-
Gabarito: D
Normalmente existe uma relação direta entre o rendimento e a quantidade procurada, ou seja, o valor da elasticidade procura rendimento é maior que zero (ou positiva): se a renda aumenta, a demanda aumenta; se a renda diminui, a demanda também diminui, na mesma proporção. Neste caso falamos de bens normais.
-
O erro da D : Bens de luxo ou bens supérfluos são bens em que o aumento na quantidade demandada é proporcionalmente maior do que o aumento na renda.
Por exemplo: se um indivíduo dobrar a sua renda a demanda por um bem de luxo irá mais que dobrar.
-
Elasticidade RENDA-DEMANDA
ERD = %ΔQd / %ΔR
ERD < 0 Bem inferior, elasticidade negativa
ERD = 0 Bem de consumo saciado, elasticidade nula
ERD > 0 Bem normal, elasticidade positiva
0 < ERD < 1 Bem normal, demanda-renda inelástica
ERD=1 Bem normal, elasticidade-renda unitária
ERD>1 Bem de luxo, Superior, Superfluo, demanda-renda elástica
D) "um bem é necessário (de luxo, superior, supérfluo) quando a demanda aumenta em proporção maior que a renda.
Isto é, a variaçao % da demanda (numerador) deve ser maior que a da renda (denominador). Dessa forma, a ERD>1.
-
Questão sobre classificações dos bens dentro da teoria do consumidor na microeconomia.
Vamos verificar as alternativas, lembrando que se deve assinalar a INCORRETA:
A) CORRETA. Esse é o conceito de bem inferior, da mesma forma quando a renda dos consumidores se reduz, o consumo do bem inferior aumenta.
B) CORRETA. O bem de Giffen é um caso específico de bem inferior, isso porque o efeito renda supera o efeito substituição como aponta a assertiva, ao contrário dos bens inferiores comuns nos quais o efeito renda não chega a superar o efeito substituição. Assim, a curva de demanda dos bens de Giffen é positivamente inclinada, o consumo aumenta conforme aumentam os preços.
C) CORRETA. O bem normal é o antípoda do bem inferior no item A. Logo, sua curva de renda-consumo (curva de Engel) é positivamente inclinada como aponta a assertiva, ao contrário da curva de Engel dos bens inferiores que é negativamente inclinada.
D) INCORRETA. Em outras palavras, o que está sendo dito é que esse bem é elástico em relação à renda, isto é, um aumento de 10%, por exemplo, na renda, aumenta mais do que 10% a quantidade demandada do referido bem. Sua elasticidade-renda é maior do que 1, portanto tornando-o um bem de luxo por definição e não necessário como aponta a assertiva.
Gabarito do Professor: Letra D.