SóProvas


ID
3010303
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

De acordo com Idalberto Chiavenato (2004), os objetivos da Gestão de Pessoas são variados, e esta deve contribuir para a eficácia organizacional.

Uma dessas formas de contribuição é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Um tipo de questão que não mede em absolutamente nada a capacidade de raciocínio do candidato, elaborada por um examinador claramente preguiçoso. Trechos retirados da obra de Chiavenato (2014, pp. 11-12):

    ERRADO. A) Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão: a função da GP é um componente fundamental da organização de hoje. Antes, a ênfase era colocada no fazer corretamente as coisas através dos métodos e regras impostos aos funcionários para obter eficiência. O salto para a eficácia veio com a preocupação em atingir metas, objetivos e resultados. Não se pode imaginar a função de GP sem se conhecer o negócio de uma organização. Cada negócio tem diferentes implicações na GP. E o principal objetivo da GP deve ser o de ajudar a organização a atingir metas, objetivos e a realizar sua missão.

    CERTO. B) Proporcionar competitividade à organização: significa saber criar, desenvolver e aplicar as habilidades e as competências da força de trabalho. A função da GP é fazer com que as forças das pessoas sejam mais produtivas para beneficiar clientes, parceiros e empregados. Esta foi a crença que levou Walt Disney a construir a Disney a partir de sua própria equipe de pessoas. No nível macroeconômico, a competitividade é o grau em que uma nação pode, em condições livres e justas de mercado, produzir bens e serviços.

    ERRADO. C) Proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas: construir o mais valioso patrimônio da empresa – as pessoas – significa preparar e capacitar continuamente as pessoas. É o primeiro passo. O segundo é dar reconhecimento às pessoas, não apenas ao dinheiro. Para melhorar e incrementar seu desempenho, as pessoas devem perceber justiça nas recompensas que recebem. Isso significa recompensar bons resultados e não recompensar pessoas que não têm bom desempenho. Tornar os objetivos claros e explicitar como eles são medidos e quais são as decorrências do seu alcance. As recompensas devem ser proporcionadas às pessoas certas na fase certa do desempenho de um trabalho e no tempo certo para a organização.

    ERRADO. D) Aumentar a autoatualização e a satisfação das pessoas no trabalho: antes, a ênfase era colocada nas necessidades da organização. Hoje, sabe-se que as pessoas precisam estar satisfeitas e felizes. Para que sejam produtivas, devem sentir que o trabalho é adequado às suas competências e que estão sendo tratadas com carinho. Para elas, o trabalho é a maior fonte de identidade pessoal. As pessoas despendem a maior parte de suas vidas no trabalho e isso requer uma estreita identidade com aquilo que fazem. Pessoas satisfeitas não são necessariamente as mais produtivas. Mas pessoas insatisfeitas tendem a se desligar da empresa, a se ausentar frequentemente e a produzir pior qualidade do que pessoas satisfeitas. A felicidade na organização e a satisfação no trabalho são determinantes do sucesso organizacional.

    Douglas

    @adm.em1minuto

  • Parabéns ao comentário!

  • Excelente comentário do Professor Douglas Scheneider... Didática dele é maravilhosa!!! Sigam @adm.em1minuto

  • LETRA B).

    Como já mencionado abaixo, é um copia e cola, com mudanças de palavras que levam o candidato ao erro. Trata-se do capítulo de objetivos da Gestão de Pessoas, presente na livro Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações, p. 11 e 12, Manole, 2014.

    Os objetivos da Gestão de Pessoas estabelecidos pelo Chiavenato, presentes no livro são:

    -AJUDAR A ORGANIZAÇÃO A ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS E REALIZAR SUA MISSÁO;

    -PROPORCIONAR COMPETITIVIDADE À ORGANIZAÇÃO;

    -PROPORCIONAR À ORGANIZAÇÃO FUNCIONÁRIOS BEM TREINADOS E MOTIVADOS;

    -AUMENTAR A AUTOAVALIAÇÃO E SATISFAÇÃO DOS EMPREGADOS NO TRABALHO;

    -DESENVOLVER E MANTER A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO;

    -ADMINISTRAR E IMPULSIONAR A MUDANÇA;

    -MANTER POLÍTICAS ÉTICAS E COMPORTAMENTO SOCIAL RESPONSÁVEL; e

    -CONSTRUIR A MELHOR EQUIPE E A MELHOR EMPRESA.