SóProvas


ID
301111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na transição da Colônia ao Estado independente, é óbvio que se refletiram internamente as  transformações que ocorriam no exterior. O tema da liberdade será sempre recorrente em todo o século XIX, aparecendo por ocasião da Constituinte de 1823, das revoluções que explodiram por toda a parte, de 1817 ao final da década de 40 e, sobretudo, na discussão do maior de todos os problemas, o do trabalho, ou seja, a extinção da escravidão cuja continuidade começava a afetar a unidade do país, constituindo-se no mais forte obstáculo à modernização da sociedade, do sistema econômico e de suas instituições.

Maria Yedda Linhares. Introdução. In: Maria Yedda Linhares. História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1996, p. 5-6 (com adaptações).

Considerando as informações contidas no texto e o processo histórico brasileiro ao longo do século XIX, julgue os itens que se seguem.

A vitória brasileira na Guerra do Paraguai consolidou o regime monárquico brasileiro, livrando-o de crises contínuas, mas promoveu o isolamento internacional do Brasil e acirrou a vocação expansionista que demonstrara desde a Independência.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. A Guerra do Paraguai foi o ápice do regime monárquico, mas não o livrou de crises (vejam-se as questões militares, a religiosa, e a da escravidão, com os abolicionistas republicanos, etc.), não promoveu o isolamento internacional do Brasil - o país ficou ainda mais conhecido e respeitado; e não se fala em vocação expansionista brasileira depois da Guerra da Cisplatina. 

  • GUERRA DO PARAGUAI foi um conflito que começou em 1864 e acabou em 1870 com a vitória do Brasil e de seus aliados. Nesse combate, Brasil, Argentina e Uruguai uniram-se para lutar contra o Paraguai e contra o ditador Solano López. Para o Brasil, as grandes consequências foram o enfraquecimento da monarquia e a instauração de uma forte crise econômica no país.