SóProvas


ID
3010261
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Maria Rita Gramigna (2007) descreve sete tipos de inteligência e cita como cada uma delas influencia na atuação profissional.

Qual é a afirmação a seguir que denota as características da inteligência cinestésica, no que tange à sua influência na atuação profissional?

Alternativas
Comentários
  • O indivíduo cinestésico é aquele que não se satisfaz apenas ouvindo ou vendo.

    Ele precisa tocar, experimentar, sentir e cheirar para compreender melhor o que está diante dele.

    O termo é um adjetivo relacionado com a cinestesia, que é um conjunto de sensações que nos permite perceber os nossos movimentos musculares.

  • AS SETE INTELIGÊNCIAS INFLUÊNCIA NA ÁREA GERENCIAL

    1. Inteligência lingüística: dom de poetas, escritores e oradores, que fazem uso corrente e fluido da linguagem. • No dia a dia, o gerente necessita comunicar-se de todas as formas possíveis. Dominando a inteligência lingüística agirá com maior desenvoltura nos papéis informacionais (porta-voz, monitor e disseminador ) * (A)

    2. Inteligência lógico-matemática: presente nos cientistas, matemáticos e pesquisadores, que usam o racional como elemento norteador de suas ações. • O gerente que possui este tipo de inteligência, apresenta habilidade no desenvolvimento de estratégias, na avaliação planos, na análise imparcial de dados e fatos significativos para o negócio, o que influencia sobremaneira na qualidade de sua tomada de decisões. (B)

    3. Inteligência musical: habilidade daqueles que são atraídos pelo mundo dos sons. Com a música, obtém ritmos, sons e melodias que fazem a estória da arte. • Respeitar ritmos (dos outros e próprios), perceber os diversos tons das pessoas, tornar o ambiente harmonioso e motivador são elementos essenciais na função gerencial. Qualidade de vida no trabalho é uma bandeira asteada nos novos tempos. (C)

    4. Inteligência espacial: observada nos profissionais que apreciam o visual - geralmente pintores, escultores, pilotos de aeronaves, asa delta, etc. • “Ocupar espaços de forma assertiva” e “deixar espaços para o crescimento da equipe de colaboradores”. Eis um alerta àqueles que querem se engajar no perfil gerencial das empresas de vanguarda. Pilotar um time, esculpir um projeto, apreciar os resultados estão na ordem do dia.

    5. Inteligência sinestésica: domínio corporal e do movimento, presente em atores, dançarinos e desportistas. • Deslocar-se, movimentar-se no vários contextos empresariais, conhecer as diversas realidades, disponibilizar competências e colaborar para o “gol”. Atitudes que ajudam o gerente a “tocar” na sensibilidade e motivação das pessoas. (D)

    6. Inteligência interpessoal: habilidade de entender e tratar outras pessoas com sensibilidade. Capacidade de influir no comportamento do outro. Presente nos profissionais de vendas, mestres e terapeutas. • Uma das competências mais exigidas na atualidade. Hoje é considerado um bom gerente aquele que consegue formar times, fortalecer equipes e desenvolver talentos. De vendedor, mestre e terapeuta, todo gerente deve ter um pouco (mas não é necessário ser louco!).

    7. Inteligência intrapessoal: capacidade de auto-conhecimento. Consciência do próprio potencial, debilidades, temores e sonhos. Tal inteligência exige auto disciplina e perseverança. • O auto conhecimento conduz ao desenvolvimento pessoal. Todas as outras inteligências são influenciadas pela intrapessoal. Conhecer-se, olhar para si, descobrir-se faz parte da caminhada de todos os líderes de sucesso.

    FONTE: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Fator_quim_inteligencia_e_gerencia.htm