foi o ano todo, é demais até para FGV.

  • A. as enchentes em São Paulo foram devastadoras por todo o ano de 2015. correta

  • A letra D foge do texto ao dizer "nos últimos anos".

  • Se diz chuva de verão,não pode ser o ano todo! AFF...sigo tentando.

  • Houve extrapolação! Cabe recurso

  • ISSO É PORTUGUÊS?

    SEGUE O BAILE

  • Fiz a questão há uns dias e acertei. Refiz hoje, lendo rápido porque já tinha a acertado na última, e errei. Nunca subestime a FGV!

  • Jamais marcaria a opção A. "Vem se repetindo" não quer dizer "Todo o ano de 2015" posso estar errada, mais nao vi assim.

    Firme e forte, sigo na luta!

  • A menos errada é a B...

    Marcar a letra D é extrapolação do texto, sendo que não se pode deduzir que nos últimos anos foram iguais ao ano de 2015.

  • “As enchentes têm-se repetido de forma devastadora nesse ano de 2015 em São Paulo. Vidas, patrimônios, a saúde e o cotidiano de milhões de cidadãos são, a cada chuva de verão, consumidos em águas pútridas e lamacentas de forma trágica”.

    A forma verbal têm-se repetido indica que as enchentes ocorreram várias vezes no ano de 2015. E observando o final desse parágrafo, ele informa que a cada chuva de verão consequências graves acontecem pela cidade. Ou seja, toda vez que chove acontecem coisas ruins então nas enchentes, que são causadas pelas chuva, as consequências são graves. Por isso o termo verbal em destaque que se refere as enchentes pode significar que as enchentes foram devastadoras no ano de 2015. ( correta a letra a)

    a alternativa B estaria correta se não tivesse a alternativa A. Ela está incompleta, pois não especifica quando as enchentes ocorreram. A forma verbal se refere as tragédias de 2015 e não qualquer tragédia.

    Alternativa C), assim como a alternativa , está incompleta, pois não ocorreram somente mortes em 2015 mais também outros problemas.

    Alternativa D) ESTÁ TOTALMENTE INCORRETA, pois a forma verbal não se refere as enchentes dos outros anos.

    Alternativa E): TOTALMENTE INCORRETA, pois as enchentes continuam intensas e devastadoras. Não modificaram sua intensidade.

  • Questão altamente subjetiva ! FGV né!

  • Realmente depois de ver o gabarito começam a aparecer os "Becharas" por aqui, se desdobrando mais que origami para justificar algo kkkk.

  • fala por todo o ano de 2015, mas aí olhar a data do texto, o mesmo foi publicado no mês 3, vieram do futuro para escrever essa notícia ? só pode
  • Por todo o ano de 2015?! Olha a data da publicação. Poxa, fgv.
  • Serio que não foi anulada?

  • sem comentarios!!!!!!!!

  • Cadê os professores para comentar essas questões polêmicas.

  • Reclamar realmente não adianta, porém um texto publicado em Março compreender todo o ano....

    Bem complicado e nada Subjetivo.

    Enfim... boa sorte a todos.

  • Acertou quem teve a calma de não marcar o óbvio (D), porém com a ressalva de que o texto se refere à 2015 e não nos últimos anos.

  • ÀS VEZES PENSO QUE ESSE TIPO DE QUESTÃO É PARA NINGUÉM TOMAR O LUGAR DE QUEM JÁ ESTÁ COM O GABARITO EM MÃOS.

  • A própria banca "extrapolando".

  • "a cada chuva de verão"

    isso elimina a possibilidade de que o gabarito seja a letra A (a não ser que chuva de verão tenha um valor adjetivo em relação a chuva, mas, dada as outras observações feitas pelos outros colegas, a reportagem era de março)

    Examinador bugado

  • o jornalista deveria ter usado o "NESTE" ano de 2015! Esta resposta "por todo o ano" foi esticada...a matéria é de março hahaha!

  • LETRA A

  • Acertei, mas confesso que não concordo com essa resposta. Contudo para responder questões da FGV temos que procurar a resposta menos errada.

  • Nenhuma da certo, mas as demais opções estão MUITO erradas, não tem a menor possibilidade de ser o gabarito. Por isso, fui na A.

  • As enchentes têm-se repetido de forma devastadora nesse ano de 2015 em São Paulo.

    Gab A

  • Se você acertou essa questão, precisa estudar mais...

  • CERTÍSSIMO!

    ERREI, PORÉM ENTENDI!

    veja bem: “As enchentes têm-se repetido de forma devastadora nesse ano de 2015 em São Paulo"

    Entendimento: "as enchentes se repetem no ano de 2015" por esse motivo é que não é a letra "D" além disso a letra "D" é discutível.

  • Eu fico bem tranquilo com questoes que erro desse estilo, pq quem concorre diretamente pelas vagas tmb errou.. A galera tentando justificar a "menos" errada, ou, até mesmo, dizer que faz sentido, só pode estar zuando. Alias, essa mesma galera nao monta essas justificações sem o gabarito, mas quando a banca o define surgem os Jeniuz dos concursos. 

