SóProvas


ID
301108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na transição da Colônia ao Estado independente, é óbvio que se refletiram internamente as  transformações que ocorriam no exterior. O tema da liberdade será sempre recorrente em todo o século XIX, aparecendo por ocasião da Constituinte de 1823, das revoluções que explodiram por toda a parte, de 1817 ao final da década de 40 e, sobretudo, na discussão do maior de todos os problemas, o do trabalho, ou seja, a extinção da escravidão cuja continuidade começava a afetar a unidade do país, constituindo-se no mais forte obstáculo à modernização da sociedade, do sistema econômico e de suas instituições.

Maria Yedda Linhares. Introdução. In: Maria Yedda Linhares. História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1996, p. 5-6 (com adaptações).

Considerando as informações contidas no texto e o processo histórico brasileiro ao longo do século XIX, julgue os itens que se seguem.

A estabilidade política do Segundo Reinado foi garantida pelo pluripartidarismo, pela adoção do parlamentarismo nos moldes franceses e pela resolução do grave problema da escravidão.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Reinado foi bipartidarismo (liberais e conservadores; apenas em de 1862 a 1868 o Presidente do Conselho de Ministros era do partido Progressista); foi adotado o parlamentarismo nos moldes inglês (apesar do Parlamentarismo às Avessas) e o problema da escravidão não foi totalmente resolvida com o fim do Segundo Reinado em 1889,

  • Errado.

     

    O Segundo Reinado foi marcado por grande INSTABILIDADE POLITICA devido às revoltas regionais como a Sabinada, a Balaiada, a Cabanada e a Farroupilha.

     

    Durante o Império, além dos partidos liberal e conservador, houve o partido nacional pernambucano, denominado "partido da praia" e o partido progressista (união entre liberais e conservadores moderados).

  • Roberto se equivoca, Sabinada, Balaiada, Cabanada e Farroupilha são do período regencial.

    Na minha opinião o único erro da questão é a resolução do grave problema da escravidão