- 
                                GABARITO: LETRA B   Sistema Autoritário Benevolente: autoritário e impositivo mas mais condescendente e menos rígido que o Sistema Autoritário Coercivo; neste sistema existe já alguma consulta e delegação e, a par das ameaças, existem também recompensas. As consequências são semelhantes às do Sistema Autoritário Coercivo, embora menos intensas. Acontece em organizações industriais com alguma tecnologia e mão de obra mais especializada.   FONTE: https://administradores.com.br/artigos/estilos-de-lideranca-e-motivacao-no-ambiente-de-trabalho 
- 
                                O sistema administrativo cuja característica de comunicação é relativamente precária, prevalecendo as comunicações verticais e descendentes (autoritário), embora a cúpula oriente-se em comunicações ascendentes, vindas dos escalões mais baixos, como retroação de suas decisões (benevolente). 
- 
                                  O Gag. é B   Segundo Likert (1961), os estilos de lideranças podem ser classificados da seguinte forma: Sistema Autoritário Coercivo: autocrático, fortemente arbitrário e que organiza e controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização, são usadas ameaças e punições, a comunicação é rara e o trabalho de grupo é inexistente. Verifica-se geralmente em organizações de mão-de-obra intensiva e não especializada e com pouca tecnologia. Sistema Autoritário Benevolente: autoritário e impositivo mas mais condescendente e menos rígido que o Sistema I; neste sistema existe já alguma consulta e delegação e, a par das ameaças, existem também recompensas. As consequências são semelhantes às do Sistema Autoritário Coercivo, embora menos intensas. Acontece em organizações industriais com alguma tecnologia e mão-de-obra mais especializada. Sistema Consultivo: mais participativo e com menor arbitrariedade organizacional; os objetivos e as tarefas são discutidas previamente, existe alguma comunicação de baixo para cima e existe algum encorajamento do trabalho de grupo. Permite alguma segurança coletiva e motivação dos trabalhadores, tornando-se, contudo, mais moroso que os anteriores. Usualmente empregue em empresas de serviços e em algumas áreas de empresas industriais mais organizadas. Sistema Participativo: democrático, onde todos participam democraticamente na tomada de decisões; existe boa comunicação em todos os sentidos e atinge-se um bom nível de motivação. Das principais consequências destacam-se o sentimento de segurança coletiva e de interdependência e uma maior motivação, podendo, contudo, o processo de decisão tornar-se mais demorado. Localizada em empresas de elevada tecnologia e pessoal especializado, onde os profissionais desenvolvem atividades complexas. Verificamos, então, que os estilos Autoritário Coercivo, Autoritário Benevolente, Consultivo e Participativo são diferentes, de acordo com o grau de autonomia/participação do colaborador. São abordagens bem diferentes, mas extremamente necessárias (conforme as características de cada negócio).     Referências JONAS, Hans. Gnostic Religion: The Message of the Alien God & the Beginnings of Christianity. Boston: Beacon Press, 1980.   LIKERT, Rensis. New Patterns of Management. Ed. McGraw-Hill, 1961             
- 
                                Sistemas de Administração Sistema 2 "Autoritário Benevolente" "Sistema de comunicação: é relativamente precário , prevalecendo as comunicações verticais e descendentes, embora a cúpula se oriente em comunicações ascendentes vindas dos escalões mais baixos, como retroação de suas decisões."   Chiavenato,Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração 6° edição 2000 Campus, página 407. 
- 
                                A questão abordou o tema "sistema de administração" e quer saber qual dos sistema abaixo o enunciado se refere.     De acordo com Idalberto Chiavenato (2014) os quatro sistemas de Likert são: autoritário- coercitivo, autoritário-benevolente, consultivo e participativo.   Analisando as alternativas, temos que:   A- INCORRETO. Sistema 1 – Autoritário-coercitivo: "é um sistema administrativo autocrático e forte, coercitivo e arbitrário, que controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização".  (CHIAVENATO, 2014) - Processo decisório: centralizado. 
- Sistema de comunicações: precário, vertical, descendente.
- Relacionamento interpessoal: o relacionamento são prejudiciais, vedação à organização informal.
- Sistema de recompensas e punições: punições, medidas disciplinares, medo, desconfiança e temor.
 B- CORRETO. Sistema 2 – Autoritário-benevolente: "é um sistema administrativo autoritário que constitui uma variação atenuada do Sistema 1." (CHIAVENATO, 2014) - Processo decisório: centralizado, mas com poucas delegações. 
- Sistema de comunicações: ainda precário, prevalecem o tipo vertical, descendente. Há poucas comunicação ascendentes permitidas.
- Relacionamento interpessoal: há certa tolerância aos relacionamentos. A organização informal não é vedada, mas é representa uma ameaça.
- Sistema de recompensas e punições: punições, medidas disciplinares de forma menos arbitrária e há recompensas simbólicas/sociais.
 Portanto, o enunciado está se referindo a esse sistema.   C- INCORRETO. Sistema 3 – Consultivo: "trata-se de um sistema que pende mais para o lado participativo do que para o lado autocrático e impositivo, como nos dois sistemas anteriores." (CHIAVENATO, 2014) - Processo decisório: descentralizado, há participação de níveis inferiores; 
- Comunicação: em vários sentidos. 
- Relações interpessoais: relação de confiança; 
- Sistema de recompensas e punições: há punições; há recompensas materiais e simbólicas.
 D- INCORRETO. Sistema 4 – Participativo: "é o sistema administrativo democrático por excelência. É o mais aberto de todos os sistemas." (CHIAVENATO, 2014) - Processo decisório: totalmente delegáveis.
- Sistema de comunicações: correm em todos os sentidos.
- Relacionamento interpessoal: os relacionamentos são espontâneos, confiança, trabalho em equipe.
- Sistema de recompensas e punições: raras punições; recompensas simbólicas e sociais.
     Fonte: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014. (pág. 331 a 334) GABARITO: B 
- 
                                SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO DE LIKERT   Baseia-se em 4 variáveis - poder decisorial, sistema de comunicação , relacionamentos interpessoais e sistema de recompensas e punições. Divide-se em:   ◾ Autoritário coercitivo: sistema autocrático forte,arbitrário e fechado com centralização na cúpula e sistema de comunicação precário descendente. Há ênfase nas punições   ◾ Autoritário benevolente: sistema autoritário mas mais condescendente e menos rígido com centralização na cúpula e delegação de pequeno porte,com comunicação precário mas com feedback. Há pouca interação humana e mesmo havendo ênfase nas punições, aparecem algumas recompensas salariais e materiais (típicas do sistema fechado da Abordagem Clássica :D )   ◾ Consultivo: sistema que pende mais para o lado participativo  com sistema de comunicação vertical no sentido ascendente e descendente. Há maior confiança entre os participantes e, embora ainda haja punições, tem-se recompensas materiais, salariais, simbólicas e promoções   ◾ Participativo: democrático, aberto com decisões totalmente delegadas aos níveis organizacionais. A comunicação flui em todas as direções com relacionamentos baseados na confiança e maior ênfase nas recompensas simbólicas e sociais