-
Gab. D
Na experiência de Hawthorne, a eficiência era resultante da integração social e não da especialização.
-
A Teoria das Relações Humanas apregoa que a estrutural informal da organização tem papel relevante na produtividade do indivíduo. Neste estudo, em específico, mostrou-se que a redução da luminosidade do ambiente de trabalho não afetou a produtividade dos indivíduos. Mas o grupo em que estavam inseridos os profissionais tinha esta influência.
-
A especialização funcional, um dos princípios básicos da organização, passou a ser discutida na Abordagem Neoclássica. Com a experiência de Hawrhorne foi estudada na Teoria das Relações humanas, a alternativa D é a incorreta.
-
A experiência de Hawthorne concluiu que o nível de produção é determinado pela capacidade social do empregador; o comportamento do indivíduo se apoia no grupo; as empresas são compostas por grupos sociais informais que definem o comportamento e outros aspectos importantes à produção; a compreensão das relações humanas permite uma atmosfera sadia aos funcionários; a especialização do trabalho não é sinônimo de eficiência, os operários trocam de função para evitar a monotonia; os elementos emocionais merecem atenção.
Portanto, a ênfase passou a ser dada às pessoas que participam ou trabalham nas organizações e não mais na tarefa ou estrutura organizacional.
Chiavenato.
-
RESPOSTA: D
" A especialização funcional não cria, necessariamente, a organização mais eficiente. Tanto que a rotação de cargos, em que o indivíduo alterna tarefas a serem executadas, contribui para seu melhor desempenho. O trabalhador não se comporta como um ser isolado, mas sim como um membro do grupo”
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a Teoria das Relações Humanas. Neste caso, deve ser marcada a alternativa que possui uma afirmação incorreta sobre essa teoria.
A - correta. Os grupos informais internos à organização exercem fortes controles sociais sobre os hábitos de trabalho e atitudes dos trabalhadores.
B - correta. A necessidade de reconhecimento, segurança e senso de pertencimento é mais importante na determinação da moral do trabalhador e de sua produtividade do que as condições físicas que lhe são oferecidas.
C - correta. A colaboração nos grupos não ocorre acidentalmente; ela precisa ser planejada e desenvolvida.
D - incorreta. Na Teoria das Relações Humanas, o sucesso organizacional, que pode ser medido também em termos de eficiência, é obtido não pelo foco nas relações funcionais, mas a partir da interação social, essa, sim, é determinante pra os estudos de Mayo. Agora, a eficiência em termos de especialização é foco de outras abordagens, como a Neoclássica.
Tendo visto as opções, concluímos que a alternativa "D" é a incorreta, pois remete os estudos de Mayo remetem às pessoas, não às funções em si.
GABARITO: D
-
GAB D
Teoria das Relações Humanas:
- Elton Mayo e seus colaboradores, denominados grupo de Hawthorne;
- Homo Social: o homem é motivado por recompensas sociais e simbólicas;
- Oposição à teoria Clássica;
- Atenção à liderança, motivação, comunicação, dinâmica de grupo e conflitos.
Na experiência de Hawthorne, o nível de produção NÃO é determinado pela capacidade física do trabalhador e por adequadas condições de trabalho, mas por normas sociais e expectativas grupais. É a capacidade social do trabalhador que determina o seu nível de competência e eficiência e não a sua capacidade de executar movimentos eficientes em determinado tempo.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)