     

     

  • Mas gente, a publicação do artigo é 28/03/2015! Como que em março já se sabia que as enchentes se repetiriam durante o ano inteiro de 2015!? Ou quem escreveu tem bola de cristal, ou houve erro de digitação e a data de publicação do artigo é 28/03/2016, o que é mais provável!

  • No meu entender o gabarito deveria ser letra "B".

    Devastar significa o que tem capacidade para destruir, exterminar, causar prejuízo.

    Dizer que "[...] Vidas, patrimônios, a saúde e o cotidiano de milhões de cidadãos são, a cada chuva de verão, consumidos em águas pútridas e lamacentas de forma trágica." não é um prejuízo imenso, como referido na alternativa B, é fugir da interpretação textual, ao meu ver.

    Outra situação curiosa é o termo "[...] nesse ano de 2015 em São Paulo. [...]". Interpretei como se o ano de 2015 não houvesse terminado, diferente do que aponta a alternativa "A" dada como correta quando diz "por todo o ano de 2015". Vejo aqui a ponderação de tudo.

    Sobre a data da reportagem, como vi na maioria dos comentários, não vejo sentido a reclamação quanto a isso. É perceptível que no enunciado da questão ela refere a cidade de São Paulo e mais adiante diz "[...] a cada chuva de verão [...]" . Ora, verão no Brasil é de dezembro a março! Portanto, justificar a ponderação pela data da reportagem não vejo muito sentido, visto que é claro se analisado friamente.

    Mas volto a repetir que a confusão, humildemente penso eu, está no que referi nos §§ 3 (Dizer que...) e 4 (Outra situação curiosa é...) deste comentário.

    Seguimos... bons estudos!

  • Maconha pura

  • Quem marcou B acertou mais que quem marcou A! kkkkkk

    Quem leu "chuvas de verão" e debochou da assertiva A, deixa um curtir!!

  • Questão bem maldosa, mas a resposta não poderia ser outra senão a opção A.

    Não observei a data e por isso, tbm errei a questão.

    Vejamos:

    A banca fez questão de citar a data do trecho: MARÇO/2015.

    Quando colocou "... a cada chuva de verão...", deixou claro que são as chuvas dessa estação que causam danos.

    O verão se inicia 21/12 e termina todo 20/03, assim, o ano de 2015, até então, foi só verão. Como a notícia foi de MARÇO, o ano só existe até esse mês. Logo, até o momento, o ano todo foi só de chuvas devastadoras.

    Aprendizado:

    Não negligenciar nenhuma informação do enuciado.

  • Mais uma questão que os fãs de banca vão se desdobrar pra defender e dizer: "não se pode brigar com a banca, tem que entrar no jogo etc etc blá blá blá", mas que na verdade o gabarito é o que a FGV quiser que seja mesmo que não faça sentido.

  • Mais uma questão que os fãs de banca vão se desdobrar pra defender e dizer: "não se pode brigar com a banca, tem que entrar no jogo etc etc blá blá blá", mas que na verdade o gabarito é o que a FGV quiser que seja mesmo que não faça sentido.

  • Realmente, embora eu tenha acertado, concordo com a opinião de vocês. Como uma reportagem que foi escrita em março de 2015 pode prever que algo irá acontecer o ano todo?. Esse examinador está sob o efeito de Canabis sativa.

  • O texto ainda faz referência à "chuva de verão", dando a entender que ocorre nos outros anos também...

  • Lendo com atenção, acredito que o gabarito adequado seja a alternativa B. Vejamos:

    A) as enchentes em São Paulo foram devastadoras por todo o ano de 2015.

    O simples fato do texto datar de março de 2015 é suficiente para afastar essa alternativa. Claramente houve uma extrapolação por parte do examinador, eis que com base no que está escrito não é possível inferir que eventuais enchentes que ocorreram nos 9 meses seguintes foram igualmente devastadoras em relação às do primeiro trimestre.

    B) os prejuízos causados pelas enchentes têm sido imensos.

    Acredito que esse seja o gabarito 'menos errado' com base, principalmente, nesse fragmento: Vidas, patrimônios, a saúde e o cotidiano de milhões de cidadãos são, a cada chuva de verão, consumidos em águas pútridas e lamacentas de forma trágica”.

    Ora, se um evento da natureza afeta vidas patrimônios e a saúde de milhões de cidadãos, certamente tais prejuízos são de grande magnitude.

    C) ocorreram muitas mortes nas enchentes paulistanas.

    A informação que consta no texto é de que vidas foram perdidas, mas não há informação se foram muitas ou se foram poucas.

    D) nos últimos anos, em São Paulo, as enchentes têm-se repetido.

    Essa alternativa poderia suscitar dúvida principalmente por causa do trecho "a cada chuva de verão", no entanto, acredito que o melhor entendimento é que se trata de um evento provável e não de evento certo (baseado no contexto do fragmento, não no mundo real) (numa melhor leitura: a cada chuva de verão que acontece).

    E) as enchentes em São Paulo têm modificado sua intensidade.

    Não há informações na alteração de duração, intensidade ou frequência das enchentes, o fragmento trata unicamente das enchentes ocorridas no ano de 2015 até a data de publicação da matéria.

  • Têm-se repetido de forma devastadora NESSE ANO DE 2015. Questão que exige atenção.

  • Pessoal chora demais em vez de aprender com os erros, se voce presta algo da fgv estude pelo padrão DELA, simples..

  • Esta questão requer compreensão textual, questão que exige habilidade de analisar o que está escrito, sem a necessidade de inferir as informações.

    Alternativa (A) correta - Logo no primeiro período do texto, tem-se a informação de que as enchentes foram devastadoras no ano de 2015 em São Paulo. Isso significa que as enchentes se repetiram por todo o ano de 2015.

    Alternativa (B) incorreta - De fato, os prejuízos causados pelas enchentes têm sido imensos. No entanto, a forma verbal “têm-se repetido" refere-se ao mesmo acontecido durante o ano de 2015, ou seja, as enchentes devastadoras.

    Alternativa (C) incorreta - Idem à alternativa (B).


    Alternativa (D) incorreta - É apenas no ano de 2015, e não nos últimos anos.

    Alternativa (E) incorreta - Ao contrário, as enchentes em São Paulo se repetem com a mesma intensidade, de forma devastadora.

    Gabarito da professora: Letra A.

  • gab A, se particula apassivadora

  • As enchentes têm-se repetido de forma devastadora nesse ano de 2015...

    As enchentes têm-se repetido (de forma devastadora) nesse ano de 2015...

    As enchentes têm-se repetido nesse ano de 2015...

  • arriegua kkk. Brincadeira Lombarg!

  • seguindo o padrão fgv a leta A é a menos erradas, as outras alternativas se os amigos analisarem com calma, extrapolam muito ......

  • No gabarito definitivo está marcando a letra E como resposta.

  • QUESTÃO TOTALMENTE EQUIVOCADA!

  • A FGV extrapola tanto tentando fazer questões difíceis que acaba deixando-as sem sentido algum.

  • Ue fiquei sem saber o porque da letra D está errada, pois o verbo está ligado ao sujeito enchentes.

  • Me equivoquei, e não percebi o erro !

     nesse ano de 2015 em São Paulo.

    So foi em 2015, vacilo!

  • Gente eu até quis marcar a letra A, mas veja a data de escrita do artigo: "Uol, 28/03/2015". Se isso foi observado em março, como que se pode afirmar que foi por todo o ano? Barbaridade essa questão. *A letra B faz sentido.

    Como um colega citou:

    "O simples fato do texto datar de março de 2015 é suficiente para afastar essa alternativa. Claramente houve uma extrapolação por parte do examinador, eis que com base no que está escrito não é possível inferir que eventuais enchentes que ocorreram nos 9 meses seguintes foram igualmente devastadoras em relação às do primeiro trimestre."

  • Daonde que "têm-se repetido" implica, por si só, a ideia de devastação?! Ridículo.

  • esse examinador veio do inferno

  • “As enchentes têm-se repetido de forma devastadora nesse ano de 2015 em São Paulo. Vidas, patrimônios, a saúde e o cotidiano de milhões de cidadãos são, a cada chuva de verão, consumidos em águas pútridas e lamacentas de forma trágica”. Uol, 28/03/2015. Somente depois que reparei o pronome demonstrativo *NESSE* referenciou um ano passado, se fosse referência o próprio ano deveria usar o pronome *NESTE*. Banca FGV é FDP.
  • “As enchentes têm-se repetido de forma devastadora nesse ano de 2015 em São Paulo. Vidas, patrimônios, a saúde e o cotidiano de milhões de cidadãos são, a cada chuva de verão, consumidos em águas pútridas e lamacentas de forma trágica”.

    Uol, 28/03/2015.

    Acertei pela seguinte teoria;

    Acredito que se trata de uma reportagem sobre o final da estação do verão onde houveram fortes chuvas.

    O verão termina em março, agora temos que memorizar as trocas de estações.

    A - forma verbal “têm-se repetido” indica que as enchentes em São Paulo foram devastadoras por todo o ano de 2015.

    Gabarito

    Todas as chuvas de verão do ano de 2015 até a data da reportagem.

    B - os prejuízos causados pelas enchentes têm sido imensos.

    C - ocorreram muitas mortes nas enchentes paulistanas.

    D - nos últimos anos, em São Paulo, as enchentes têm-se repetido.

    E - as enchentes em São Paulo têm modificado sua intensidade.

  • Não pode ser a alternativa A. diz "por todo ano" mas como se eles colocam a data e não está nem na metade do ano? Banca muito difícil de interpretar. desmotiva o candidato, mas se não existe uma lógica a se seguir, como achar o padrão?

  • Essa questão nao foi anulada não povo? cabe recuro?

  • a reportagem é de março mas o cara previu o ano todo
  • Quando eu vejo 98 comentários eu sei que a questão está tretada...